02/10/2022

John Morgan - Alexander Dugin: Homem Internacional do Mistério

 por John Morgan

(2018)


O pensador e ideólogo russo Alexander Dugin, que tem trabalhado para moldar a vida política e intelectual russa ao longo de quatro décadas, tem atraído muitos apoiadores e detratores. Eles estão profundamente divididos, e ainda assim compartilham uma coisa em comum: ambos o veem como uma figura quase mitológica. 

Para seus inimigos, ele é um demônio: a mão negra por trás do trono de Putin, um fascista ocultista empurrando a Rússia de volta ao totalitarismo e à agressão expansionista, com tentáculos alcançando o nacionalismo populista crescente da Europa e especialmente entre a administração americana Alt-Right e a Trump [2017-2021]. Para seus apoiadores, ele é um herói para nossa era: um mestre da filosofia e do esoterismo que está construindo as bases para um novo paradigma sociopolítico que proporcionará verdadeira liberdade para todos os povos do mundo e os libertará da devastação da globalização e do neoliberalismo.

Embora minha própria visão dele seja mais sóbria e matizada, confesso que está mais próxima da de seus apoiadores, já que fui eu quem supervisionou a publicação das primeiras traduções dos livros do Dr. Dugin para o inglês. Tenho sido um ávido seguidor de seu trabalho desde o final dos anos 90, quando descobri Arctogaia, o primeiro website a oferecer seus escritos em traduções (rudes) para o inglês feitas por voluntários russos bem intencionados. Quando me deparei com este site, li avidamente os ensaios, que eram uma mistura incomum, mas instigante, de ideias tiradas da Nova Direita Europeia, do Tradicionalismo, do misticismo ortodoxo russo, do ocultismo, da runologia, da geopolítica, do comunismo soviético, do anarquismo, entre outros. 

Parecia que este pensador estava interessado em todas as mesmas coisas que eu estava, mas que eu nunca havia considerado combinar como ele estava fazendo - e que produziu alguns resultados fascinantes. Há muito tempo sou de opinião que as categorias políticas de "esquerda" e "direita" são desnecessariamente restritivas, por exemplo, e que a maneira de descobrir novos paradigmas além do neoliberalismo está em algo que atrairia os dois "lados" - e isto é algo que o Dr. Dugin estava realmente fazendo.

De fato, grande parte da confusão em relação à recepção do Dr. Dugin no Ocidente deriva de sua tentativa de sintetizar muitas ideias e escolas de pensamento díspares e aparentemente contraditórias. Isto é ainda mais dificultado no mundo anglófono pelo fato de que, de suas muitas dezenas de livros e centenas de artigos que foram publicados em russo, e que tratam não apenas de política e filosofia, mas de temas tão diversos como religião, esoterismo, antropologia, sociologia e história, apenas um punhado apareceu até agora na tradução para o inglês, deixando enormes lacunas para os leitores estrangeiros. O próprio Dr. Dugin tem tentado resolver este problema apresentando uma série aparentemente interminável de websites ao longo dos anos que apresentam suas opiniões e as de seus seguidores, sendo o último deles Geopolitica.ru. 

Independentemente desses esforços, no entanto, muitos na mídia continuam representando o Dr. Dugin como uma força que ameaça o mundo. Poderíamos ser tentados a rir de tal hipérbole até nos lembrarmos que o Departamento do Tesouro dos EUA o colocou recentemente em sua lista de indivíduos oficialmente sancionados.

Tenho o prazer de dizer que, na única ocasião em que tive o prazer de conhecer pessoalmente o Dr. Dugin, em uma conferência sociológica em Nova Delhi em 2012 (o tópico do qual, curiosamente, foi "Depois da Hegemonia Ocidental"), não havia nada obviamente demoníaco sobre o homem. Ele não estava vestindo preto (apenas um terno casual), e não havia agentes da FSB ou familiares que o acompanhassem em seu rastro. Na verdade, ele era bastante educado, amável e de fala mansa. A única coisa "mística" sobre sua aparência era sua famosa barba - que o marca como um raskolnik, ou "velho crente", aquela seita da Igreja Ortodoxa Russa que rejeitou as reformas liberalizadoras que foram introduzidas no século XVII. Ao contrário daqueles que afirmam que as professas crenças do Dr. Dugin não passam de uma encenação, posso atestar que ele estava seguindo diligentemente os dias de jejum, e enquanto eu pedia um jantar normal e cerveja, ele se restringiu a nada mais do que algumas frutas, e ofereceu suas orações antes de comer. Mas naquela noite e no dia seguinte, tivemos muitas horas de conversa que, como seus escritos, atravessaram todo o espectro do conhecimento, desde política e eventos atuais até filosofia e religião. 

