03/09/2020

Aleksandr Dugin - Barão Ungern: O Deus da Guerra

 por Aleksandr Dugin

(1997)



Petrogrado, 1920. Felix Edmundovich Dzerzhinsky está terminando um relatório para o camarada Lênin:


"Parece que Ungern é mais perigoso que Semenov. Ele é teimoso e fanático. Esperto e impiedoso. Ele ocupa posições-chave em Dauria. Quais são suas intenções? Atacar Urga na Mongólia ou Irkutsk na Sibéria? Dar a volta para Harbin, na Manchúria, e depois para Vladivostok? Marchar sobre Pequim e restaurar a dinastia manchuriana ao trono chinês? Seus planos monárquicos são ilimitados. Mas uma coisa é clara: Ungern está preparando um golpe. Ele é nosso inimigo mais perigoso até hoje. Destruí-lo é uma questão de vida ou morte".


Dzerzhinsky anexou ao seu relatório ao Soviete Supremo um trecho de uma carta que havia caído nas mãos de partisans siberianos:


"O Barão pronuncia as palavras 'commissário' e 'comunista' com ódio, muitas vezes acrescentando 'será enforcado'. Ele não tem favoritos, ele é excepcionalmente firme, inflexível em questões de disciplina, muito cruel e muito ingênuo... Ele vive cercado por lamas e xamãs... Por vício pelo escandaloso e incomum, ele se autodenomina um budista. É mais provável que ele pertença a alguma seita báltica de extrema-direita. Seus inimigos o chamam de 'Barão Louco'".


O barão Roman Fedorovich von Ungern-Sternberg nasceu em 20 de dezembro de 1885 em Graz (Áustria), de uma família de aristocratas bálticos que viviam na Estônia. Sua família pode ser rastreada pelo menos até o século XVIII. Segundo dados confiáveis, dois de seus antepassados pertenciam aos Cavaleiros da Ordem Teutônica e caíram pelas mãos dos poloneses. Seus familiares serviram à Ordem, depois a Alemanha e, finalmente, o Czar e o Império Russo. Segundo o próprio barão, seu avô se converteu ao budismo enquanto estava na Índia, após o que seu pai e ele próprio também se tornaram budistas. O barão formou-se em Reval (Tallinn) e freqüentou uma escola de cadetes em São Petersburgo, onde em 1909 foi enviado a um corpo de cossacos em Chita. Durante uma briga de oficiais em Chita, o barão desafiou seu oponente para um duelo e o feriu. O próprio barão sofreu um ferimento grave, em conseqüência do qual ele experimentaria fortes dores de cabeça durante o resto de sua vida, a ponto de, às vezes, perder a capacidade de ver.

Devido a este duelo, o barão foi expulso do corpo em julho de 1910, começando então uma viagem pela Sibéria acompanhado por apenas um companheiro - seu cão de caça Misha. De alguma forma, ele acabou na Mongólia, que estava destinada a ser seu destino. Este estranho, deserto, selvagem, antigo e duro país fascinou Ungern. Na Mongólia, o barão conseguiu entrar em contato pessoal com o Buda vivo, Kutuktu, a figura suprema do lamaísmo mongol. Na época, a Mongólia estava experimentando um renascimento dos sentimentos imperiais e buscava a independência da China. Em Urga, a capital mongol, o caráter determinado do barão foi logo notado, e o próprio Kutuktu nomeou Ungern comandante da cavalaria mongol. Aproveitando a agitação e a revolução na China, os mongóis conseguiram expulsar os ocupantes chineses de seu país, e em 1911 o "Buda vivo" estabeleceu uma monarquia independente na Mongólia. 

Os serviços militares do barão para Kutuktu foram devidamente notados e ele se tornou uma figura profundamente reverenciada no mundo mongol. Antes de sua partida da Mongólia, o Barão Ungern, acompanhado por seu amigo Príncipe Djam Bolon. Por insistência deste último, Ungern visitou um clarividente de uma linha xamânica muito antiga e respeitada. Neste momento fatídico, em transe, o clarividente revelou ao Barão Ungern o segredo de sua natureza espiritual:


"Eu vejo o Deus da Guerra...
Ele monta um cavalo cinza através de nossas estepes e nossas montanhas. Você irá
Governar sobre um vasto território, oh Deus branco da Guerra.
Vejo sangue, muito sangue...
Um cavalo...
Muito sangue.
Sangue vermelho...
Não vejo mais nada. O Deus Branco da Guerra desapareceu".


