07/08/2021

Kerry Bolton - O Partido Nacionalista Alemão de Stálin

por Kerry Bolton

(2014)


Em uma reunião entre Josef Stálin e líderes do Partido da Unidade Socialista (Sozialistische Einheitspartei Deutschlands: SED) na zona soviética da Alemanha ocupada, realizada em 31 de janeiro de 1947, Stálin perguntou que porcentagem de alemães (em todas as zonas de ocupação) eram "elementos fascistas", e "que influência eles mantinham nas zonas ocidentais"? Otto Grotewohl respondeu que era uma pergunta difícil de responder, mas que ele podia dar a Stálin listas de ex-membros do Partido Nacional-Socialista "em posições de liderança nas zonas ocidentais". Stálin não havia feito a pergunta com o objetivo de expurgar a Alemanha de "fascistas", mas com a possibilidade de recompor antigos membros do partido nacional-socialista em outro partido, que promoveria o nacionalismo e o socialismo dentro do contexto de uma Alemanha soviética. Ele também estava interessado nos possíveis padrões de votação dos "elementos fascistas", caso houvesse um plebiscito sobre a unificação alemã. A opinião de Grotewohl era de que eles eram "todos reacionários". O ponto de vista de Stálin era diferente. Seria possível organizar os "fascistas" na zona soviética sob um nome diferente? Ele apontou aos líderes da SED que sua política de "exterminar os fascistas" não era diferente da dos EUA, afirmando: "Talvez eu devesse acrescentar este curso [de organizar um partido nacionalista] para não empurrar todos os antigos nazistas para o campo inimigo?"[1].

Enquanto as zonas ocidentais procuravam proibir qualquer remanifestação política do nacional-socialismo, Stálin estava explorando as possibilidades de integrar tais elementos em uma nova Alemanha soviética. A reticência que ele recebeu dos líderes da Unidade Socialista estava baseada em uma reação tipicamente marxista. Entretanto, usa-se o marxismo para derrubar uma nação e um Estado, não para construir um. Stálin, como corretamente lamentou Trotsky, havia "traído" a revolução bolchevique[2] ao reverter possivelmente todos os programas marxistas que haviam sido erguidos por Lênin, Trotsky, Zinoviev, Kamenev, Sverdlov, et al., que haviam sido em sua maioria expurgados ou liquidados por Stálin[3].

Grotewohl objetou que se os "fascistas" fossem reorganizados em seu próprio partido, tal movimento seria "incompreensível para as massas trabalhadoras" nas zonas ocidentais. Presumivelmente ele era tão ingênuo a ponto de acreditar que o proletariado nas zonas ocidentais estava tão ansioso para abandonar doze anos de conquistas sociais e econômicas quase milagrosas sob o nacional-socialismo, e abraçar o marxismo dogmático, que eles se sentiriam traídos a menos que todos os líderes do antigo regime fossem expurgados e linchados. Stálin pensava diferente. Stálin respondeu que mostrar aos "nazistas" nas zonas ocidentais que seus camaradas sob os soviéticos não estavam sendo expurgados daria uma impressão positiva de que "nem todos eles serão destruídos". Pieck considerou a ideia como "impossível", enquanto Stálin não via razão para que ela não fosse concretizada. Ele queria recrutar "elementos patrióticos" para um "partido fascista", especialmente entre "figuras secundárias do antigo Partido Nazista". Não haveria nada reacionário em estabelecer tal partido, já que muitos "nazistas" tinham "vindo do seio do povo"[4].

Ulbricht considerou a ideia de Stalin inteiramente plausível ao focar no aspecto socialista do nacional-socialismo, especialmente entre a juventude idealista, que havia considerado o NSDAP como socialista. Stálin explicou que ele não pretendia integrar elementos "fascistas" no SED, mas incentivá-los a formar seu próprio partido, em aliança com oa SED [5]. Antigos "nazistas" estavam votando nos partidos conservadores burgueses da zona ocupada pelos soviéticos, temendo que o estabelecimento de um Estado soviético significasse sua liquidação. Stálin queria demonstrar que sua situação sob uma Alemanha soviética seria diferente. Ele também não compartilhava a visão absurda dos líderes comunistas alemães presentes de que os "elementos fascistas" eram todos burgueses. Ele afirmou que "deveria haver alívio para aqueles que não tinham se vendido" à ocupação ocidental; e que "não devemos esquecer que os elementos do nazismo estão vivos não somente nas camadas burguesas, mas também entre a classe trabalhadora e a pequena burguesia"[6].

A atitude particularmente positiva de Ulbricht entre os líderes do SED em relação aos planos de Stálin para um partido nacionalista como parte de uma "frente nacional" liderada pelo SED tinha um precedente pessoal. Embora o Pacto Hitler-Stálin de 1939 tivesse causado uma crise de consciência entre comunistas do mundo inteiro, Ulbricht havia estado particularmente entusiasmado com a aliança entre dois Estados "socialistas", escrevendo no jornal da Comintern, Die Welt, publicado em Estocolmo:

"Muitos trabalhadores, que desejam o socialismo, acolhem o pacto particularmente, porque ele reforça a amizade com o grande país do socialismo. ... Tanto o povo alemão como aqueles povos que são admitidos no Estado multinacional alemão[7] devem fazer a escolha: não junto com a alta finança inglesa em favor da extensão da guerra e de um novo Versalhes, mas junto com a União Soviética pela paz, pela independência nacional e pela amizade de todos os povos. A classe trabalhadora, os agricultores e os intelectuais trabalhadores da Alemanha, Áustria, Tchecoslováquia e Polônia serão a garantia mais forte para a aliança soviético-alemã e para a derrota do plano inglês [8]."


Deve-se notar que Ulbricht viu o pacto Hitler-Stálin como uma aliança contra a plutocracia encabeçada pela Inglaterra. Ulbricht também desempenhou um papel proeminente no expurgo stalinista da liderança do partido comunista alemão que havia fugido para a URSS após a posse de Hitler. Alguns deles foram extraditados da URSS de volta à Alemanha, como Margarete Buber-Neumann, que foi enviada a Ravensbrück [9]. Enquanto Hitler executou cinco membros do Politburo do partido comunista alemão, na URSS sete foram liquidados, além de 41 dos 68 líderes do partido [10].

Pieck, presumindo que o partido projetado seria chamado de "nacional-socialista" ou "fascista", objetou que os Aliados não permitiriam a reconstituição de tal partido. Stálin riu em resposta, e explicou que o partido seria chamado por um nome menos óbvio, como "nacional-democrata"[11].

