18/12/2024

Nuccio d'Anna - Aquiles e Cuchulainn: Separados no Nascimento

 por Nuccio d'Anna

(1998)


Quando George Dumézil começou seus estudos sobre a civilização indo-europeia, as muitas críticas davam a impressão de que o estudioso francês havia se aventurado em uma área incerta, à beira da temeridade. Aos poucos, porém, uma longa fila de especialistas de diversos campos desta disciplina aceitou os resultados de suas pesquisas e sua obra saiu da marginalização na qual, inicialmente, o mundo acadêmico parecia querer confiná-lo. Entre os inúmeros méritos que Dumézil pode ostentar está também o de ter formado um grande grupo de estudiosos que continuam suas análises com autoridade e, muitas vezes, os direcionamentos de pesquisa.

15/12/2024

Alessandra Faleri - Animais Simbólicos entre Oriente e Ocidente

 por Alessandra Faleri

(2014)


Os animais têm acompanhado a existência do homem desde os tempos mais remotos, tanto é verdade que os encontramos representados desde a pré-história ou venerados em muitos cultos religiosos e ainda na literatura, mesmo na mais antiga.

Independentemente do que foi dito, o verdadeiro papel de protagonistas é assumido dentro da fábula, onde agem e pensam como seres humanos. Analisando isso, podem-se distinguir vícios e virtudes dos homens, como, por exemplo, o corajoso sendo comparado ao leão.

13/12/2024

Joakim Andersen - Curtis Yarvin e os Hobbits

 por Joakim Andersen

(2022)


Os neorreacionários foram uma das muitas correntes de valor no meio mais amplo que deu origem, entre outras, à alt-right, notadamente por sua análise da sociedade e suas tentativas de influenciar seções da elite por meio de argumentos e carreiras (resumidas nas palavras "tornar-se digno", digno de assumir a responsabilidade pela civilização ocidental). É difícil imaginar a neorreação sem o homem que se esconde atrás do pseudônimo de Mencius Moldbug.

11/12/2024

Alexander Markovics - Nick Land: O Pensamento Oculto do Pai do "Iluminismo Escuro"

 por Alexander Markovics

(2023)


A democracia liberal será substituída por uma monarquia neocameralista dirigida por um diretor-geral, o homem se funde com a máquina para se tornar um super-homem, a magia do tempo das bruxas dos Mares do Sul faz parte da realidade… esses são os conteúdos de um novo livro que provavelmente deixará perplexos muitos de seus leitores. Está escrito por um homem que frequentemente escreveu sob os efeitos das drogas e que se entusiasma com as possibilidades oferecidas pela tecnologia e pelo capitalismo, chegando até a querer impulsioná-las ao ponto de eliminar o homem como obstáculo para seu desenvolvimento.

07/12/2024

Manuel Noorglo - Neturei Karta: O Judaísmo Ortodoxo Antissionista

 por Manuel Noorglo


Os Neturei Karta (נטורי קרתא, nome aramaico traduzível como Guardiões da Cidade) são um grupo religioso judeu ortodoxo que se recusa a reconhecer a autoridade e a própria existência do Estado de Israel, em nome da sua interpretação do judaísmo, da Torá e de passagens do Talmude.

O grupo foi fundado em 1938 em Jerusalém por judeus que há muitas gerações viviam na Palestina, principalmente descendentes de judeus húngaros que se mudaram para a Palestina no início do século XIX e de judeus lituanos que já estavam lá há ainda mais tempo. O grupo surgiu da cisão de outro movimento de judeus ortodoxos, fundado em 1912 por Agudas Israel, que também tinha como objetivo a luta contra o sionismo, mas que ao longo dos anos tinha reduzido sua ação. A atividade dos Neturei Karta se estendeu para fora da Palestina, em vários casos devido à saída voluntária, alegando terem sofrido violências, prisões, torturas e pressões de todos os tipos por parte dos sionistas, e de qualquer forma pelo recuso de viver em um Estado que se recusavam a reconhecer como legítimo.

