30/05/2022

Shandon Simpson - Introdução à Filosofia de Giovanni Gentile

 por Shandon Simpson

(2022)

Um dos filósofos mais importantes da era moderna e um dos mais esquecidos é Giovanni Gentile. As predisposições ideológicas de Gentile fornecem um álibi indiscutível para o silêncio que envolve seu pensamento. A maioria de suas obras não foi traduzida do italiano, limitando significativamente seu público potencial. Gentile possui o título de "O Filósofo do Fascismo", concedido por Benito Mussolini, mas sua filosofia do atualismo é quase completamente desconhecida. Gentile é um exemplo de prova de que o fascismo italiano também foi um grande movimento acadêmico e intelectual. Mussolini disse: "Foi Gentile quem preparou o caminho para aqueles - como eu - que o quiseram tomar".

Além disso, o antigo colega de Gentile, o filósofo hegeliano liberal Benedetto Croce, disse ainda que Gentile era "o mais rigoroso hegeliano da filosofia ocidental e teve a desonra de ser o filósofo oficial do fascismo". Pelo que disseram Mussolini e Croce, começamos a ver como Gentile se encaixa. É compreensível que o filósofo marxista italiano Diego Fusaro considere Gentile um dos maiores filósofos da história italiana.

17/05/2022

Nicolas Bonnal - Do Grande Reset ao Grande Colapso Econômico Ocidental

 por Nicolas Bonnal

(2022)


As elites ocidentais são loucas, é claro. Eles querem destruir/transformar sua população através de injeções e da ditadura sanitária, do passaporte vacinal ou da ilusão verde. Ao mesmo tempo, elas estão presas ao rápido colapso de suas economias: Snyder falou de três milhões de empregos perdidos neste inverno na América, dados adulterados por "dados ajustados sazonalmente". Na Espanha tivemos um aumento de 60% nas contas de energia no ano passado, e este ano fala-se de um aumento de 70% nos preços da eletricidade na Grã-Bretanha, que ao mesmo tempo quer travar uma guerra nuclear contra a Rússia (a Alemanha quer guerra e gás...). Os preços dos alimentos também subiram de 20 a 30%. Como sabemos, a inflação é negada pelas autoridades, assim como os efeitos das vacinas da dupla demente Bourla-Bancel. 

08/05/2022

Antonio Rossiello - Vida e Obra de Dmitri Merezhkovsky

 por Antonio Rossiello

(2022)


O escritor e crítico literário Dmitri Sergeyevich Merezhkovsky nasceu em São Petersburgo, na Rússia czarista, em 14 de agosto de 1865, ou 2 de agosto de 1865, no calendário juliano então utilizado na Rússia. Dmitri era filho de um modesto funcionário público, um funcionário da corte de São Petersburgo. De 1884 a 1889 estudou história e filologia na Universidade de São Petersburgo, graduando-se em história e filosofia com uma tese de doutorado em filologia em Montaigne. Merezhkovsky fez sua estreia literária como discípulo do poeta simbolista S. Nadon, com ''Stichotvorenija (1883 -1887)'', (Poemas), em 1888. Ele conheceu Zinaida Nikolevna Gippius, (nascida em 20 de novembro, ou seja, 8 de novembro de 1869 no calendário juliano, em Belyov, Rússia), sua futura esposa, em maio de 1888 durante uma estadia em Borhoni/Borzhom no Cáucaso; casaram-se em janeiro de 1889, aos 23 anos de idade, ele e 19, ela.

O casal se estabeleceu em São Petersburgo, onde nas décadas que se seguiram ao casamento se tornaram anfitriões de um salão, lançando uma sociedade religiosa, recebendo intelectuais e artistas, um ponto de encontro para a cena intelectual da virada do século na capital. Em 1891, Dmitri viajou para Viena e Veneza. Sua fonte de renda foi o sustento de sua família nos primeiros anos, especialmente quando assumiu a responsabilidade de pagar as viagens médicas de sua esposa. Em 1892 ele publicou sua segunda coleção "Simvoly, pesni i poemy" (Poemas, Símbolos), que pode ser considerada uma espécie de "manifesto" poético da nova sensibilidade decadente e simbolista.

03/05/2022

Aleksandr Dugin - Paradigma do Fim

 por Aleksandr Dugin

(1998)



O último grau de generalização


A análise das civilizações, sua correlação, seu confronto, seu desenvolvimento, sua interdependência é um problema tão difícil, que na dependência de métodos, na profundidade da pesquisa, pode-se obter não apenas resultados diferentes, mas resultados diretamente contrários. Portanto, mesmo para obter as conclusões mais aproximadas é preciso aplicar a redução, reduzir a variedade de critérios a um único modelo simplificado. O marxismo prefere apenas a abordagem econômica, que se torna um substituto e um denominador comum para todas as outras disciplinas. O mesmo acontece (embora menos explicitamente) com o liberalismo.

A geopolítica, que é menos conhecida e menos popular que a variedade de abordagens economicistas, mas não menos eficaz e óbvia na explicação da história das civilizações, sugere um método de redução completamente diferente. Outra versão do reducionismo são as diversas formas de abordagem ética, que incluem as "teorias raciais" como seu aspecto extremo.

Finalmente, as religiões sugerem seu próprio modelo reducionista de história das civilizações.

Há quatro modelos que parecem ser as formas mais populares de generalizações, e embora exista uma diversidade de outros métodos, estes últimos dificilmente poderiam ser comparados pelos critérios de popularidade, obviedade e simplicidade.

01/05/2022

Angelo Abis - Os Elos Insuspeitos de Gramsci e Mussolini

 por Angelo Abis

(2020)


A vulga histórica mais estabelecida faz questão de descrever Antonio Gramsci e Benito Mussolini como duas personagens totalmente antagônicas, como se viessem de mundos completamente diferentes. Gramsci, fundador do Partido Comunista da Itália, foi um político consistente até sua morte, um líder intelectual e filósofo, um homem gentil mas firme, um pensador atencioso e rigoroso. O outro foi o fundador do Fascismo, um político sem escrúpulos, capaz do transformismo mais desenfreado, um homem agressivo e arrogante. O quadro seria perfeito, pelo menos para Gramsci. Contudo, há alguns fatos que contradizem esta visão mais ou menos idílica da personagem, começando por Gramsci seguindo Mussolini, abandonando o Partido Socialista, no caminho do intervencionismo, passando pelo caloroso elogio que Gramsci faz, nos cadernos de notas da prisão, ao escritor e intelectual Mussolini em relação ao "Diário de Guerra" do último, e por fim o grande número de cartas que o primeiro endereçou ao segundo quando estava na prisão.