02/08/2022

Pietro Missiaggia - Um Pensamento Incompreendido: O Manifesto Nacional-Anarquista de Troy Southgate

 por Pietro Missiaggia

(2022)


Quando o estudioso italiano de doutrinas políticas, o historiador da "direita radical", da chamada "esquerda revolucionária" ou dos movimentos anarquistas ouvem sobre o nacional-anarquismo e seu principal ideólogo Troy Southgate, ficam ao mesmo tempo perplexos e hesitantes diante de tal pensador e de tão inovadora visão de mundo (Weltanschauung); isto porque ele é completamente ignorado no contexto da Europa mediterrânea; a Itália, no entanto, em alguns aspectos, é uma exceção à regra. 

Troy Southgate nasceu em Londres em 1965, formou-se em História e Teologia na Universidade de Kent e surgiu como o ideólogo de um movimento nacional-anarquista que visa criar novas sínteses e ir além da direita e da esquerda. Na Itália, felizmente, o pensamento de Southgate foi lido e conhecido, ainda que apenas marginalmente, graças à iniciativa de divulgação posta em prática pelas Edizioni Sì que publicou seu Manifesto Nacional-Anarquista (Edizioni Sì, Milano,2018) e graças ao interesse da Libere Comunità que retoma parcialmente o pensamento de Southgate em sua elaboração comunitarista. 

Este artigo procura ilustrar objetivamente o pensamento de Southgate e refletir sobre o que o leitor italiano pode extrair de suas ideias em nossa era de pura dissolução. 

Comecemos do início; do significado do nacional-anarquismo; o que significa isso? O que ele representa? Um oximoro? Absolutamente não, pois o anarquismo de Southgate deve se livrar das distorções que a esquerda lhe imbuiu. A esquerda é uma ideologia funcional ao sistema de fato; o jovem anarquista que se chamará de esquerdista pensando que é realmente um anarquista permanecerá um hedonista que critica a sociedade com mero movimento mais ou menos "militante", mas que de fato é parte integrante do sistema porque não sabe ir além do materialismo do anarcocomunismo e não sabe separar o pensamento de pensadores como Bakunin, Kropotkin ou Proudhon do pensamento do marxismo; Na verdade, muitas vezes ele nem sabe quem é Marx e se contenta em beber uma garrafa de coca-cola para esquecer. A este respeito, as palavras de Nicolás Gómez Dávila sobre o fato de que as insígnias desbotadas do Partido Comunista são agora esquecidas e deixadas em algum armário escuro e o futuro pertence à coca-cola e à pornografia (cf. Pensieri Antimoderni, Edizioni di AR, Padova, 2010). Outro erro cometido pela esquerda, embora nunca o admita para Southgate; é o fato de ter transformado a anarquia, assim como qualquer ideologia que tenha entrado em contato com seu substrato cultural, em um sistema dogmático, paranoico e centralizado. Atuais são as palavras de nosso ideólogo quando ele afirma: 

"[...] a maioria das pessoas à esquerda, não poderão descansar até serem capazes de organizar cada minuto da vida dos outros". (Op.cit. Milão, 2018 cit. p.30)

"A esquerda, assim como a direita totalitária, recusa-se a tolerar qualquer pessoa que tente se opor a sua visão de uma sociedade que inclua tudo". (Ibid) 

Para Southgate, a esquerda é parte de um sistema paranoico e obsessivo-compulsivo (Neste sentido, citamos o texto de Kerry Bolton, A Esquerda Psicopática, Gingko Edizioni, Verona, 2018); parte de uma mentalidade totalitária herdada em parte dos totalitarismos do século XX e em parte de seu próprio dogmatismo secularizado que não sabe como ir além do século XX passado. A dialética marxista já expirou; seus devotos deveriam cortar seus galhos mortos para fazer brotar novas gemas em sua "árvore ideológica", mas muitas vezes não o fazem porque esqueceram tanto Marx quanto como se renovar. Observações semelhantes sobre a mentalidade esquerdista também foram feitas por Theodore Kaczynski em seu famoso manifesto A Sociedade Industrial e seu Futuro, onde ele descreve, nas primeiras páginas, a natureza paranoica da esquerda contemporânea que, em vez de criticar a modernidade liberal, se concentra no medo do "inimigo interior" (qualquer pessoa que não compartilha os ideais da esquerda) como se ainda estivéssemos na época da Revolução de outubro e se nosso povo radical-chique fosse revolucionário bolchevique, bem como sua tomada de posse e fazendo parte da modernidade; pois não sabe como ir além do materialismo e do puro economicismo para alcançar novas alturas e sínteses; como o filósofo francês Alain De Benoist também teve que dizer (Cf. Sull'orro del baratro, Arianna Editrice, Bolonha, 2014). Isto dói; mas é a amarga verdade. 

