16/12/2022

Philippe Conrad - A Magia do Natal: Origens e Tradições

 por Philippe Conrad

(2014)


"Os criados foram embora para 'colocar o tronco na fogueira' em seu país e em sua casa. Na fazenda, só ficaram as poucas pessoas pobres que não tinham família; e às vezes, parentes, algum velho rapaz, por exemplo, chegava à noite dizendo: 'Feliz festa! Viemos para colocar o tronco na fogueira com vocês, primos'. Todos juntos iríamos alegremente procurar a 'árvore de Natal' que - como era tradição - tinha que ser uma árvore frutífera. Levámo-lo para a casa da fazenda, todos em fila, o mais velho segurando-o em uma ponta, eu, o mais jovem, na outra; três vezes o levamos pela cozinha; depois, quando chegamos à lareira, meu pai derramou solenemente um copo de vinho cozido sobre o tronco, dizendo: 'Alegrem-se! Alegrem-se; meus lindos filhos, que Deus nos encha de alegria! Com o Natal, todas as coisas boas vêm. Deus nos conceda a graça de ver o próximo ano. E, se não mais numerosos, que não sejamos menos'. E todos nós gritamos: 'Alegrem-se, alegrem-se, alegrem-se!' e colocamos a árvore na lareira, e assim que o primeiro jato de chama irrompeu, 'Um brinde ao tronco em chamas', disse meu pai. E todos nós nos sentamos para comer. Ah A santa ceia, verdadeiramente santa, com toda a família ao redor, pacífica e feliz. Três castiçais brilhavam sobre a mesa, e se o pavio às vezes se voltava para alguém, era um mau presságio. Em cada extremidade, em um prato, havia grama de trigo verde, que havia sido colocada para germinar na água no dia de Santa Bárbara. Na toalha de mesa tripla branca apareciam por sua vez os pratos sacramentais: os escargots, que cada um tirou da casca com um prego comprido; o bacalhau fino e o muge com azeitonas, os cardos, as alcachofras, o aipo com pimenta, seguido de um monte de doces reservados para aquele dia, como por exemplo: fogaça ao óleo, uvas passas, nozes de amêndoa, maçãs do paraíso; depois, acima de tudo, o grande pão da calêndula, que nunca foi aberto até que um quarto dele tenha sido religiosamente dado à primeira pobre pessoa que tivesse passado. A vigília, enquanto se esperava pela missa da meia-noite, foi longa naquele dia; e durante muito tempo, ao redor do fogo, as pessoas falavam de seus antepassados e elogiavam seus feitos..."

A evocação do grande escritor provençal Frédéric Mistral dos Natais de sua infância resume perfeitamente como era este festival na Europa tradicional. Uma festa da família e da memória, uma festa da infância, cujo desdobramento combina, de diferentes maneiras dependendo da região, práticas imemoriais ligadas à árvore e ao lar, os rituais da mesa, a afirmação da solidariedade comunitária e a piedade cristã. O aniversário do nascimento de Cristo é um momento privilegiado para a manifestação do sagrado, confundido com o tempo das noites mais longas, anunciando o eterno retorno da vida. Um momento "maravilhoso" que vê se fundir o tempo cíclico das estações e o de uma história sagrada que traz a redenção do mundo, o Natal permanece o momento de recolhimento e alegria, de autorreflexão e generosidade, de comunhão com Deus e as luzes da esperança. Profundamente enraizada na longa memória europeia e cristã, a celebração do Natal, quaisquer que sejam os excessos comerciais que ela gere hoje, continua sendo uma oportunidade - no mundo cruelmente desencantado do início do século XXI - de renovar os fios do tempo, de reconstituir, através do olhar iluminado de uma criança ou no calor de uma família reunida, os poderosos laços que permitem às pessoas escapar do desespero contemporâneo.


25 de dezembro foi reconhecido tardiamente como o aniversário do nascimento de Jesus

O cristianismo primitivo ignora esta celebração e, na primeira metade do século III, o filósofo alexandrino Orígenes ainda se recusa a colocar a questão da data do nascimento de Cristo, como se ele fosse algum governante ou faraó. Os evangelistas Mateus e João colocam a Natividade em Belém, mas não dão nenhuma indicação da data, e os pastores que cuidam de seus rebanhos ao ar livre à noite, como mencionado por Lucas, sugerem um dia de primavera. Várias datas correspondentes ao nascimento de Jesus são, no entanto, propostas a partir do final do século II.