Em 1912, Ungern visitou a Europa - Áustria, Alemanha e França. De acordo com os testemunhos oferecidos no livro de Krauthof sobre Ungern, "Ich Befehle" ("Eu ordeno"), em Paris o barão se encontrou e se apaixonou pela mulher de seu coração, Danielle. Isto se deu logo nas vésperas da Primeira Guerra Mundial. Fiel ao seu dever e à ordem do Czar, o barão foi obrigado a voltar à Rússia para ocupar seu lugar nas fileiras do exército imperial.

Ungern voltou para a Pátria com sua querida, Danielle. Mas na Alemanha ele foi ameaçado de prisão por ser um oficial do exército inimigo. O barão fez uma viagem extremamente arriscada em um pequeno barco que atravessava o Mar Báltico. A pequena embarcação naufragou em uma tempestade, e a donzela faleceu. A sobrevivência do barão não era nada além um milagre. A partir daquele momento, o barão nunca mais seria o mesmo. Daí em diante, ele não prestou atenção às mulheres. Ele se tornou extremamente ascético e extremamente, desumanamente cruel. Em sua resenha do livro de Krauthof, Julius Evola escreveu: "A grande paixão incinerou todos os elementos humanos dentro dele, e a partir de então somente a força sagrada que está acima da vida e da morte permaneceu nele".

O turbilhão da guerra o puxou para dentro. O barão lutou com coragem inimitável contra os austríacos, sustentando múltiplas feridas e recebendo a Cruz de São Jorge e a Espada de Honra por sua bravura e abnegação. Após a revolução bolchevique, Ungern foi um dos primeiros a travar uma batalha impiedosa contra os Vermelhos sob o comando do Ataman Semenov. E nesta guerra, ele se distinguiu com coragem desenfreada, firmeza e excelente conhecimento de estratégia militar.

Ungern organizou gradualmente sua própria divisão composta por oficiais russos, cossacos e indígenas siberianos (especialmente buryats) que permaneceram fiéis ao Imperador. Seu nome completo era a Divisão da Cavalaria Asiática. Nas unidades de Ungern reinava uma disciplina incrível e inumana. Os menores delitos eram punidos da maneira mais impiedosa até a pena de morte.

O major Antoni Aleksandrowicz, um oficial branco de origem polonesa e ex-instrutor da artilharia mongol, escreveu:


"O Barão Ungern era um homem excepcional, extremamente complexo tanto psicológica quanto politicamente. (1) Ele viu no bolchevismo o inimigo da civilização. (2) Ele desprezava os russos por terem traído seu legítimo soberano e por não terem conseguido livrar-se do jugo comunista. (3) Entretanto, entre os russos, ele destacava e gostava dos camponeses e soldados comuns, enquanto odiava ferozmente a intelligentsia. (4) Ele era um budista obcecado com o sonho de criar uma ordem cavalheiresca semelhante à Ordem Teutônica e ao Bushido japonês. (5) Ele se esforçou para criar uma gigantesca coalizão asiática, com a qual ele queria partir para uma conquista da Europa para virá-la em direção aos ensinamentos do Buda. (6) Ele estava em contato com o Dalai Lama e os muçulmanos da Ásia. Ele empunhava o título de Khan da Mongólia, assim como o título de 'bonze', ou iniciado do lamaísmo. (7) Ele era implacável até um ponto que só um asceta poderia ser. A absoluta ausência de sensibilidade que era típica dele só pode ser encontrada entre seres que não conhecem nem dor, nem alegria, nem piedade, nem tristeza. (8) Ele possuía uma mente extraordinária e um conhecimento considerável. Sua habilidade de médium lhe permitia compreender com total precisão a natureza de qualquer um com quem ele falasse desde o primeiro minuto de conversa".


Este relato do Barão Ungern, deixado por um homem que o serviu, foi publicado em 1938 por ninguém menos que o próprio René Guénon no principal órgão tradicionalista, a revista Études Traditionnelles.


