17/07/2021

Julius Evola - O Simbolismo da Águia

por Julius Evola

(1941)


O simbolismo da águia é "tradicional" em um sentido mais elevado. Ditado por razões analógicas precisas, está entre aqueles que testemunham um "invariante", ou seja, um elemento constante e imutável, dentro dos mitos e símbolos de todas as civilizações tradicionais.

As formulações particulares que este tema constante recebe são, no entanto, naturalmente diferentes de acordo com a raça. Digamos imediatamente que o simbolismo da águia na tradição dos povos indo-europeus teve um caráter distintamente "olímpico" e heroico, algo que propomos esclarecer no presente trabalho com um grupo de referências e aproximações. Quanto ao caráter "olímpico" do simbolismo da águia, ele já resulta diretamente do fato de que este animal era sagrado ao Deus olímpico por excelência, Zeus, que por sua vez nada mais é do que a representação ário-helênica particular (e mais tarde, como Júpiter, ário-romana) da divindade da luz e da realeza venerada por todos os ramos da família ária. Outro símbolo, o do relâmpago, foi por sua vez ligado a Zeus, e vale a pena lembrar disto, pois veremos que desta forma muitas vezes ele completa o simbolismo da própria águia. Recordemos outro ponto: de acordo com a antiga visão ária do mundo, o elemento "olímpico" é definido sobretudo em sua antítese em relação ao elemento titânico, telúrico e até mesmo prometeico. Agora, é precisamente com o relâmpago que Zeus derruba os Titãs no mito. Nos indo-europeus, que viam cada luta como uma espécie de reflexo da luta metafísica entre as forças olímpicas e titânicas, e que se viam como uma milícia das primeiras, vemos a águia e o relâmpago como símbolos e insígnias que contêm um significado profundo e geralmente negligenciado. Segundo a antiga visão ária da vida, a imortalidade é algo privilegiado: não significa simples sobrevivência à morte, mas participação heroica e régia no estado de consciência que define a divindade olímpica.

Vamos estabelecer algumas correspondências. A visão da imortalidade mencionada acima é também característica da antiga tradição egípcia. Apenas uma parte do ser humano é destinada a uma existência celestial eterna em estado de glória - a chamada Ba. Agora, esta parte nos hieróglifos egípcios é descrita precisamente como uma águia ou um gavião (devido às condições ambientais, o gavião aqui é o substituto da águia, o suporte mais próximo oferecido pelo mundo físico para expressar a mesma ideia). É na forma de um gavião que, no ritual contido no Livro dos Mortos, a alma transfigurada da pessoa morta causa medo nos próprios deuses e pode pronunciar estas soberbas palavras: "Eu me levantei à semelhança de um gavião ou de uma águia divina, e Hórus me fez partícipe à semelhança de seu espírito, para tomar posse daquilo que no outro mundo corresponde a Osíris". Este patrimônio supraterreno corresponde exatamente ao elemento olímpico. De fato, no mito egípcio, Osíris é uma figura divina que corresponde ao estado 'solar' primordial do espírito, o qual, após ter sofrido alterações e corrupção (o assassinato e esquartejamento de Osíris), é restaurado por Hórus. O morto consegue uma união extática imortalizante ao participar da força restauradora de Hórus, que reconduz a Osíris, que provoca a "ressurreição" ou "recomposição" de Osíris.

Neste ponto, é fácil ver múltiplas correspondências de tradições e símbolos. No mito helênico, entende-se, desta forma, que por "águias", seres como Ganimedes foram sequestrados até o trono de Zeus. Por meio de águias, na antiga tradição persa, o rei Kei-Kaus fez uma tentativa prometeica de subir ao céu. Na tradição indo-ária, é a águia que traz a Indra a bebida mística que o tornará senhor dos deuses. A tradição clássica aqui acrescenta um detalhe sugestivo: para ela, embora inexatamente, a águia era o único animal que podia encarar o sol sem abaixar os olhos. Isto esclarece o papel que a águia desempenha em alguns rascunhos da lenda prometeica. Prometeu aparece não como aquele que é verdadeiramente qualificado para fazer seu o fogo olímpico, mas como aquele que, permanecendo de natureza "titânica", quer usurpá-lo e fazer dele algo não dos "deuses", mas para os homens. Como punição, nas versões da lenda a que aludimos, o Prometeu acorrentado tem seu fígado continuamente devorado por uma águia. A águia, o animal sagrado do Deus Olímpico, associado ao próprio raio que derruba os Titãs, aparece aqui como uma figura equivalente ao próprio fogo, que Prometeu quis fazer seu. É uma espécie de punição imanente. Prometeu não tem a natureza da águia, que pode encarar com impunidade e "olimpicamente" a luz suprema. A mesma força que ele queria fazer sua se torna o princípio de seu tormento e punição.