Para Southgate, a anarquia, portanto, não é "bagunça", ou seja, o simples protesto que hoje em dia muitas vezes não leva a nada além de permanecer dentro de nosso Sistema; daí a chamada "voz"; mas é necessário rejeitar o sistema, ter liberdade interior trazida ao mundo terreno, externo, temporal e físico que nos leva a uma livre saída do sistema, como Nick Land teve que dizer em seu Iluminismo Escuro (Gog Edizioni, Roma, 2021); é necessário ter consciência da própria liberdade e individualidade que nos leva a constituir e erigir uma comunidade (um novo tribalismo nas palavras de Southgate) que rejeita o centralismo do Estado-nação moderno. A visão comunitária de Southgate não é um anarquismo que rejeita a autoridade, como se entende comumente, mas um que se dá a si mesmo um autoridade que é natural: a de uma comunidade composta por homens diferenciados, radicais e unidos por uma Weltanschauung comum (uma visão comum do mundo); neste sentido, várias palavras são gastas no Manifesto sobre o fator étnico-racial e a identidade de uma comunidade nacional-anarquista; para Southgate, ao contrário de como seus críticos o interpretam, o problema não é tanto ser a favor de um etnonacionalismo ou de uma comunidade de etnias diferentes; mas encontrar o próprio substrato comum para se organizar numa visão mais espiritual da vida que vá além do mero biologicismo; para ele tanto o supremacismo racial quanto o multiculturalismo antirracista permanecem rudes; ambos podem ser considerados parte do mesmo paradigma neoliberal que não é etnonacional nem multicultural, porque quer a destruição de todas as culturas e todas as raízes, tanto étnicas quanto sociais, e de qualquer identidade (isso é líquido; parafraseando Bauman) é talassocrática e compartilha a mentalidade norte-americana, mas é também profundamente monocultural; quer como visão de mundo a sociedade liberal de mercado, onde precisamente o único modelo é a aniquilação de todas as diferenças em favor do americanismo e a primazia do econômico sobre o político (como escreveu Carl Schmitt). Outro fator curioso na filosofia de Southgate é a ligação das comunidades nacional-anarquistas; elas deveriam de alguma forma coordenar, apesar de suas diferenças, para combater, pelo menos inicialmente, o centralismo estatal. "Nossas comunidades terão que se armar adequadamente para sobreviver" (cit.p.71) escreve nosso autor em seu Manifesto no capítulo nove sobre Defesa (pp.71-74). Surge, espontaneamente, a pergunta se se vê o mundo a partir de uma visão geopolítica schmittiana dada por grandes espaços se pequenas comunidades e realidades localistas podem se juntar à ascensão da era dos blocos continentais e ao futuro do multipolarismo como uma nova ordem mundial; a visão geopolítica de grandes espaços (por exemplo, o espaço europeu, anglosfera, africano, eurasiático-russo, etc.) podem conjugar, por um lado, a um centralismo estatal e, por outro, a pequenas comunidades autônomas que de alguma forma se coordenam entre si para formar espaços maiores de acordo com sua própria cultura e localização geográfica no mundo (é claro; um nacional-anarquismo na América Latina será diferente de um na Anglosfera, bem como de um na Europa Central). 

Antes de chegar à conclusão e a que tipo humano Southgate se refere, gostaria de dizer algumas palavras sobre sua visão sobre a direita radical; apesar de sua formação política ser típica deste ambiente, ele é crítico do nacional-socialismo alemão e do fascismo italiano, considerado rude e totalitário e semelhante em muitos aspectos à mentalidade de esquerda, tomando como ponto de referência os movimentos, compostos principalmente por intelectuais e carentes de um verdadeiro corpus ideológico comum, da Revolução Conservadora (cit. p.40). 

Agora chegamos ao tipo humano e como em nossa época, os ideais nacional-anarquistas podem ser aplicados, pelo menos em nosso substrato espiritual. 

Partindo do fato de que as ideias de Southgate, ao longo dos anos, se abriram para novas sínteses na direção tradicional, mas que, infelizmente, nós na Itália não fomos capazes de ler e aprofundar  devido à falta de conhecimento de seu trabalho no sul da Europa, como mencionado no início desta análise. Dito isto; qual é o tipo humano nacional-anarquista? Deixemos nosso autor falar a este respeito:

"Estamos procurando um novo tipo de indivíduo, alguém que esteja disposto a colocar seus ideais à frente de tudo mais. Esta é a marca que identifica um verdadeiro revolucionário; um ativista em serviço desinteressado à sua nação e identidade". (cit. p.80)

"Especialmente por aqueles homens dentro de suas fileiras que estão dispostos a morrer por sua fé. Tal heroísmo diante de forças tão esmagadoras só pode nos inspirar" (Ibid).

