19/09/2022

René-Henri Manusardi - Pelo Bem da Causa: Exortação à Luta pela Civilização Multipolar

 por René-Henri Manusardi

(2022)


As raízes de uma continuidade ideal

"Esta guerra espiritual contra o mundo pós-moderno me dá forças para viver. Eu sei que estou lutando contra a hegemonia do mal pela verdade da Tradição eterna". - Daria Dugina

A adesão ao pensamento político de Aleksandr Dugin é a consequência consistente e o cumprimento atual do caminho político do "ordinovismo", que desde suas origens fez da Tradição, da estrutura metapolítica imperial e do pensamento de Julius Evola seus fundamentos. Em uma visão do mundo que já nos anos 50 superava o mito do sangue do nacional-socialismo e a concepção fascista do Estado, para dar um novo rosto à ideia imperial como uma vasta realidade geopolítica natural e sagrada de uma confederação de povos e grupos étnicos.

Uma realidade que já nascia histórica e militarmente durante a Segunda Guerra Mundial, com a adesão de muitos jovens da Europa e Ásia às forças armadas alemãs (Wehrmacht e Waffen SS) como uma identidade guerreira supranacional e multiétnica com uma função principalmente anticomunista ou, como no caso das unidades combatentes em base voluntária da RSI, com um papel fortemente antiplutocrático e anticapitalista.

Portanto, acusar hoje esta parte historicamente relevante da área nacional-popular - vulgar e injustamente chamada de "direita" - como traidora dos valores europeus, porque apoiou abertamente Putin e a Operação Militar Especial Russa vista como um choque entre a nova ordem mundial unipolar e uma nova civilização de impérios multipolares, significa não conhecer nem sua história nem seu caminho político. Também significa ser relegado a uma ignorância da atualidade geopolítica ancorada em esquemas obsoletos ou estar confinado à utopia de um anti-histórico terceiro-posicionismo de tipo euclidiano, cada vez mais verborrágico e incapaz, como sempre, de quadrar o círculo.


Somente a Tradição gera o rebelde

"Algo mais aparece na Modernidade. Aparece um indivíduo híbrido. Ele não é um herói, um aristocrata, um sacerdote guerreiro que tem uma relação pessoal com a morte. Nem um agricultor de trigo, um camponês, um grupo étnico, com uma ancestralidade coletiva e uma identidade comunitária. O burguês é um mutante, um cruzamento entre um guerreiro covarde, um cavaleiro ganancioso e um camponês preguiçoso e sem vergonha. O arquétipo de um lacaio. O indivíduo é um bastardo. No início, este bastardo destruiu o Império, a Igreja e as comunidades rurais e, na forma do Terceiro Estado, criou uma nação. Uma nação é uma aglomeração de indivíduos, burgueses bastardos, vis comerciantes. Portanto, o nacionalismo é sempre uma abominação. Tenho medo de lutar, não vou trabalhar. Vou especular e negociar. Uma nação não é um grupo étnico, não é um povo, não é uma sociedade arcaica, não é uma sociedade tradicional, não é uma aristocracia. Isto é modernidade". - Alexander Dugin

O que Alexander Dugin diz sobre a atual elite russa que sofre com o ocidentalismo, também podemos entender para nossa área nacional-popular. Seguir a Tradição é uma escolha dolorosa, de fato, porque implica deixar de lado nossos hábitos consumistas e de pseudovalorização como vítimas do capitalismo ocidental.

Somos a favor da Tradição nas palavras, nas ações muitos de nós permanecem em nossa concha burguesa e chegam ao ponto de dizer "que a metapolítica não alimenta os italianos nem paga as contas no fim do mês". Exceto que eles vivem e continuam a viver de acordo com os ditames da metapolítica consumista e transumana daqueles que nos governam desde 1789. Mas eles estão bem com isso, escondidos nos canais multimídia das redes sociais como leões no teclado, nos meandros da mamãe RAI, Mediaset, Sky, etc., então eles se tornam ovelhas nas cabines de votação, porque o "passo na floresta" é uma utopia para eles, enquanto eles mesmos continuam a viver nessa utopia mortal do totalitarismo liberal que está destruindo a Europa dos Pais.

