10/05/2021

Pascal Eysseric – Eduard Limonov: A Morte de um Dissidente e de um Escritor

 por Pascal Eysseric

(2020)



Sergei Shargunov anunciou a morte do escritor e dissidente Eduard Limonov hoje, aos 77 anos de idade, no site da oposição russa mediazona, anúncio confirmado por um breve comunicado do partido político Drugaya Rossiya (A Outra Rússia), fundado em 10 de julho de 2010 por Eduard Limonov, após a proibição do Partido Nacional Bolchevique, em 2006. "Hoje, 17 de março, Eduard Limonov morreu em Moscou. Todos os detalhes serão dados amanhã", explicou o partido em uma mensagem publicada em seu site na internet.

Eduard Veniaminovich Savenko, mais conhecido como Eduard Limonov, nasceu em 22 de fevereiro de 1943, em Dzerzhinsk, na URSS. Jornalista, nós o descobrimos, há cerca de trinta anos, através de suas prodigiosas reportagens punks no L'Idiot International, do falecido Jean-Edern Hallier. Depois ele voltou para a Rússia. Para tentar um golpe de Estado, que falhou. Ele teve sucesso em outras façanhas. Limonov experimentou tudo. Prisão e grandes livros. Um velho companheiro de viagem do Éléments, o escritor russo veio saudar a equipe editorial durante sua última viagem a Paris, em junho de 2019, por ocasião de uma reportagem sobre os Coletes Amarelos. Limonov veio a Paris para conhecê-los, vê-los, aprender diretamente com eles. "Há uma mistura 'esquerda-direita' neles que me agrada", confidenciou-nos ele em sua última entrevista, publicada em setembro de 2019, que publicamos abaixo.


O que Putin fez para que você o odeie tanto? Não teria ele conseguido mais do que o autor de O Manifesto do Nacionalismo Russo poderia esperar? Será que ele roubou seu sonho: a restauração do poder russo?

Durante seu primeiro mandato em 1999, Vladimir Putin foi um político liberal clássico, do qual já tivemos muitos, que se cercou de playboys liberais como Berlusconi ou seu presidente Sarkozy. Por isso, eu tinha todos os motivos para estar contra ele. E não, ele não roubou o meu sonho porque nosso sistema social e econômico ainda permanece profundamente liberal. Putin deveria resolver essa contradição. Hoje, a Rússia é um país mais desigual do que a Índia! 1% da população possui mais de 60% da riqueza nacional. Nos Estados Unidos, que não são uma sociedade especialmente igualitária, o 1% mais rico possui apenas 35% da riqueza nacional. Enquanto isso for verdade, o Partido Nacional-Bolchevique vai defender a ideia de uma sociedade menos desigual. Dito isto, Putin mudou. Ele envelheceu. Ele se tornou mais sábio, mais sério. Houve evidentemente um ponto de inflexão após a passagem de Dmitri Medvedev como presidente. Eu não odeio Putin. Minha opinião sobre ele evoluiu. Como Chefe de Estado, ele é melhor que Boris Iéltsin. Mas ele continua sendo o líder de um Estado burguês onde os oligarcas têm todos os direitos e os cidadãos têm muito poucos. No entanto, devemos reconhecer que, na atual guerra fria contra o Ocidente, ele sustenta posições patrióticas.


Tem-se a impressão de que sua opinião sobre a União Soviética mudou. Antes da queda do regime, você não poupava suas críticas, mas foi diferente quando caiu: você começou a sentir falta de certos aspectos e a expressar uma certa nostalgia. Foi a sua opinião que evoluiu ou devemos vê-la como uma forma de permanecer fiel à sua condição de opositor de ambos os regimes?

Eu sou muito menos nostálgico do que qualquer outro líder político russo! Eu nunca me detenho em figuras como Stálin, para retê-lo comigo. Eu nunca considerei o modelo soviético em termos de modelo. Eu não sou realmente nostálgico, minha alma é muito prática. Em vez disso, eu penso no futuro.


Você é o líder de um partido ou o líder de uma escola literária?

Infelizmente eu me considero um político fracassado! Recordei meu país de algumas ideias importantes, como o patriotismo, numa época em que o governo estava completamente sob a foice liberal.


Você preferiria ter sucesso em um golpe de Estado em vez de com seus livros?

Certamente que um golpe de Estado tivesse sucesso. Eu fui forçado a me esconder atrás dos meus livros.


Fisicamente, você é muitas vezes comparado a Trotsky. Qual sua opinião sobre essa personalidade que, segundo você, teve sucesso com o seu golpe de Estado?