Outra grande objeção dos líderes comunistas, novamente ingênuos, era que os "fascistas" são um "partido agressivo" e querem "espaço vital". Stálin salientou que a Alemanha foi derrotada, que seu exército não existia mais e que os "elementos fascistas" não estavam preocupados com tais questões.

De fato, uma facção significativa de nacional-socialistas alemães linha-dura do pós-guerra estavam comprometidos com uma posição neutralista, ou mesmo abertamente pró-soviética. Eles tinham acabado de travar uma guerra contra a URSS, e muitos não estavam ansiosos para fazê-lo novamente no interesse da hegemonia americana sobre a Europa, que eles consideravam como culturalmente e espiritualmente letal e, portanto, uma ameaça mais pervasiva do que a ocupação militar russa. Além disso, as plutocracias haviam rompido com Stálin quando ele se recusou a se tornar um parceiro júnior em uma nova ordem mundial do pós-guerra com base na Assembleia Geral das Nações Unidas, onde os EUA poderiam prontamente comprar votos e superar o bloco soviético com facilidade; e o Plano Baruch para a "internacionalização da energia atômica", que a URSS considerava um eufemismo para o controle americano. [12] De fato, foi a URSS que seguiu um curso nacional, incluindo uma campanha contra o "cosmopolitismo desenraizado" nas artes, que a liderança stalinista condenou como "internacionalismo", enquanto promovia uma cultura folclórica russa reavivada; enquanto os EUA estavam comprometidos com o internacionalismo, e uma ofensiva cultural na qual o expressionismo abstrato e o jazz assumiram papéis de liderança na tentativa de subverter nações [13].

Dado este realinhamento pós-guerra, não deve ser muito difícil ver por que Stálin consideraria os ex-nazistas como aliados potenciais, e vice-versa.

A maior formação nacional-socialista do pós-guerra na zona ocidental, o Partido Socialista do Reich, sob a liderança do Major General Otto Remer, foi rapidamente reprimida pelos Aliados quando fez consideráveis progressos eleitorais. O mais preocupante de tudo era a "posição neutralista" do Partido Socialista do Reich, numa época em que os EUA haviam revertido o Plano Morgenthau para a obliteração da nacionalidade alemã[14], e procuravam reconstruir a Alemanha como um aliado contra o novo inimigo, Stálin. Sir Oswald Mosley, comentando sobre a prisão do Dr. Werner Naumann, designado por Hitler como sucessor de Goebbels, e alguns outros, por supostamente conspirarem para se infiltrarem no Partido Democrata Livre, comentou sobre as políticas do Ocidente no pós-guerra em relação à Alemanha que "Anos depois que os russos estavam oferecendo aos cientistas alemães todos os prêmios materiais que a vida pode ter, os aliados estavam fazendo tais homens varrerem escombros nas ruas por causa de suas filiações políticas passadas"[15].


Nationaldemokratische Partei Deutschlands (NDPD)


Em fevereiro de 1948, a Administração Militar Soviética (Sowjetische Militäradministration in Deutschland: SMAD) anunciou o fim da desnazificação. Em março de 1948, o processo contra alemães por supostos "crimes de guerra" foi formalmente encerrado. No mesmo mês foi formado o Nationaldemokratische Partei Deutschlands (NDPD). A República Democrática Alemã (Deutsche Demokratische Republik: DDR) foi anunciada em 1949, a partir das eleições na zona ocupada soviética, após o fracasso da URSS e dos ocupantes ocidentais em chegar a um acordo sobre os termos das eleições para a reunificação da Alemanha.

Com a criação do NDPD, Stálin declarou que o partido iria "apagar a linha entre não nazistas e ex-nazistas"[16]. Em 22 de março, um jornal foi lançado para abrir o caminho, o National-Zeitung, anunciando: "enquanto em outras áreas permanece a atmosfera de desnazificação da Alemanha, na parte oriental os olhos do povo se iluminam novamente". Simples camaradas do partido não precisam mais ser tímidos e temerosos como se fossem párias". O partido foi fundado três dias depois, sob a presidência de Lothar Bolz, que ocupou o cargo até 1972. Bolz havia sido membro do partido comunista alemão anterior à guerra e foi um dos poucos líderes comunistas alemães que sobreviveu à perigosa hospitalidade de Stálin para com os refugiados comunistas [17]. Durante a maior parte do tempo em que Bolz serviu no governo da DDR, incluindo no cargo de Ministro das Relações Exteriores (1968-1978), o vice-presidente do NDPD foi Heinrich Hohmann, que se juntou ao partido nacional-socialista em 1933, e foi co-fundador da Liga dos Oficiais Alemães, que formou o núcleo inicial do NDPD.

O programa do NDPD era estridentemente nacionalista; tanto quanto o Partido Socialista do Reich, que estava sendo banido na República Federal:

Os Estados Unidos violaram o Tratado de Potsdam e nos mergulharam com malícia na maior angústia nacional de nossa história. ... Mas a guerra americana não pode e não deve ter lugar! A Alemanha deve viver! É por isso que nós, nacional-democratas, exigimos: os americanos para a América. A Alemanha para os alemães! A República Federal da Alemanha é filha da traição nacional... É por isso que nós, nacional-democratas, exigimos: a unidade alemã sobre o chefe do governo de traição nacional em Bonn, como base para a paz, independência e prosperidade de toda a nossa pátria alemã[18].

O partido atingiu um pico de 230.000 membros em 1953, e durante os anos 80 ainda tinha um número significativo de 110.000 membros. Em 1948, o partido enviou 52 membros ao parlamento da DDR, o Volkskammer. Um de seus principais objetivos era a unificação alemã, e o partido recorreu a ex-membros do NSDAP e veteranos do exército para apoiar suas campanhas. Um desses apelos do partido lançado em 1952 incluía 119 nomes de oficiais da Wehrmacht, das SS, da Hitler-Jugend, da Liga das Donzelas Alemãs (BDM) e da Frente Trabalhista Alemã [19].