Acredito que muitos dos que preferiram uma carreira política confortável à rebelião sistêmica foram corrompidos pelo desejo de tranquilidade humana e realização pessoal - coisas legítimas para o homem comum - mas a maior dor é perceber que alguns dos que pensam da mesma maneira, naturalmente estruturado no cânone do hino heroico evoliano, à imolação sangrenta ou incruenta nas barricadas da História e ao ainda mais duro do sacrifício diário e anonimato militante que faz o húmus, preferiram a luz da ribalta, o dinheiro fácil, a contínua e constante traição de seus próprios ideais.

A eles podemos acrescentar - nas palavras de Murelli - aqueles pseudo-problemáticos pela divisão política do poder, que, decepcionados com esta falta de realização pessoal, continuam a ostentar meios de pureza revolucionária e insistem em viver no passado, incapazes de compreender os laços e novos horizontes da Tradição purificada pelas ideologias insanas do século XX, filhas da primeira guerra civil europeia, do fracasso parlamentar democrático do primeiro período pós-guerra e propondo esse Homem Novo que sem Tradição é apenas um monstro totalitário.

O que podemos dizer, finalmente, sobre todos eles, os primeiro se os segundos? Exceto que estavam conosco mas não são dos nossos... só a Tradição gera o Rebelde e os rebeldes só lutam pelo retorno à Ordem divina como o Rei Artur e pela Justiça Social como Robin Hood no passo da floresta, tertium non datur...


No coração da luta

"Como tradicionalista (ou seja, baseando minha compreensão do mundo nas obras de René Guénon e Julius Evola), o Império, a ideia de Império, me parece ser a forma positiva e sagrada do Estado tradicional. Pelo contrário, acredito que o nacionalismo é apenas uma tendência ideológica da modernidade, subversiva, secular, dirigida contra a unidade da ordem supranacional do Império em sua forma ecumênica. Por outro lado, como russo, o Império me parece ser o modo mais apropriado de soberania para meu povo e seus irmãos europeus, o mais natural no final das contas. Talvez nós, russos, sejamos o último povo imperial do mundo. Isto porque a ideia de um povo está intimamente ligada à ideia de um império. Quando dizemos 'russos', geralmente queremos dizer 'nosso povo' e incluímos a grande multidão de povos que habitam nossas terras e compartilham conosco o imenso espaço geopolítico que é a Rússia". - Aleksandr Dugin

 Creio que a Weltanschauung de Dugin é mais adequada para lançar as bases não tanto de uma luta "antissistema", um substantivo agora metapoliticamente obsoleto, mas de um novo mundo multipolar. Na minha humilde opinião, nunca a crítica do liberalismo tocou tão abismal profundidade de desmascaramento epistemológico, metodológico e tecnológico como com Dugin, que é um poço de reflexões contínuas sobre ele. A guerra de propaganda que a elite global em Davos vem travando há anos contra Aleksandr Dugin, o movimento eurasianista e a visão multipolar parece ter finalmente alcançado uma inimaginável simetria de forças. Esta nova fase de reequilíbrio da guerra psicológica em uma direção simétrica foi decisivamente implementada e acelerada pela Operação Militar Especial da Rússia na Ucrânia, bem como pela opinião dissidente que muitos cidadãos formaram sobre ela através das mídias sociais, Isto tem sido feito pela mentalidade única da mídia e pelo ridículo da propaganda, que muitas vezes é tão falsa que trouxe a própria corrente dominante - com suas agências de inteligência da OTAN e ocidentais - a total descrédito.