Finalmente

"Nossos ideais devem despertar em nós o mesmo nível de comprometimento e fanatismo, devem nos dar a mesma força interior que gera invencibilidade. Somente se formos capazes de conseguir isso, poderemos nos tornar uma força capaz de enfrentar nossos inimigos". (cit., p.81) 

O tipo humano nacional-anarquista é comparável ao Homem Diferenciado de Julius Evola ou ao Sujeito Radical de Aleksandr Dugin ou mesmo ao Anarca de Jünger; ele deve estar materialmente comprometido com a mudança revolucionária; com a luta perene contra o atual Sistema encarnado no globalismo liberal, mas também deve ser justo e lutar sua própria guerra interior antes de sua vida militante real. A este respeito; acredito que o Nacional-Anarquismo pode ser uma resposta conjugável à ideia da Tradição, do ideal da unidade dos povos em um Grande Espaço tal como descrito por Carl Schmitt como é, assim como um caminho político, um caminho interior, um modo de ser, um modo de ser em que os homens diferenciados com sua própria visão de mundo vejam que o único caminho é a união para desintegrar o Sistema. A este respeito, apesar das diferenças e divergências entre a visão de Troy Southgate e Aleksandr Dugin da Quarta Teoria Política, do Eurasianismo e do Nacional-Bolchevismo, gostaria de terminar citando passagens dos Templários do Proletariado escritas por este último em 1997 (publicadas pela AGA, Milão, 2021); embora se referisse à realidade pós-soviética dos anos 90, ainda é muito relevante para o nosso tempo: 

"Mais uma vez, [revela-se um certo tipo comum], o intelectual [...], o nacional-revolucionário, radical e paradoxal, o artista engajado na política, o conspirador, o místico e (em sua aparência externa) perverso. Poderíamos acrescentar: louco". (op. cit., p.108) 

"O tradicionalismo próprio do nacional-bolchevismo, em geral, é certamente esoterismo de esquerda, cujas características repetem os princípios do Kaula tântrico e a doutrina da transcendência destrutiva. O racionalismo e o humanismo individualista têm destruído de dentro das organizações do mundo moderno que nominalmente possuíam um caráter sagrado. É impossível estabelecer as condições de da Tradição através de uma melhoria geral do momento. Em uma fase escatológica, este caminho de esoterismo de direita está claramente condenado ao fracasso. Além disso, os apelos à evolução e ao gradualismo só favorecem a expansão liberal". (cit., p. 46) 

 Deixando de lado a realidade russa da época e os discursos esotéricos sobre o Caminho da Mão Esquerda descritos por Evola e retomados neste trabalho por Dugin, devemos, nesta época, não apenas Cavalgar o Tigre e ficar de pé sobre as ruínas; como Evola tinha a dizer em sua época, ser verdadeiramente diferenciado, ir contra a maré e ser livre de espírito para encontrar nosso próprio caminho espiritual em nossa individualidade; somente nós, indivíduos, poderíamos fazer isso (algo já descrito por Jünger e nos textos das várias tradições esotéricas; veja o Zen do Mestre Yoka Daishi como um exemplo) e depois disso poderemos encontrar outros homens diferenciados, dedicados à ação material e à criação de comunidades e novos paradigmas de Estado que levarão à Desintegração do Sistema (Edições de AR, Padova, 2010); Deixando de lado a realidade russa da época e os discursos esotéricos sobre o Caminho da Mão Esquerda descritos por Evola e retomados neste trabalho por Dugin, devemos, nesta época, não apenas Cavalgar o Tigre e ficar de pé sobre as ruínas; como Evola tinha a dizer em sua época, ser verdadeiramente diferenciado, ir contra a maré e ser livre de espírito para encontrar nosso próprio caminho espiritual em nossa individualidade; somente nós, indivíduos, poderíamos fazer isso (algo já descrito por Jünger e nos textos das várias tradições esotéricas; veja o Zen do Mestre Yoka Daishi como um exemplo) e depois disso poderemos encontrar outros homens diferenciados, dedicados à ação material e à criação de comunidades e novos paradigmas de Estado que levarão à Desintegração do Sistema (Edições de AR, Padova,2010); já descrito por Franco Giorgio Freda nos anos 60-70 e nosso homem diferenciado não só ficará de pé, mas dançará sobre as ruínas da civilização capitalista enquanto a última revolução será realizada pelo Acéfalo, o portador sem cabeça da cruz, da foice e do martelo, coroado pela eterna esvástica solar (Op. cit., p. 48). 

O fim de nosso mundo; ele partirá de nós que sabemos resistir a ele e no ponto certo de sua completa dissolução e, assim, acabaremos dançando sobre seus escombros porque partimos de múltiplas sínteses; uma delas é o nacional-anarquismo de Troy Southgate que aguarda o futuro de uma Nova Era de Ouro.