04/01/2023

Alejandro Linconao - Desterritorialização e Virtualidade

 por Alejandro Linconao

(2022)


A operação russa na Ucrânia teve importantes implicações econômicas globais, com particular relevância na esfera energética. Esta questão, por sua vez, é muito mais ampla e faz parte de um conjunto maior de mudanças.

Na modernidade, tudo se liquefez, tudo perdeu sua forma e se entrelaçou. Das relações, aos estratos étnicos dos Estados, às religiões, ao poder. Junto com a queda do patrimônio material que moldou famílias e povos, as referências individuais e grupais diminuíram. Onde antes uma nacionalidade, algo compartilhado por grandes grupos de pessoas, era um fator vinculante, agora ela foi substituída por uma tribo virtual ou uma preferência sexual. A partir da fusão do sólido, passamos à virtualização, acompanhada de uma consequente desterritorialização.

O mesmo destino se abateu sobre os meios de produção das sociedades. A localização estável das fábricas de produção deu lugar há algum tempo à estratégia de relocalização, e agora deu lugar à independência do território, à desterritorialização. O trabalho virtual, que, de acordo com sua natureza, só administra bens, substituiu a atividade produtiva em termos de importância. Esta dinâmica de trabalho facilita a rotação de pessoal em todo o mundo, a fim de otimizar os custos. O capitalismo está passando por uma fase de mutação do capital industrial para o capital especulativo. As finanças há muito tempo se tornaram independentes de seu papel no século XIX como uma subsidiária da produção e se tornaram um meio de gerar capital artificialmente. O vapor foi substituído pelo Bitcoin. Os campos de cultivo foram substituídos por hidropônicos. Tudo tende à atomização e à independência dos vínculos com o território e com a própria realidade.


A desterritorialização dos recursos energéticos

O conflito na Ucrânia revelou as implicações de outro conflito que o precede: a desterritorialização dos recursos energéticos. Esta desterritorialização toma a forma de substituição de recursos geograficamente localizados, tais como gás e petróleo, mas também usinas nucleares e hidrelétricas.

 Os hidrocarbonetos, como as usinas elétricas, existem em um determinado território, estão dentro das fronteiras e existem grupos humanos que os exploram e defendem. Eles estão dentro de um domínio e fora da universalização. Ao contrário delas, as energias renováveis não implicam substancialmente na necessidade de um território específico. A maioria dessas energias produz eletricidade, que é fácil de transportar e distribuir, e são novamente relativamente independentes de um território. 

Neste sentido, é interessante notar o crescente número de regulamentações que contemplam a possibilidade de créditos obtidos a partir da geração de eletricidade em um determinado local serem transferidos para um local diferente de onde foram produzidos, um mecanismo conhecido como Medição de Rede Virtual [1]. Este é claramente um compromisso com a descentralização da energia.

Diante da possibilidade de um corte de gás pela Rússia, a Alemanha acelerou a produção de energia a partir de recursos renováveis, embora ainda seja mais de 50% dependente de combustíveis fósseis. O ministro da economia e vice-chanceler da Alemanha, o ambientalista Robert Habeck, apelou aos cidadãos para que tomassem medidas de economia de energia [2]. Embora estas medidas tenham tomado uma dimensão especial com o conflito na Ucrânia, elas não são a primeira vez que são propostas na Alemanha [3].

Claramente, a produção de energia a partir de recursos renováveis é e continuará sendo insuficiente para atender ao crescimento atual e projetado da demanda. As energias renováveis não podem substituir eficientemente os combustíveis fósseis, nem podem fornecer a quantidade de bens derivados de combustíveis fósseis. Sem os hidrocarbonetos, a produção de bens e as cadeias associadas a eles se tornarão mais caras. Sem óleo, não há apenas combustíveis, mas também não há plásticos, lubrificantes, detergentes, velas, alcatrão, etc.

A reivindicação globalista da livre disponibilidade dos recursos energéticos só pode ser possível apesar da existência de Estados soberanos que decidem sobre eles. Mas apesar dos esforços insistentes no sentido contrário, os Estados-nações sobrevivem. Naqueles que são mais do que meros administradores e têm políticas soberanas, os recursos energéticos estão sob estreita vigilância estatal, como é o caso da Rússia.

