05/04/2025

Jorge Torres Hernández - As Origens de São Jorge

 por Jorge Torres Hernández

(2021)


Indagaremos um pouco na origem deste famoso Santo. Já vos adianto que aqui não falaremos de dragões nem de princesas (embora no ícone bizantino que coloquei para ilustrar o artigo apareça o dragão), ao menos não inicialmente, pois a origem do Santo, padroeiro de inúmeros países, regiões e/ou cidades, devemos encontrá-la no Baixo Império Romano. Por sua vez, a popularidade de São Jorge é tamanha que podemos vê-lo reconhecido e adorado não apenas nas Igrejas Ocidentais, como a Católica ou as Protestantes, mas também no Oriente, com as diversas Igrejas Ortodoxas. E não apenas no âmbito do mundo cristão, já que este santo é um caso de sincretismo muito interessante, sendo também encontrado no Islã, onde é chamado por títulos como Al-Khidr (árabe cristão ou muçulmano) ou Mar Djiries (árabe cristão). Quero enfatizar isto, já que a religião maometana recolhe, absorve e incorpora diretamente das religiões abrahâmicas antecessoras uma grande quantidade de elementos. Podemos até encontrar o Santo em diversos ritos afro-americanos desenvolvidos pelas comunidades de escravos que os europeus trouxeram para a América, misturando-se com elementos religiosos trazidos da África e diversas crenças locais. A hagiografia de São Jorge estima que ele nasceu no final do século III d.C. (entre 275/280 d.C.) e morreu em 23 de abril do ano 303 d.C. Sabemos que seu pai pode ter sido um oficial do exército romano chamado Gerôncio, de origem grega, e sua mãe, Policrômia, de origem palestina. Após a morte do pai, provavelmente em algum conflito com os persas sassânidas, Policrômia voltou à sua cidade natal, Lida, também conhecida como Diospólis, sendo a atual cidade de Lod (Israel), onde o pequeno Jorge cresceu e, o mais importante, recebeu uma importante educação e formação cristã transmitida por sua mãe. Mais tarde, o próprio Jorge se alistaria no exército de Roma e começaria uma proveitosa carreira militar, que o levaria a ser Comes e Tribuno, chegando até à guarda pessoal do imperador Diocleciano.

25/03/2025

Nicolas Bonnal - Hugo e Nietzsche e o Encolhimento da Humanidade

 por Nicolas Bonnal

(2024)


 

Descobrimos Noventa e Três graças ao texto de um camarada espanhol; e essa sensacional tirada do verdadeiro herói do filme (sic), o marquês de Lantenac. Tudo isso nos lembra que Victor Hugo é um dos maiores gênios do mundo, e que O Homem que Ri, que inspirou o Coringa de Batman (nada menos), é o romance preferido de Ayn Rand e de todos aqueles que sonham com histórias fantásticas e expressionistas (revendo o Quinta-Feira de Chesterton e descobrindo a sensacional adaptação de Paul Leni, nos tempos heróicos do cinema mudo). Lantenac anuncia o essencial: a França vai se tornar pequena.


19/03/2025

Luca Valentini - Quando em Elêusis Dioniso renascia em Apolo

 por Luca Valentini

(2011)


A consciência, aquela de uma dimensão inteligível, de uma Unidade primária que não pode de forma alguma ser analisada nem considerada com as referências profanas da existência humana, ou seja, utilizando os parâmetros de tempo e espaço ou de volume, sempre assumiu consigo a ideia simbólica de uma queda, de um colapso, de um desmembramento, mas com uma consequente renascença, uma heróica afirmação de poder, de vontade dominadora que reconduz o múltiplo à Unidade primordial. Tais realidades tiveram como manifestação aristocrática o mundo um tanto quanto críptico, intencionalmente e significativamente oculto, dos Mistérios Antigos, que, através de suas muitas e diversificadas formas – desde os órficos aos egípcios, passando pelos mais celebrados de Elêusis, até os solares, imperiais e estatais de Mitra – e através dos diversos autores que nos legaram suas mitologias de base e as experiências vivas, embora limitadas pelo status iniciático e reservado dos próprios mistérios, explicitaram uma origem comum transcendente, uma referência arquetípica comum, portanto, um objetivo mágico-realizador semelhante. Não é casual, a estreita correlação mitológica que se pode instituir entre diferentes ramos da misteriosofia, que tinham diferentes divindades de referência, mesmo e sobretudo pelas diferentes tradições a que pertenciam, mas com funções simbólicas semelhantes, como, por exemplo, acontecia nas iniciações egípcias e nas eleusinas: “Dioniso também foi filho de Zeus, e teve como mãe Sêmele; ele foi o mesmo que Osíris entre os egípcios, e Baco entre os romanos; e por isso o chamarei indistintamente de Dioniso, Baco e Osíris” [1]. 