Atualmente, o movimento consiste de várias milhares de famílias, com um número elevado de simpatizantes dificilmente quantificável, presente não só em Jerusalém, mas também nos Estados Unidos da América, na Bélgica, no Reino Unido e na Áustria.

01/12/2024

Alain de Benoist - Para Além da Direita e da Esquerda: A Divisão Direita-Esquerda Desaparece

 por Alain de Benoist

(2005)


Todo mundo conhece estas declarações de Alain [o autor se refere a Émile Chartier, filósofo francês comumente conhecido como Alain] que frequentemente citamos: «Quando me perguntam se a divisão entre partidos de direita e partidos de esquerda, homens de direita e homens de esquerda, ainda faz sentido, a primeira ideia que me vem à cabeça é que o homem que faz essa pergunta certamente não é um homem de esquerda». Alain escreveu isso em 1925. Talvez se surpreendesse ao constatar que esta questão, que ele imaginava ser formulada apenas por um homem de direita, hoje está na boca de todos.

De fato, há alguns anos, todas as pesquisas de opinião refletem o fato de que, aos olhos da maioria dos franceses, a divisão direita-esquerda está cada vez mais desprovida de sentido. Em março de 1981, apenas 33% consideravam que as noções de direita e esquerda estavam obsoletas e já não permitiam compreender as posições dos partidos e dos políticos. Em fevereiro de 1986, eram 45%; em março de 1988, 48%; em novembro de 1989, 56%. Esta última cifra apareceu novamente em duas outras pesquisas realizadas pela Sofres e publicadas em 1990 e 1993. Segundo uma nova pesquisa da Sofres publicada em fevereiro de 2002, seis em cada dez franceses, de todas as categorias, consideram que a separação direita-esquerda está obsoleta. 

24/11/2024

Mickaël Félicité - A Esquerda faz Sentido num Mundo Globalizado?

 por Mickaël Félicité

(2017)


 

A ascensão das contradições do nosso sistema social está se tornando, no mínimo, evidente. Da crise grega, que pode ser vista como o epifenômeno de um desastre mais global, às diferentes reformas econômicas (lei Macron), antropológicas (casamento para todos, GPA, gênero, chip RFID), judiciais (lei de vigilância), que enfrentamos impassivelmente, somando a isso o renascimento de conflitos religiosos mortíferos (jihadismo), podemos pensar que estamos na aurora de uma mudança decisiva para a nossa sociedade.

Constata-se, então, que inevitavelmente, sob a pressão dessas transformações, todo o nosso sistema político vai se decompor cada vez mais. E notamos, já, todos os dias, desde a aparição da abstenção como uma força política importante, até os diferentes casos envolvendo a liberdade de expressão, seja em torno de Dieudonné, Mermet ou mesmo de Zemmour[1], ou ainda os múltiplos escândalos democráticos e militares que as instituições de Bruxelas e a OTAN nos impõem, percebemos que atualmente é permitido apenas à nossa classe média “burguesa boêmia” pensar apenas na manutenção do seu pequeno poder de compra, a fim de mascarar o mal-estar civilizacional, de profundidade abissal, que nossa sociedade atravessa. Será essencial compreender que, nesse sentido, com os próximos anos, as críticas a esse sistema se tornarão automaticamente, de um lado, cada vez mais importantes para cada um, mas – e aí está o problema – elas também parecerão, por outro lado, tanto diversas e variadas devido à complexidade dessas evoluções.

22/11/2024

Georges Florovsky - Laços e Rupturas

 por Georges Florovsky

(1921)

 


 

"Por quê? diz o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa que está em ruínas, enquanto cada um de vocês corre para sua própria casa". Ageu 1:10.

"Agora, porém, se perdoares o pecado deles, bem; e se não, risca-me, peço-te, do teu livro que tens escrito". Êxodo 32:32.