Clemente de Alexandria sugere 18 de novembro, mas autores posteriores se mantêm em uma data entre março e maio. Alguns gnósticos escolheram o dia 6 de janeiro, que tem a vantagem de corresponder às epifanias de Dioniso e Osíris - duas divindades da vegetação que, como Cristo, morrem e ressuscitam - e à saída do sol na constelação de Virgem, um momento importante para os astrólogos da antiguidade. A data de 6 de janeiro também foi escolhida para celebrar o aniversário do batismo de Cristo no Jordão e o milagre do casamento em Caná, quando Jesus transformou água em vinho. Nos séculos III e IV, o Oriente cristão celebrava o nascimento de Cristo em 6 de janeiro, o dia da "epifania", ou seja, da "manifestação" de Cristo.

Em contraste, o Ocidente adotou rapidamente a data de 25 de dezembro. A importância dada aos antigos festivais do solstício de inverno, a memória da Saturnália romana (celebrado de 17 a 25 de dezembro) e a considerável importância que o culto de Mithras - um deus e salvador solar de origem iraniana - havia adquirido no império explicam em grande parte esta escolha. Correspondendo à noite mais longa do ano, que precede imediatamente o "retorno" do sol ao céu, o solstício de inverno era um momento de grande sacralidade para as antigas sociedades europeias, e a assimilação de Cristo salvador do Sol vitorioso sobre a escuridão estava destinada a aproximar as duas tradições. A celebração do renascimento anual de Mithras e a festa do Sol Invictus, cujo culto Aureliano havia tentado impor em todo o império, ambas aconteciam em 25 de dezembro, e Macróbio nos diz que naquele dia uma divindade solar, retratada como uma criança recém-nascida, era trazida de um santuário.

Estas práticas não poderiam deixar de preparar para o sincretismo sutil usado pelos cristãos para equiparar o nascimento de Jesus com o retorno do sol. Em meados do século IV, o dia 25 de dezembro já estava escolhido em Roma como a festa da Natividade de Cristo. No início do século seguinte, o Natal foi colocado em pé de igualdade com a Páscoa e a Epifania, que agora comemorava a chegada dos Reis Magos. Em 440, a Igreja decidiu oficialmente celebrar o nascimento de Cristo em 25 de dezembro, e o Natal tornou-se uma festa obrigatória no início do século VI, por volta da época em que Dionísio o Menor fixou arbitrariamente o nascimento de Cristo no ano 754 da fundação de Roma. O Ocidente esteva relutante por muito tempo em aceitar uma data, 25 de dezembro, que correspondia, para os crentes coptas ou armênios, a celebrações pagãs execradas. De fato, parece que os partidários da nova fé do Oriente, assim como "cristianizaram" a festa celta dos mortos no início de novembro, "recuperaram" a poderosa sacralidade que tradicionalmente acompanhava as celebrações do solstício para fazer dela o momento do nascimento do Salvador. Em seu livro sobre Sobrevivências Pagãs no Mundo Cristão, Arthur Weigall observa que "esta escolha parece ter sido forçada aos cristãos pela impossibilidade de suprimir um costume tão antigo ou de impedir o povo de identificar o nascimento de Jesus com o do Sol". Ciente das dificuldades encontradas pelos evangelizadores dos povos bárbaros do Norte, o Papa Gregório não hesitou em recomendar a Agostinho, o apóstolo das Ilhas Britânicas, que interpretasse em sentido cristão os ritos e crenças aos quais os anglo-saxões do início do século VII permaneciam apegados.


Vários nomes se referem ao grande festival celebrado no meio do inverno

Hoje descartamos a etimologia, considerada simplista, que faz do Natal o neo Helios, o "novo Sol", e é ao latim natalis (origem do italiano nativo) que atribuímos o "Noël" francês. As "missas de Cristo" ditas pelos evangelistas da Inglaterra durante o mês de dezembro se tornaram as Christsmas dos ingleses, enquanto o termo mais comum em alemão é Weihnacht, a "Noite Santa". A palavra Jul (que, dependendo da hipótese, designa a "roda do tempo" ou o "festival") é a que foi retida nos idiomas escandinavos. Quaisquer que sejam seus vários nomes, o festival que se realiza nos últimos dias de dezembro combina as antigas crenças ligadas à noite de inverno com a esperança de renovação que o novo sol trará, uma luz que o povo, ao longo das gerações, assimilará ao Deus-Menino nascido na soberba pobreza da caverna ou manjedoura de Belém.

