25/01/2020

Aleksandr Dugin & Sergey Kuriokhin – Manifesto dos Novos Magos

por Aleksandr Dugin e Sergey Kuriokhin

(1996)



1. Estamos diante de uma crise da arte, de uma falta de vitalidade e da dominação do puro mecanicismo. O pós-modernismo - a própria síndrome da degeneração - é ele próprio deformado. Atualmente, o interesse pela arte é breguice (em teatros, cinemas e shows de rock) ou a das provozierte Leben ("a vida provocada" nas palavras de Gottfried Benn), que é a ocupação de um círculo estreito e fechado de "intelectuais vampíricos" que perderam completamente todas as orientações, mas não perderam a necessidade de comida, status social e vaidade.

2. Estamos diante de uma crise política, de uma falta de pensamento e de uma nova ideologia e da degeneração da política desde o início da Perestroika. A política perdeu totalmente toda lógica e vida. A política hoje é ou uma conjunção patológica (no centro) ou uma caricatura patológica (na periferia). A política é sempre e em toda parte igualmente desinteressante.

3. Os pontos baixos críticos da degeneração da arte e da política foram alcançados simultaneamente, de uma só vez. Nem sempre é assim que as coisas acontecem, mas não é outro senão o caso agora. Os pontos mais baixos dos dois senoides coincidiram.


4. Em tais momentos do ciclo de declínio, um novo impulso deve ser adquirido para o desenvolvimento, que geralmente vem de fora da esfera do próprio processo. Às vezes, a política estimula a arte e, às vezes, vice-versa. Mas agora as duas esferas estão em declínio. O impulso deve ser procurado em outro lugar.

5. Este novo reino é a MAGIA. A magia estuda não eventos, coisas e objetos, mas suas causas, que a magia não descreve simplesmente, mas opera ativamente. A magia precede a arte e a política. A arte e a política tornaram-se autônomas apenas ao serem separadas de sua fonte mágica. Essa fonte não desapareceu, mas apenas se afastou para a periferia de onde ela exerce influência indireta. Sociedades secretas, lojas e ordens tem governado a história e inspirado artistas.

6. No entanto, a influência indireta não tem sido suficiente, pois a política e a arte esqueceram a necessidade de apelar constantemente à magia. Somente a substituição direta e total da arte e da política pela MAGIA pode salvar essa situação.

7. Os políticos e artistas de hoje viveram mais que o necessário. Nada pode salvá-los. Eles são incapazes de se nutrir com magia e vitalidade. Eles devem ser descartados. Eles são totalmente desinteressantes. Um novo tipo deve substituí-los.

8. Esse novo tipo não é um político ou artista que lida com magia, mas o NOVO MAGUS envolvido em política e arte.

9. Todas as formas de arte e todas as ideologias políticas têm seus paralelos ocultos na magia operativa. As pinturas emergiram como representações mundanas dos deuses e signos simbólicos. As ideologias políticas são expressões seculares de doutrinas metafísicas e religiosas, por exemplo: o capitalismo é, segundo Max Weber, protestantismo secularizado, enquanto o socialismo e o fascismo são variações das tradições indo-européias e arianas nas quais, segundo Georges Dumézil, não há casta de comerciantes. A fonte foi gradualmente perdida de vista. Nos políticos e artistas modernos, estamos lidando com idiotas incuráveis e inveterados. O grau de talento e o sucesso ideológico agora dependem diretamente do grau de conhecimento das doutrinas ocultas.

10. Este fato deve ser reconhecido e aceito como uma inevitabilidade.

11. Em vez de uma arte separada, de uma política separada e de uma magia separada, uma nova disciplina sintética deve ser introduzida, a da MAGIA, que estabelece diretamente sua própria política e sua própria arte. A nova hermenêutica é que o contexto histórico e a peculiaridade estética devem ser descartados: tudo se resume a paradigmas ocultos. Goethe e Breton, Lenin e Churchill podem ser resumidos nos paradigmas mágicos (da tendência maçônico-ocultista e hermético-rosacruciana) que eles representavam. Todo o resto pode ser descartado. Juntamente com a nova arte e a nova política, surgirá uma nova abordagem para o estudo da arte e uma nova ciência política.

12. Os novos estudiosos da arte e os novos cientistas políticos não serão pessoas separadas dos novos artistas e dos novos políticos. Eles serão a mesma figura. E este número não será outro senão a dos NOVOS MAGOS.

13. A arte, portanto, torna-se não a imitação de ritual ou a imitação da fabricação de fetiches, amuletos e ídolos, mas o próprio ritual, a fabricação de amuletos, fetiches e ídolos.

14. A política torna-se, assim, não o “remake” capturado de orgias coletivas ou a realização de projetos metafísicos vagamente percebidos indiretamente, mas a mitopoese direta e a arquitetura oculta das massas.

15. Tudo isso está sendo realizado e conceitualizado pelos NOVOS MAGOS.

16. A magia é uma ciência operativa. Exige resultados reais, metamorfoses reais - de objetos, fenômenos e do próprio operador. A MAGIA é uma ciência experimental que não permite "obscurantismo" e demagogia. O resultado, não o projeto, é a avaliação. Sem "realização eidética" concreta, não há ato mágico. Se tudo permanece essencialmente como era antes do ato mágico, então estamos lidando com fracasso ou charlatanismo. Idiotas e intelectuais não devem passar.

17. Os NOVOS MAGOS afirmam sua arte e realizam golpes sociais. Eles são especializados em geopolítica, ciência em larga escala e subjugam os elementos; eles domam o Leviatã do Atlântico e alimentam o gigante Beemote. A escala social mínima da NEW MAGIA é um país, povo, estado ou legiões de massas humanas. Ascetas e bandas de marcha de seitas degeneradas não interessam a ninguém. A NOVA MAGIA lida com o fenômeno do GIGANTESCO, do GIGANTESCAMENTE NOVO (à la Martin Heidegger).

18. Nossos objetivos só serão claros quando as pessoas começarem a participar de nossa prática, ativa ou passivamente, como sujeitos ou objetos. A magia resolve todos os problemas gnoseológicos através da práxis (como o marxismo).

19. Do lado de fora, a crise da arte e da política pode parecer algo objetivo. Mas não construa ilusões, pois ela foi organizada pelos EUA, a fim de abrir caminho para a NOVA RAÇA, a raça dos reis-magos.

20. Operamos com abismos. Para nós, o invisível tem sua própria geografia. O preto não é simplesmente a ausência de luz, mas uma enorme gama de tons com os quais a optometria terrestre nem sequer sonhou.

21. Abyssus abyssum invocat -

22. In voce cataractarum.