08/11/2022

David Engels - Após o Fim da Política: A Vinda do Cesarismo?

 por David Engels

(2022)


Não nos enganemos: não é através de processos democráticos convencionais que conseguiremos a vitória do que ocasionalmente chamei de "hesperialismo", a fim de distinguir claramente entre o patriotismo cultural para a Europa cristã e o nacionalismo convencional liberal-conservador que muitas vezes envolve uma idealização ingênua dos chamados "bons e velhos anos 80". Isto não se deve ao fato de se rejeitar eleições como tais (qualquer forma de governo é tão boa ou ruim quanto as pessoas que as determinam), mas porque todo o sistema político atual, apesar do pluralismo formal, é tão unilateralmente dominado pelo liberal-esquerdismo que torna uma vitória eleitoral global para a "direita" efetivamente impossível e, portanto, só pode ser descrito como democrático de forma limitada. Seja a orientação esquerdista da mídia, da escola, da universidade, do mundo profissional, das instituições estatais ou dos cargos políticos: em toda parte, a sincronização ideológica é tal que apenas pequenas nuances de esquerdismo parecem ser toleradas, enquanto qualquer movimento cultural patriótico ou é asfixiado, desintegrado de dentro, desacreditado ou erradicado.

Assim, gradualmente surgiu uma estrutura social que pode ser descrita, com Oswald Spengler, como o "socialismo dos bilionários", como todas as civilizações envelhecidas o conheceram: no topo, um sistema capitalista tardio e cada vez mais monopolista de poucos "atores globais" (Big Money, Big Data, Big Tech e Big Pharma), cada um deles mais poderoso que muitos Estados e empregando legiões de políticos, jornalistas e intelectuais; abaixo, uma massa de consumidores empobrecidos e assalariados dispensáveis, mantidos felizes pelo pão e circo, cujas necessidades são cada vez mais atendidas pelo capitalismo planificado, e que estão isolados de qualquer possibilidade de resistência coletiva pelo multiculturalismo, hedonismo e doutrinação - a menos que seu ressentimento seja voltado contra os últimos dos ocidentais como uma suposta "ameaça de direita à democracia".

Mas este colosso tem pés de barro apesar, ou talvez precisamente por causa de sua quase esmagadora onipotência. Embora o socialismo dos bilionários tenha se tornado a norma em todos os lugares, em primeiro lugar, a rivalidade entre os grandes Estados-civilizações como China, Rússia, Europa, Índia, EUA e o mundo islâmico (embora fragmentado) continua e se intensifica à medida que esses espaços se tornam mais centralizados. Em segundo lugar, o sistema também é internamente instável, pois diferentes atores competem por quotas de poder cada vez maiores, radicalizando assim a opinião pública. E, em terceiro lugar, um olhar mais atento sobre a situação na Europa sugere que os próximos anos e décadas serão marcados pela crise. A venda da tecnologia ocidental, o envelhecimento da população, a autodestruição da indústria, o declínio da educação, as tensões étnicas, a crise do euro e da dívida, o colapso das cadeias de abastecimento, a crise energética, a loucura da "neutralidade climática": tudo isso não pode continuar sem mudanças a longo prazo e acelerará muito o declínio - e levará ao cesarismo, que sempre foi a consequência do socialismo dos bilionários ao longo da história humana.

Por mais cínico que possa parecer, nesta mesma aceleração reside uma certa esperança - não a esperança de um verdadeiro renascimento, mas pelo menos que se abrem algumas possibilidades de uma restauração hesperialista que ainda hoje são impensáveis. Um ponto de partida importante é a observação de que a política voltará dos parlamentos, que se tornaram essencialmente órgãos de aclamação de decisões extrapolíticas, para as ruas: quanto mais o Estado recuar como garantidor de segurança, ordem, paz, prosperidade e identidade, mais outras forças entrarão em cena, sejam elas clãs, grupos religiosos, comunidades fechadas, grandes corporações ou igrejas subterrâneas. Sob a superfície do Estado convencional, a Europa se desintegrará em uma multidão de arquipélagos baseados na identidade, nos quais a ordem política, ideológica, social, interpessoal e econômica é uma só. Estes agrupamentos competirão cada vez mais ferozmente por território, mão-de-obra, matérias-primas, dinheiro, meios de produção, mídia, apoio político e muito mais - uma rivalidade que às vezes será aberta, às vezes encoberta, mas que envolverá um crescente recurso à violência até que finalmente surja um novo paradigma social.

Este é o tempo dos últimos patriotas europeus: se eles não podem, nas circunstâncias dadas, cumprir sua missão através dos canais parlamentares usuais, as regras do jogo são bem diferentes na constelação descrita acima. As seguintes estratégias são necessárias.