***


A Mongólia perdeu mais uma vez sua independência, e sua capital, Urga, foi ocupada por tropas chinesas que cooperaram ativamente com agentes bolcheviques e provocadores entre a população local. Kutuktu, o Buda Vivo, foi preso. O governante absolutamente soberano, espiritualmente encarnado, teocrático da Grande Mongólia Livre, foi transformado em um prisioneiro patético.

A Causa Branca perdeu-se gradualmente em todas as frentes. Após a derrota de Kolchak, somente o Ataman Semenov e o Barão Ungern representaram uma resistência séria e feroz no Oriente. Pressionada por todos os lados pelos Vermelhos, a Divisão da Cavalaria Asiática entrou na Mongólia. Suas fileiras eram compostas por representantes de muitos povos - tanto europeus quanto asiáticos. Tendo perdido o Império Russo, os heróis da Divisão da Cavalaria Asiática, fiéis ao Princípio, marcharam para restaurar o Império Mongol.

Ungern gradualmente elaborou um plano geopolítico desesperado para criar uma zona única na Ásia, ou mais precisamente na Mongólia, livre tanto da influência bolchevique quanto das tropas do Ocidente profano. Seria um mundo único no qual as antigas leis da Sagrada Tradição estariam em vigor. Ungern conhecia os livros de Saint-Yves d'Alveydre e sabia da existência do país secreto e subterrâneo de Agarttha, onde as leis do tempo não estão em vigor e onde reside o Rei do Mundo, o Chakravarti. Como os Templários, que não só guardavam os peregrinos europeus dos sarracenos, mas também protegiam os grandes mistérios do conhecimento espiritual do catolicismo degenerado e da secularização da monarquia francesa, Ungern pretendia criar uma zona especial entre os santuários do Tibete, onde, segundo a lenda, fica a entrada de Agarttha, e o resto do mundo.


"O nome da Mongólia - Khalkha - significa 'Escudo'. É a antiga pátria de Genghis Khan, o restaurador do Império de Ram. A missão da Mongólia é servir como um obstáculo no caminho das hordas raivosas da humanidade apocalíptica - os Gogs e Magogs do bolchevismo, da democracia e do mundo profano, as aberrações do mundo moderno... Aqui, e em nenhum outro lugar, a Tradição deve ser restaurada e uma luta deve ser travada contra as forças do Ocidente, a cidadela da perversão, a fonte do Mal. Todo o destino da minha linha é de ir para o Oriente, rumo ao Sol Nascente. Não tenho herdeiros e eu mesmo alcancei o limite oriental da Eurásia, por minha conta. Não há mais para onde ir. Deste ponto mágico da geografia sagrada começará a Grande Restauração...Khalkha - as estepes sagradas, o Grande Escudo".


Ungern entrou na Mongólia não como um líder da última unidade de um exército derrotado pelos Vermelhos, mas como um "herói mitológico", uma encarnação do Deus da Guerra, como o cumpridor do testamento do místico sueco Swedenborg que dizia que "somente os sábios das estepes eurasiáticas da Tartária" - Mongólia - "podem encontrar a chave dos mistérios dos ciclos sagrados e do manuscrito místico original há muito perdido pela humanidade sob o estranho título 'A Guerra de Jeová'".

As tropas de Ungern se aproximaram de Urga, ocupada pelos chineses. Em 3 de fevereiro de 1920, o barão ordenou um ataque à cidade mongol de Urga, defendida por uma guarnição chinesa que superou numericamente em muito os guerreiros do barão. Graças a uma operação rápida e frenética na qual o próprio Ungern participou, seus homens conseguiram libertar Kutuktu, o Buda Vivo, que era guardado por uma grande e bem armada unidade chinesa. Em seguida, a Divisão da Cavalaria Asiática, juntamente com as unidades mongóis que se juntaram ao barão, atacaram Urga. Foi uma vitória brilhante e extremamente importante. Tradição e Ordem foram restauradas na Mongólia. Kutuktu nomeou o barão o ditador absoluto da Mongólia. O Barão Ungern tornou-se o primeiro europeu a receber o título de Khan da Guerra, Khan-Chan-Chun.

A primeira parte deste plano louco, cujos paralelos só podem ser encontrados na magnífica e brilhante Idade Média, e não no "cético" e "cínico" século XX, parecia estar se tornando realidade. Daí em diante, o ditador da Mongólia, o Khan-Chan-Chun, ou simplesmente Ungern-Khan, o asceta cruel e nobre, iniciou seu plano de restaurar o significado sagrado de Khalkha, o Escudo mágico da terra.