Para entender realmente o que ele está fazendo, é preciso rastrear as origens de suas ideias até uma interpretação pouco ortodoxa do Tradicionalismo de René Guénon e Julius Evola - e para entender isso, é preciso saber algo sobre a vida do Dr. Dugin.[1]

O Dr. Dugin nasceu em Moscou em 1962, de um pai que era coronel-general da inteligência militar soviética e de uma mãe que era médica. Em seu livro Putin vs Putin, ele menciona que um de seus antepassados foi Savva Dugin, um velho crente que foi decapitado por exigir restauração do Patriarcado Ortodoxo e por condenar a autoridade política secular.[2] Em 1980, enquanto estudante do Instituto de Aviação de Moscou, ele descobriu o Tradicionalismo e se envolveu na pequena subcultura Tradicionalista que existia em Moscou naquela época, tendo sido inspirado por aqueles livros Tradicionalistas que, de certa forma misteriosamente para uma instituição apoiada pelo comunismo, haviam sido adquiridos pela Biblioteca Pública de Lênin décadas antes. 

Dado que o ateísmo ainda era a doutrina oficialmente prescrita da União Soviética, estas atividades eram obviamente restritas ao subterrâneo subversivo. Dugin produziu a primeira tradução de um texto Tradicionalista para o russo, o Imperialismo Pagão de Julius Evola, em 1981, que foi circulado na forma de samizdat. Dugin também formou uma banda, Hans Zivers, que em termos atuais seria descrita como dark neofolk - um único álbum desta música, Blood Libel, foi lançado desde então em CD e no YouTube. Em 1983, a notícia destas apresentações chegou ao KGB (que as condenou como "canções místicas anticomunistas"). Como resultado, Dugin foi detido brevemente, e depois expulso do Instituto de Aviação. Implacável, ele continuou a estudar o Tradicionalismo, sustentando-se com um emprego como varredor de rua.

Após uma breve incursão na política no partido nacionalista Pamyat durante o final dos anos 80 - o primeiro partido além do Partido Comunista que foi tolerado na União Soviética - Dugin começou a se associar com a escola de pensamento que foi chamada de "Nova Direita Europeia", inicialmente estabelecida pelo francês Alain de Benoist, que estava (e está) trabalhando para estabelecer uma verdadeira alternativa intelectual e política ao neoliberalismo na Europa. Embora um adversário da URSS durante os anos 80, suas primeiras viagens à Europa Ocidental nesta época lhe mostraram que, por pior que fosse, o Ocidente estava em muito pior forma, tendo perdido seu sentido mais profundo e sucumbido às artimanhas do consumismo e da cultura popular ao estilo americano. Isto teve o efeito um tanto irônico de convertê-lo em um defensor tardio da União Soviética. Embora o Dr. Dugin não seja, e nunca foi, um comunista, ele veio a reconhecer nesta época que a URSS, por mais imperfeita e problemática que fosse, tinha pelo menos protegido a Rússia e seus Estados satélites da investida do neoliberalismo e do niilismo que tinha dominado o Ocidente nos anos do pós-guerra. Da mesma forma, ele percebeu que o fim da União Soviética significava que o único controle significativo sobre a hegemonia americana havia sido neutralizado, e os Estados Unidos estavam agora mais ou menos livres para ter seu caminho com o resto do mundo.

