25/11/2019

Facundo Martín Quiroga - Transumanismo, Políticas de Gênero e Feminismo Ocidental

por Facundo Martín Quiroga

(2019)



O feminismo e as teorias de gênero, promovidas a partir do centro do poder acadêmico anglo-saxão, são elementos fundamentais da produção de uma ordem cuja apoteose é o transumanismo. Nesse mecanismo complexo, o progressismo esquerdista desempenha um papel fundamental. Os intelectuais progressistas estão determinados a convencer o resto da sociedade, neófita ou simplesmente indiferente, de que seus postulados têm um componente revolucionário e disruptivo. Hoje, mais do que nunca, as classes médias intelectuais de esquerda estão envolvidas em um papel central entre essas duas teorias e o transumanismo, incipiente nesta região, mas com grande aquiescência e desenvolvimento no norte global.

Construa um ser humano não mais superficial, mas diretamente supérfluo.

Trata-se disso.


O problema da escala de desenvolvimento alcançado pela humanidade está no centro destas problemáticas, a de gênero e do feminismo. De que forma? A partir de uma aporia fundamental: as elites globais precisam reduzir a população em um planeta que está testemunhando um desrespeito cada vez mais acelerado do componente humano em seus processos produtivos. O conceito marxista de "exército industrial de reserva" se expande a um nível em que, quando o capitalismo é separado da necessidade de fabricação industrial, não é mais privativo dessa condição, a de ser um trabalhador industrial, mas diretamente a de ser a matéria orgânica que o sistema não pode mais englobar.

Hoje estamos testemunhando uma incompatibilidade incontrolável entre a enorme massa de desabrigados e famintos, ou de pobres e indigentes, que não conseguem absorver os produtos hegemonizados do capitalismo, como as mais recentes tecnologias, e a esfera produtiva, que não pode mais nem mesmo reter a força de trabalho mais submissa e pauperizada, porque, simplesmente, cada vez precisa menos dela. O caso do agronegócio em escala descomunal é um botão de amostra eloqüente. Daí o número crescente de escravos temporários nas regiões das economias de enclave, como na África Subsaariana.

Para ir fazendo cair “gota a gota” o novo espectro ideológico legitimador desta nova situação, o próprio sistema, em sua dimensão superestrutural, precisava gerar uma elite de pensadores que postulam e legitimam, sem expressar, mas consentindo, esse plano para reduzir a vida humana orgânica. E este é um processo já realizado, no mínimo e nessa chave, desde os anos 70 do século XX. É muito importante, em nossa opinião, vincular os escritos de, por exemplo o Clube de Roma, “Os Limites do Crescimento” de Meadows e Randers, com as teorias de gênero, “A Política Sexual” de Kate Millet, dois anos antes, ou o pensamento lésbico de Monique Wittig, ou Shulamith Firestone; poderíamos até pensar em Donna Haraway como uma autora central explícita entre o feminismo e o transumanismo a partir de sua concepção do ciborgue.

O papel das teorias de gênero (do ataque de Simone de Beauvoir à maternidade ao lesbianismo político e ao feminismo ciborgue acima) no início do paradigma transumanista é enorme. E a justificativa de suas aplicações em questões políticas está no campo do “progressisismo” ou da “esquerda cultural”. Não há posição esquerdista contra a contracepção, contra o antimaternalismo chamado eufemisticamente de “maternidade desejada”, contra o aborto ou contra a militância LGBTTIQ+, contra a eutanásia… todas políticas que têm em comum a redução da continuidade biológica da espécie. Inclusive autoras como Haraway ou Braidotti postulam utopias socialistas ou neocomunitárias, a partir de posturas de uma ingenuidade e irracionalidade que espantariam qualquer sujeito mais ou menos atualizado sobre questões de geopolítica. Eles não entendem que essas utopias são a ala esquerda da nova ordem emergente. Ou melhor, eles entendem perfeitamente.

E o que acontece no campo analítico das sociedades, para além dos impulsos utópicos? A partir do progressismo de esquerda, o próprio Antonio Negri canta a utopia da multidão como um possível gérmen revolucionário, seu argumento sendo muito fraco no que concerne a rejeição mútua do fragmentário ao avanço contra os poderes reais. Por exemplo, diante de cada tentativa de fortalecer uma aliança política com objetivos comuns de poder soberano que supere a superficialidade da multidão, sempre no interior coletivo emerge a dissidência disfuncional da “diversidade”; o caso da rejeição dos argumentos contra o aborto e o desdém em relação aos padres campesinos, que mais do que ninguém lidam com o sofrimento de mulheres nos bairros populares, é absolutamente cristalino. Nesse sentido, nada melhor do que políticas de diversidade para espantar essas construções.

No campo biológico - absolutamente subestimado por parte da esquerda cultural, em nossa opinião, conscientemente - devemos observar que a estrutura orgânica da espécie em si, segundo Miguel Benasayag, mostra a inviabilidade do projeto eugênico da elite global. Os casos de câncer e as malformações resultantes de economias de escala são exemplos das maneiras pelas quais a própria espécie tem, do ponto de vista biológico, para se manifestar contra a manipulação de seu próprio substrato reprodutivo.

