02/10/2025

Francesco Boco - A Arte e a Vanguarda

 por Francesco Boco

(2000)


 

Identidade como cidadãos e artistas;
firmeza inalterável na ideia da grandeza italiana;
consciência das necessidades espirituais,
dos apelos da linhagem: construir. (Mario Sironi)


A sociedade da imagem, como é comumente chamada aquela em que vivemos e trabalhamos, tem um aspecto positivo: embora o bom hábito da leitura, bem como o simples interesse pela cultura, esteja se perdendo lentamente, ao mesmo tempo a importância e o papel da imagem e do slogan projetado ad hoc se fortaleceram. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, no sentido de que é possível, como sempre, fazer da necessidade uma virtude e reverter o negativo em seu oposto. Isso significa que a imagem pode - e deve - ser colocada nas mãos da vanguarda cultural e, assim, tornar-se o veículo, o meio privilegiado, para comunicar mensagens, chocar o conteúdo, de forma imediata. É claro que a tarefa de se comunicar dessa maneira deve ser atribuída da forma mais ampla possível à arte, arte que não deve mais ser entendida como “neutra” (arte pela arte...), mas como arte que transmite uma visão do mundo, uma arte mágica cujo objetivo é despertar poderes elementares, guiar o homem, capacitá-lo, renová-lo para renovar o mundo.

23/09/2025

Luca Valentini - "O Deserto Cresce! Ai daquele que esconde o deserto dentro de si!"

 por Luca Valentini

(2016)


Para compreender plenamente as motivações que levam o que comumente se entende por "Frente da Tradição" a combater de todas as formas a concretização da globalização, é necessário focar nos fundamentos ou direções principais dessa operação hegemônica de massificação mundial. Ela representa a máxima expressão das lógicas mundialistas, a realização plena daqueles objetivos sociopolíticos que, há décadas, por meio das operações mais obscuras e astutas da política internacional e econômica, o diretório dos poderes fortes — das multinacionais, da usura — busca impor a toda a população mundial. Mas quais são esses objetivos sociopolíticos e com quais meios são perseguidos? A resposta a essas perguntas é fácil e difícil ao mesmo tempo: fácil, porque basta fazer uma análise, mesmo não muito aprofundada, do que nos cerca, de como está estruturada a sociedade da qual fazemos parte, para perceber que não vivemos mais em um mundo de homens livres, caracterizados por suas especificidades, diferenças e origens, mas em uma massa disforme de átomos indiferenciáveis; difícil, porque os centros de poder que gerenciam essa operação, graças à corrupção generalizada e à divisão dos meios de comunicação, da cultura e do mundo científico e artístico, criam as condições para que as mentes das multidões permaneçam em um nível de compreensão social e conhecimento cultural não superior aos padrões do Big Brother ou de uma telenovela sul-americana.

06/09/2025

Marco Maculotti - William Butler Yeats: Navegador da Grande Memória

 por Marco Maculotti

(2020)


Existiram homens, disseminados ao longo das rondas do devir, que parecem ter nascido para cumprir uma tarefa sacral e, para suas respectivas épocas, revolucionária. Não se trata de ministros de culto, pelo menos não no sentido estrito do termo: eles são antes visionários, videntes e poetas. Já Giorgio Colli [1] demonstrou como tanto a poesia quanto a filosofia helênica foram descendentes diretos da arte da mântica, filhos de segundo casamento do encontro com o Divino e com seu enigma imperscrutável: poetas e filósofos herdaram assim a sabedoria dos iatromantes.

William Butler Yeats, juntamente com outros que o precederam (Blake, Keats, Shelley), merece entrar por direito neste panteão de almas acima do tempo. Toda a sua obra — e antes ainda, toda a sua existência — foi consagrada a uma Visão: remontando a corrente em direção contrária, ele se fez bardo numa época que havia banido todo canto, esquecido a Arcádia, negado e ridicularizado o conhecimento dos antigos Druidas.