O Encontro de Hess com Líderes da DDR


Curiosamente, também em 1952, Lothar Bolz, então vice-ministro-presidente do DDR; o ministro do comércio e suprimentos, Karl Hamann, e Otto Grotewohl se encontraram com o ex-vice-Führer Rudolf Hess, para discutir se Hess estaria disposto a desempenhar um papel de liderança em uma Alemanha reunificada e neutra. O historiador alemão Werner Maser afirma que Otto Grotewohl lhe falou da reunião, no entendimento de que ela só seria mencionada após a morte de Grotewohl[20]. Wolf Rüdiger Hess (filho de Rudolf Hess) afirma que em março de 1952 "Stálin propôs um tratado de paz e eleições livres para uma Alemanha neutra e unificada para impedir que a República Federal da Alemanha se juntasse à organização de defesa do Ocidente, que ele considerava uma ameaça à segurança soviética"[21] Uma Alemanha neutra e reunificada era precisamente a política do Partido Socialista do Reich.

Hess havia sido levado de Spandau para encontrar-se com os líderes da DDR quando a URSS assumiu sua jurisdição mensal sobre a fortaleza prisional[22] O professor Maser registra que Stálin desejava "temperar a justiça com misericórdia na questão alemã e conceder a Hess uma posição de destaque no âmbito da reconstrução e dos esforços para a reunificação da Alemanha"[23]. Maser afirmou que teve a impressão de Grotewohl de que o NDPD, o Partido Liberal-Democrático e o Partido dos Agricultores Democratas, todos parte de um bloco da "Frente Nacional" na DDR, haviam modificado seus programas partidários "suspeitosamente para perto do programa de 25 pontos do NSDAP de 1920". Foi proposto que Hess serviria como "um veículo para a introdução da Nova Política", de acordo com Maser. A longo prazo, Hess desempenharia um papel na liderança de uma Alemanha reunificada. Se Hess declarasse que a política da DDR era o mesmo que o "socialismo" ao qual ele sempre aderiu, ele seria imediatamente liberado de Spandau. Hess rejeitou a oferta, embora "tenha saudado... os esforços da DDR e da União Soviética para preservar o patriotismo alemão, e escutado atentamente o que seus interlocutores tinham a dizer sobre os programas dos partidos políticos referidos...". Mas ele considerou a aceitação de tal oferta como uma traição à memória de Hitler. Grotewohl achou difícil entender por que Hess rejeitou a oferta de ajudar a reconstruir a Alemanha como um homem livre[24].

Wolf Rüdiger Hess permaneceu cético em relação à realidade da reunião e da oferta. Ele não explicou o motivo. A suposta reunião ocorreu precisamente quando a URSS pediu um plebiscito sobre a unificação e neutralidade da Alemanha, o que refletia uma política que também foi adotada pelos veteranos de guerra e ex-membros do NSDAP, liderados pelo Major General Otto Remer na República Federal.

O Partido Socialista do Reich (SRP) foi fundado em 1949, e prontamente teve dois membros no Bundestag, que desertaram de outros partidos quando o SRP foi formado. Remer não era apenas o líder adjunto, mas também o mais enérgico militante, recebendo respostas entusiasmadas à sua condenação da imposição democrática americana e elogios pelas conquistas do nacional-socialismo[25]. Remer foi logo banido de Schleswig-Holstein e da Renânia do Norte-Vestfália, onde o SRP era mais popular. As autoridades de ocupação dos EUA não apenas notaram o estilo "nazista" do SRP, mas também sua oposição a uma aliança ocidental, e a defesa da Europa unida como uma terceira força, liderada por uma Alemanha reunificada. A SRP atraiu 10.000 membros e organizou auxiliares para mulheres, jovens e sindicalistas. Sua Reichsfront paramilitar foi formada principalmente em meio ao quartel da Organização de Serviço Alemã administrada pelos britânicos nas bases militares britânicas, que supostamente estavam cobertas com propaganda da SRP. Em 1950 os membros da SRP foram banidos do serviço público, o Departamento de Estado dos EUA temendo que o partido pudesse assumir democraticamente o poder[26]. As reuniões da SRP eram violentamente interrompidas pela polícia, e um jornal pró-SRP, o Reichszeitung, foi banido. Remer intensificou sua denúncia da ocupação americana e da aliança ocidental, abstendo-se de condenar a URSS e a DDR. O Departamento de Estado dos EUA observou isto, com o comentário: "O partido é suspeito de estar disposto a fazer um grande compromisso com a Rússia a fim de unificar a Alemanha"[27]. Quando os EUA decidiram uma política de integração da Alemanha no sistema de defesa ocidental, Remer lançou uma campanha com o slogan "Ohne mich! ("Estou fora!"), que atraiu uma resposta imediata dos veteranos de guerra ressentidos com suas dificuldades do pós-guerra sob a zona ocidental. Remer foi mais longe e declarou que, em caso de guerra, os alemães não deveriam cobrir uma retirada americano se os russos os empurrassem para trás. Ele declarou que "mostraria aos russos o caminho para o Reno", e que os membros do SRP "se colocariam como guardas de trânsito, estendendo suas armas para que os russos pudessem encontrar seu caminho através da Alemanha o mais rápido possível"[28].

Em 1952, ano da reunião entre os líderes da SED e Hess, e o apelo de Stálin para eleições livres para uma Alemanha neutra e unida, Remer, que no ano anterior havia sido condenado a quatro meses de prisão por caluniar funcionários de Bonn, invocando o Tratado de Rapallo como símbolo da cooperação russo-alemã, endossou as propostas de Stálin. Os EUA se sentiram obrigados a oferecer ao governo Adenauer a pretensão de soberania sobre os assuntos alemães sob o "Acordo Contratual" de maio de 1952. Os veteranos das SS tinham agora permissão para se alistar no exército. Os EUA continuavam desconfiados de quão confiável a Alemanha Ocidental estaria em conflito com o bloco oriental, mas preferiam o risco de reconstruir a zona ocidental à possibilidade de que os alemães respondessem ao apelo de Stálin por um Estado unido e neutro. Também foi tacitamente aceito que o objetivo da OTAN era conter a Alemanha tanto quanto a URSS [29]. A pressão do SRP e do apelo de Stálin por uma Alemanha neutra e unida forçou o fim da desnazificação na República Federal.