Durante este período, Dugin trabalhou com várias organizações que se opunham à nova Rússia democrática que havia sido criada sob os auspícios de Boris Iéltsin, embora em 1993 ele tenha iniciado o que viria a ser sua atividade definidora dos anos 90, quando se tornou um dos fundadores do Partido Nacional-Bolchevique. Os nacional-bolcheviques reivindicaram o legado dos grupos e pensadores que haviam sido batizados com esse nome tanto na Alemanha como entre os exilados russos durante os anos 1920, que haviam procurado combinar elementos do comunismo com o nacionalismo e os valores tradicionais. Na prática, no entanto, o PNB era mais um grupo de arruaceiros do que um sério competidor pelo poder político, e Dugin o deixou em 1998.

Eurásia

Nos anos 90, Dugin abraçou pela primeira vez a escola que definiria a próxima fase de seu ativismo político: o eurasianismo. O eurasianismo foi uma doutrina desenvolvida pela primeira vez entre os emigrantes russos na Europa durante a década de 1920. É uma teoria complexa, mas essencialmente sustentava que a Rússia é uma civilização única mais estreitamente associada à Ásia do que ao Ocidente.[3] O Dr. Dugin adotou estas ideias e as promoveu alegando que um novo império russo, compreendendo os mesmos territórios que haviam sido incorporados anteriormente na União Soviética, era necessário para formar um baluarte contra a hegemonia americana e da OTAN, que ameaçava não apenas a Rússia, mas o mundo inteiro com a imposição de uma monocultura baseada em nada mais do que os valores da globalização e do mercado. O conflito fundamental para Dugin, como foi para muitos pensadores geopolíticos antes dele, é entre as potências conservadoras e terrestres da "Ilha-Mundo" da Eurásia e as potências liberais e marítimas dos Estados Unidos e seus aliados.

Com este objetivo, em 2001 o Dr. Dugin estabeleceu o Movimento Internacional da Eurásia, a organização que ele continua a liderar até hoje. Embora não seja acrítico, Dugin sempre elogiou Vladimir Putin como o pastor que, se ele seguir as tendências que ele iniciou em direção a sua conclusão mais radical, inaugurará o novo império russo. A relação precisa de Dugin com Putin tem sido um ponto de discórdia entre os observadores russos, com alguns chegando ao ponto de afirmar que Dugin é "o cérebro de Putin". Embora isto seja certamente um exagero, como Dugin nunca ocupou nenhuma posição oficial no Kremlin, é no entanto verdade que ele tem estado na órbita do Kremlin por muitos anos. 

Quando perguntei ao Dr. Dugin sobre este relacionamento quando nos conhecemos em 2012, ele me disse que ele já teve contato com Putin e há pessoas no Kremlin que estão interessadas em suas ideias geopolíticas, mas que não têm tempo para suas ideias tradicionalistas ou filosóficas. Exatamente quanta influência ele tem exercido é difícil dizer, mas pode-se definitivamente detectar alguma linguagem muito "duginesca" quando Putin faz discursos exaltando o papel da Rússia como guardiã dos valores conservadores, ou apelando para um mundo multipolar, com muitas nações - a Rússia sendo a primeira entre elas, é claro, mas também incluindo outras nações poderosas como China, Brasil e Irã - compartilhando hegemonia sobre suas respectivas regiões, em oposição à ordem atual, que é vista como um mundo unipolar no qual os Estados Unidos têm influência sobre todo o globo. Tais conceitos poderiam ser extraídos diretamente dos escritos de Dugin. Da mesma forma, a estratégia geopolítica de Putin na formação da União Econômica Eurasiática, ou em sua abordagem de países como a Geórgia, Síria e Ucrânia, traz em grande parte as marcas do pensamento geopolítico de Dugin. O quanto disto é mera coincidência e o quanto é influência real não é claro, mas os eventos políticos dos últimos anos mostraram que a trajetória da política russa está muito de acordo com as próprias profecias de Dugin. 

