31/12/2022

Soryu - Recordando Inejiro Asanuma, Otoya Yamaguchi e os Anos Turbulentos do Pós-Guerra

 por Soryu

(2018)

Em 19 de janeiro de 1960, foi aprovada a lei indiscutivelmente mais controversa da Dieta japonesa. A aprovação do "Tratado de Cooperação Mútua e Segurança entre os Estados Unidos e o Japão", ou "Anpo" para abreviar, causando protestos generalizados e foi provavelmente o único momento na história japonesa do pós-guerra em que um espectro completo da sociedade se uniu a uma causa e protestou contra o que era visto como um rolo compressor da democracia parlamentar. O então Primeiro Ministro do Japão, Kishi Nobusuke, utilizou as mecanizações democráticas para forçar este projeto de lei e tratado através da Dieta.

As ramificações políticas e geopolíticas do Anpo serviram apenas para reforçar e revisar um tratado de paz que havia sido assinado em 1951 (Tratado de São Francisco), que viu a castração do poder geopolítico japonês e de sua soberania. Os americanos puderam exercer legalmente sua influência e seus interesses na política interna japonesa sem consequências. Após a assinatura desse tratado, vieram os sangrentos protestos do Dia de Maio, que foi sem dúvida o protesto mais sangrento da história japonesa do pós-guerra. A aprovação do Anpo também justificou a ocupação de Okinawa, um território a ser utilizado para as aventuras ultramarinas dos Estados Unidos.

No contexto da Guerra Fria, forçou o Japão a estar do lado da América. Nas proximidades estavam a União Soviética e a República Popular da China, ambas encarando Anpo como uma ameaça direta. Havia a preocupação de que a América não via o Japão senão como uma garantia. Os protestos começaram a aumentar em maio de 1960, quando os soviéticos anunciaram que atacariam qualquer base que enviasse aviões espiões americanos. O Japão, castrado e sua soberania geopolítica praticamente inexistente, foi forçado a se tornar um alvo. O início do pós-guerra foi forjado com protestos como estes, e as tensões no Japão nunca mais atingiram um nível tão alto.

A constituição japonesa de 1947 é outra entidade controversa. Ela nem mesmo foi escrita pelos próprios japoneses, foi escrita pelos americanos. Sua Majestade Imperial, sob essa Constituição, não tem autonomia e é inteiramente subserviente ao governo secular, que por sua vez é subserviente aos americanos. A Casa Imperial não pode sequer alterar suas próprias regras de sucessão sem aprovar uma lei através de uma entidade regida por contrato social. A Constituição escrita pelos americanos esmaga totalmente a autonomia imperial e desrespeita a tradição japonesa, e o faz contra a vontade dos japoneses. Poder-se-ia argumentar que vivemos no nadir da civilização japonesa, onde o Japão é subjugado, humilhado, os espíritos insultados e a divindade desrespeitada. Em muitos aspectos, um 1945 sem fim.

Agora quatro parágrafos dentro, e nem uma vez fiz menção ao homônimo do artigo. É importante estar ciente do ambiente político japonês naquela época, das circunstâncias sob as quais Inejirō Asanuma, o então presidente do Nihon Shakaitō (Partido Socialista Japonês), assumiu suas posições políticas e por que ele se abriu para Mao e os soviéticos. É evidente que isto também se aplica a Otoya Yamaguchi.

Todos conhecem a história por trás do assassinato. No Hibiya Public Hall, no centro de Tóquio, em 12 de outubro de 1960, Asanuma estava fazendo um discurso inócuo quando um jovem chamado Otoya Yamaguchi mergulhou um yoroi-dōshi profundamente no flanco de Asanuma. Pouco tempo depois, Otoya cometeu suicídio na prisão, não antes de escrever "Sete vidas em serviço a meu país. Viva Sua Majestade o Imperador".

À primeira vista, sem conhecer o contexto, este garoto "fascista" apenas matou um líder "socialista". Pode-se reagir a essa primeira impressão de muitas maneiras. Uma maneira poderia ser elogiar o garoto "fascista" por salvar o Japão do internacionalismo comunista e da fome, dizendo que ele é a razão pela qual as pessoas podem assistir anime hoje. Outra forma seria contra-assinalar esse elogio, e lamentar a morte de um "companheiro de luta". Uma outra seria apenas usá-la como exemplo contra a violência na política, e assim por diante. Mas isto é apenas um primeiro olhar. Vamos olhar mais a fundo.