Nessa época, o filósofo e ativista americano Francis Parker Yockey, ao apelar pela libertação e unidade da Europa, estava, como Remer et al, disposto a colaborar com a URSS para expurgar o "solo sagrado" da Europa da ocupação norte-americana, que ele considerava como o aplicador da "distorção cultural" judaica. Yockey, que até ser preso nos EUA em 1960, tinha escapado à inteligência militar, à Interpol e ao FBI, e viajou pelo mundo organizando um renascimento "fascista", era um conselheiro do SRP. Trabalhando com alguns colegas do Movimento da União de Mosley em 1947, Yockey, ao contrário de Mosley, assumiu a posição de que uma ocupação russa da Europa era o mal menor. Isto foi observado pelo FBI, que ao resumir as atividades de Yockey em um relatório de 1954 declarou que Yockey e seus colegas deixaram Mosley e fundaram a Frente de Libertação Europeia em 1949, tendo publicado seu magnum opus, Imperium, no ano anterior. Durante uma reunião de planejamento para a FLE em Londres, Yockey declarou que o objetivo seria criar uma organização partidária que colaborasse com a URSS contra as potências de ocupação ocidentais na Alemanha. O relatório do FBI afirma que Yockey foi à Alemanha, onde espalhou material anti-americano de natureza pró-soviética, e entrou em contato com a SRP[30]. Yockey escreveu uma continuação de Imperium, O Inimigo da Europa, como manual de instrução para o SRP, apesar do documento ter sido proibido pelas autoridades da ocupação. [31] Durante 1955 a 1957, os "anos perdidos", pensa-se que Yockey tenha viajado através do bloco soviético. Em uma carta a este escritor, pelo principal contato americano de Yockey, Keith Thompson, agente americano registrado para a SRP, foi declarado que Yockey serviu como mensageiro para o serviço secreto tcheco. Seu "fascismo" era obviamente considerado como não sendo impedimento para os soviéticos, e pode ser conjeturado que ele ganhou a vida escrevendo propaganda antissionista no bloco soviético, tendo empreendido isto para o regime de Nasser no Egito em 1953.


A DDR repreende os sionistas


Em 1952, o regime de Bonn anunciou que iria começar a pagar reparações aos judeus. Enquanto isso, começou o julgamento de Rudolf Slansky e outros líderes majoritariamente judeus do partido comunista da Tchecoslováquia, que foram acusados de uma ampla "conspiração sionista" em conluio com os EUA e Israel[32]; um evento que foi seminal no pensamento de Yockey e outros direitistas em relação ao bloco soviético[33] O julgamento foi comentado pelo Comitê Central do SED:

Navegando sob a bandeira nacionalista judaica, e disfarçados como uma organização sionista e como diplomatas do governo americano vassalo de Israel, esses agentes americanos praticavam seu ofício. Do Plano Morgenthau-Acheson que foi revelado durante o julgamento em Praga, parece inequivocamente que o imperialismo americano organiza e apoia suas atividades de espionagem e sabotagem nas repúblicas populares através do Estado de Israel com a assistência de organizações sionistas[34].

O "Plano Morgenthau-Acheson" referido na declaração da SED era uma alegação de que tinha sido alcançado um acordo "segundo o qual o apoio americano a Israel foi prometido em troca do uso de organizações sionistas para espionagem e subversão", dos Estados do bloco soviético[35].

Além disso, na mesma declaração, o Comitê Central da SED condenou o comunista alemão Paul Merker como um agente sionista que havia agido "da mesma forma que os criminosos na Tchecoslováquia". Merker, que havia passado os anos de guerra no exílio no México, defendeu reparações para os judeus alemães. Os líderes da SED declararam:

"Não se pode mais duvidar que Merker é um agente da oligarquia financeira dos EUA, cuja demanda de indenização por propriedades judaicas é projetada apenas para infiltrar o capital financeiro dos EUA na Alemanha. Esta é a verdadeira razão de seu sionismo. Ele exige a transferência da riqueza nacional alemã com as palavras: 'A compensação pelo dano que foi feito aos cidadãos judeus será dada tanto aos que retornarem como aos que quiserem permanecer no exterior'. Merker transformou ilicitamente os lucros máximos espremidos de trabalhadores alemães e estrangeiros por capitalistas monopolistas em supostos bens do povo judeu. Na realidade, a 'arianização' deste capital simplesmente transferiu os lucros dos capitalistas monopolistas 'judeus' para os capitalistas monopolistas 'arianos'[36]."

Como com o expurgo soviética de sionistas e judeus na Tchecoslováquia, Merker foi condenado como parte de um aparato mundial no qual os sionistas serviam como agentes de subversão pelo capital estrangeiro.

A DDR não estabeleceu, em nenhum momento, relações diplomáticas com Israel. A DDR também se recusou com firmeza a pagar quaisquer reparações a Israel ou aos "sobreviventes do Holocausto".

Em 18 de setembro de 1973, Yosef Tekoah, embaixador israelense na Assembleia Geral da ONU, declarou que:

"Israel observa com pesar e repugnância que o outro Estado alemão (DDR) ignorou e continua a ignorar a responsabilidade histórica da Alemanha pelo Holocausto e as obrigações morais decorrentes do mesmo. A situação agravou a gravidade dessa atitude ao dar apoio e assistência prática à campanha de violência e assassinato realizada contra Israel e o povo judeu por organizações terroristas árabes".

O regime da Alemanha Oriental nunca aceitou a culpa de guerra que era a base do regime de Bonn e, portanto, não foi moralmente impedido de seguir uma política antissionista. Curiosamente, os primeiros comentários sobre a intenção de Bonn de pagar reparações aos judeus e Israel foram publicados três dias após a publicação das acusações contra Slansky, et al por "traição sionista". Um artigo na Neues Deutschland descrevia o acordo de reparações como uma negociata entre "capitalistas alemães ocidentais e capitalistas israelenses". Com a morte de Stálin em 1953, Israel esperava uma mudança de direção, inclusive na questão das reparações, mas a DDR recusou.

Em 1968, Simon Wiesenthal alegou que o serviço de notícias da DDR era muito mais antissionista do que o de qualquer outro Estado do bloco soviético, e que isto se devia ao número de ex-"nazistas" empregados lá [38]. O Dr. Richard Arnold, que havia sido funcionário do Ministério da Ciência e Educação Pública (1939-1945), e que havia escrito sobre a eliminação de todos os traços do "espírito judaica" da vida cultural da Alemanha, era em 1968 editor-chefe do Der Nationale Demokrat, o jornal do NDPD, e destinatário da Ordem de Mérito pela Pátria. Kurt Herwart Ball, que havia sido editor do jornal Hammer da SS, na DDR era jornalista do NDPD e funcionário do gabinete de propaganda do regime.