Derivado da palavra latina adventus, que significa "a chegada", o nascimento de Cristo, o Advento corresponde ao período de quatro semanas anterior a 25 de dezembro, mas em algumas partes da Alemanha pode começar com o Dia de São Martinho (11 de novembro). No interior da Europa antiga, este período, marcado pelo avanço da noite, era percebido como preocupante na medida em que as almas dos condenados acompanhavam "caçadas selvagens" e outros "cortejos fantasmas", estes passeios imaginários de demônios e bruxas, nascidos destes dias escuros de novembro, que viam os mortos emergindo à memória dos vivos. Mais reconfortante é a tradição da grinalda de Advento - feita de ramos de abeto tecidos e decorados com quatro velas que simbolizam as quatro estações do ano - que teve origem bastante tardia nas regiões protestantes do norte da Alemanha antes de se espalhar para a Escandinávia e depois para os Estados Unidos.

O período do Advento é rico em celebrações significativas. Vários santos importantes são homenageados neste momento. Além de São Martinho em 11 de novembro, há Santa Catarina em 25 de novembro, Santo Elói em 1 de dezembro, Santa Bárbara em 4 de dezembro, São Nicolau em 6 de dezembro e Santa Lúcia em 13 de dezembro. O dia de São Martinho marcava o início da estação fria; bispo de Tours e santo padroeiro dos gauleses, o santo foi associado ao ganso, um animal sagrado desde os tempos antigos, que era ritualmente comido nesta época do ano, quando seu dia de festa era a ocasião para uma alegre festa. Protetor de cavalos e padroeiro dos ourives, o "bom Santo Elói" há muito tempo goza de imenso prestígio na imaginação popular. Martirizada por meio de uma roda, que permaneceu seu emblema, Santa Catarina tinha a reputação de depositar presentes para as crianças em seu dia de festa. Santa Bárbara, celebrada em 4 de dezembro, desempenhava um papel no ciclo da vegetação, como lembra o texto de Mistral citado acima, quando menciona os grãos de trigo que eram colocados para germinar em 4 de dezembro, dia de sua festa - uma tradição também presente em muitas outras regiões da Europa, notadamente na Alemanha e na Alsácia. Santa Bárbara é frequentemente associada a São Nicolau, que é celebrado dois dias depois quando distribui presentes às crianças. Martirizada em Siracusa sob Diocleciano, Santa Lúcia - cujo nome obviamente evoca a luz - é particularmente honrada no norte da Europa durante as longas noites de inverno: no dia 13 de dezembro, jovens garotas vestidas com uma longa camisa de noite branca e vestindo uma coroa com várias velas acesas percorrem a casa e oferecem bolos a seus familiares. O mesmo período antes do Natal foi também a época em que as crianças iam em suas rondas para as diversas casas da aldeia. Analogamente ao "pâqueret" dos acólitos, eles garantiram aos doadores mais generosos um ano próspero, enquanto aos recalcitrantes foram prometidos os tormentos do azar.