Não, isto não é um conto de fadas, não é uma alucinação. Isto realmente aconteceu. Relativamente recentemente.

Em tempos de escuridão, a pureza de um herói retira tal resistência do ambiente degenerado ao seu redor, que contê-lo e subordiná-lo exigem meios extraordinários. É apenas uma questão natural que a maioria dos oficiais e soldados da Divisão da Cavalaria Asiática, os cossacos russos e servos não compreendessem os ideais sagrados do Barão Louco. Os fracassos de Kolchak e Wrangel, a apatia e o cansaço desmoralizavam o exército. Muitos não conseguiam resistir a se embriagar, roubar, pilhar e desertar... O espírito corruptor da emigração em decomposição, os salões russos de Harbin e os espaços vazios entre os taxistas parisienses - todos com lágrimas, saliva e suspiros russos - tudo isso tentava irresistivelmente os fragmentos quebrados do exército de Kolchak.

O Khan da Guerra teve que recorrer a medidas extremas. Ele organizou um sistema de punições severas. 18 oficiais, alguns dos quais eram veteranos condecorados pessoalmente leais a Ungern, foram jogados no rio gelado e tempestuoso da Mongólia por embriaguez. Ele não poupava ninguém e nada. Alguns dos que sabiam nadar sobreviveram. Alguns não sobreviveram. Mas a bebedeira parou entre eles e o resto dos que viram os cadáveres congelados de seus camaradas. Esta foi uma espécie de conversão forçada dos cossacos ao xamanismo - afinal de contas, nadar no rio no inverno com suas roupas em virtude do calor interno, tapas, e depois secar a roupa na margem com o calor do próprio corpo, é uma prática típica do xamanismo. Não poderia ter havido condições mais apropriadas para satisfazer tal costume nacional.

O Coronel Sipailov, a sombra de Ungern, apelidado de "Bandido" no exército, comportava-se ainda mais severamente. Sipailov era um típico "gêmeo escuro" [para Ungern]. Tais personagens grotescos muitas vezes acompanham o caminho pessoal de grandes homens, encarnando os aspectos sombrios da alma do herói. Se a brutalidade de Ungern estava fundada em uma alta ascese espiritual e era semelhante a uma espécie de santidade, então o coronel Sipailov era um sádico genuinamente louco. Por abusar de um cão de jardim, Sipailov matou o melhor comandante cossaco de todo o exército de Ungern e colocou seu cadáver em exposição pública. Alguns eram espancados até a morte com chicotes por todos os tipos de falhas, mesmo os menores erros. Sipailov era o Dzerzhinsky de Ungern. Todos os meios pelos quais Ungern impôs a ordem na Mongólia e seu exército se assemelhavam ao terror bolchevique - não é de se admirar que os bolcheviques respeitassem Ungern mais do que outros líderes do Movimento Branco. Por trás de tudo isso, podia-se vislumbrar algum tipo de afinidade interior, uma unidade de tipo comum naquele ponto mágico onde a extrema direita encontra a extrema esquerda, onde os opostos coincidem.

As atrocidades de Sipailov eram selvagens e sem sentido. Somente por pouco tempo este "duplo negro" de Ungern amoleceu, quando conheceu uma garota que derreteu o coração velho deste sádico. Durante algum tempo, os oficiais e soldados suspiravam de alívio enquanto Sipailov, assim parecia, dedicava todo o seu tempo à pequena Mashenka.

Entretanto, de acordo com testemunhas oculares, a cena seguinte acabou ocorrendo nos aposentos de Ungern. Mashenka havia preparado uma torta para os comandantes. Ungern fez uma exceção e permitiu que algum champagne fosse bebido. Sipailov estava extremamente animado e inesperadamente gentil. Quando os oficiais lhe pediram para chamar Mashenka para agradecer-lhe por um prato tão incrível, Sipailov ficou pálido, saiu e voltou com uma estranha bolsa nas mãos. Ele tirou a cabeça ensanguentada e cortada de sua amanda e, com um brilho amarelo nos olhos, jogou-a sobre a mesa na frente dos oficiais estupefatos. Ele acrescentou laconicamente: "Agente bolchevique".