Em uma reportagem de 1951, a Associação Anglo-Judaica instou o regime de Bonn e os ocupantes aliados a iniciar uma vigorosa campanha contra o renascimento do nacional-socialismo e qualquer admissão de veteranos de guerra no reino político, aludindo à ameaça de um acordo entre "nazistas" e o bloco oriental:

"Na Alemanha, como em qualquer outro lugar, o pêndulo político tem balançado muito desde 1945. O crescente acirramento da guerra fria resultou, entre outras coisas, em uma certa tendência entre os partidos, nem sempre totalmente desinteressados, de rotular aqueles que chamam a atenção para o renascimento neonazista como comunistas e companheiros de viagem. Os fatos revelados sobre novos grupos nazistas neste livreto, e a forte suspeita existente em muitos quadrantes alemães de que alguns de seus líderes, de qualquer forma, não estão acima de chegar a um acordo operacional com os totalitários da Zona Oriental, deveriam ajudar a expor tais pontos de vista. Muito frequentemente eles são expressos por pessoas cuja professada antipatia pela ditadura stalinista é apenas um manto para seus próprios objetivos totalitários.

Deve-se perceber claramente que os neonazistas não são, em nenhum sentido, aliados contra o comunismo. Mesmo antes da fundação do principal grupo neonazista - o Partido Socialista do Reich -, Drew Middleton, correspondente sênior do The New York Times na Alemanha, escreveu:

'Já é hora de os Estados Unidos, Grã-Bretanha e França acordarem para o perigo, o perigo bem real, de que a ascensão da direita na Alemanha represente a melhor chance de uma aproximação soviético-alemã... o anticomunismo não é suficiente'. (The Struggle for Germany, Allan Wingate, 1949).

Os novos nazistas se inspiram diretamente na Alemanha de Hitler, e aqueles que aprendem com as lições da história manterão firmemente diante de si a memória do Pacto Hitler-Stálin de 1939. Eles lembrarão que foi este pacto que sinalizou o desencadeamento dos exércitos alemães contra a Polônia e mais tarde contra o Ocidente. Da mesma forma, não se deve esquecer que a história da malfadada República de Weimar está repleta de exemplos de cooperação entre os nazistas e comunistas contra os partidos democráticos. O que aconteceu antes pode muito bem acontecer novamente [39]."

A integração pela DDR de "nazistas" e "direitistas" teve seus precedentes, como mencionado pelo relatório anglo-judaico. Karl Radek, o estereótipo antissemita do "judeu bolchevique", tentou apelar para o nacionalismo dos trabalhadores alemães para conquistá-los para o partido comunista e para longe do NSDAP, agitando pela oposição à ocupação francesa do Ruhr, em nome do combatente mártir dos Freikorps Albert Leo Schlageter, que havia sido fuzilado em 1923 pelos franceses por suas atividades de resistência. O discurso de Radek exortou os comunistas a explorar, em vez de se oporem, os sentimentos nacionalistas dos trabalhadores alemães. Radek declarou em palavras que foram refletidas trinta anos depois no objetivo de Stálin de reintegrar o NSDAP e os veteranos militares na DDR, que "aqueles que se voltaram para o fascismo em seu desespero pelos males sociais e pela escravidão de sua nação" não deveriam mais ser considerados com anátema pelo partido comunista. [40] Para este fim, folhetos publicando reuniões do Partido Comunista em homenagem a Schlageter foram adornados com a estrela vermelha e a suástica [41]. Um panfleto sobre Schlageter incluiu o discurso de Radek, e artigos do conservador-revolucionário Moeller van den Bruck, do Conde Ernst zu Reventlow do NSDAP, e de Fröhlich do Partido Comunista [42].

A corrente "nacional-bolchevique" dentro da direita alemã durante a era Weimar considerava a URSS como um aliado natural da Alemanha em relação às plutocracias. Eles defendiam uma direção oriental para a diplomacia alemã, o que se refletiu no Tratado de Rapallo. Os principais "nacional-bolcheviques" foram Ernst Niekisch e Karl O. Paetel, em torno dos quais gravitaram não apenas nacionalistas radicais e conservadores revolucionários como Otto Strasser e Ernst Jünger, mas também os comunistas Bertolt Brecht e Ernst Toller. [43] Até Oswald Spengler, o filósofo-historiador conservador-revolucionário, que alertou sobre a possibilidade da liderança da Rússia de uma "revolução mundial dos povos de cor" por trás da bandeira do bolchevismo[44], também tinha visto a possibilidade de outra aliança russo-alemã[45].

A URSS procurou direitistas através de várias organizações: A Associação para o Estudo da Economia Planejada da Rússia Soviética (Arplan), incluiu Reventlow, Jünger e vários nacional-bolcheviques [46]. A Liga de Intelectuais Profissionais (BGB) incluiu Jünger e Niekisch e, segundo documentos soviéticos, foi um meio de atrair "para nossa órbita de influência uma gama de intelectuais altamente posicionados de orientação direitista" [47].

Portanto, a linha adotada tanto por Remer quanto pela DDR não foi de forma alguma uma aberração ou paradoxo histórico. Em 23 de outubro de 1952, o SRP foi proibido[48] após ganhar 16 assentos no parlamento estadual da Baixa Saxônia e 8 assentos em Bremen. O SRP foi sucedido pelo Partido do Reich Alemão do Coronel Hans-Ulrich Rudel, e pelo Partido Nacional Democrático (NPD), a não ser confundido com seu homônimo patrocinado pela União Soviética, o NDPD.

Remer, como Rudel, e o líder de comandos Major Otto Skorzeny, empreenderam suas próprias versões de diplomacia alemã, Rudel e Skorzeny, ambos aconselhando Juan Perón na Argentina, enquanto Remer teria mantido laços estreitos com o regime Nasser, e vivido no Egito e na Síria. Martin Lee escreve que um acordo russo-alemão continuou sendo a base da política de Remer como o único meio de libertar a Europa dos EUA. Remer acreditava que uma Europa unida deveria incluir a Rússia[49], que acolheria tal união como um baluarte contra uma invasão da Ásia[50].

Em 1983, de volta à Bavária, Remer lançou o Movimento Alemão pela Liberdade (Die deutschen Freiheitsbewegung, DDF), dedicado ao acordo Russo-Alemão, sob a presidência de Georg Bosse. Seu manifesto, O Manifesto Bismarck-Germânico, tem como subtítulo "A Aliança Germano-Russa de Rapallo 1983". O movimento publicou um periódico, Recht und Wahrheit (Justiça e Verdade). O manifesto Der Bismarck-Deutsche da DDF continuoava a linha neutralista dos dias de Remer no SRP três décadas antes. O manifesto, ecoando as ideias de Yockey sobre o "regime deturpador da cultura" de Washington e Nova Iorque, afirma "O modo de vida americano é para nós sinônimo de destruição da cultura europeia", e que a Alemanha "não seria usada como ponta da lança da OTAN... Não participaremos de uma guerra da OTAN contra a Rússia". Remer explicou a Martin Lee "Temos que perceber e agir de acordo, como Bismarck fez, que a Rússia é a superpotência neste gigantesco continente eurasiático, ao qual pertencemos geográfica, geopolítica e economicamente e até culturalmente... Somos, como Bismarck, favoráveis a uma estreita colaboração com a Rússia em política, economia, cultura, ciência, tecnologia e pesquisa"[51].