Símbolo forte da festa da Natividade, a árvore de Natal

Uma árvore sempre-verde é um sinal da persistência da vida, assim como a hera e o azevinho, que permaneciam verdes durante a estação fria, anunciavam o retorno de Dioniso, o deus grego da vegetação sempre renascente. É na Alsácia, no século XVI, que as primeiras menções a árvores de Natal são encontradas nos tempos modernos e, em 1604, o estudioso Johann Konrad Dannhauer deplora o fato de que "para o Natal, é costume em Estrasburgo levantar pinheiros nas casas. Rosas de papel de várias cores, doces ou maçãs são afixadas a elas...". Já no século XI, um bispo de Worms proibiu seu rebanho de decorar suas casas "com vegetação tirada das árvores", o que implica que tal prática já era generalizada naquela época. Sebastien Brant, autor da famosa Nave dos Bobos, que inspirou a pintura no Louvre de Hieronymus Bosch, assinala que, no final do século XV, as pessoas tinham o hábito de decorar suas casas com vários tipos de folhagem na época do Natal. A tradição cristã tentou se apropriar do culto da "árvore de Natal" relatando que São Bonifácio, o apóstolo da Germânia, havia dedicado a Cristo uma árvore à qual haviam sido anexadas superstições pagãs anteriormente. O culto das árvores e o mistério das florestas desempenhavam um papel importante na antiga religiosidade europeia, e é claro que a Igreja Cristã se preocupou em "recuperar" essas crenças; a Árvore do Conhecimento estava presente nas praças da igreja quando certos dramas litúrgicos eram realizados na véspera de Natal, o que significava que, para ter uma árvore verde naquela época do ano, era usado um abeto. A árvore de Natal era muito comum na Alsácia, e no século XVIII se espalhou para o resto da Alemanha. Em 1795, um livro publicado em Nuremberg relatava a ereção de um Christkindleinbaum, uma "árvore da Criança Cristo" decorada com velas. A Bavária e a Áustria adotaram este costume nos primeiros anos do século XIX, mas os povos sob o domínio da monarquia dos Habsburgos permaneceram relutantes em aceitar esta prática por algum tempo, pois a priori suspeitavam da Alemanha protestante. As tropas alemãs do Rei da Inglaterra introduziram este costume na Pensilvânia na época da Guerra da Independência, e foram os germano-americanos que se estabeleceram em Nova Jersey e Ohio que o aclimataram definitivamente através do Atlântico onde, em 1890, o Presidente Harrison mandou instalar uma árvore de Natal na Casa Branca. Na Inglaterra, a primeira árvore de Natal foi introduzida na corte em 1821 pela esposa alemã do rei Jorge IV, a rainha Carolina de Brunswick, e o costume se generalizou sob o reinado da rainha Vitória, que era casada com um príncipe alemão, Alberto de Saxe-Coburgo-Gotha. Em Paris, foi também uma princesa alemã, Helena-Luísa de Mecklembourg-Schwerin, esposa do Duque de Orléans, o filho mais velho de Luís-Felipe, que teve a primeira árvore de Natal erguida nas Tulherias em 1837; mas foi somente após a guerra de 1870 e a extraordinária popularidade de tudo o que lembrava a Alsácia perdida que o costume se generalizou. A Itália e a Espanha, terras de forte tradição católica, permaneceram por muito tempo resistentes à árvore de Natal, que era assimilada a uma prática estrangeira, nascida nos países protestantes da Europa germânica e rapidamente adotada pelos anglo-saxões e escandinavos. Muito cedo, a árvore de Natal foi coberta com várias decorações e equipada com velas para acendê-la na noite santa, muito para o deleite das crianças. Tannenbaum (abeto) em Westphalia, Schlesvig ou Mecklenburg, Weinachtsbaum (árvore de Natal) em Pomerânia e Brandenburg, Christbaum (árvore de Cristo) na Áustria, Swabia ou Franconia, Lichterbaum (árvore acesa) no Harz, os abetos tornaram-se parte essencial das celebrações natalinas nos últimos dois séculos.


A manjedoura uma representação da Natividade

Símbolo de colheitas passadas e futuras, a "palha de Natal" é usada para fazer estrelas, animais ou figuras para decorar a árvore. Ao lado da árvore, a manjedoura mantém viva a memória da Natividade de Cristo. Esta tradição tem sido particularmente bem sucedida em países latinos e católicos europeus, como Itália, Espanha e Portugal, mas também é popular no sul da Alemanha e na França. A palavra vem do crepcha provençal, e sabemos como esta tradição é importante no Natal provençal. Já no início da Idade Média, foram criadas berços nas igrejas e jogos litúrgicos, conhecidos como "Jogos da Natividade", foram organizados na véspera de Natal. Por volta de 1223, diz-se que São Francisco de Assis celebrou a missa em uma gruta onde era retratado o presépio. A manjedoura de Natal surgiu na Itália e atravessou os Alpes em meados do século XIII, e foram os franciscanos que difundiram este costume na Provença. Ao autorizar a representação de outros personagens além daqueles tradicionalmente representados nas nacionalidades medievais, o Concílio de Trento enriqueceu consideravelmente os brasões criados na Europa católica, agora invadidos por um pequeno grupo de fiéis, os paroquianos da época. Em Nápoles ou no Tirol, as manjedouras barrocas dos séculos XVII e XVIII tornaram-se verdadeiras obras de arte, com dezenas de figuras feitas de madeira, terracota ou faiança. Instalado em uma gruta ou em um modesto estábulo, a manjedoura tradicional espalhou-se pelas famílias dos fiéis, onde modestamente reunia apenas as figuras do Menino Jesus, Maria, José, os pastores e os Magos, sem esquecer o burro e o boi, onipresentes em toda a iconografia tradicional da Natividade, mas ausentes dos textos evangélicos que evocam o nascimento de Cristo. Foi no final do século XVIII que os marselheses Jean-Louis Lagnel inventaram os "santons de Provence", ou seja, os representantes de todo o povo pequeno do Midi, assimilados aos santi boni, os "bons santos" que se tornaram os santoni italianos e os santouns provençais. O sucesso desses pequenos personagens e a popularidade, nos séculos XIX e XX, da Provença de Mistral, Daudet e Pagnol contribuíram para manter viva a tradição das manjedouras e Natais provençais. 