Trotsky foi uma personalidade importante na Revolução Russa, talvez mais importante do que Lênin, um tático brilhante, fundador do Exército Vermelho. Malaparte estava certo ao dizer que ele era o gênio do golpe de Estado. Mas estas comparações com personalidades do passado são muito aproximativas e, em última análise, não revelam nada sobre mim. Está na moda desde o romance de Emmanuel Carrère: um dia sou um Jack London russo, no dia seguinte uma espécie de "Barry Lyndon soviético". No final das contas isso não significa nada.


O que aconteceu com o Partido Nacional-Bolchevique? Por que a cisão com Alexander Dugin? Será porque você não compartilha do seu grande sonho eurasiático? Para ser sincero, para nós leitores dos autores da galáxia nacional-bolchevique, tudo isso é um tanto misterioso. Imaginamos que você esteja cem vezes mais próximo de Zakhar Prilepin e Alexander Dugin, mas foi Garry Kasparov, um liberal que você seguiu por um tempo. Por quê?

Primeiramente, Kasparov é um idiota e um covarde. Segundo, as razões da minha separação com Alexander Dugin não têm importância na minha opinião. Ele é um estimável pensador, mas não o líder de um partido político. Quanto ao resto, não estou interessado em mitologias de origem. Isso é certamente interessante no mundo das ideias, mas politicamente falando, a ideia eurasiática não é mais defensável do que o pan-eslavismo, por exemplo. O eurasianismo foi um sonho de poucos políticos e sábios exaltados, que fracassou em Praga.


Que memórias você guarda da sua visita a Paris nos anos 90?

Principalmente, das reuniões da equipe editorial do L'Idiot International no Place des Vosges, no grande apartamento de Jean-Edern Hallier. Pela primeira vez na França, escritores da esquerda esfregaram os ombros com escritores da direita. Lá também conheci Alain de Benoist pela primeira vez.

Lembro que um dia, enquanto esperávamos por Jean-Marie Le Pen, o chefe da FN, e Henri Krasucki, o chefe da CGT, Philippe Sollers estava no piano tocando L'Internationale. Curioso, não? A França daquela época não estava acostumada a uma salada tão "marrom-avermelhada" no mesmo prato.


Desde a morte de Jean-Edern Hallier, ainda há algo a fazer na França?

Ah Jean-Edern, tenho saudades dele! Ele não era corajoso, um pouco frágil, sua cabeça estava sempre em outro lugar, mas eu sinto falta dele. Claro, sempre há algo a se esperar do povo francês, os Coletes Amarelos, por exemplo. Eles representam uma esperança, um exemplo para nós russos. Eu vim a Paris para conhecê-los, vê-los, aprender com eles diretamente no local. Há uma mistura "esquerda-direita" com eles que me agrada, um pouco como o Partido Nacional Bolchevique que criamos em 1992, com Alexander Dugin. Chegamos mais cedo. Hoje a França está nos alcançando.


Como você vê o "grande hospício ocidental"? Mais do que nunca como um lar de idosos, um clube de férias, um túmulo?

Curiosamente, eu era mais pessimista antigamente em relação à Europa Ocidental do que hoje. Eu pensava que a Europa estava perdida. Cruzei toda Paris com uma enorme multidão de Coletes Amarelos, o que me recordou as grandes manifestações em Moscou nos anos 80. Fiquei impressionado com a multidão. Acompanho todos os atos dos Coletes Amarelos e os relatei neste domingo em jornais e sites russos.


Você também era próximo do escritor Patrick Besson na época...

Muito talento, mas sempre um pouco tímido politicamente. Ele se tornou uma espécie de escritor burguês, não? Grande e gordo com pensamentos burgueses que combinam com isso. Sempre pensou em termos de sucesso burguês, muito sarcástico e irônico para ter uma mente política. Um dia, ele veio a Moscou para um artigo. Ele só estava preocupado com detalhes inúteis da vida e com os olhos de sua tradutora. Tipicamente burguês. Como suas reações. Ele achava que a política era uma carreira "lateral" para mim, "não séria". Aguente Besson, nós temos dezessete mortos! Eu fui condenado a quatro anos de prisão. E você diz que política não é algo sério! Todos os anos eu vou ao cemitério para visitar os meus camaradas.


Onde você se situa politicamente? O vermelho e o marrom ainda são suas cores registradas?

Eu ainda sou um radical. Eu ainda digo aos meus amigos que devemos ser mais radicais agora do que éramos há vinte anos. Eu até prevejo: "Seus filhos serão piores do que vocês". Além disso, é uma provação arrancá-los de seus computadores!


A ação violenta ainda está na agenda? Você continua lendo capítulos de Sobre a Agressão, do biólogo Prêmio Nobel Konrad Lorenz, e celebrando a força bruta, o espírito vital e a energia? Os bárbaros? A Horda Dourada?

A violência hoje é mais necessária do que nunca. A agressão é política.