O que quase nunca é dito sobre Inejirō Asanuma é como ele viveu sua vida. Ele nasceu em 27 de dezembro de 1898. Ele frequentou a Universidade de Waseda em 1918, juntou-se a organizações socialistas escolares e participou de vários protestos contra os militares. Ele também passou seus dias na universidade protestando pelo apoio aos camponeses e problemas trabalhistas em todo o país. Em uma nota mais divertida e alegre, também se nota que ele sempre teve uma grande estrutura corpórea, e se juntou ao clube de sumô durante seu tempo na universidade. Mais tarde, em seus empreendimentos na política, ele adotaria o apelido de Ningenkikansha, ou "Trem Humano", devido ao seu enorme corpo e voz alta.

Asanuma se formou na Universidade de Waseda em 1923 com uma graduação em ciência política e economia. Em 1925, ele se tornou secretário geral do Nōminrōdōtō (Partido Trabalhista dos Agricultores), que foi reprimido pelo governo Taishō no mesmo dia de sua formação. Após este evento, ele começou a se desviar para um "nacional-socialismo". Para ser claro, ele é mais "nacional-bolchevique" do que um movimento hitleriano. No início da década de 1930, Asanuma aderiu ao Shakai Taishūtō (Partido Social das Massas), que era o único partido de esquerda no Japão que era permitido existir na época. Asanuma passou a apoiar uma postura pró-militar, porém pró-agrária, pois o próprio partido cultivava laços com a facção Hideki Tōjō- liderada por Tōsei dentro do Exército Imperial Japonês.

Em 1936, ele foi eleito para a Câmara dos Deputados pela primeira vez, e em 1940 o Shakai Taishūtō foi fundido com a Taisei Yokusankai (Associação de Assistência ao Governo Imperial). Ele foi nomeado Diretor Adjunto do Departamento de Pesquisa do Sistema Eleitoral Temporário (título longo, eu sei) dentro do Taisei Yokusankai. Em 1942, ele declinou sua candidatura nas eleições gerais Taisei Yokusankai devido à angústia mental causada por seu amigo Hisashi Aso, que havia falecido dois anos antes. Ele era também o chefe do Shakai Taishūtō.

Após a guerra, Asanuma foi nomeado chefe do Partido Socialista Japonês. Havia muitas divisões dentro do partido, a mais proeminente de todas entre os marxistas-leninistas radicais e os socialistas nacionais com social-democratas mais centristas. Esta divisão foi finalmente concretizada em 1951, quando foi assinado o Tratado de São Francisco. A direita japonesa não protestou e concordou com a assinatura do tratado, enquanto a esquerda japonesa ficou indignada e se opôs vigorosamente a ele. Asanuma acabou se opondo ao tratado, e o Partido Socialista Japonês foi dividido entre o Partido Socialista de Direita e o Partido Socialista de Esquerda, e Asanuma foi nomeado o secretário-geral do Partido Socialista de Direita. Entretanto, o partido se reunificou em 1955 e Asanuma foi novamente nomeado secretário-geral do Partido Socialista Japonês unificado.

Em 1959, Asanuma fez sua abertura para a China maoísta e chamou os Estados Unidos de um inimigo comum do Japão e da China. Suas aberturas causaram muita controvérsia dentro da política japonesa e atraíram críticas até mesmo de outros políticos socialistas. Logicamente, faz sentido para Asanuma olhar para a China maoísta para um realinhamento geopolítico, dado que eles eram a mais poderosa entidade política antiamericana da região. E isto é, no que diz respeito à história relevante, o fim da história de Asanuma. O mais importante aqui é que nem uma vez eu disse que Asanuma renunciou a qualquer de suas ações no passado, portanto ele nunca renunciou a seus princípios nacionalistas. Ele também nunca renunciou a sua reverência por Sua Majestade Imperial ou por fazer parte do Yokusankai.