A inteligência do exército americano, ainda monitorando Remer, temia que sua linha neutralista, e até mesmo "pró-soviética", estivesse progredindo entre a direita alemã, e notou uma "tendência para o neutralismo" e "um aumento do antiamericanismo". Em 1985, um oficial dos serviços secretos da Alemanha Ocidental optou por um jornalista da Reuters que, "a União Soviética é vista como um amigo potencial e, em alguns casos, até mesmo um aliado"[52].

É interessante notar que em 1962, durante a "Crise dos Mísseis Cubanos", Castro comprou 4.000 pistolas através de Remer e Ernst Wilhelm Springer[53]. Este último tinha sido um membro do SRP que, como Remer, se estabeleceu no Egito em 1953, fornecendo armas a clientes árabes[54]. É, talvez, indicativo que Remer falava sério quando propôs que o SRP ajudasse os russos na Alemanha em caso de conflito com os EUA.

É difícil explicar por que as posições pró-russas, anti-OTAN ou neutralistas devam ser consideradas pelas agências de inteligência americanas e alemãs como novas tendências repentinas entre a direita. Mesmo o relativamente conservador NPD dos anos 60, durante os quais ele atingiu seu ponto alto eleitoral sob Adolf von Thadden, rejeitava a OTAN.

Enquanto os planos de Yockey foram cortados com sua morte numa prisão de São Francisco em 1960, enquanto aguardava julgamento por uso de passaporte falso, sua postura militante foi assumida por uma nova geração liderada por Michael Kuhnen, que fundou a Frente de Ação dos Nacional-Socialistas durante o final dos anos 70 e os anos 80. Sob o nome de Célula Nórdica Lobisomem[55], em associação com a Wiking Jugend, foi organizada uma incursão a uma base da OTAN na Holanda, juntamente com outras bases da OTAN e dos EUA na Alemanha Ocidental[56].

Isto não quer dizer que Remer e outros tenham se tornado estalinistas. Como mostram os artigos em Recht und Wahrheit[57], Remer e o DDF permaneceram críticos do stalinismo, da URSS e da DDR, e acolheram bem a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha. Não está claro para este escritor o que Remer et al, esperavam que a Europa ganharia com a substituição do controle soviético sobre a Europa Central e Oriental e a obliteração do Pacto de Varsóvia, por um poder que era "sinônimo de destruição da cultura europeia", como dizia Remer. Suas opiniões na época da queda do Muro de Berlim parecem estar em desacordo com as declarações avidamente anti-americanas e pró-soviéticas durante o início dos anos 50. Talvez ele tivesse considerado que a URSS tinha decaído progressivamente depois de Stálin, o que de fato aconteceu. As "revoluções coloridas" organizadas e financiadas pela rede de George Soros e pelo National Endowment for Democracy, em associação com o Departamento de Estado dos EUA, têm sido desenfreadas em toda a Europa desde os dias do "Solidariedade" na Polônia e não mostram sinais de abrandamento. No entanto, quando a URSS permanecia um fator na política de poder mundial, Remer ainda insistia em 1983 que "eu quero fazer um acordo com o povo russo, temos que sair da OTAN e da Comunidade Europeia. Queremos ser um país neutro, então poderemos nos reunificar. Os americanos, não os russos, são os agressores"! Remer declarou que os russos estavam "muito interessados"[58].

Origens do NDPD na URSS em tempo de guerra


Como é bem conhecido, alguns como o General Reinhard Gehlen, chefe do aparato de espionagem do regime de Bonn, tornaram-se ávidos guerreiros frios em nome dos EUA. A relação entre o Nationaldemokratische Partei Deutschlands, a URSS e os líderes da DDR e do Partido da Unidade Socialista refletia a vontade de outros veteranos de guerra e ex-membros do NSDAP de abraçar a hegemonia soviética enquanto permaneciam patriotas alemães.

Aqueles que formaram o NDPD haviam sido prisioneiros de guerra detidos pela URSS. Enquanto muitos soldados russos que haviam se rendido aos alemães procuravam juntar-se a um exército antissoviético sob os auspícios alemães, havia alemães no cativeiro russo que estavam convencidos de que poderiam desempenhar um papel na Alemanha do pós-guerra.

Co-fundador do NDPD e primeiro presidente (1948-1972), Lothar Bolz foi um dos poucos membros do partido comunista que tinha sobrevivido à liquidação por Stálin quando os membros do partido fugiram para a URSS. Lá ele ensinava em uma escola ideológica para alemães capturados.

Um dos principais co-fundadores do NDPD foi o coronel Wilhelm Adam, um veterano de ambas as guerras mundiais, cuja política nacionalista vinha desde quando ele havia sido membro da Jovem Ordem Alemã em 1920, e do NSDAP em 1923, e sua participação no Putsch de Munique. Ele foi membro do Partido do Povo Alemão (DVP) durante 1926-1929. Em 1933, ele se juntou ao Stahlhelm e à SA. Capturado em 1943 em Stalingrado, Adam entrou para o Comitê Nacional para uma Alemanha Livre. De volta à zona soviética da Alemanha em 1948, ele foi conselheiro do governo estadual da Saxônia. Em 1952, tornou-se coronel da Kasernierte Volkspolizei (KVP), que se tornou o Exército Popular da DDR. Ele foi homenageado em 1968 com a Bandeira do Trabalho, e com o título de Major-General em 1977.

Vincenz Müller, um veterano das duas guerras mundiais, com o posto de tenente-general, foi capturado em Minsk em 1944. Ele se juntou ao Comitê Nacional para uma Alemanha Livre, no qual ele era particularmente ativo. Em 1948 ele retornou à Alemanha e se juntou ao NDPD, atuando como vice-presidente durante 1949-1952, e como membro da Volkskammer. Em 1952 ele foi encarregado de reorganizar as forças armadas da DDR, chefiou o Ministério do Interior, organizou o KVP, e foi nomeado primeiro chefe de gabinete do Exército Popular Nacional. Entretanto, sua lealdade era frequentemente posta sob suspeita, talvez porque ele manteve contatos no Ocidente em relação à promoção das relações entre a República Federal e a DDR. ele se aposentou em 1958.