E aqui abriríamos um caminho para compreender a tragédia interior de vários expoentes modernos da doutrina de um super-humanismo titânico, obcecados e vítimas de sua própria ideia, começando por Nietzsche e Dostoievski, e com particular atenção, também, aos heróis característicos dos romances deste último.

Voltando ao mundo do mito indo-europeu, encontramos na antiga tradição hindu uma variante do mito prometeico. Agni, na forma de uma águia ou de um gavião, arranca um ramo da árvore cósmica, repetindo o gesto que Adão realizou no mito semítico de "fazer-se semelhante aos deuses". Agni, que por sua vez é uma personificação do fogo, é atingido. De suas penas caídas, porém, surge a semente de uma planta, que produzirá o "soma terrestre". Mas o soma é um equivalente da ambrosia, é a substância simbólica que une misticamente, que propicia uma participação no estado "olímpico". A estrutura do mito indo-europeu, embora de forma menos elaborada, repete o que já analisamos no mito egípcio (ofuscação de Osíris, ressurreição por meio de Hórus). Podemos falar de uma tentativa prometeica que falhou em um primeiro momento, depois foi "retificada" e fez a semente de uma realização justa do mesmo fim.

Na tradição irano-ária, a águia aparece frequentemente como uma encarnação da "glória" do hvarenô que, como já mencionamos, para aquelas raças não era uma abstração, mas uma força mística e um poder real vindo de cima, que desce sobre os soberanos e líderes, os torna partícipes da natureza imortal e os testemunha com vitória. Esta "glória" ária, personificada pela águia, não tolera lesões ao ethos viril próprio da tradição mazdeana. Assim, o mito relata que, na forma de uma águia, ela partiu do rei Yima quando ele se contaminou com uma mentira.

Com base em tais correspondências de significado e símbolos, o papel da águia na Roma antiga é mostrado de uma forma especial. O rito da apoteose imperial romana é um testemunho precoce e uma confirmação precisa da adesão romana ao ideal olímpico. Neste rito, o voo de uma águia da pira funerária simbolizava a passagem da alma do imperador morto para o status de 'deus'. Recordemos os detalhes deste rito, que foi repetido seguindo o exemplo do rito original celebrado após a morte de Augusto. O corpo do imperador morto era encerrado em um caixão coberto de púrpura, carregado em uma liteira de ouro e marfim.

Ele era colocado sobre uma pira montada no Campo de Marte e rodeada por sacerdotes. Naquele momento, ocorria o chamado decursio, sobre o qual falaremos imediatamente. Quando a pira era incendiada, uma águia era liberada das chamas, e pensava-se que naquele momento a alma do morto subia simbolicamente para as regiões celestiais, para ser recebida entre os olímpicos. O decursio, mencionado acima, era o percurso de tropas, cavaleiros e chefes ao redor da pira do imperador, sobre a qual eles jogavam as recompensas que haviam recebido por sua valentia. Há também um significado profundo neste rito. Era uma crença ária e romana que nos chefes estava a verdadeira força decisiva para a vitória; ou seja, não tanto nos chefes enquanto pessoas, mas no elemento sobrenatural, "olímpico" atribuído a eles. Por esta razão, na cerimônia romana do triunfo, o dux vitorioso assumia os símbolos do deus olímpico, de Júpiter, e ao templo deste deus ele colocava os louros da vitória, querendo com isso expressar o verdadeiro autor da vitória, bem distinto de sua parte simplesmente humana. No decursio ocorria uma "remissão" semelhante: os soldados e líderes devolviam as recompensas que recordavam sua coragem e força vitoriosa ao imperador como àquele que, em sua potencialidade "olímpica", agora à beira da libertação e da transumanidade, havia sido a verdadeira origem.

Isto nos leva a examinar o segundo testemunho do espírito "olímpico" da romanidade, que é igualmente contrário ao simbolismo ário da águia. Era tradição clássica que a pessoa sobre a qual a águia pousasse era predestinada por Zeus a um destino elevado ou à realeza, indicando assim o pressuposto "olímpico" da legitimidade de um ou de outro. Mas era também uma tradição clássica, e depois especificamente uma tradição romana, que a águia fosse um sinal de vitória, com o que, da mesma forma, se destacam os pressupostos "olímpicos" da própria concepção de luta e vitória, ou seja, a ideia de que através da vitória dos povo ário e romano eram as forças da própria divindade olímpica, do deus da luz, que venciam; a vitória dos homens, reflexo da própria vitória de Zeus sobre as forças anti-olímpicas e "bárbaras", era prenunciada pelo aparecimento do próprio animal de Zeus, a águia.

