por Francesco Boco
(2000)
Identidade como cidadãos e artistas;firmeza inalterável na ideia da grandeza italiana;consciência das necessidades espirituais,dos apelos da linhagem: construir. (Mario Sironi)
A sociedade da imagem, como é comumente chamada aquela em que vivemos e trabalhamos, tem um aspecto positivo: embora o bom hábito da leitura, bem como o simples interesse pela cultura, esteja se perdendo lentamente, ao mesmo tempo a importância e o papel da imagem e do slogan projetado ad hoc se fortaleceram. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, no sentido de que é possível, como sempre, fazer da necessidade uma virtude e reverter o negativo em seu oposto. Isso significa que a imagem pode - e deve - ser colocada nas mãos da vanguarda cultural e, assim, tornar-se o veículo, o meio privilegiado, para comunicar mensagens, chocar o conteúdo, de forma imediata. É claro que a tarefa de se comunicar dessa maneira deve ser atribuída da forma mais ampla possível à arte, arte que não deve mais ser entendida como “neutra” (arte pela arte...), mas como arte que transmite uma visão do mundo, uma arte mágica cujo objetivo é despertar poderes elementares, guiar o homem, capacitá-lo, renová-lo para renovar o mundo.