No artigo “O Nascimento dos Mamíferos Humanos”, Michel Odent aponta, depois de contrastar a maneira como as parturientes humanas se comportam com as dos chimpanzés, que diante de uma intervenção técnica de parto neles, a mãe primata deixa de criar com cuidado do seu filho (o teste é feito, por exemplo, com anestesia local); a capacidade neurobiológica da mãe humana - compartilhada com todos os homo sapiens - de antecipar seus futuros sentimentos e sensações, serve como contrapeso a intervenções médicas artificiais, como a cesariana ou a anestesia local. Se ela não tivesse essa capacidade maravilhosa, aconteceria o mesmo que com os chimpanzés.

Podemos pensar nisso como uma antecipação do futuro que aguarda uma a espécie transumana: obstruir qualquer relação de transcendência com nossa impressão reprodutiva, expressa no amor, é um dos pontos fundamentais das operações atuais com a política e a cultura.

As elites globais sabem que as ações empreendidas no regime do poder cultural têm impacto no biológico. A técnica é o suporte material no qual a eugenia global se plasma: uma série de procedimentos complexos sobre o orgânico que estão ligados à criação de novos sistemas legais que legitimam a fragmentação social (como a Lei Integral de Violência de Gênero na Espanha, que elimina a presunção de inocência para o homem). O problema é que temos muito pouco treinamento tanto em biologia como em estratégia e geopolítica para entender como essas peças se encaixam na montagem de um novo regime de poder ultratotalitário, onde o suporte econômico é o capitalismo neoliberal (agora estendido à espécie, a mercadoria-espécie) e o suporte antropológico é o ciborgue transumano, um híbrido totalmente separado de suas impressões transcendentes, com uma capacidade reprodutiva natural quase nula e com um sistema cognitivo e comportamental totalmente mediado pela técnica.

É preciso reconhecer que é uma tarefa muito árdua que eles empreendem: produzir uma nova legitimidade sob o disfarce "progressista" que acaba administrando a vida sem que a grande maioria da população nem mesmo tome ciência. Vendendo como benéfico os processos técnicos que interferem nos organismos vivos (por exemplo, barrigas de aluguel, em que grandes somas são pagas a mulheres pobres para resolver seus meios de subsistência por um longo tempo, com o custo de colocar um código de barras em seus úteros e nos sub-humanos que o cliente, geralmente branco e poderoso, solicita), a operação sobre a cultura vem se desenvolvendo há algum tempo.

Numa sociedade altamente tecnofílica, os discursos do progressismo cultural ocupam um lugar privilegiado; mesmo as plataformas políticas com componentes marcadamente conservadores, como o Pro, abrem suas agendas temáticas porque são funcionais para a renovação de seu capital político (coisa interessante em contraste com o cansaço do progressismo que gerou a inclinação de grande parte da sociedade americana para Donald Trump), e também de seus discursos e estratégias de penetração na classe média.

Por outro lado, deve-se notar que, em contraste com o legalizacionismo de gênero e do aborto, das mesmas usinas ocidentais a opção conservadora é construída, em um espelho simétrico perfeito em relação ao globalismo: pastores televangelistas com formas semelhantes às dos pregadores políticos new age, os políticos associados às velhas forças conservadoras e rançosas, a nível continental, freiam as políticas de gênero, enquanto ainda pensam que também doutrinam a partir de seus pódios; é notável como, por parte da mídia - hoje, quase completamente progressista na arena da eugenia – não se admite a massividade, por exemplo, das chamadas marchas “pró-vida”, que, para desgosto da esquerda progressista, aglutinaram mais do que dois milhões de pessoas, incluindo setores populares em algumas cidades do interior, profundamente em desacordo com a moralidade e a religião do aborto. Em última análise, o grande desgosto para essa esquerda é que esses setores acreditam em Deus.

Não deixamos de notar o colonialismo epistemológico dos setores intelectuais locais, que, como dissemos no início, se fazem de surdos diante das advertências orgânicas de nossa espécie, ou mais precisamente, não podem integrá-las em suas análises, como se esse câncer ou aquela malformação não tivessem relação com as políticas de gênero e planos eugênicos de Bill-Melinda Gates, Soros e outros. Por fim, não devemos esquecer que a chamada "revolução verde" também foi promovida como um benefício colossal para a humanidade. A transgênese e a industrialização sobre alimentos ainda permanecem impensáveis como preâmbulo da transgênese humana, da qual as políticas de gênero são um elemento fundamental em sua legitimação cultural e política? Apelamos urgentemente para que levemos estes paralelismos a sério.

Finalmente, nas campanhas políticas pouco e nada se debate sobre as grandes causas nacionais e continentais. Imaginamos que lugar ocuparão questões como o modelo produtivo (elemento central do desenvolvimento futuro), o despovoamento rural, a dívida ilegítima, o extrativismo, a soberania política e territorial... Os lenços e os sonhos da autopercepção ilimitada, convertida em direito sacrossanto por cima das necessidades sociais de nutrição, saúde, educação, colonizaram a mídia e as figuras políticas a tal ponto que ninguém pode sequer expressar uma opinião sem abordar a agenda colonial. Eles não entendem que descolonizar o corpo individual é uma necessidade muito menos premente do que descolonizar a política e o corpo social? Quanto tempo vai demorar para que os “progressistas” percebam isso? A tragédia nacional, independentemente dos resultados das eleições, tem todas as chances de continuar.