Tradições da antiga civilização rural...

Além do visco e do azevinho que compõem uma grande parte das decorações de Natal, a tradição do "tronco", hoje reduzido ao consumo do famoso bolo, confirma a estreita ligação entre este festival de inverno e a vegetação. Originalmente, um verdadeiro tronco era queimado na lareira, e sua queima era um dos destaques da véspera de Natal. Abençoado pelo chefe da família, polvilhado com brandy ou vinho, era decorado com fitas e folhagem, e suas brasas cuidadosamente preservadas deveriam proteger contra raios. Na Sicília, ela era solenemente queimada em frente ao presépio. Carvalho, freixo, tília ou oliveira, a árvore utilizada varia de acordo com a região. O Natal é também a ocasião para uma refeição excepcional, outrora marcada pelo consumo de carne de porco, em grande parte substituída hoje pelo peru, cuja tradição vem da Inglaterra, já que foi o rei Henrique VIII quem a colocou no mapa no segundo quarto do século XVI. A véspera de Natal deu origem a tradições culinárias originais em muitos lugares. Este é o caso das famosas "treze sobremesas" provençais que Marcel Pagnol avidamente detalha em A Glória de meu Pai: fogaça com óleo e flor de laranjeira, torrone branco e preto, os "quatro mendigos" - figos secos, passas secas, amêndoas, avelãs -, nozes, tâmaras, ameixas secas, tangerinas, peras e maçãs, todos acompanhados pelos "sete vinhos de Natal". Em todos os países da Europa, uma multidão de bolos tradicionais, a maioria dos quais já desapareceu, testemunham a persistência de tradições que permaneceram muito vivas até a extinção da antiga civilização rural. O Natal também inspirou soberbas canções populares, algumas das quais - Stille Nacht, Heilige Nacht ou O Tannenbaum - tiveram sucesso muito além das fronteiras do mundo de língua alemã, e as canções de Natal que tradicionalmente acompanhavam as missas da meia-noite constituem um repertório de infinitas riquezas.


... à mais recente do Papai Noel

Papai Noel, o doador de presentes cuja chegada os filhinhos esperam impacientemente... Durante a Saturnália, os antigos romanos davam presentes uns aos outros, os strenae que se tornaram nossa "estréia" e, seja por ocasião de São Nicolau, Natal, Ano Novo ou Epifania, este costume de dar presentes continuou. O Papai Noel que conhecemos hoje, com sua barba branca e sua casaca vermelha, apareceu recentemente no folclore francês de países anglo-saxões, mas parece que ele teve alguns ancestrais significativos na França. O pare saboiardo Chalande, o padre borgonhês Janvier e o basco Olenzaro foram distribuidores de presentes muito populares entre as crianças, mas é sobretudo São Nicolau que parece ter fornecido o modelo principal. Na Alemanha, Suíça, Bélgica e norte e leste da França, ele descia a chaminé das casas para deixar a cada criança um sinal de satisfação - brinquedos ou doces - ou insatisfação - pedaços de carvão. As crianças deixavam seus sapatos junto à lareira, junto com feno ou uma cenoura para o burro que o santo usava como montaria. Na Itália, a fada Befana distribui os presentes para crianças no dia 6 de janeiro, festa da Epifania, e é ao mesmo tempo que as crianças espanholas recebem os presentes dados pelos Três Reis Magos...

A riqueza e diversidade das tradições associadas a ela testemunham o lugar que o Natal ocupa no imaginário europeu e cristão. Herdeiro das crenças mais antigas e um momento privilegiado da vinda do Salvador, o tempo sagrado do Natal aparece às sociedades materialistas contemporâneas - que se sentem confusamente nostálgicas por sua fé esquecida - como o momento mágico em que, no coração da noite, acontece o inevitável reencantamento do mundo.