16/03/2025

Aleksandr Dugin - Sobre o Neopaganismo e o Satanismo da Ciência Moderna

 por Aleksandr Dugin

(2024)


 

O conceito de "pagão" tem origem no Antigo Testamento. Em russo, os "gentios" eram chamados de povos. Os judeus antigos usavam o termo "am" (עם) para descrever a si mesmos e "goy" (גוי) para descrever outras nações. Judeus = o povo, sendo um (escolhido), enquanto as “línguas” das nações são muitas. Assim, os judeus adoravam um único Deus e acreditavam que todas as outras nações (línguas) adoravam muitos deuses. Daí a identificação do termo “língua” (goy) com os politeístas idólatras (os gregos têm uma palavra semelhante, ειδολολάτρης). Em latim, o termo correspondente é gentilis, derivado de gēns, "povo", "clãs", "nações". Esse significado foi adotado pelos cristãos, e agora a oposição não era entre os judeus e todos os outros, mas entre as nações cristãs, que representavam a Igreja de Cristo, a "nação santa" (ὁ ἱερὸς λαὸς), e os povos e culturas que adoravam muitos deuses, chamados "pagãos". Na verdade, as próprias nações cristãs eram pagãs até aceitarem Cristo. E aquelas nações que não o aceitaram continuaram adorando muitos deuses (ειδολολάτρης).

07/03/2025

Naif Al Bidh - Pseudomorfose Cultural e a Tragédia da Alma Russa

 por Naif al Bidh

(2024)



Seguindo a biologia, a mineralogia é provavelmente a segunda disciplina mais influente na filosofia da história de Spengler. A partir dela, o autor toma emprestada a noção de pseudomorfose, um fenômeno em que um mineral sofre uma substituição total por um mineral estranho, o que eventualmente leva a uma formação falsa. Isso geralmente ocorre quando fissuras e fendas aparecem nas camadas, permitindo que a água infiltre e remova o cristal ou mineral original, deixando para trás apenas a forma do respectivo mineral. Após erupções vulcânicas, o magma permeia as rachaduras e eventualmente cristaliza em novos minerais, resultando em uma formação falsa, onde a forma do mineral original permanece, mas é substituída por um mineral estranho. O resultado final é uma forma distorcida, onde a estrutura interna não tem nenhuma ligação orgânica com a forma externa. A partir disso, Spengler cunha o termo "pseudomorfose histórica" para descrever casos em que uma cultura madura sobrepuja uma cultura mais jovem de maneira hegemônica, a tal ponto que a cultura emergente luta para crescer e realizar seu potencial, propósito, destino e alma. O tema da tragédia desempenha um papel crucial dentro da narrativa de Spengler, e provavelmente não há outro conceito que reflita melhor esse elemento trágico nos escritos de Spengler do que a noção de pseudomorfose, como iremos demonstrar. Também é importante acrescentar que, através de sua concepção de pseudomorfose, Spengler reafirma sua posição como um historiador que rejeita qualquer abordagem eurocêntrica da história mundial, adotando uma posição de relativismo cultural. Finalmente, a beleza da pseudomorfose histórica é que ela encarna a simpatia que Spengler possuía por muitas culturas não ocidentais, uma vez suprimidas pelas correntes hegemônicas de uma cultura estrangeira mais antiga, agarrada à vida por desespero.

