07/01/2023

Martino Mora - O Ocidente é um Sistema Econômico ou uma Cosmovisão?

 por Martino Mora

(2022)


"O Ocidente atual é um sistema econômico ou uma visão do mundo?" Meu amigo Mario Iannaccone me fez recentemente esta pergunta.

Minha resposta é que são as duas coisas.

É um modelo de civilização que Carl Schmitt chamou de "marítimo", e que Thomas Mann e Oswald Spengler (e outros) chamaram de "zivilisation". É um modelo no qual dinheiro, ciência e tecnologia, a produção e consumo de mercadorias, a centralidade do indivíduo em detrimento de qualquer comunidade, a exaltação da mudança como "progresso", a rejeição explícita ou implícita das crenças religiosas, são absolutamente relevantes. Na verdade, coincide com a "modernidade" e a "pós-modernidade" vencedoras.

Um (o sistema capitalista) e o outro (a ideologia subjetivista, individualista-igualitária) estão intimamente ligados e provavelmente não sobreviveriam separados. Sua afirmação é uma afirmação centenária, estreitamente ligada ao processo de secularização e descristianização, da qual ambos são causa e consequência ao mesmo tempo.

O exemplo mais gritante é o da ideologia intocável dos direitos humanos. Ela não só pressupõe um mundo secularizado no qual a pertença religiosa, como todas as outras, é considerada inteiramente secundária (o fato de que os papas conciliares a pregam há décadas é um retumbante harakiri, ou seppuku, típico das mentes, para ser bondoso, extremamente confuso), mas se referem claramente à mentalidade do homo oeconomicus, para quem todos os pertences constitutivos (religiosos, culturais, étnicos locais, familiares) são de fato irrelevantes diante da necessidade de lucro, produção e consumo de bens. Sem qualidade constitutiva, apenas quantidade. Há portanto o homem, ou melhor, o indivíduo, o ego, e nada mais (exceto, precisamente, ter ou não ter dinheiro, mas não é bom dizer isso).

É o moralismo legal dos comerciantes, e na verdade ele é inseparável historicamente (Marx estava factualmente certo sobre isso) do estabelecimento da classe burguesa, também conhecida como Terceiro Estado.

No início, os ideólogos dos direitos ancoraram sua antropologia atomística a um estado de natureza hipotético (e completamente irrealista), no qual os homens não estavam vinculados a nada.  Agora que ela se estabeleceu, a ideologia dos direitos humanos, agora empurrada até um "direitismo" geral (e cada vez mais secular), não precisa mais de nenhuma ficção teórica como o estado da natureza para se perpetuar. Assim como a plutocracia (o poder dos "mercados financeiros", ou seja, o dinheiro) para esvaziar nossa pseudo-democracia.

Do inseparável mercadismo, a ideologia dos direitos humanos é - como Louis de Bonald e Monsenhor Delassus afirmavam - a essência da Revolução, pelo menos da ocidentalista. 

E hoje, é o grande fetiche que o sistema orgânico mercantilista americanista usa, juntamente com sua indústria cultural, para invadir o mundo, da Ucrânia ao Irã, da Síria a Taiwan.  E para levá-lo à desgraça triunfante e beligerante.

P:S: Entre as muitas porcarias retumbantes inventadas pelo Iluminismo, incluindo Kant, está o fato de que os comerciantes não fazem guerra. A história tem demonstrado amplamente que eles o fazem em grande escala, geralmente por razões "humanitárias". Isto é, constantemente.