Larry Fink, CEO do poderoso grupo BlackRock, tem sido categórico ao apontar que o conflito na Ucrânia marca o fim da globalização como um facilitador do intercâmbio de bens e capital [4]. Na mesma linha, Howard Marks, fundador da Oaktree Capital Management, aponta que o atual conflito levará a uma centralização da produção, na tentativa de evitar a dependência de países potencialmente hostis. Para a Marks, haverá uma mudança de mercados "mais baratos" para "mais seguros" [5]. Em outras palavras, a operação russa na Ucrânia levará a um resfriamento econômico global.

A operação russa na Ucrânia acelera a desterritorialização da produção de energia. Com a escassez que se aproxima, os preços subirão e a União Europeia, o principal país afetado, acelerará a priorização da matriz energética renovável. Dada a incapacidade de acompanhar a demanda, o racionamento será necessário. Entretanto, o menor consumo de energia e a substituição de combustíveis fósseis não retardarão a sociedade de consumo, mas a tornarão mais miserável. Haverá menos consumo de bens físicos e de menor qualidade. O consumo não diminuirá, mas assumirá uma nova forma, ele será virtualizado.


O consumo na era da desterritorialização

Se as forças do capitalismo global não podem abolir fronteiras, as limitações impostas por elas deixarão de ter importância. Grande parte das atividades de emprego, entretenimento e lazer em geral já começaram a ser desterritorializadas e virtualizadas. O Metaverso, ou seja, um ambiente virtual onde as pessoas interagem através de avatares em uma realidade artificial criada por computador, é projetado para substituir cada vez mais a materialidade. É onde são realizadas reuniões de negócios, são compradas parcelas de território virtual, são mantidas vidas "paralelas", os casamentos são celebrados e o "sexo" é feito. A realidade virtual é uma iniciativa com tanta projeção que uma empresa tão importante como a Boeing anunciou que começará a construir aviões no Metaverso [6]. Tem até mesmo trocas paralelas de moedas criptográficas, ou seja, abstrai as já abstratas. O consumo assume um caráter imaterial de acordo com a filosofia subjacente e a escassez de recursos.  

O atual conflito na Ucrânia e a defesa da soberania russa sobre os recursos energéticos acelerou a desterritorialização dos recursos e a virtualização do humano. O caminho se tornou claro: tornar os recursos energéticos independentes dos territórios, racionar os recursos, empobrecer as populações e contentá-las com uma realidade econômica virtual. As multidões amontoadas em hotéis-cápsulas sonharão com paraísos intangíveis, os únicos que eles poderão visitar. "Eles não terão nada e serão felizes", ou pelo menos sorrirão enquanto tiverem seus óculos de proteção de realidade virtual colocados.

Notas

[1]  “How a little-understood renewables rule could change Europe’s energy system forever”. https://unearthed.greenpeace.org/2018/06/26/eu-makes-it-a-right-for-people-to-sell-renewable-energy-here-are-5-things-you-need-to-know/
[2]  “Alemania se aferra al ecologismo para paliar la dependencia del gas ruso”. https://www.lavozdegalicia.es/noticia/internacional/2022/04/19/alemania-tira-ecologismo-paliar-dependencia-gas-ruso/0003_202204G19P4992.htm
[3]  En octubre del año 2021 la Oficina Federal de Protección Civil y Asistencia en Casos de Desastre de Alemania lanzó un curioso video donde alerta sobre la necesidad de tomar medidas frente a cortes energéticos durante el invierno. https://twitter.com/i/status/1443516558232461314
[4]  “To our hareholders”. https://www.blackrock.com/corporate/investor-relations/larry-fink-chairmans-letter
[5]  “The Pendulum in International Affairs”. https://www.oaktreecapital.com/insights/memo/the-pendulum-in-international-affairs
[6]  “Boeing wants to build its next airplane in the ‘metaverse’”. https://www.reuters.com/technology/boeing-wants-build-its-next-airplane-metaverse-2021-12-17/