31/10/2023

Pierre Le Vigan - Nietzsche e o Grande "Sim" à Vida

 por Pierre Le Vigan

(2023)


Nietzsche é um perspectivista, ou seja, um pensador que nos diz que tudo é uma questão de ponto de vista. Mas ele também é um vitalista, um modo de pensar que nos diz que a vida - ou seja, o movimento, a metamorfose, a morte e o renascimento - é o valor mais alto, é o que deve guiar a maneira como vemos o mundo. O que se interpõe no caminho da vida? Essa é a pergunta que Nietzsche faz a si mesmo. E, como qualquer médico, ele primeiro tenta entender, começa observando, não relendo seu guia prático ou suas escrituras sagradas.

No centro do pensamento de Nietzsche está a percepção de que não conseguimos "afirmar a vida". Não ousamos fazer isso. Não ousamos viver. Por trás de nossas opiniões, muitas vezes há algo oculto. Por trás de nossas racionalizações, muitas vezes se esconde um medo: o medo de nos afirmarmos, de sermos realmente nós mesmos. Essa é a filosofia da suspeita. Com Nietzsche, podemos ir de suspeita em suspeita, de caverna profunda em caverna mais profunda, cada vez mais rio acima. Podemos e devemos voltar. Não precisamos temer o que descobriremos nessa investigação. Uma jornada terrível, que obviamente inclui a ideia do inconsciente, ou pré-consciente (que precede a consciência, como um preconceito precede um julgamento).

29/10/2023

Adriano Erriguel - Fiume: Aquela Incrível "Revolução Conservadora"

 por Adriano Erriguel

(2023)


I

Hoje é difícil admitir, mas em seus primórdios, o fascismo italiano não prenunciava o curso desastroso que acabaria tomando para a história da Europa.

Emergindo do caos como uma onda de juventude, o fascismo pertencia a uma era revolucionária na qual, diante de velhos problemas, novas soluções estavam surgindo. Em seu momento de fundação, o fascismo italiano se apresentou como uma atitude em vez de uma ideologia, como uma estética em vez de uma doutrina, como uma ética em vez de um dogma. E foi o poeta, soldado e condottiero Gabriele D'Annunzio que esboçou, da maneira mais enfática, aquele possível fascismo que nunca poderia ser, e que acabou dando lugar a um fascismo real que não cumpriu suas promessas iniciais de galopar, da maneira mais obtusa, em direção ao abismo.

Poeta laureado e herói de guerra, exibicionista e demagogo, megalomaníaco e histriônico, nacionalista e cosmopolita, místico e amoral, ascético e hedonista, viciado em drogas e erotomaníaco, revolucionário e reacionário, com talento para o ecletismo, a reciclagem e o pastiche, o gênio precursor da encenação e das relações públicas: D'Annunzio foi um pós-modernista avant la lettre cujas obsessões parecem surpreendentemente contemporâneas. O incêndio que ele ajudou a iniciar levaria muito tempo para se extinguir, mas nada jamais seria o mesmo. Por que deveríamos nos lembrar desse homem amaldiçoado hoje?

Talvez porque, em uma atmosfera monocórdica de correção política, transgressões domesticadas e pensamento desnatado, figuras como ele funcionem como um contramodelo e nos lembrem de que, afinal de contas, a imaginação pode de fato chegar ao poder.

27/10/2023

Ezequiel Corral - A Força do Desespero

 por Ezequiel Corral

(2020)


"Nesses vinte e cinco anos, perdi uma a uma todas as minhas esperanças, e agora que pareço ter chegado ao fim de minha jornada, fico surpreso com o imenso desperdício de energia que dediquei a esperanças totalmente vazias e vulgares. Se eu tivesse concentrado a mesma energia no desespero, talvez tivesse obtido algo mais." Yukio Mishima - Lições Espirituais para o Jovem Samurai.

O japonês Yukio Mishima é, sem dúvida, um dos maiores escritores de todos os tempos. Por meio de seus romances, ensaios, poemas, filmes e peças, ele foi capaz de desafiar um Japão pós-guerra que estava culturalmente em processo de ocidentalização no final da Segunda Guerra Mundial. Um processo que vinha se desenvolvendo lentamente desde a abertura do Japão para o mundo.