A equação da mídia de estabelecer, a fim de desacreditar, uma continuidade temporal entre o no vax e os pró-russos não serviu de nada. Este paralelismo só veio a destacar ainda mais o fato de que em nosso país existe agora uma consciência popular generalizada - e a altíssima porcentagem de pessoas que se opõem à participação da Itália no armamento da guerra em curso o prova - que tem uma percepção clara de que o poder político é agora apenas uma direção que não está mais tão escondida quanto desavergonhada. Uma direção na qual a influência do poder financeiro e pragmático das multinacionais é acrescentada ao poder estratégico, real e efetivo dos novos mestres do mundo finis storiae, transumanos e grão-secretários de Davos. Entretanto, esta guerra de propaganda teve duas fases anteriores, totalmente assimétricas e em detrimento da visão multipolar antagônica ao pensamento único e ao politicamente correto do unipolarismo americano. Como Rainaldo Graziani explicou recentemente a alguns simpatizantes da Comunidade Orgânica de Destino presentes na Corte dei Brut, as duas assimetrias anteriores diziam respeito, a primeira com o silêncio tumular da imprensa a respeito do movimento multipolar eurasianista e seu líder mundial, a segunda com a falsa propaganda da mídia contra ela, salpicada de erros, calúnias, desvios e demonização do inimigo. Desta forma, a vasta profundidade humana, cultural e científica de Aleksandr Dugin foi reduzida e exorcizada à figura do novo Rasputin do Kremlin.

No atual equilíbrio da guerra psicológica simétrica, reconhecidamente mais qualitativa do que quantitativa entre unipolarismo e visão multipolar, se, nas palavras de Dugin, o Grande Despertar contra o Grande Reset imposto por Davos ainda é em grande parte uma aspiração popular elitista em vez de uma realização política concreta, o "Que Fazer?" ainda está por ser compreendido concretamente. Ou seja, o que é concretamente aquele elemento tópico, aquele ligante, aquela pedra capaz de desencadear a centelha da mudança de Weltanschauung, da tensão metapolítica, da realização prática microssocial capaz de impulsionar a mudança macrossocial?

Se para Evola a revolta contra o mundo moderno passava pelo cavalgar o tigre por parte do indivíduo absoluto; se para Dugin a revolta contra o mundo pós-moderno passa pelo sujeito radical que encarna em si a Tradição sem tradição a fim de construir a realidade concreta e não ideológica da Ideia imperial; segue-se que - pelo menos para nossa amada Europa - a agregação na Tradição deve necessariamente ocorrer entre "semelhantes" e deve absolutamente passar pela consequente edificação em nível metapolítico e sócio-econômico das Comunidades Orgânicas de Destino. O senso de "missionareidade" em busca dos semelhantes, a fim de convencê-las da bondade da luta multipolar e estimulá-las a criar ou aderir às Comunidades Orgânicas de Destino, em nossa humilde opinião, representa o foco sobre o qual estabelecer a política organizacional microssocial dos próximos anos, uma política capaz de reativar o tecido solidário e camaradesco através da agregação social e da luta cultural contra a nova ordem mundial imposta pelo imperialismo ocidental e em favor de uma visão realista do imperialismo multipolar.

A purificação desta fase totalitária do liberalismo deve ser radical e intransigente: por exemplo, um retorno à terra, à natureza, à solidez das relações face a face e não estritamente virtuais, o descondicionamento do tsunami multimídia e transumano que invade e mata nossas almas, e muito mais. Portanto, não devemos ser apenas homens de pé no meio de um mundo de ruínas, mas devemos começar a nos tornar construtores de catedrais, especialmente a interior e a das Comunidades Orgânicas de Destino.


O Grande Despertar: Uma Batalha pela Liberdade das Civilizações contra a Nova Ordem Mundial

"O Ocidente acredita que seu caminho histórico é um modelo para que todas as outras civilizações sigam exatamente na mesma direção. Este é seu racismo civilizacional cultural. Esta abordagem levou o Ocidente a um beco sem saída, para um labirinto de niilismo e anti-humanismo. O Ocidente, acreditando estar firmemente no caminho do progresso, destruiu a família, legalizou todos os vícios possíveis e abandonou a religião, a tradição e a arte que encarnava sua vontade em direção ao sublime e ao ideal. Ele está atolado na matéria, no dinheiro, na tecnologia, nas mentiras. E ele cinicamente chama essa degeneração de desenvolvimento e progresso. Descartando a modernidade ocidental, ficamos com uma Tradição que era comum em suas raízes entre os romanos e gregos, entre os primeiros cristãos, no contexto do primeiro império cristão, cuja lealdade temos mantido por mais tempo que outros, lutando contra a modernidade". - Aleksandr Dugin