05/03/2025

Pierre Le Vigan - Heidegger: O Médico da Modernidade

 por Pierre Le Vigan

(2024)


Heidegger (1889-1976) continua no centro das preocupações do nosso tempo. O livro de Baptiste Rappin Heidegger et la question du management – um gestor que vai muito além do mundo empresarial – é uma prova disso. Assim como a influência de Heidegger no pensamento do falecido Pierre Legendre ou em Michel Maffesoli. Em outras palavras, Heidegger é inatual, o que lhe permite continuar sendo atual. O padre jesuíta William John Richardson (1963) distinguiu um primeiro Heidegger, até 1927, com a publicação de Ser e Tempo, de um segundo Heidegger, posterior a 1927. Essas periodizações não são inúteis, pois indicam uma mudança de perspectiva, principalmente porque Ser e Tempo está inacabado, e Heidegger considerou mais prudente modificar seu ângulo de visão, em vez de tentar completá-lo a partir de uma posição que já não era inteiramente sua. Foi o clássico passo ao lado que os grandes intelectuais deram. No entanto, uma mudança de perspectiva não exclui a constância de alcançar o mesmo objetivo. Esse objetivo é pensar sobre o que, em termos “acadêmicos”, chamamos de diferença ontológica. Em termos mais correntes, é o abismo, a "boca da sombra", a ameaça do nada, a consciência da presença do nada e o dever singular de encará-la sem se afundar nela. Como nos lembra Antoine Dresse, os antimodernos são frequentemente tão modernos que não têm ilusões sobre os ideais da modernidade. O que caracteriza Heidegger é seu repúdio ao niilismo, sem negar por um momento a realidade de sua ameaça.

03/03/2025

Giandomenico Casalino - A Visão Espiritual da Vida e a Ideologia Moderna

 por Giandomenico Casalino

(2013)


O que distingue RADICALMENTE a nossa concepção de cultura, em sentido lato, daquela dominante, que é iluminista e, portanto, racionalista e individualista, é precisamente o fato de que, para nós, a cultura é essencialmente uma VISÃO DA VIDA E DO MUNDO (Weltanschauung) que está presente em um ser humano desde o nascimento como uma potencialidade a ser desenvolvida, como forma interna, como caráter, que não se adquire nos livros (nossa cultura não é livresca!…); ela é viva como a vida, é alma e sangue, é sexo e paixão, é intelecto e sentimento, é o sentido REAL do mundo, sua visão concreta. E a cultura platônico-aristotélica, portanto, é algo que nenhum “professor” jamais ensinará, é algo que precisa ser RECORDARDADO, porque o homem moderno (digamos, de Descartes em diante…) ESQUECEU.

O que é necessário lembrar? É simples: o que as drogas ideológicas modernas impediram que nossa mente, nosso espírito e nossos olhos vissem, assim como nossos sentidos percebessem (para Platão, o olho quase não é um dos sentidos, mas a janela da alma para o mundo); lembrar que o mundo é um entrelaçamento, uma trama de microcosmos e macrocosmos que possuem todos o mesmo tecido, ou seja, a mesma lei, o mesmo logos, que é a forma, tanto no infinitamente pequeno quanto no infinitamente grande (da galáxia ao átomo, da célula ao organismo, tanto animal quanto vegetal e mineral). E que a forma emerge de um campo gravitacional quântico muito semelhante à chòra de Platão como matriz cósmica.

23/02/2025

Sergio Álvarez Fernández - A Tauromaquia: Entre o Bom e o Belo

 por Sergio Álvarez Fernández

(2024)



Introdução: como uma galeia


O que acontece com a tauromaquia é o mesmo que ocorre com o ecologismo: aquilo que era um movimento ético acabou se tornando um campo de batalha político. Na medida em que nossa investigação se dirige à primeira, exige-se de nós uma posição inicial, em parte para proteger nossa cabeça, como uma galeia, em parte para evitar equívocos. Adianto já que quem escreve agora não é taurino; que, até o momento de iniciar este trabalho, jamais presenciou uma tourada; que não milita em nenhum partido político; que nunca exerceu seu direito de voto; e que nem mesmo se pode dizer que nutre especial simpatia nem pelos "unos" nem pelos "outros". Isso não quer dizer que seja apolítico, algo impossível se é que alguém quer continuar sendo cidadão, mas simplesmente que não pode ser adscrito de forma unívoca a um dos dois "lados" em disputa.