25/10/2023

Diego Fusaro - A Ditadura da Plutocracia Financeira

 por Diego Fusaro

(2023)


Graças aos processos de supranacionalização e à ordem do discurso dominante, os próprios povos estão cada vez mais convencidos de que as decisões fundamentais não dependem de sua vontade soberana, mas dos mercados e das bolsas de valores, de "vínculos externos" e de fontes superiores de significado transnacional. Essa é a realidade que os povos, de baixo para cima, simplesmente "devem" secundar eleitoralmente, votando sempre e somente conforme exige a racionalidade superior do mercado e de seus agentes.

23/10/2023

Dominique Venner - Aristocracias Secretas

 por Dominique Venner

(2010)


Jean-Paul Sartre disse certa vez sobre Ernst Jünger: "Eu o odeio, não como um alemão, mas como um aristocrata. . ."

Sartre tinha alguns defeitos graves. Em seus impulsos políticos, ele se enganava com uma rara obstinação. Bastante covarde durante a ocupação, ele se transformou em um aiatolá de denúncias depois que o perigo passou, castigando seus colegas que não se comprometeram com toda a cegueira necessária com Stalin, Mao ou Pol Pot. Junto com um instinto infalível para o erro, ele tinha um senso aguçado para qualquer elevação de espírito que o horrorizava e, inversamente, para qualquer baixeza que o atraía.

21/10/2023

Claudio Mutti - Revolução Conservadora na Romênia?

 por Claudio Mutti

(2012)



O sintagma "Revolução Conservadora", que após a Segunda Guerra Mundial se tornou famoso por Armin Mohler, nasceu no século passado; mas foi o homem de letras Hugo von Hoffmanstahl, em 1927, que lhe deu um conteúdo programático: em um discurso intitulado A Literatura como o Espaço Espiritual da Nação, von Hoffmanstahl identificou, como fatores fundamentais da Revolução Conservadora, a busca pela totalidade e unidade como uma alternativa à divisão e cisão.

À medida que o conceito de Revolução Conservadora adquire significado político, fica claro que seus princípios são radicalmente opostos àqueles que triunfaram com a Revolução Francesa. Podemos dizer que à Revolução Conservadora pertencem aqueles que lutam contra os pressupostos do século do progresso sem, contudo, desejar restaurar qualquer Antigo Regime. A Revolução Conservadora, portanto, designa um processo político que, como o próprio Armin Mohler afirma, não se limita ao mundo austro-alemão, mas abrange toda a Europa.

Aqui, Marcello Veneziani também foi capaz de buscar na história italiana as principais características da Revolução Conservadora e acreditava poder resumir suas características nestes termos: "senso de modernidade, recriação da tradição, rejeição da concepção linear e progressiva da história, anti-igualitarismo, vitalismo e organicismo, primazia do político e do comunitário, mobilização 'total' das massas, reconsideração da tecnologia, elogio futurista do aço, visão estética e lírica da vida".

19/10/2023

Claudio Mutti - Geopolítica do Nacional-Comunismo Romeno

 por Claudio Mutti

(2012)


Na famosa palestra de 25 de janeiro de 1904, o geopolítico britânico Sir Halford Mackinder apontou para seus ouvintes a importância fundamental da grande área situada no centro do continente eurasiático, uma área que ele chamou de Heartland [lit. "região central", ou seja, "território central"] e chamou de "o pivô geográfico da história".

Em um estudo posterior de 1919, Ideais Democráticos e Realidade, Mackinder desenvolveu o argumento e afirmou textualmente: "Aquele que comanda a Europa Oriental domina o Heartland. Aquele que comanda o Heartland domina a Ilha Mundial [a expressão original de Mackinder para o Velho Continente: Eurásia e África]. Aquele que comanda a Ilha Mundial comanda o mundo".

Na época da Guerra Fria, muitos analistas usaram essa famosa fórmula para se referir à importância da Europa Oriental no confronto bipolar entre os EUA e a URSS. Assim, a Romênia era vista como parte integrante desse espaço que estava no centro da luta pelo poder mundial.