Hoje, por "camaradas" entendem-se todos os adeptos das Comunidades Orgânicas de Destino, em sua maioria do ordinovismo e outras franjas da área nacional-popular, que fizeram sua a vocação eurasianista à Tradição multipolar das Civilizações Populares, como propõe a filosofia metapolítica de Aleksandr Dugin. Assim, uma nova camaradagem militante em uma base estendida a todas as realidades dispostas a lutar contra o totalitarismo liberal, a organizações de mentalidade semelhante nascidas para lutar contra o unipolarismo conduzido pelos EUA, que usa todos os meios legais e ilegais para implementar em todo o mundo: pensamento único, politicamente correto, finis Storiae, grande Reset, transumanismo, aniquilando o que ainda existe de social e salutar nos seres humanos.

No entanto, nem toda a área nacional-popular adere ou é a favor deste projeto do Grande Despertar. Há aqueles que pagaram muito em termos judiciais e disseram Stop a qualquer outra militância que poderia recriar um clima de justicialismo russofóbico por parte do executivo e do judiciário; aqueles que, por outro lado, embora permaneçam fortemente anticomunistas, são incapazes de dissociar a História da Rússia de seu passado bolchevique; aqueles que ainda vivem na utopia do racismo branco que tem que lutar contra a invasão multirracial do Oriente e promovem uma Europa Ariana; aqueles que finalmente não tomam posição para não destruir as relações sociais da Área construídas laboriosamente ao longo dos anos e agora temem o isolamento social. Se estes são os fatos, o mais grave para estes Amigos é que eles foram deixados para trás com o relógio da História e pretendem ler eventos atuais com os parâmetros do século XX: os do Ventennio ou dos "mil anos", os da Guerra Fria ou os da aliança EUA/Rússia visando a destruição total da Europa.

Hoje, a frente da Luta mudou e ela aparece cada vez mais em sua verdadeira forma como uma luta espiritual entre Tradição e Anti-Tradição, entre civilização residual e Anti-Civilização, entre Katechon e Anti-Cristo, e o ataque direto ao ser humano em sua dimensão individual, familiar e social natural demonstra isso amplamente, em um momento em que logo veremos também a legalização da pedofilia, depois que ela já foi liberada do ponto de vista médico-psíquico da perversão à tendência sexual.

Por estas razões, exortamos nossos Amigos a serem fortes, a terem a coragem de abraçar esta Luta, que já nem sequer é uma escolha metapolítica, mas uma guerra espiritual urgente. Que saibam olhar dentro de si mesmos - como postulava Julius Evola - para ver se há neles aquele inatismo aristocrático, aquele DNA do Arya, aquele impulso das Estirpes dos Heróis Indo-Europeus, sobre o qual enxertar o chamado com o qual hoje o divino, o Alto nos chama a realizar a gesta neste crepúsculo apocalíptico no qual tudo ainda não está perdido, pois é o homem quem oferece sua espada, mas é Deus quem concede a vitória.

A consolidação das relações entre pessoas livres e a reconstrução das relações sociais em Comunidades de Destino orgânicas inspiradas pela camaradagem é o único futuro possível para a grandeza de uma nova Europa-Império confederada. Buscar no passado as raízes espirituais da linhagem, viver no presente seu poder atávico e projetá-lo no futuro para as gerações vindouras. Esta é a essência, este é o poder, esta é a visão do mundo de castas dos indo-europeus: um mundo de sacerdotes, guerreiros, artesãos e camponeses. Três em um e um em três na semelhança de Deus. Todos por um e um por todos. "A visão do mundo não se baseia em livros, mas em uma forma interior e uma sensibilidade que não é adquirida, mas de caráter inato" (J. Evola Intelectualismo e Weltanschauung).