29/08/2025

Claudio Mutti - A Banalidade de Hannah Arendt

 por Claudio Mutti

(2000)


Entre as fórmulas elaboradas pela teologia ocidentalista, a do "Eixo do Mal" é apenas a mais recente, visto que já um ator secundário que se aventurou na política cunhou em seu tempo a expressão "Império do Mal" para demonizar a União Soviética. Originalmente, porém, houve o "Mal elementar", conceito criado por um expoente da demonologia rabínica, Emmanuel Levinas, para "explicar" o nacional-socialismo. Na interpretação teológica elaborada pelos clérigos judeus e cristãos acerca do chamado "Holocausto", Hannah Arendt introduziu, como se sabe, um elemento cuja genialidade ninguém, naturalmente, ousa negar: o tema da "banalidade do mal".

23/08/2025

Gianfranco de Turris - Evola e os Outros

 por Gianfranco de Turris

(2022)

 

Julius Evola tinha uma personalidade multifacetada, ou pelo menos um caráter variável, humorístico, ou até mesmo lunático, como também já foi dito? É o que se poderia pensar ao ouvir os relatos daqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e frequentá-lo, já que oferecem representações diferentes, muitas vezes muito distintas e até contrastantes entre si, a ponto de parecerem invenções ou descrições de pessoas distintas.

14/08/2025

Ernesto Milà - A Vertente Oculta do Peronismo - Parte III: Os Fios Soltos da Suspeita, os Cavaleiros do Fogo

 por Ernesto Milà

(2010)


 

É fácil identificar as duas vertentes destas notas sobre a Loja Anael e o papel de López Rega. Uma delas diz respeito ao General Juan Domingo Perón, líder e fundador do justicialismo argentino e, certamente, o político mais valorizado e que despertou mais entusiasmo naquele país durante o século XX. A outra está relacionada com López Rega. Ambas referem-se à sua ligação com o ocultismo. As perguntas a formular são, portanto, duas: até que ponto o general Perón, Eva Perón e Isabel Martínez de Perón acreditavam no espiritismo? E quais eram as fontes doutrinais de López Rega?

06/08/2025

Ernesto Milà - A Vertente Oculta do Peronismo - Parte II: As Duas Tríplices A

 por Ernesto Milà

(2010)


 

Geralmente, pensa-se que a chamada Tríplice A era a sigla da "Aliança Anticomunista Argentina" e que havia surgido nos esgotos do Ministério do Bem-Estar Social, dirigido por José López Rega, em uma tentativa de acabar com as chamadas "organizações armadas" da esquerda peronista. Isso é inquestionavelmente verdade. Havia uma "Tríplice A" encarregada de eliminar fisicamente os ativistas mais destacados da esquerda. Também é verdade que, na confusão da época, alguns aproveitaram para liquidar seus inimigos pessoais (tanto da esquerda quanto da direita). Hoje, ninguém duvida que a Tríplice A foi impulsionada por López Rega quando Isabel Martínez de Perón, elevada à presidência da nação devido à morte do general, assinou o decreto 2772 que autorizava "Executar as operações militares e de segurança que sejam necessárias para aniquilar a ação dos elementos subversivos em todo o território do país". Era o início da "guerra sucia". A esse decreto seguiu-se uma onda de violência generalizada que não conseguiu acabar com a violência, mas apenas eliminar alguns ativistas muito destacados e demasiadamente ingênuos para serem capturados. Em março de 1976, a repressão contra a guerrilha esquerdista adquiriria um caráter sistemático e científico, após o pronunciamento militar. Nove meses depois, o então Chefe do Estado-Maior do Exército, General Roberto Viola (que mais tarde substituiria o General Videla na presidência de facto), divulgou uma diretiva secreta de luta contra a subversão na qual ordenava "aplicar o poder de combate com a máxima violência para aniquilar os delinquentes subversivos onde quer que sejam encontrados. ... o delinquente subversivo que empunhar armas deve ser aniquilado, pois quando as Forças Armadas entram em operações, não devem interromper o combate nem aceitar rendição".