***


A Mongólia ainda estava em boas mãos, mas a situação tornava-se cada vez mais sinistra. Os bolcheviques estavam vencendo em todas as frentes. Ungern reuniu seus oficiais em seus aposentos em Urga:


'Cavalheiros, más notícias. O Ataman Semenov deixou Chita. O general soviético Blücher, um porco teutônico vermelho, acaba de ocupar a cidade. Seu QG está em Verkhneudinsk, perto do Lago Baikal. Toda a Sibéria é agora bolchevique'.

'E a Crimeia?'

'A Crimeia desapareceu. Os remanescentes do exército de Wrangel fugiram nos navios de nossos pseudo-aliados ocidentais'.


A situação era tão simples e mortal quanto a ponta de uma espada. O Barão resumiu tudo em uma frase simples:


'Senhores, resta apenas um exército branco pronto para o combate: a Primeira Divisão da Cavalaria Asiática'.

'Bem, nós somos os últimos então'.

'Isto é uma catástrofe'.

'Não, Boris Ivanovich, não é uma catástrofe'. É uma honra'.


Para Ungern, Honra significava Fidelidade. Ou, como disse a profunda poetisa contemporânea Savitri Devi Mukherji sobre um assunto totalmente semelhante: "Fieis quando todos se tornam infiéis - enquanto nós nunca esquecemos, nunca perdoamos".

As nuvens de tempestade estavam se acumulando. O livro de Jean Mabire sobre o Barão Ungern descreve o último encontro de Ungern com Kutuktu antes que o Khan da Guerra deixasse a Urga para sempre para se mudar para o Norte, para a Sibéria, onde ele iria travar uma última luta contra os bolcheviques.


"Kutuktu, o Buda Vivo, tomou seu lugar. Seu rosto, de óculos pretos, era impenetrável como sempre, mas sua terrível fadiga era sentida em toda a sua força. Só com grande dificuldade o velho conteve um arrepio nervoso. Um trono enorme com um dorso dourado, repleto de almofadas de seda amarela. Ungern se curvou. Ele olhou ao redor. O Barão não era de fazer longos discursos, ele se restringiu a um anúncio de sua decisão:

'Dentro de alguns dias, vou deixar a Mongólia. Vou para Baikal para combater nosso inimigo comum, os Vermelhos. Seu país é doravante livre, e seus filhos, espalhados pelo mundo, devem voltar para sua pátria. Em breve o Império de Genghis Khan renascerá. Você deve preservar a liberdade que nós conquistamos'.

Mas em sua alma [de Kutuktu], uma tempestade se abatia: sem o apoio de Ungern, ele não era nada, apenas um velho cego, demasiado fraco e impotente para expulsar do país jovens revolucionários como Sukhbaatar e Choibolsan.  Kutuktu pediu ao Barão que o seguisse até seu escritório para falar um a um.

O divino Kutuktu caminhou até um cofre emoldurado de forma estranha contra a decoração oriental da sala. Ele brincou com a fechadura por um longo tempo. Finalmente, uma porta pesada se abriu lentamente...Kutuktu alcançou as prateleiras de metal para um caixão esculpido em marfim. Dentro havia um anel de rubi com um sinal solar, a Hakenkreuz, o símbolo dos antigos conquistadores arianos.

'Genghis Khan nunca tirou este anel de sua mão direita'.

Roman Fedorovich von Ungern-Sternberg olhou para a jóia com um olhar atordoado. Como em um sonho, ele estendeu sua mão para Kutuktu. O velho tremia e mal conseguia colocar o anel do grande conquistador no dedo do Barão. O Buda Vivo abençoou Ungern. Colocando as mãos sobre sua cabeça, ele pronunciou:

'Você não morrerá. Você será reencarnado em uma forma de ser mais perfeita. Lembre-se disto, deus vivo da guerra, Khan a quem a Mongólia é devida.

Ungern sentiu como se o anel estivesse queimasse sua mão.

O Príncipe da Mongólia e fiel vigário de Kutuktu saiu do palácio de Nogon-Orgo. Os lamas se separaram na frente dele. Em suas esporas de toque resoluto, Ungern saiu rapidamente do corredor, nunca voltando para trás, e foi além do palácio, onde caiu impotente no banco de trás de um carro.

'Para o quartel-general', ele disse a Makeev.

O Barão sentiu o círculo se fechar".