Esta é a base para uma compreensão adequada, em relação a significados profundos de origem tradicional e sagrada, e não alegorias vazias, da parte que a águia ocupava entre as insígnias dos exércitos romanos, em signa e vexilla, desde o início. Desde os tempos republicanos, a águia estava em Roma como a insígnia das legiões - dizia-se: "uma águia por legião e nenhuma legião sem uma águia". Em particular, a insígnia consistia na águia com asas abertas e, além disso, um relâmpago em suas garras. Isto confirma rigorosamente o simbolismo "olímpico" já mencionado: afixado ao animal sagrado de Júpiter é o sinal de sua própria força, daquele relâmpago com o qual ele luta e extermina os Titãs. Um detalhe digno de nota, a insígnia das tropas bárbaras não tinha uma águia: nos signa auxiliarium encontramos em vez da águia animais sagrados ou "totêmicos", referindo-se a outras influências, tais como o touro ou o carneiro. Somente em um período posterior estes sinais se infiltraram na própria romanidade, associando-se com a águia e dando frequentemente origem a um duplo simbolismo: o segundo animal adicionado à águia na insígnia de uma determinada legião estava então relacionado a uma característica daquela legião, enquanto a águia se referia ao símbolo geral de Roma. No período imperial, além disso, a águia, de insígnia militar, tornou-se frequentemente um símbolo para o próprio Império.

Sabemos o papel que o símbolo da águia desempenhou na história posterior com os povos nórdicos e germânicos. Este símbolo parece ter quase abandonado o solo romano por muito tempo e ter migrado entre as raças germânicas, de modo que parece para muitos como um símbolo essencialmente nórdico. Isto não é correto. A origem da águia, que ainda hoje aparece (1941, ed.) como o emblema da Alemanha, foi esquecida, assim como foi também o emblema do Império Austríaco, o último herdeiro do Sacro Império Romano. Esta águia germânica é simplesmente a águia romana. Foi Carlos Magno no século IX que, ao declarar a renovatio romani imperii, pegou o símbolo fundamental, a águia, e fez dela o emblema de seu estado. Historicamente, portanto, não é outro senão a águia romana que tem sido preservada até hoje como o símbolo do Império.

Entretanto, isto não nos impede de pensar, de um ponto de vista mais profundo, supra-histórico, em algo mais do que uma simples importação. Na mitologia nórdica, a águia já figurava como um dos animais sagrados para Odin-Wotan, e assim como este animal foi adicionado à insígnia romana das legiões, também apareceu nos estandartes dos antigos líderes germânicos. Pode-se, portanto, conceber que enquanto Carlos Magno, ao tomar a Águia como símbolo do império ressuscitado, tinha essencialmente em vista a Roma antiga, ele simultaneamente, sem se dar conta, assumiu também um símbolo da antiga tradição ário-nórdica, preservada apenas de forma fragmentária e crepuscular entre as várias estirpes do período das invasões.

Entretanto, na história posterior, a águia acabou tendo um valor meramente heráldico e seu significado simbólico e moral mais profundo e original foi esquecido. Como muitos outros, tornou-se um símbolo que sobreviveu por si só e, portanto, era até suscetível de servir como base para ideias muito diferentes. Seria absurdo, portanto, assumir a presença, mesmo que "sonâmbula", de conceitos como os aqui mencionados, onde quer que as águias sejam vistas hoje em dia em sinais e emblemas europeus. As coisas poderiam ser diferentes para nós, herdeiros da Roma antiga, e depois para o povo que hoje está ao nosso lado, herdeiros do império romano-germânico. O conhecimento do significado original do simbolismo da águia, o emblema ressuscitado de ambos os nossos povos, poderia de fato marcar o significado mais alto de nossa luta e se conectar com o compromisso de que neste, em certa medida, o mesmo evento se repete, no qual o antigo povo ário, no sinal olímpico e evocando a própria força olímpica, exterminador de entidades obscuras e titânicas, poderia se sentir como a milícia das influências de cima e afirmar um direito superior e uma função superior de domínio e ordem.

Fonte: RigenerAzioneEvola