24/01/2025

Alberto Buela - O Cavalo no Martín Fierro

 por Alberto Buela

(2011)



O que já não foi dito sobre o nosso Poema Nacional que poderíamos dizer nós. Aqui, só nos ocuparemos de um detalhe: aquilo que Fierro diz sobre o cavalo. Claro está que não é um detalhe menor, pois não se pode pensar no gaucho sem o cavalo, a menos que estejamos falando dos gaúchos paraguaios, que como muito bem diz don Justo Pastor Benítez em seu belo "Solar Guaraní", eles são "gaúchos a pé", especialmente após a desastrosa Guerra da Tríplice Aliança (1865-1870) que destruiu vidas e fazendas do Paraguai.

18/01/2025

René Guénon - Ainda Existem Possibilidades Iniciáticas nas Formas Tradicionais Ocidentais?

 por René Guénon

(1935) 


Pode-se dizer que cada forma tradicional particular é uma adaptação da Tradição primordial, da qual todas derivaram, mais ou menos diretamente, em determinadas circunstâncias especiais de tempo e lugar; de modo que o que muda de uma para a outra não é de forma alguma a própria essência da doutrina, que está acima dessas contingências, mas apenas os aspectos exteriores de que ela se reveste e através dos quais se expressa. Disso resulta, por um lado, que todas essas formas são necessariamente equivalentes como fundamento, e, por outro, que geralmente há vantagem, para os seres humanos, em se ligarem, tanto quanto possível, àquela que é própria ao ambiente no qual vivem, pois é essa que normalmente deve melhor corresponder à sua natureza individual. Foi isso que nosso colaborador J.-H. Probst-Biraben destacou com justa razão ao final de seu artigo sobre o Dhikr[1]; no entanto, a aplicação que ele faz dessas verdades incontestáveis parece-nos requerer algumas precisões adicionais, a fim de evitar qualquer confusão entre domínios diferentes que, por mais que igualmente pertençam à ordem tradicional, são, no entanto, profundamente distintos[2].

13/01/2025

Laurent Guyénot - John F. Kennedy Jr. e a Maldição Cabalista

 por Laurent Guyénot

(2024)


John Fitzgerald Kennedy Jr. morreu há 25 anos, junto com sua esposa e sua cunhada.

Não foi um acidente, mas um assassinato. Resumirei as provas mais adiante.

JFK Jr. foi assassinado porque era filho de JFK, e porque tinha ambições políticas motivadas por uma intensa devoção filial.

Ele precisava morrer pela mesma razão que seu tio Robert Francis Kennedy (RFK) teve que morrer em 1968: nenhum Kennedy deveria jamais se aproximar da Casa Branca novamente – a menos que também se chamasse Schlossberg, de acordo com a opinião do rabino Jeffrey Salkin. E JFK Jr. poderia ter chegado à Casa Branca em oito anos (ele teria 48 anos em novembro de 2008; seu pai tornou-se presidente aos 43 anos). Vou explicar isso também.

06/01/2025

Thibault Isabel - A Crise é no Homem: Suicídio e Infelicidade na Era da Hipermodernidade

 por Thibault Isabel

(2010)



O homem foi feito para ser feliz? Sem dúvida, ele gostaria de ser, com certeza. No entanto, a felicidade permanece um ideal abstrato, que é muito difícil de definir positivamente e ainda mais difícil de realizar concretamente em sua vida. Pode-se razoavelmente supor que, desde tempos imemoriais, todos os representantes de nossa espécie conhecem episodicamente momentos de depressão; o mal-estar, a confusão identitária e a dor de existir fazem, até certo ponto, parte integrante de nossa condição. Também se pode imaginar que algumas pessoas são mais vulneráveis do que outras ao que hoje chamamos de “depressão”, seja por razões puramente psicológicas, relacionadas à educação, ou por razões fisiológicas, ligadas ao circuito neurológico e hormonal do corpo.

Mas, ainda assim, há razões para pensar que a nossa época é vítima de um sentimento exacerbado de mal-estar interior. Desde o marco dos anos 1830 e a entrada brusca na revolução industrial, o Ocidente parece ter sido submerso por uma onda mais ou menos generalizada de “tédio”, que os autores românticos chamavam com otimismo de “mal do século”, sem saber que ainda o sentiríamos quase duzentos anos depois deles... Nossa arte refletiu amplamente esse sentimento ao longo do século XX, assim como nossas publicações médicas, nossas revistas, nossos reportagens televisivos e nossas conversas. A “depressão” está em toda parte, superficialmente tratada por tratamentos farmacológicos da moda, como um remendo aplicado a um navio prestes a naufragar.