Dugin não vê a ordem política que ele reivindica como algo que beneficiará apenas a Rússia, mas algo que de fato salvará toda a humanidade das forças destrutivas e homogeneizadoras. E é aqui que acabamos voltando ao Tradicionalismo com o qual ele começou sua carreira. Segundo os Tradicionalistas, cada uma das principais religiões do mundo é uma manifestação de uma única verdade metafísica, mas expressa de forma diferente de acordo com as exigências culturais e geográficas de cada povo ao qual é revelada. Portanto, nenhuma religião pode afirmar ser a "única fé verdadeira", mas, ao mesmo tempo, existe uma religião específica que é mais apropriada para cada povo e que foi criada especificamente para ele. O Dr. Dugin expandiu a visão de mundo Tradicionalista para a política. Para ele, não é simplesmente uma questão de religião, mas também o caso de que sistemas políticos e normas culturais particulares são apropriados para cada povo do mundo, e que estes elementos não podem ser transferidos de um povo para outro sem que sejam cortados de suas raízes metafísicas, resultando em alienação e decadência, ou destruindo-os por completo.

As implicações políticas deste ponto de vista devem ser claras. Os Estados Unidos, usando seu poder militar e econômico sem precedentes, está tentando exportar seus sistemas político e econômico e sua cultura para cada canto do globo na busca de uma Nova Ordem Mundial na qual todo o planeta, de fato, se tornará americano. (É preciso apressar-se para acrescentar que Dugin deixou claro em vários escritos que não considera o próprio povo americano como o inimigo, mas apenas as forças políticas e econômicas que o dominam, vendo os americanos comuns como suas primeiras vítimas).

Esta visão de mundo maniqueísta, portanto, coloca a América, e aqueles que a apoiam, em uma luta até a morte contra aqueles que se opõem a ela - e para Dugin, sem surpresa, a Rússia está no centro da oposição a seus projetos, e idealmente, deveria estar coordenando tudo isso. Em termos políticos, isto significa que qualquer pessoa que se oponha aos EUA deve ser apoiada, mesmo quando seus objetivos não se alinham precisamente com os do eurasianismo. Esta não é uma guerra entre esquerda e direita como geralmente entendida, uma vez que Dugin favorece nações, indivíduos e grupos de ambos os lados dessa divisão, mas sim como uma guerra entre neoliberalismo e não-neoliberalismo. 


Trump & a Alt-Right

Em seus vídeos e artigos, Dugin deixou claro que ele realmente pensa que Donald Trump poderia ser o homem certo para banir as elites globalistas de Washington, acabar com as aventuras militares americanas no exterior e alcançar um novo entendimento entre a América e a Rússia; mesmo que ele falhe nestes esforços, Dugin certamente o vê como alguém que lançou o establishment político americano no caos, em benefício da Rússia e de outros dissidentes ao redor do mundo. 

Quanto à Alt-Right, Dugin deixou claro em muitos de seus escritos que rejeita o racialismo (ele tem mantido que não há um padrão objetivo pelo qual se possa medir o valor de uma raça contra outra), que é tão caro à Alt-Right, e no entanto, como já mencionado, o fator crucial para ele é apenas se um determinado grupo é a favor ou contra a atual ordem neoliberal. Dado que, pelo menos no seu melhor, a Alt-Right representa uma rejeição do neoliberalismo e dos fundamentos da ordem americana em geral, está de acordo com a doutrina habitual de Dugin ignorar seus pontos de desacordo com eles, na esperança de que possam servir para enfraquecer o domínio do neoliberalismo sobre a América e, por sua vez, sobre o mundo. Entretanto, os esforços de alguns jornalistas para pintar Dugin como uma espécie de guru da Alt-Right não é mais do que propaganda - por causa de sua rejeição do racialismo, Dugin é muito mais criticado do que estudado pelos frequentadores do antigo "movimento" Alt-Right.  

Este artigo mal risca a superfície do pensamento do Dr. Dugin em todas as suas facetas, mas eu tentei transmitir algo de sua visão de mundo abrangente. Dugin não é o tipo de pensador com o qual estamos acostumados a lidar no mundo anglófono - ele é mais parecido com os apocalípticos escritores ortodoxos do século XIX, como Vladimir Soloviev, do que com um típico teórico político ocidental. Independentemente do que se pensa de suas opiniões, compreendê-lo oferece uma perspectiva única sobre as ações da Rússia, assim como as esperanças e sonhos de dissidentes políticos antiliberais ao redor do mundo.