10/06/2021

Jean-Yves le Gallou - Ler ou Reler "O Campo dos Santos": Ensaio sobre a Esquizofrenia da Opinião

por Jean-Yves le Gallou

(2011)


O livro de Jean Raspail "O Campo dos Santos", a história de um influxo maciço de um milhão de imigrantes, deve ser lido e relido: não é apenas um livro profético, é a análise mais relevante da situação dos últimos quarenta anos. O romance ficcional lança a melhor luz sobre uma realidade política baseada na tirania da mídia e na negação da realidade étnica.

Explicação.

Quando eu soube da reedição do "Campo dos Santos", procurei o livro em minha biblioteca para relê-lo. O livro tinha desaparecido: sem dúvida eu o tinha emprestado ou dado, como todos fizeram com este livro que, como um samizdat, passou de mão em mão. Então comprei novamente "O Campo dos Santos" e reli-o com alegria renovada (ou infelicidade).


Big Brother, Big Mother e Big Other


Desde o início, Jean Raspail expõe a situação em seu novo prefácio. A Europa e a França vivem sob o jugo de uma única ideologia: o Grande Outro. Uma admiração sem limites pelo outro, associada ao ódio a si mesmo, à sua cultura, à sua civilização. Uma ideologia única que nos submete graças aos métodos do Big Brother: a sociedade de vigilância que conhecemos, onde a polícia do pensamento é onipresente. Uma ideologia única que se impõe mais facilmente aos indivíduos, pois eles são enfraquecidos pela tutela da Grande Mãe: o princípio de precaução que deve ser aplicado desde o berço até o túmulo. Exceto em uma área, ao que parece, a das... políticas de migração.


A tirania da mídia


Vamos pular o prefácio e entrar no romance: encontramos autoridades políticas impotentes e meios de comunicação que manipulam a opinião. Isto lhe faz lembrar alguma coisa? Ligue a televisão, abra o rádio e você vai pensar que está ouvindo as grandes consciências tagarelas que povoam o romance de Raspail: os Dios, os Durforts, os Vilsbergs, o Rosemonde Real. Eles estão sempre presentes para ter pena do destino dos imigrantes ilegais em Lampedusa e para apoiar os "mal alojados". E a onipresente Réseau éducation sans frontières (RESF) usa os mesmos métodos do comitê de apoio aos "filhos do Ganges".


A esquizofrenia da opinião


Ainda mais interessante no romance do Raspail é a descrição parabólica da esquizofrenia da opinião. No Campo dos Santos, as grandes mídias hegemônicas propõem o acolhimento das "crianças do Ganges"; e Josiane e Marcel, em seu projeto habitacional de baixa renda, se deixam levar, como os outros, pela magia da "palavra dissolvente"; em Paris, as manifestações de solidariedade se multiplicam. Mas nos departamentos do sul, a população foge à medida que se aproxima o milhão de miseráveis imigrantes que estão prestes a desembarcar dos barcos. Mais uma vez, isto lhes recorda alguma coisa?

Durante trinta anos, com suas mãos, os eleitores votaram em partidos que são um pouco ou muito pró-imigração. E a dolorosa memória de 21 de abril de 2002, quando Jean-Marie Le Pen chegou ao segundo turno das eleições presidenciais, ainda assombra as "boas consciências". Mas as mesmas pessoas também votaram com seus pés: muitos franceses nativos deixaram os bairros de imigrantes. A grande maioria dos funcionários públicos, independentemente do trabalho que fazem ou do sindicato a que pertencem, fazem tudo o que podem para evitar serem colocados na Seine-Saint-Denis. Localizada nas fronteiras dos bairros de imigrantes, a escola Sainte-Geneviève em Asnières acaba de recusar 800 inscrições para o início do ano letivo de 2011 e a escola Sainte-Jeanne-d'Arc em Colombes, 700! Que plebiscito!

Naturalmente, os membros da oligarquia são os primeiros a escapar daquilo que defendem: há trinta anos o Conselho de Estado impõe à França, através de sua jurisprudência e sua interpretação ideológica dos textos internacionais, a legislação mais frouxa da Europa. Por uma decisão de 21 de março de 2011, o Conselho de Estado tornou até impossível a deportação de imigrantes ilegais. Mas 95% desses eminentes juristas, autoproclamados legisladores, vivem nos melhores bairros e nenhum de seus filhos frequentou uma escola com alta presença imigratória. Por um lado, há os belos e bons sentimentos, por outro lado, o egoísmo salvador!


Cortar o nó górdio!


Em sua obra, Jean Raspail empresta a seguinte fórmula ao Presidente da República (um Pompidou romantizado): "Bem, senhores, terão de esperar (...) para resolver o único problema do mundo contemporâneo: podem os direitos do homem, que tanto apreciamos, ser preservados à custa dos direitos de outros homens?" Quarenta anos depois, o problema permanece crucial: a atual lei de imigração reconhece tudo no direito dos indivíduos de imigrar, nada no direito dos Estados de controlar a imigração a que estão submetidos. Somente o ponto de vista individual é levado em conta, nunca o ponto de vista coletivo e nacional.

Mas nada será possível sem antes afirmar o direito dos povos de salvaguardar sua identidade. Após ter permitido que a lei liberticida Pleven fosse aprovada, Georges Pompidou deixou o mundo, deixando para trás um curioso trabalho póstumo: O nó górdio. Nele, ele colocou brilhantemente os problemas que ele havia sido incapaz, incapaz ou não queria resolver. Quem vai cortar o nó górdio amanhã?