A Comunidade Orgânica de Destino pode permanecer uma mera utopia da Quarta Teoria Política Multipolar e o Império uma miragem dela, se não se tornar para todos os efeitos "Todos por um, um por todos", sem se cansar. Por exemplo, a Comunidade Orgânica de Destino presente na Corte dei Brut, com seus esforços filosóficos, artísticos, culturais e humanitários, é hoje o equivalente a um pequeno mosteiro beneditino na Alta Idade Média. Representa aquela boa semente, aquele húmus, aquele solo fértil, aquele laboratório espiritual que contribuiu pacientemente ao longo dos séculos para o nascimento do Sacro Império Romano dos povos da Europa, que já foi estabelecido e que será estabelecido novamente, na perspectiva de um novo mundo multipolar estruturado em civilizações soberanas, independente e finalmente livre da agressão do globalismo unipolar na tração estadunidense e da OTAN.


Pelo bem da Causa, enquanto se aguarda o Despertar

"Aos olhos dos globalistas, outras civilizações, culturas e sociedades tradicionais também devem ser desmanteladas, reformadas e transformadas em uma massa cosmopolita global indiferenciada e, num futuro próximo, ser substituídas por novas formas de vida, organismos pós-humanos, mecanismos ou seres híbridos. O ressurgimento imperial da Rússia é, portanto, um sinal para uma revolta universal dos povos e culturas contra as elites liberalistas globalistas. Com seu renascimento como um império, como um império ortodoxo, a Rússia será um exemplo para outros impérios: chinês, turco, persa, árabe, indiano, assim como latino-americano, africano... e europeu. Em vez do domínio de um único 'império' globalista do Grande Reset, o despertar russo deveria ser o início de uma era de muitos impérios, refletindo e incorporando a riqueza das culturas, tradições, religiões e sistemas de valores humanos". - Alexander Dugin

Acredito sinceramente que na Itália - com a ascensão de Daria Dugina ao céu - a arte, a cultura, as iniciativas editoriais e as conferências são agora insuficientes para afirmar a verdade da nova civilização multipolar promovida pelas Comunidades Orgânicas de Destino.

O que é necessário é puxar os rins para não dispersar o movimento eurasianista nos meandros do medo e da hesitação diante de um inimigo aparentemente invencível que usa todos os meios lícitos e ilícitos de poder para esmagar a dissidência. Dissenso que deverá se tornar uma formação integral orientada para uma ação orgânica e diversificada, capaz de abraçar corpo, mente, alma, relações interpessoais e comunitárias, mas sobretudo uma ação metapolítica fortemente presente na esfera social e capaz de influenciar a política parlamentar e local como um grande grupo de reflexão a ecoar na mídia, já que entramos em uma fase de luta mais virulenta e impiedosa.

Entretanto, além da proximidade e do afeto sem limites devidos a Alexander Dugin pela perda de sua amada filha Daria, este não é o momento de lamentar, de reclamar, de dizer que matamos arbitrariamente ideias e pessoas puras, que matar filósofos, artistas, é o pior. Essas perversões sempre foram cometidas pelo poder injusto. Para que serve então a lamentação? Para que serve então a aflição? Apenas para denegrir o espírito de luta contra o poder global ilegítimo e perverso.

A morte de Daria só abre nossa consciência e a ilumina com a verdade e a realidade, acordamos de nosso sonho consumista e social e descobrimos a amarga verdade que apenas alguns de nós já conseguimos compreender e viver em nossas profundezas: estamos em guerra! Uma guerra total! Portanto, vamos acordar, vamos desencadear com nossas vidas e com nossos esforços organizados o Grande Despertar da Tradição contra o Grande Reset Transumano dos senhores de ouro de Davos. Se o adágio é verdade que "aquele que semeia o vento colhe a tempestade", vamos semear destemidamente o vento da verdade e certamente colheremos a tempestade que o inimigo globalista soprará contra nós. Mas não tenhamos medo, pois é melhor viver um dia como um leão do que cem anos como uma ovelha, é melhor morrer nesta guerra, nesta luta, nestas batalhas diárias do que morrer na cama de um velho e no final de nossos dias terrestres lamentando e chorando por ter vivido uma vida de escravidão. Daria nos ensina o Caminho, Deus nos concederá a Vitória. Com a ajuda de Deus, que Daria nos abençoe do alto e dê destemor aos fortes, coragem aos hesitantes e vontade aos inquietos.