Por muitos anos, a ‘revolução’ tem sido o ideal russo. A imagem do 'revolucionário' apareceu para a consciência social como o mais alto tipo de patriota, que combina em si a eminência de intenção, amor pelo povo, pelos desamparados e sofredores, e uma disposição para o autossacrifício oblacional no altar da felicidade comum. Por mais diferentes que os conteúdos que diferentes homens colocaram nesses conceitos possam ter sido (do monárquico ao anárquico), todas as versões foram semelhantes entre si em um aspecto: na fé de que, seja através de uma sociedade civil organizada, do bom senso do povo ou pela coragem altruísta de ‘aqueles que morrem pela grande causa do amor’, eles tinham a força e, por meio do exercício de sua vontade, podiam quebrar os laços do mal social e político que enredava a Rússia e estabelecer a forma mais alta e perfeita de vida sociocultural. Nessa fé em si mesmos, na gloriosa essência de seu ser interior, na verdadeira bondade de sua constituição interna, todos os homens concordaram, desde inveterados zimmerwaldianos até reacionários fervorosos. Eles pensavam que era necessário e suficiente colocar uma máscara e mudar para um traje à l’européenne; outros achavam suficiente arrancar as roupas ocidentais que tinham vestido tão rapidamente, enquanto outros ainda buscavam recurso em uma reestruturação de classes. Houve debates sobre quem era o verdadeiro povo; no entanto, quase todos eram ‘narodniks’ lá no fundo: todos acreditavam no chamado messiânico de todo o povo ou de uma parte dele. A ‘oração’ de Gorki era próxima de todos eles em maior ou menor grau: “…e eu vi seu senhor, o povo todo-poderoso e imortal, e eu orei: Não haverá outro Deus senão tu, pois tu és o único Deus, o criador de milagres.

20/11/2024

Christian Bouchet - René Guénon e a Direita Radical ou as Ligações Perigosas do Xeque Abdel Wâhed Yahia

 por Christian Bouchet

(2007)


"Guénon pertence de pleno direito à cultura de Direita. Em sua obra, a negação de tudo o que é democracia, socialismo e individualismo dissolvente é radical. Guénon vai ainda mais longe, abordando domínios que mal foram tocados pela atual contestação de Direita". - Julius Evola.


"René Guénon [é o] teórico secreto de uma direita absoluta". - Pierre Pascal.


Na ditadura branda que enfrentamos diariamente, enquanto os que pensam de forma politicamente incorreta hoje são proibidos de acessar as cátedras universitárias, os grandes editores e os meios de comunicação de massa, os que pensavam de forma politicamente incorreta no passado são vítimas de duas estratégias: ou o apagamento, ou a distorção.

Se Alexis Carrel é o exemplo mais conhecido desses grandes homens "apagados" aos quais não se pode mais fazer referência, René Guénon é, sem dúvida, o escritor "de direita" cuja pensamento é o mais distorcido.

13/11/2024

Aleksandr Dugin - Pós-Antropologia

 por Aleksandr Dugin

(2017)

 


Sociedade Humana após a Crise: O Inferno na Terra pela Lente da Sociologia das Profundezas


Sociologia das profundezas


Uma sociedade concreta (fenomênica) sempre consiste em duas partes – a superfície e o subterrâneo. A parte da superfície é o que normalmente chamamos de "sociedade", significando uma esfera de atividade racional onde o logos (λόγος) prevalece. Este é o domínio do "diurno". A parte subterrânea é a ilha escura e submersa do inconsciente coletivo, a região da noite social (o “noturno”), onde o mito (μύθος) governa.

Por um tempo, a ciência progressista acreditou que essas duas partes estavam situadas em ordem diacrônica. Nos tempos antigos (e entre os povos "primitivos", o infeliz "resíduo" dos tempos antigos), o mito predominava. Mas o progresso da civilização gradualmente suplantou a ordem mitológica e a substituiu por uma ordem baseada no logos. A comunidade, ou Gemeinschaft, foi superada pela sociedade, ou Gesellschaft (F. Tönnies). Mas essa exaltação otimista não durou muito. Enquanto a fé cega no progresso suposto reinava quase indiscutivelmente na Europa Ocidental dos séculos XVIII e XIX, o subconsciente, onde as leis eternas e imutáveis do mito predominam, foi descoberto no início do século XX.