27/11/2022

Mario Bozzi Sentieri - 50 Anos da Morte de Ezra Pound: O Poeta e a sua Visão Alternativa na Política

 por Mario Bozzi Sentieri

(2022)


1 de novembro de 1972. Ezra Pound morre em Veneza. Sua vida - como escreveu Massimo Bacigalupo, um grande estudioso da obra de Pound - "é em si um poema, vivido e escrito por ele e por outros". Uma vida e uma obra marcadas por aparentes antinomias, que continuam - não surpreendentemente - a interessar tanto os estudiosos quanto os leitores. Cinquenta anos após a morte de Pound vêm novas traduções (Patrizia Valduga, "Canti I-VII", Mondadori), leituras (Luca Gallesi, "I Cantos di Ezra Pound. Una guida", Ares) e reimpressões ("Canti postumi", Mondadori). Merano recorda o poeta com a exposição "Make It New. Pound no Turbilhão da Vanguarda" (Palazzo Mamming, até 6 de janeiro).

Embora seja sem dúvida verdade que um poeta da grandeza de Pound deve ser restaurado à complexidade de seu percurso e criação poética, não se pode negar que ele também está em seu compromisso político e social, do qual não apenas sua poesia e ensaística estão entrelaçados.

Seu compromisso intelectual o coloca dentro dessa vertente cultural "dissidente", operando na Grã-Bretanha, em torno da revista "The New Age", dirigida por Alfred R. Orage, crítico tanto do marxismo quanto do capitalismo. O compromisso de Pound surgiu desta "visão alternativa", que - como muitos outros intelectuais do início do século XX - ele viu no fascismo e que o levou a admirar a Itália e Mussolini.

Ele o fez à sua maneira, com sua sensibilidade, mas também com seu radicalismo cultural, particularmente sobre os grandes temas das finanças, usura e dinheiro (a ponto de ver suas teses sobre economia ortológica publicadas em 1937 na revista "Rassegna Monetaria"), construindo afinidades inusitadas, como a entre Jefferson e Mussolini, a ponto de recuperar a essência de sua americanidade na Itália do Ventennio.

Poesia e economia: um aparente oxímoro, tão irreconciliável que os domínios da imaginação parecem com os da produção material, do rigor contábil e do dinheiro. E ainda assim é isso que é Pound: um coquetel ardente no qual a polêmica antieconomicista se mistura com seus versos poéticos, entre hieróglifos egípcios e ideogramas chineses que escorregam ao lado de citações eruditas, o amor pela Itália que combina com a nostalgia da América Profunda, a de Jefferson e Adams.

O grande afresco dos Cantos, seu poema escrito de 1915 a 1962, atordoa por seu tamanho e complexidade. A justaposição com a Comédia de Dante é fácil. Onde, entretanto, a visão teológica é modernamente declinada com as referências "Contra a usura" e a contemporaneidade mais lacerante.

A adesão de Pound ao fascismo está dentro deste perímetro: não foi uma adesão formal, mas uma adesão vivida, internalizada, ao ponto de que, em 1940, no início da guerra, quando o poeta poderia ter deixado a Itália para retornar à América ou encontrado refúgio em algum país neutro, ele permaneceu, engajando-se diretamente em propaganda na rádio, com o programa em inglês "Europa chamando, Ezra Pound falando", através do qual ele acusou os anglo-americanos e as finanças internacionais de terem querido a guerra contra os povos da antiusura.

Seu compromisso não diminuiu durante a República Social Italiana, a extrema redução do fascismo, durante a qual Pound intensificou suas intervenções jornalísticas.  

Por tudo isso ele pagou com prisão severa em um campo de prisioneiros perto de Pisa, onde escreveu os onze Cantos Pisanos, e internação em um hospital psiquiátrico americano, onde permaneceu até maio de 1958, depois de várias petições terem exigido sua libertação.

Podem todos estes acontecimentos, os dramas, as esperanças, as ilusões quebradas daqueles anos, que desempenham um papel tão grande em suas obras, ser resolvidos, como certos críticos embaraçados tentam fazer, ao não darem lugar por manifesta incapacidade política não só de Pound, mas de uma grande parte da cultura do século XX? Esta "divisão" é legítima? E para Pound, não há o risco, desta forma, de realizar uma operação anticultural, toda fechada numa visão esteticista de sua obra (um gênio criativo) em detrimento do conteúdo dos Cantos e de sua produção literária e jornalística mais ampla, com uma inclinação político-social?

Na realidade, a de Pound é ao mesmo tempo uma revolução poética, econômica e antropológica, na medida em que ele denuncia como o centro de vida, dos indivíduos e dos povos, se deslocou do município, do castelo, do trabalho real para o poder financeiro, para a centralidade do banco, para os títulos de papel. É devido ao deslocamento deste centro de gravidade que ainda hoje a humanidade é obrigada a lamentar a precariedade das crises financeiras e orçamentárias, esquecendo problemas muito maiores e emergências muito mais dramáticas, a causa/efeito dos desequilíbrios de âmbito internacional, dentro dos quais são sugados os destinos dos povos, os desequilíbrios produtivos, a fome e as crises familiares.

No coração dos Cantos não está apenas a economia, mas sua impessoalidade estilhaçada do mundo moderno, talvez por esta razão - como escreveu Giano Accame (Ezra Pound economista, 1995) - "eles são o único poema que não é construído em torno de um herói, ou de um grupo de heróis e sua história, mas jogando, como em um caleidoscópio, ao redor de fragmentos de imagens". Justamente por causa dessas "visões", Pound, cinquenta anos após sua morte, ainda consegue falar à nossa contemporaneidade, fora de qualquer gaiola, além de qualquer esquema intelectual, consignando-o à imortalidade dos clássicos.