Heinz Neukirchen, um comandante naval estacionado na Noruega, foi mantido preso na URSS durante 1945-1949. Em 1949 ele entrou para o NDPD e serviu como gerente do departamento político do partido até 1950, e depois como vice-presidente do conselho do partido para o distrito de Berlim. Durante 1954-1956 ele serviu como chefe de pessoal da Polícia Marítima, e foi nomeado contra-almirante em 1952, e mais tarde como chefe de pessoal da Marinha Popular.

Rudolf Bamler foi chefe de seção da Abwehr, inteligência militar alemã. Atingindo a patente de tenente-general, Bamler foi capturado na frente oriental em 1944. Ele serviu como oficial na polícia secreta da Stasi da DDR durante 1946-1962, e ocupou o posto de major-general no KVP.

Arno von Lenski serviu em ambas as guerras mundiais. Promovido a tenente-general em 1943, ele foi capturado em Stalingrado, e entrou para o Comitê Nacional para uma Alemanha Livre em 1944. Retornando à Alemanha em 1949, tornou-se membro do conselho do NDPD em 1950. Ele trabalhou com a administração municipal de Berlim, entrou para o KVP, e tornou-se um grande general do Exército Nacional Popular. Em 1952, ele serviu como membro da Volkskammer, para o NDPD.

O Major-General Kurt Haehling, retornando do cativeiro russo em 1951, serviu com o NDPD como presidente do distrito de Dresden (1953-1960).

O desempenho eleitoral final do NDPD, à época aparentemente interessado em se livrar das tendências de "direita" e parecer "liberal", repreendendo os esforços de entrismo do Partido Nacional Democrático (NPD)[59], foi nas eleições locais para Helbra, Mansfeld em 1990, onde o partido obteve 2%, e depois desapareceu no Partido Democrático Livre.

Conclusão


O NDPD parece ter desaparecido pelo "buraco de memória". No entanto, até os últimos dias da DDR, o partido era um importante constituinte do bloco governante da Frente Nacional. De acordo com um de seus últimos burocratas, o Dr. Ludwig, o partido havia acumulado uma quantidade considerável de ativos [60]. Os oficiais do NDPD, e particularmente os oficiais militares de alto escalão do Terceiro Reich, muitos com as mais distintas condecorações militares daquele regime, foram impulsionados para o topo da DDR na política, polícia e forças armadas. Enquanto o NDPD é distinto do NPD que foi fundado na Alemanha Ocidental, quando a Alemanha foi reunificada, a direita radical alemã, como o NPD e outros, recebeu um influxo de recrutas especialmente jovens do leste. Poder-se-ia perguntar se isto se deveu ao fato de que os jovens em particular, tendo vivido sob um "regime nominalmente comunista", se tornariam naturalmente os mais ávidos anticomunistas? Entretanto, uma explicação alternativa poderia ser oferecida: esses jovens tinham vivido sob a disciplina espartana da DDR, seu militarismo, seu dever, livre de "culpa de guerra", educados no antissionismo e no antiliberalismo, mesmo que com retórica marxista, onde as organizações estatais de jovens para meninos e meninas parecian impressionantemente semelhantes em forma à Hitlerjugend e ao BDM. Se esses jovens tivessem rejeitado seu passado sob a DDR, sua tendência certamente teria sido, uma vez libertados da disciplina do antigo regime, abraçar o liberalismo, o comercialismo e a cultura pop americana que era a base do regime de Bonn e, agora, da Alemanha reunificada. Em vez disso, muitos escolheram outra "ideologia autoritária" e ainda fugiram ao liberalismo democrático. Com o eclipse de um NDPD liberalizado em 1990, o NPD, herdeiro do Partido Socialista do Reich, obtém seus mais altos votos dos antigos estados da DDR: Saxônia, Turíngia, Mecklenburgo-Vorpommern e Brandenburgo.