04/01/2025

Ernst Nolte - O Conceito de "Identidade" Europeia

 por Ernst Nolte

(2015)


 

O conceito de "identidade" é usado em muitos contextos: fala-se, por exemplo, da identidade de um povo, da identidade de uma cultura, da identidade de um partido, e na maioria das vezes, de forma consciente ou inconsciente, também está em jogo o conceito de "perda de identidade". No entanto, esse conceito também enfrenta uma crítica fundamental, e, de fato, hoje em dia no âmbito científico ou jornalístico, frequentemente se fala, geralmente com um tom negativo, de "essencialismo". A "identidade" é equiparada à "essência", e a "essência", enquanto mesmidade perene, é concebida como um conceito que se opõe ao poder do tempo e das circunstâncias naturais e históricas, como uma abstração fixa que faz violência ao fluxo temporal e ao devir, não muito diferente das "ideias" platônicas. Estas, segundo a concepção de Platão, são origens cósmicas, "pensamentos de Deus", mas na verdade, assim se diz, representam apenas construções da razão humana, que busca tornar intuitível e utilizável a incompreensível multiplicidade do mundo. Contudo, quanto pode uma geração ser distante da anterior, embora nos genes ou no "sangue" estejam presentes continuidades inconfundíveis; quanto podem ser estranhos diferentes estratos de um povo, embora todos usem a mesma língua.

02/01/2025

Aleksandr Dugin - A Revolução Conservadora Russa

 por Aleksandr Dugin

(2004)


 

1. A Rússia conservadora-revolucionária


Os autores que estudavam a Revolução Conservadora alemã ou a Revolução Conservadora de modo geral (Armin Mohler, Alain de Benoist, Luc Pauwels, Robert Steuckers, etc.) sempre destacaram o papel da Rússia no desenvolvimento do pensamento conservador-revolucionário e até mesmo no uso original deste termo. -- Yuri Samarin “Revolutsionnyi conservatism”. Não se pode duvidar também da "Ostorientirung" e de certa russofilia quase obrigatória desse movimento intelectual dos jovens conservadores até os nacionais-bolcheviques alemães, passando pelos geopolíticos da escola de Haushofer. Nesse sentido, as célebres ideias radicais de Jean Thiriart sobre "o império euro-soviético de Vladivostok a Dublin" e o famoso aforismo de Alain de Benoist sobre a preferência pela boina do Exército Vermelho em vez do boné verde americano permanecem dentro dos quadros tradicionais da lógica conservadora-revolucionária mais estrita.

Mas um estudo sério e suficientemente documentado neste domínio ainda está por fazer para apreciar todo o valor intelectual e geopolítico do pensamento conservador-revolucionário dos próprios autores russos. Esta tarefa é extremamente difícil devido à falta de traduções dos escritos dos representantes do pensamento conservador-revolucionário russo para as línguas europeias. Por outro lado, este movimento permanece quase inteiramente ignorado até mesmo na própria Rússia, porque os comunistas de ontem consideravam oficialmente este movimento como "pequeno-burguês" e "nacionalista", e os democratas de hoje pensam que se trata de "chauvinistas", "patriotas" e "antissemíticos", ou até mesmo "nazistas". Apesar de tudo, o interesse pelos autores russos da tendência conservadora-revolucionária na Rússia está crescendo cada vez mais, e pode-se esperar que suas obras e ideias sejam redescobertas e repensadas pela intelligentsia russa, que começa a despertar de um longo sono ideológico. Já se pode notar que o processo intelectual de descoberta do patrimônio nacional no domínio da cultura ainda hoje possui na Rússia vários traços conservadores-revolucionários, embora muitas vezes isso ocorra de maneira espontânea, inconsciente e natural. Pode-se até ousar dizer que a Rússia em si, em sua essência, é naturalmente conservadora-revolucionária, abertamente ou secretamente conforme as circunstâncias externas.