*

Antes de mais nada, é urgente fazer uma avaliação fria e realista da situação em vez de fechar os olhos. O tempo de uma sociedade predominantemente burguesa, iluminada, cristã, europeia e educada acabou - e nunca mais voltará. A polarização social, o ultraliberalismo, a descristianização, o multiculturalismo e o desastre educacional atingiram um nível que torna impossível qualquer reversão fundamental para as gerações vindouras - e faz com que a tentativa de impor um retorno aos anos 80 pela força pareça não só perigosa, mas também insensata. A Europa Oriental provavelmente será capaz de escapar destes fenômenos; o Ocidente, por outro lado, terá que viver com eles permanentemente. Mas mesmo que a civilização ocidental tardia provavelmente nunca mais venha a experimentar um verdadeiro florescimento espiritual ou cultural, não obstante, é nosso dever intelectual e espiritual continuar a defender e transmitir nossos valores e convicções, especialmente porque o verdadeiro europeu sabe que o sucesso aqui e agora nunca pode ser forçado de qualquer forma, mas pode, no máximo, ser concedido como uma dádiva do alto.

Além disso, é importante encontrar um equilíbrio entre os vários atores conscientes ou inconscientes do hesperialismo: partidos políticos, associações, academias, fraternidades espirituais, escolas, organizações de autoajuda, instituições de caridade, associações de segurança - todas elas precisam trabalhar em estreita colaboração para serem reconhecidas como parte de um movimento, mas, por outro lado, serem tão diversas e versáteis que representem o espectro mais amplo possível e não ofereçam aos oponentes institucionais um alvo centralizado.

Além disso, dada a atual supremacia liberal-esquerdista sobre a educação, é hora de criar um novo sistema escolar e universitário patriótico, já que uma nova "marcha através das instituições" está em grande parte condenada ao fracasso no momento. A educação é a chave para a formação de uma futura elite hesperialista e ao mesmo tempo a condição prévia para a transmissão organizada das ideias ocidentais: o que é necessário é nada menos que uma nova Cluny na política educacional.

Para que existam sociedades paralelas europeias patrióticas a longo prazo, elas devem não apenas formar redes informais, mas também desempenhar funções de estabilização identitária e de legislação informal, cuja qualidade não é mais garantida pelas estruturas estatais. Na medida do possível, isto envolve a construção de espaços exemplares de retiro identitário e de comunidade patriótica, nos quais o projeto de restauração da antiga ordem europeia é concretamente antecipado - como as ordens medievais, a Medina do Islã ou o Shaanxi da Longa Marcha chinesa. É no campo que tais projetos serão mais fáceis de realizar, como ilustrado pelo crescente número de grupos católicos tradicionais na França. No entanto, as grandes cidades também não devem ser completamente ignoradas, a fim de oferecer apoio aos últimos europeus que ali se manteriam e sondar as condições de coexistência com as sociedades paralelas de migrantes.

É claro que o importante nestas comunidades modelos não é apenas o intercâmbio intelectual, mas também o desenvolvimento de uma sociedade ordenada, o que implica o desenvolvimento de uma proteção jurídica e física, um sistema de educação independente, o cuidado com o desenvolvimento espiritual, a organização de um espaço profissional tão variado e complementar quanto possível, a gestão responsável do meio ambiente e dos recursos estratégicos, a criação de uma defesa resistente contra todos os tipos de agressões e, finalmente, o apoio em casos de dificuldades sociais. Este último ponto, muitas vezes negligenciado, é de fundamental importância nos próximos tempos de crise, quando os patriotas remanescentes se encontrarão cada vez mais ativamente arruinados e perseguidos, e é nosso dever instituir um sistema de apoio para todos aqueles cujas famílias se tornariam, de uma forma ou de outra, verdadeiros mártires da causa do patriotismo cultural. De fato, o hesperialismo só pode gerar simpatia se transcender a crítica estéril do presente e se tornar uma força de ordem holística que protege e cuida daqueles que foram prejudicados pelo sistema atual. A vitória política só é possível para forças da oposição que mostram não só solidariedade teórica, mas também concreta com as vítimas do regime atual, como demonstra tão bem o cristianismo primitivo, que não só revolucionou a noção de caridade, mas cujos monges também souberam se defender com muita eficácia.

Esta mudança do formalismo teórico à revolução tradicionalista em nossas vidas pessoais também deve moldar o engajamento político. A era dos grandes programas ideológicos terminou, e o foco mudou do conteúdo para as personalidades. As novas elites ocidentais também precisam desenvolver este carisma, mas o carisma visado não deve ser limitado, como na esquerda liberal, à mera superficialidade da mídia, mas sim, como a realeza medieval, conter uma forte reivindicação de conduta exemplar de vida, pois a desejada renovação hesperialista visa uma mudança de paradigma duradoura que seja tanto política quanto moral. Isto envolve necessariamente um compromisso ofensivo com a tradição cristã como a própria essência do Ocidente, pois após o fracasso do liberalismo, somente um retorno explícito à transcendência pode impedir a completa decadência.

