29/06/2023

Jean Thiriart - Carta aos Militantes: Ordem na Casa, Ordem nas Ideias

 por Jean Thiriart

(1962)


"O movimento será liderado pelo menor número possível de grupos; esses grupos devem ser homogêneos e possuir a experiência de revolucionários profissionais. Quanto ao movimento, ele abrangerá o maior número possível de grupos variados e heterogêneos recrutados nas várias camadas do proletariado e de outras classes da nação."

Tudo o que foi dito acima é de Lênin, palavra por palavra.

Parafraseando Arquimedes (o mundo) e Lênin (a Rússia), posso dizer a vocês: "Nos dotemos de uma organização revolucionária e levantaremos a Europa".

Para manter os instáveis e os hesitantes fora de nosso movimento, não podemos nos contentar em recrutar "simpatizantes", ao contrário, queremos militantes comprometidos, militantes que trabalhem.


O Aspecto das Palavras e o Aspecto do Trabalho


Até agora, muitos de nossos amigos ainda não se livraram do estilo democrata. Para eles, a política consiste em sentar-se nos quartos dos fundos dos cafés e conversar até tarde da noite. O aspecto da palavra ainda é muito desenvolvido no MAC [Movimento de Ação Cívica] e o aspecto do trabalho é muito pouco praticado.

A ação revolucionária - e preparar uma Europa unitária é uma ação revolucionária - exige trabalho, trabalho efetivo.

Devemos banir de nossas reuniões o falatório estéril; devemos rastrear e expulsar de nossas organizações os "swingueiros" políticos, aqueles indecisos que se juntam a todos os grupúsculos da esquerda para a direita; a palavra é grosseira e no estilo de L.ouis Ferdinand Céline, mas insubstituível, então vou dizer: não precisamos na Jovem Europa de pessoas que praticam a masturbação política. A autoridade deve nascer da competência e não da "popularidade", a promoção deve ser o resultado da eficiência e não da disputa. Quando as coisas ficam difíceis, os chefes "demagógicos" fogem e os "salivadores" se escondem. Nossa concepção de política não é a de um teatro, mas a de uma equipe fazendo um trabalho.

Ser do MAC não é impressionar as meninas com um distintivo de cruz celta ou desenhar nosso emblema com giz nos banheiros da escola; ser do MAC é trabalhar.


Grunhidos e Resmungos


O MAC e a Jovem Europa não estão procurando clientes ou eleitores. Isso nos permite falar de uma forma mais aberta, franca e honesta. Estou cansado de ouvir os eternos salivadores me dizerem ou me escreverem "deveríamos fazer isso", "deveríamos ter feito aquilo". 

Como que por acaso, essas são as mesmas pessoas que, quando recebem uma tarefa, não a realizam, ou a realizam mal, ou com atraso.

A todas as críticas - há algumas a serem feitas - deve-se acrescentar um projeto realista de reforma. Portanto, nosso primeiro axioma é que toda crítica deve ser acompanhada de um projeto de reforma. A crítica por si só é estéril.

Toda sugestão - e nós as recebemos - deve ser acompanhada de um inventário de recursos. Vou lhe dizer com franqueza: não temos dinheiro. Não nos envergonhamos disso! Portanto, qualquer projeto que exija gastos, sem uma nova receita compensatória, se juntará a uma pilha alta de "planos".

Aqui está o segundo axioma: qualquer sugestão será acompanhada de um exame dos meios materiais.

Não somos o tipo de pessoa que faz planos para o futuro. Os verdadeiros líderes se distinguem por sua capacidade de agir e ter sucesso com os meios disponíveis.


Ordem nas Ideias


Com muita frequência, nossos membros nos fazem perguntas sobre doutrina, embora essas perguntas tenham sido respondidas em detalhes em edições anteriores de nossa revista. Nossos ativistas são convidados a guardar e classificar cuidadosamente sua coleção de "Nation Belgique".

É possível obter edições anteriores da "Nation Belgique". Antes de fazer isso, leia atentamente o folheto "Repertório da Doutrina".

Muitos jovens demonstram uma considerável falta de conhecimento histórico; não posso culpá-los por isso, eles são vítimas de um ensino conformista e "direcionado". Para o benefício deles, estamos distribuindo um folheto intitulado "Leitura recomendada".

Os livros são caros. Para superar esse obstáculo, crie círculos de leitura em suas seções. Peça a todos que comprem um dos livros que recomendamos. Em seguida, organize o rodízio desses livros entre os ativistas da seção. Isso lhe dará uma boa biblioteca inicial.

Para evitar a praga de pessoas que pegam livros emprestados e nunca os devolvem, exija que qualquer pessoa que peça um livro emprestado traga um de sua propriedade.


Pratique a Boa Administração


Política não é sinônimo de laissez-faire. Um movimento deve ser administrado como uma empresa sólida. Você só deve gastar o que recebe. Não desperdice. Para todas as suas atividades locais, as seções terão de se contentar com seus próprios fundos. Esse fundo é alimentado por uma dedução de 25% para o benefício da seção em todas as vendas de jornais, crachás e em todas as assinaturas coletadas diretamente pela célula.

As seções não devem mais ir à sede para pedir envelopes, selos e circulares. As seções devem se acostumar a uma sólida autogestão das atividades locais.


Acostume-se com a Eficiência


  1. Não abuse do telefone. Todos os agentes do MAC são voluntários, eles precisam trabalhar para viver. Eles não são funcionários "permanentes" que podem se dar ao luxo de ser "relações públicas" ao telefone. Use o telefone somente em casos de emergência. Adquira o hábito de enviar notas concisas e datilografadas (que perda de tempo e que erros devido à caligrafia ruim!); faça cópias em papel claro (papel carbono) para todas as partes interessadas. Leia atentamente nossos formulários 1 a 4 que estão disponíveis nas seções.
  2. Insisto, em particular, que nenhuma reunião pública seja organizada sem antes consultar o LÍDER NACIONAL da 3ª seção. Nossos palestrantes não têm o dom da onipresença. Teichmann não pode falar no mesmo dia em Ostende e Namur! Não posso visitar uma seção em Ghent e uma seção em Antuérpia no mesmo dia e ao mesmo tempo. Além disso, nossas agendas de atividades estão sobrecarregadas, portanto, é prudente PROPOR uma reunião com pelo menos dez dias de antecedência.
  3. As notícias a serem publicadas na revista referentes às atividades da seção devem ser recebidas por mim na terça-feira, O MAIS TARDAR, para publicação na sexta-feira.
  4. Há muitos SUPRIMENTOS disponíveis para os associados em nossa revista. As seções devem obter esses suprimentos com o Gerente do Escritório Nacional, 2º Escritório. Para compras em grupo, as seções receberão o desconto de 25%, que será o recurso financeiro local.
  5. Mediante simples solicitação por escrito dos líderes de seção, a nossa administração central fornecerá a eles edições ANTIGAS da "Nation Belgique" para propaganda na forma de campanha.
Mais detalhes serão enviados na forma de folhetos para as seções. Eles devem se dirigir ao BP 9 Bureau des Postes 33, ch. de Charleroi, Bruxelas.

Não há nada de "patético" ou "estimulante" em todo esse trabalho administrativo. Pelo menos à primeira vista. Mas sem esse trabalho, nenhuma ação revolucionária é possível. Não se pode afirmar que se está reformando a Europa quando não se consegue administrar uma seção de 50 pessoas.

O tempo para o diletantismo no MAC acabou. A eficiência será uma qualidade exigida de cada líder, juntamente com a inteligência e o caráter.

Os dias de salivação, diversão e festa acabaram.