Notas

[1] Historical and Documentary Department, Russian Ministry of Foreign Affairs, The USSR and the German Question. 1941-1949. Documents from the Archives of the Foreign Policy of the Russian Federation, M. “International Relations,” 2003, pp. 244-253.
[2] Lev Trotsky, The Revolution Betrayed (1936). See especially chapter 7, where Trotsky laments the restoration of family life as particularly un-Bolshevik.
[3] K. R. Bolton, Stalin: The Enduring Legacy (London: Black House Publishing, 2012).
[4] Historical and Documentary Department, op. cit.
[5] Ibid.
[6] Ibid.
[7] Isto é, os Estados que haviam sido incorporados no Reich.
[8] W. Ulbricht, Die Welt, February 9,1940.
[9]    Margarete Buber-Neumann, do que se pode entender de uma breve biografia, havia alguns traços psicológicos típicos dos líderes comunistas, tendo crescido em uma família disfuncional, e exibindo um amor mais nebuloso pela "humanidade" do que por sua própria família. Ela se tornou uma agente importante da Comintern. Ela e seu marido Heinz Neumann fugiram para Moscou em 1933, e ele "desapareceu" em 1937. Pouco depois, ela foi enviada a um campo de trabalho na Sibéria, e com o Pacto Hitler-Stálin, ela foi deportada de volta para a Alemanha em 1940 onde ela continuou seu trabalho em um "campo". Ver: “Margarete Buber-Neumann,” Fembio, http://www.fembio.org/english/biography.php/woman/biography/margarete-buber-neumann/
[10] K. R. Bolton, Stalin: The Enduring Legacy, op. cit., p. 8.
[11] Historical and Documentary Department, op. cit.
[12] K. R. Bolton, Stalin: The Enduring Legacy, op. cit., pp. 125-136.
[13] Ibid., pp. 28-54.
[14] James Bacque, Crimes and Mercies (London: Little Brown & Co., 1997).
[15] Oswald Mosley, “Dr. Naumann,” The European, March 1953; in Mosley: Policy and Debate (Euphorion, 1954), p. 126.
[16] Historical and Documentary Department, op. cit.
[17]    Todo o Comitê Central do Partido Comunista Polonês no exílio soviético foi liquidado. Ver K. R. Bolton, Stalin, op. cit., p. 8.
[18]    Programa do NDPD, junho de 1951.
[19]    Apelo do NDPD à unidade alemã, 4º Congresso do Partido, 1952.
[20]    O evento é descrito por Wolf Rüdiger Hess em Meu Pai Rudolf Hess (Londres: W. H. Allen, 1986). A nota 6 do capítulo "Tratamento Especial" diz que Maser deixou uma nota datilografada sobre seu encontro com Grotewohl quando Maser trabalhava no Instituto de Pesquisa sobre o Imperialismo, Universidade Humboldt de Berlim Oriental, que era dirigido pelo "nacional-bolchevique" do pré-guerra Ernst Niekisch, que estava presente no encontro entre Maser e Grotewohl.
[21]    Wolf Rüdiger Hess, ibid., p. 251.
[22]    Spandau era administrada pelas quatro potências (Grã-Bretanha, França, EUA e URSS) em meses alternados. 
[23] Ibid.
[24] Ibid., pp. 252-253.
[25] Martin Lee, The Beast Reawakens (London: Little Brown and Company, 1997), p. 49.
[26] Ibid., pp. 50-51.
[27] Ibid., p.58.
[28] Relatório do Departamento de Estado dos EUA, 22 de junho de 1951; citado por Lee, ibid., p. 65.
[29] Ibid., pp. 80-81.
[30] L. O. Bogstad, “Francis Parker Yockey,” FBI Summary Report, July 8, 1954, pp. 11-12. See K. R. Bolton, “Foreword” to F. P. Yockey, Imperium (Abergele, UK: The Palingenesis Project, 2013), p. xlviii.
[31] Alex Kurtagic, “Yockey Chronology,” Imperium, ibid., p. lxxviii.
[32]    Paul Lendvai, Anti-Semitism in Eastern Europe (London: Macdonald, 1971), pp. 243-259. Outros mencionados junto com Slansky et al incluem o ministro colonial francês Georges Mandel, "um nacionalista judaico"; "o nacionalista judaico e juiz da Suprema Corte Felix Frankfurter" e o "ideólogo judaico titoísta" Mosha Pijade, além de Truman, presidente dos EUA, do Secretário de Estado Dean Acheson, do ex-Secretário do Tesouro Henry Morgenthau Jr. [que deu seu nome ao infame plano de exterminar a nação alemã]; e os israelenses Ben Gurion e Moshe Sharrett. Lendvai, ibid., p. 245.
[33]    Yockey escreveu uma análise do julgamento,  “What Is behind the Hanging of Eleven Jews in Prague?” (1952), republicado em Yockey: Four Essays (New Jersey: Nordland Press, 1971).
[34]    Lehren aus dem Prozeß gegen das Verschwörerzentrum Slansky, Beschluß des Zentralkomitees der Sozialistischen Einheitspartei Deutschlands, December 20, 1952, p. 13.
[35]    Acusação tchecoslovaca citada por Lendvai, op. cit., p. 245.
[36]    Lehren aus dem Prozeß, op. cit., p. 55-56.
[37] “Reparations for Whom?, Neues Deutschland, 25 de novembro de 1952.
[38] Simon Wiesenthal, The Same Language: First for Hitler - Now for Ulbricht, (Vienna: Eine Dokumentation der Deutschland-Berichte. Jüdisches Dokumentationszentrum, Simon Wiesenthal Centre, 6 de setembro 1968).
[39] Germany’s New Nazis, The Anglo-Jewish Association, London (Jewish Chronicle Publications, 1951), “Conclusion,” p. 72.
[40] K. Radek, “Leo Schlageter: The Wanderer into the Void,” discurso no plenário do Comitê Executivo da Internacional Comunista, junho de 1923, online: http://www.marxists.org/archive/radek/1923/06/schlageter.htm
[41] Michael David-Fox Doing Medicine Together: Germany and Russia between the Wars (University of Toronto Press, 2006), p. 136.
[42] Bernice G. Rosenthal, New Myth, New World: From Nietzsche to Stalinism (Penn State University Press, 2004), p. 378.
[43] Thomas R. Nevin, Ernst Junger and Germany: into the Abyss, 1914-1945 (Duke University Press, 1996), p. 106.
[44] O. Spengler, The Hour of Decision (New York: Alfred A. Knopf, 1934, 1963), pp. 204-230.
[45] O. Spengler, “Two Faces of Russia and Germany’s Eastern Problems,” discurso na Convenção Empresarial Renana-Vestfaliana, Essen, 14 de fevereiro de 1919.
[46] K. R. Bolton, “Junger and National Bolshevism,” in Troy Southgate, ed., Junger: Thoughts and Perspectives, Volume 11, (London: Black Front Press, 2012), p. 18.
[47] Ver ibid.
[48] Martin Lee, op. cit., p. 84.
[49]    Entrevista de Lee com Remer, 16 de abril, 1992, citado por Lee, ibid., p. 193.
[50]    Para a opinião de que a China eventualmente entrará em conflito com a Rússia, independentemente de alianças historicamente inorgânicas como o BRIC e a Organização de Cooperação de Xangai, ver: K.R. Bolton, 
Geopolitics of the Indo-Pacific (London: Black House Publishing, 2013).
[51] Martin Lee, op. cit., p. 194.
[52] Ibid., pp. 194-195.
[53] “Fidel Castro Recruited ex-Nazis to Train Troops during Cold War,” The Economic Times, October 16, 2012, online: http://articles.economictimes.indiatimes.com/2012-10-16/news/34499057_1_bundesnachrichtendienst-bnd-german-secret-service
[54] Martin Lee, op. cit., p. 127.
[55] Alusão óbvia ao movimento guerrilheiro "Lobisomem" estabelecido durante os últimos dias do Terceiro Reich, que acossou as autoridades da ocupação ocidental e seus colaboracionistas alemães por vários anos. Ver SS Werwolf, Combat Instruction Manual, Translation Michael C. Fangan (Colorado: Paladin Press, 1982).
[56]    Martin Lee, op. cit., p. 198.
[57]    Arquivos Recht und Wahrheit, online: http://www.vho.org/D/ruw/Archiv/index.html
[58]    Thierry Lalevee, “The Revival of the Nazi-Communist Pact: Soviets Foster Worldwide Terrorism,” Executive Intelligence Review, Vol. 11, No. 1, 3 de janeiro, 1984. Esse artigo, de uma fonte larouchista, afirma que 1983 seria o ano de uma ofensiva terrorista internacional nazi-soviética que permitiria à URSS assumir o controle do mundo.
[59]    Segundo o Dr. Christian Dirk Ludwig, que havia sido membro da liderança do NDPD em Berlim, 4 de setembro, 2007.
[60]    Ibid.