03/08/2025

Ernesto Milà - A Vertente Ocultista do Peronismo - Parte I: A Loja Anael

 por Ernesto Milà

(2010)


 

O pequeno estudo que dedicamos ao "cosmismo" despertou nossa curiosidade para trabalhar em outro tema pouco estudado, mas que frequentemente surgiu nos bastidores. Referimo-nos à Loja Anael, à qual pertenceram alguns destacados líderes peronistas, e às conexões dessa loja com sua homóloga italiana, a Loja Propaganda 2. Perón foi iniciado por Licio Gelli na Loja P-2, e este contou com o apoio de López Rega e da Loja Anael para estabelecer bases na Argentina. Se a isso acrescentarmos que a Loja Anael já mencionava a Tríplice A em alguns de seus escritos mais de vinte anos antes do início da repressão contra os grupos terroristas argentinos, liderada por López Rega à frente do Ministério do Bem-Estar Social, e que ele soube mexer com a consciência da antiga espiritista que foi Isabel Martínez de Perón, teremos um quadro extremamente rico em nuances ocultistas que permeou os últimos anos de vida do general.

Na medida do possível, tentaremos fornecer a origem das fontes utilizadas para o estudo, que demonstra que, com demasiada frequência, o pior do ocultismo interfere na política, gerando as piores políticas possíveis.

31/07/2025

Julius Evola - A Religiosidade do Tirol

 por Julius Evola

(1936)


À beira do caminho há uma grande cruz, com uma data e uma inscrição desbotada, da qual não lembramos exatamente as palavras em alemão, mas que dizia aproximadamente o seguinte: “Tu que passas, detém-te por um momento, olha os gelos e os sinais d’Aquele que morreu pela nossa redenção, ensinando-nos que a morte é o caminho para a vida.”

Uma lenda enigmática sugere que o Santo Graal, a mítica taça que recolheu o sangue de Cristo e simboliza a tradição espiritual viva do Ocidente medieval, teria se transferido da Espanha – do Monsalvato de Salvatierra – após várias peripécias para a Baviera e, finalmente, para o Tirol.

24/07/2025

Donato Novellini - Peter Saville ou a Apologia Estética do Futuro

 por Donato Novellini

(2015)


No final dos anos 70, a urgência de fazer tábula rasa e facilitar uma mudança de guarda-roupa coletiva tornou-se um negócio indispensável. Em certo momento, calças boca-de-sino, quinquilharias étnicas, barbas desalinhadas e cores psicodélicas tornaram-se subitamente obsoletas. Uma mitologia geracional inteira estava prestes a ser varrida, confinada, quando muito, a reservas veleitárias de coerência extrema: os "freaks". Naquela época, teve-se a clara percepção do velho: os virtuosismos da música progressiva e o folk cantautoral tornaram-se autocelebrações tediosas, o comunitarismo hippie transformou-se em uma utopia lúdica para "maconheiros" atordoados – as drogas no mercado mudaram – mudaram penteados, gestos, hábitos e ouvidos. Aos sonhos lisérgicos rurais, começou-se a preferir um afiado rancor preto e branco, muito neon metropolitano, muito individualista, tendência Berlim, bairro Pankow. A nova estética punk, devedora tanto da colagem dadaísta quanto das posturas rebeldes – como James Dean em ácido ou David Bowie, elegantemente cocaínomano, em Wir Kinder vom Bahnhof Zoo – representou, sob todos os pontos de vista, uma mudança radical, destinada a durar no tempo e a conter muito mais do que o estereótipo de cabelo espetado multicolorido e roupas esfarrapadas. Ao lixo, Marx; voltaram a ser úteis o anarquismo radical de Stirner e o situacionismo de Debord.