As forças de Ungern marcharam mais uma vez para terras russas. Agora não era mais uma guerra que eles estavam travando, mas operações de guerrilha. No entanto, Ungern preocupou muito seriamente os Vermelhos. Ele aparecia onde menos se esperava, como o relâmpago, repentinamente, e deixava destruição e morte em seu rastro. Para ele, o Deus da Guerra, isto era natural. As melhores unidades do Exército Vermelho na Sibéria foram lançadas contra ele, e o General Blücher foi tornado pessoalmente responsável por toda a operação.

Mas isto já era uma agonia. No mundo material, tudo atinge seu ponto fatídico e fatal. Ungern, no entanto, estava submerso em outra realidade, onde via imagens de triunfo e vitória e a realização de um sonho acarinhado. Seu ser passou imperceptivelmente para outro plano sutil, que começou a interferir na realidade ordinária. Seus subordinados passaram a entender cada vez mais que seu comandante era louco.

Ungern se levantou, puxou mapas e os desenrolou. Colocando-os na grama, com um bengala de bambu, ele traçou uma rota imaginária. Ele disse a seu fiel assistente, o General Rezukhin:


'Mais fantasia, Boris Ivanovich! Vamos até Selenga. É pior com Urga. Temos que escolher. Remanescentes dos exércitos brancos estão escondidos na Mongólia ocidental. Eles começarão a afluir para nós. Nem todos os atamanos e cossacos morreram. Juntos, iremos mais longe para o oeste. Agora estamos no Altai em meio a montanhas, cavernas, desfiladeiros e pastores que ainda acreditam no deus encarnado da guerra. Podemos atravessar facilmente a fronteira do Turquestão ocidental'.

'Em Xingjiang, os chineses o prenderão'.

'Lidaremos com eles rapidamente e iremos mais para o sul. Temos que atravessar a China. Essa possibilidade o assusta, Boris Ivanovich? O país está se desmoronando, a revolução está em pleno andamento. As únicas pessoas que vamos encontrar são saqueadores covardes e desertores. Tudo junto são cerca de mil quilômetros e estamos em uma fortaleza inexpugnável. E podemos começar tudo de novo. Absolutamente tudo'.

'O Tibete?'

'Sim. O telhado do mundo. O Dalai Lama, o mais alto sacerdote do budismo, está em Lhasa. Kutuktu ocupa o terceiro nível na hierarquia, comparado a ele. Eu cometi um erro logo no início: o centro da Ásia não está na Mongólia. A Mongólia é apenas o círculo externo, o Escudo. Devemos ir para o Tibete'.


O barão esbofeteou o mapa com sua bengala de bambu bem na cadeia montanhosa dos Himalaias.


'Lá, entre os picos, encontraremos pessoas que não esqueceram seus ancestrais arianos. Na vertiginosa fronteira da Índia e da China, meu império renascerá. Falaremos sânscrito e viveremos de acordo com os princípios do Rig Veda. Recberemos a lei que a Europa perdeu. E mais uma vez, a luz do Norte brilhará. A lei eterna, dissolvida nas águas do Ganges e do Mediterrâneo, prevalecerá'.


O barão se ergueu. Seus olhos brilharam. A voz entoou rasgada.. Um leve restolho cobria suas bochechas afundadas e fatigadas. Ele jogou seu cabelo para trás, revelando uma enorme testa. Ele era o comandante solitário e frágil de um povo absorvido pela sombra dos séculos. Ele continuou:


'Minha Ordem estará no topo das montanhas. Entre o Nepal e o Tibete, abrirei uma escola onde ensinarei a força, que é necessária mais do que sabedoria'.


Com os olhos febrilmente brilhantes, ele gritou:


'Tudo está pronto! Eles estão me esperando em Lhasa! Vou revelar o segredo das runas que vieram do Norte e estão escondidas nos baús secretos dos templos. Minha Ordem de monges guerreiros será transformada em um exército nunca antes visto. Ásia, Europa e América tremerão'.

'Não', disse Rezukhin.

Pela primeira vez, um pequeno general se atrevia a fazer frente a Ungern. Mas desta vez, estava além de seu próprio poder. Ele não podia mais obedecer incondicionalmente. Ele esqueceu a disciplina e a amizade. Suas mãos tremiam, seus olhos se encheram de lágrimas. Ele repetiu:

'Não, Roman Fedorovich, não'.