Portanto, uma virada identitária só é possível se for orientada para a defesa da civilização cristã ocidental como um todo, da qual o Estado-nação moderno é apenas uma faceta efêmera. E mesmo que se deseje acima de tudo estabilizar a identidade nacional como a base atual da participação política, seria aconselhável combinar esta consolidação com um fortalecimento da civilização europeia como um todo, em vez de colocá-la no vácuo de um globalismo superficialmente americanizado. Os mais de quarenta pequenos e médios Estados europeus só poderão defender sua identidade se patriotas de todas as nações ocidentais criarem estruturas capazes de tomar o lugar da União Europeia, a fim de oferecer uma alternativa real às sociedades paralelas e às elites de liberal-esquerdistas supranacionalmente organizadas. O verdadeiro europeu deve lutar contra a atual UE pela mesma razão que o patriota nacional sabe que sua identidade depende da defesa da civilização europeia.

Para tornar-se o núcleo cristalizante de uma nova ordem, no entanto, o patriotismo cultural precisa não apenas de estruturas educacionais, uma ordem holística de convivência, um verdadeiro carisma e uma coordenação pan-europeia, mas também de acesso a meios materiais. Devemos, portanto, tentar criar, com nossos próprios meios, um poder financeiro e econômico cada vez mais eficiente; não apenas para nos tornarmos independentes de pressões externas, mas também para sermos capazes de provar aos europeus nossa competência na construção de espaços de ordem e segurança e sugerir aos principais agentes econômicos que um retorno ao tradicionalismo será a única maneira de estabilizar uma Europa em declínio. Augusto, também, só conseguiu a aprovação dos grandes banqueiros para embarcar na reconquista do Mediterrâneo depois de ter demonstrado que a prática do governo que ele havia imposto à Itália era tão bem sucedida quanto lucrativa. A confirmação formal, "constitucional" destas novas realidades pelo Senado e pelo povo foi então uma mera formalidade - e não podemos esperar que seja diferente na Europa.

*

Devemos pegar os dados do jogo onde eles caíram - ou ser reduzidos ao papel de meros espectadores. Pelo menos na Europa Ocidental, como hesperialista patriótico, teremos que viver com o fato de que o socialismo dos bilionários se tornou o sistema econômico dominante e continuará a sê-lo por muito tempo. Teremos que viver com o fato de que o Iluminismo e o liberalismo se conduziram ao absurdo, e que qualquer retorno ao status quo do Estado de direito dos anos 80, injustamente idealizados, mais cedo ou mais tarde reproduziria exatamente os mesmos fenômenos degenerativos que vemos hoje. Teremos que viver com o fato de que, mesmo no melhor dos casos, apenas uma pequena elite dirigente pode ser recristianizada, mas a maioria da população continuará mostrando um desinteresse espiritual total e só poderá ser levada, na melhor das hipóteses, a um cristianismo puramente patriótico. Teremos que conviver com o fato de que a educação e o amor à própria história estão em um nível mais baixo de todos os tempos e que o emburrecimento midiático das massas não nos permite esperar um retorno rápido a um mínimo de responsabilidade cívica e cultural. E teremos que viver com o fato de que o número de europeus "nativos" nas grandes cidades permanecerá, na melhor das hipóteses, constante, e isto apesar de todas as medidas imagináveis de controle de natalidade e imigração, e que, portanto uma reorganização hesperialista da Europa não poderá ignorar a existência de sociedades paralelas migrantes e terá que fazer a elas uma oferta credível de integração, embora baseada não no secularismo e liberalismo, mas no conservadorismo social e no patriotismo cultural, como já foi o caso com a exaltação de uma "romanitas" inclusiva sob o Império Romano.

É claro que tudo isso não é um chamado para comprometer ou diluir o que resta do conservadorismo e do patriotismo, mas muito pelo contrário: é um chamado para voltar ao realismo maquiavélico e finalmente abordar o jogo do poder com o pragmatismo frio e implacável que é tão característico de nossos oponentes liberal-esquerdistas. Pois mesmo no melhor dos casos, o hesperialismo continuará sendo uma opinião minoritária e não deve esperar tornar-se um movimento de massas, uma vez que sua base, ou seja, uma população homogênea, solidária e politicamente educada, foi fatalmente corroída, pelo menos na Europa Ocidental. O hesperialismo deve, portanto, aprender a ver-se como uma sociedade paralela entre outras e, portanto, trabalhar, por um lado, para consolidar sua própria identidade e ampliar seu público e, por outro lado, para desenvolver uma "auctoritas" moral e organizacional tão superior que se tornará, mais cedo ou mais tarde, interessante para os outros grandes atores de nosso mundo marcado pelo socialismo dos bilionários transferir-lhe cada vez mais responsabilidades políticas, culturais e econômicas: O conservadorismo deve se colocar, por assim dizer, na situação estratégica de uma pedra-chave que não pode mais ser removida sem que colapse toda a estrutura que ele sozinho ainda mantém unida. Assim, em vez de atrasar os relógios alguns anos ou mesmo algumas décadas, deveríamos antes usar a dinâmica de nosso tempo para fazê-lo avançar tanto que o ciclo histórico da história ocidental se reconecte ao início: a demanda antiquada por uma "Europa das nações" no estilo dos anos 60 seria então substituída pela aspiração por um novo Sacro Império do século XXI...