Estas aberturas atraíram a ira de um Otoya Yamaguchi, que acusou Asanuma de traidor por ter feito estas aberturas. Seu plano de assassinar Asanuma não era surpreendente, uma vez que sua violência vinha se intensificando desde o ano anterior. Por exemplo, ele havia ferido um policial, jogado bombas de fumaça contra manifestantes e invadido propriedades privadas apenas para citar alguns. Por causa de sua idade, porém, ele tinha recebido apenas sentenças de liberdade condicional. Ele havia se juntado ao Dai Nihon Aikokutō (Grande Partido Patriótico do Japão) de Bin Akao, que era um dos grupos de direita que frequentemente se chocavam com os manifestantes contrários à Anpo.

É importante notar que o Dai Nihon Aikokutō era pró-anglo-americano desde os anos 20, e que os direitistas viam o comunismo e o socialismo como prejudiciais à política do organismo nacional japonês (kokutai). Outra coisa importante a ser notada é que os yakuza eram geralmente de direita e eram utilizados pelos americanos e pelo partido hegemônico japonês (Partido Liberal Democrático), atuando contra manifestantes anti-Anpo e qualquer antiamericano em geral.

Assim, Yamaguchi morreu uma criança soldado do uyoku dantai, um fanático ultranacionalista. As ações que Yamaguchi tomou abalaram todo o país e inspiraram muitos direitistas na época, porque uma ação política tão direta e pública não se realizava desde o Incidente de 26 de fevereiro de 1936. Agora, lembre-se do parágrafo anterior no qual eu disse que Asanuma nunca renunciou aos seus modos nacionalistas, e reverenciou o Imperador até o final. É então aqui que podemos fazer o argumento de que Yamaguchi e Asanuma eram na verdade companheiros ultranacionalistas.

A questão mais urgente da Guerra Fria era a postura geopolítica, seja com os EUA, os comunistas ou com nenhum dos dois. Foi aqui que Asanuma e Yamaguchi finalmente diferiram, apenas quais entidades eles achavam que eram mais prejudiciais para o corpo político japonês e para Sua Majestade Imperial. Asanuma viu a ocupação americana como mais prejudicial, Yamaguchi (e a direita em geral) vê a China, a Coreia e o comunismo/socialismo como mais prejudiciais. Assim, Yamaguchi  atacou Asanuma dessa maneira.

Entretanto, todos na extrema-direita japonesa contemporânea geralmente concordam que tanto Asanuma como Yamaguchi eram pessoas moralmente justas que se mantiveram fiéis a seus princípios. O ato de assassinato em si é, em minha opinião, irrepreensível, o problema com ele diz respeito ao alvo do assassinato, as consequências das ações de Yamaguchi e a validade do raciocínio por trás de sua motivação para matar, por mais puro que tenha sido seu coração.

De fato, estas coisas devem ser questionadas, considerando a proeminência de Asanuma e o potencial para um movimento pró-japonês de soberania. A posição que Asanuma tomou na época foi que o Japão seria geopoliticamente independente, livre do servilismo americano. As consequências do assassinato de Asanuma foi a castração de qualquer movimento pró-japonês de soberania, que depois só existiu na Nova Esquerda (Zengakuren) e em dissidentes marxistas mais radicais.

Se quisermos priorizar a soberania geopolítica (e imperial) japonesa, eu pensaria que o socialismo nacional de Asanuma combinado com o antiatlantismo foi a orientação teórico-prática mais apropriada para a Guerra Fria. Especialmente dado o quão corrosiva foi a ocupação americana das Ilhas Natal para a política do órgão nacional, em quão servil o Japão se tornou. Em contraste, Bin Akao e Otoya Yamaguchi também eram patriotas (o primeiro se distanciou do extorsionismo yakuza), mas a orientação anticomunista e atlantista do Dai Nihon Aikokutō é, para mim, inaceitável.

Como é de fato o aniversário do assassinato de Asanuma, escrevi isto em homenagem aos atos de patriotismo de Asanuma e Yamaguchi, especialmente o valoroso ato final de Yamaguchi. É trágico para mim que um patriota tenha considerado necessário assassinar outro patriota, ambos reverenciaram o Imperador até o fim. Depois deste trágico estado de coisas, não há nada além de lamentos pela morte de um patriota, quase como se um membro da família matasse seus parentes.