O Barão encolheu e olhou para ele. Foi como se a palavra 'não' tivesse destruído de repente seu sonho, como se uma avalanche fugitiva tivesse varrido seu templo budista empoleirado num penhasco e ele voou para o abismo com suas rodas para orações e bonzes em túnicas de açafrão.


'Não entendo seus planos', disse Rezukhin, 'Eu conheço apenas um exército - o czarista'. E uma religião - o cristianismo. Mas não é essa a questão. A questão é que nunca conseguiremos chegar a Lhasa. Veja o mapa. Não podemos atravessar o Turquestão chinês. E a Manchúria está apenas a um passo de distância. Basta ir para o leste".

'Nunca!', gritou o Barão, 'Só o Tibete!'


Ungern estava quase sozinho, se não por aqueles que não haviam sido mortos e que permaneciam leais, que tinham Honra, como ele, e Fidelidade também. Ungern cruzou as terras altas de Altai em sua potra favorita, Masha, e as visões se apossaram dele.


'Aqui no mosteiro da fortaleza voa uma bandeira com a ferradura dourada e o sinal solar de Genghis Khan. As ondas do Mar Báltico quebram contra a massa do Tibete. A subida, a eterna ascensão ao telhado do mundo, onde há luz e força. A ascensão...'.


O cavalo cinza tropeçou em uma pedra. O sonho desapareceu, absorvido pela miragem que envolvia a terra escaldante.

Os sonhos do Deus da Guerra foram uma premonição do que certamente vai acontecer - não agora, mas em outra volta do Eterno Retorno. Aquele que está verdadeiramente vivo jamais conhecerá a morte.

1921. O fim. A traição. Ungern foi capturado pelos Vermelhos. O General Blücher havia ordenado que Ungern fosse tratado como um oficial soviético. Os Guardas Vermelhos o levaram para o posto de comando do comitê militar revolucionário do Yenisei.

Blücher se encontrou pessoalmente com Ungern e propôs que ele se juntasse aos bolcheviques. Ambos falaram em alemão. Blücher falou dos eurasianistas, do nacionak-bolchevismo e de uma linha especial na liderança soviética, uma linha nacional, que era apenas superficialmente coberta com "fraseologia marxista", e que se esforçava para construir um gigantesco Estado tradicionalista, continental, não apenas na Mongólia, mas em toda a Eurásia. Blücher prometeu ao Barão anistia total e uma alta posição. Ao mesmo tempo, em um departamento secreto da OGPU, liderado pelo martinista Gleb Boki, estavam sendo desenvolvidos planos para uma expedição ao Tibete, para a transformação do bolchevismo espiritual em um novo tipo de realidade espiritual.

O Barão recusou todas as ofertas. Ou pelo menos é isso que a história oficial mantém. Em 12 de setembro de 1921, o Barão Ungern-Sternberg foi fuzilado. O Deus da Guerra estava morto.

Mas será que os deuses morrem? Se você está perguntando isso, você está absolutamente certo. Eles podem ir embora, mas não podem morrer.

Até hoje, uma lenda circula pelos círculos religiosos mongóis e buryat: "Do Norte veio um guerreiro branco que ergueu os mongóis, chamou-os para quebrar as correntes da escravidão que agrilhoavam sua terra livre. Este guerreiro branco foi a encarnação de Genghis Khan, e ele previu a vinda de um ainda maior..."

O "ainda maior" é o Décimo Avatar, o Vingador, o Triunfante, o Temível Juiz. Todas as Tradições o chamam por nomes diferentes. Mas a essência não muda. A derrota dos "nossos" é apenas uma ilusão escatológica. Abraçá-la é imoral. Nosso dever é permanecer de pé até o fim. Não importa se perdemos todos os noso e tudo que é perdível. Nossa honra está na Fidelidade.

Desafiar a desgraça da idade das trevas - este gesto em si já é a maior recompensa.

E um pouco mais tarde os vingadores alcançarão...o Último Batalhão...a Caçada Selvagem de Odin. "Nossas" forças - com uma bandeira dourada ostentando a runa negra UR, o sinal da Meia-Noite Cósmica, o selo pessoal do Deus da Guerra, o Barão Roman Fedorovich Ungern-Sternberg, arauto do Avatar.