11/11/2016

Paul Craig Roberts - A Classe Trabalhadora Venceu a Eleição

por Paul Craig Roberts



A eleição presidencial americana é histórica, porque o povo americano foi capaz de derrotar os oligarcas. Hillary Clinton, uma agente da Oligarquia, foi derrotada apesar de uma campanha midiática virulenta contra Donald Trump. Isso mostra que a mídia e o establishment político dos partidos políticos não tem mais credibilidade com o povo americano.

Resta a ser visto se Trump é capaz de selecionar e indicar um governo que servirá a ele e seus objetivos de restaurar empregos americanos e estabelecer relações amistosas e respeitosas com Rússia, China, Síria e Irã.

Resta a ser visto também como que a Oligarquia responderá à vitória de Trump. Wall Street e a Reserva Federal podem causar uma crise econômica de modo a colocar Trump na defensiva, e eles podem usar a crise para forçar Trump a apontar um dos seus como Secretário do Tesouro. Agentes da CIA e do Pentágono podem causar um ataque de falsa bandeira que perturbariam relações amistosas com a Rússia. Trump pode errar e manter neoconservadores em seu governo.

Com Trump há, no mínimo, esperança. A não ser que Trump seja obstruído por julgamento ruim em suas indicações e por obstáculos colocados em seu caminho, devemos esperar um fim para o conflito orquestrado por Washington com a Rússia, a remoção dos mísseis americanos na fronteira russa com Polônia e Romênia, o fim do conflito na Ucrânia, e o fim do esforço de Washington de derrubar o governo sírio. Porém, realizações como essas não implicam a derrota da Oligarquia americana. Apesar de Trump ter derrotado Hillary, a Oligarquia ainda existe e ainda é poderosa.

Trump disse que ele não vê mais sentido na OTAN 25 anos após o colapso soviético. Se ele seguir nessa opinião, isso significa uma grande mudança política nos vassalos europeus de Washington. A hostilidade anti-russa dos atuais funcionários da UE e da OTAN teria que acabar. A chanceler alemã Merkel teria que mudar de cores ou ser substituída. O Secretário-Geral da OTAN Jens Stoltenberg teria que ser dispensado.

Nós não sabemos quem Trump selecionará para servir em seu governo. É provável que Trump não esteja familiarizado com as várias possibilidades e suas posições em temas. Realmente depende de quem está assessorando Trump e que conselhos estão dando a ele. Uma vez que vejamos seu governo, nós saberemos se podemos estar esperançosos pelas mudanças que são agora uma possibilidade.

Se a oligarquia for incapaz de controlar Trump e ele for, de fato, bem sucedido em limitar o poder e orçamento do complexo militar-industrial e em manter o setor financeiro politicamente responsável, Trump pode ser assassinado.

Trump disse que ele colocará Hillary na prisão. Ele deve primeiro colocá-la para julgamento por traição e crimes de guerra junto com todos os neoconservadores. Isso limparia o caminho para a paz com as outras duas principais potências nucleares sobre as quais os neoconservadores buscam hegemonia. Apesar de que os neoconservadores ainda teriam contatos no "Estado oculto profundo", seria mais difícil para os vermes organizar operações de falsa bandeira ou um assassinato. Elementos no complexo de segurança/militar ainda poderiam orquestrar um assassinato, mas sem neocons no governo um encobertamento seria mais difícil.

Trump tem mais entendimento e sagacidade do que seus adversários percebem. Para um homem como Trump arriscar adquirir tantos inimigos poderosos e arriscar sua riqueza e reputação, ele devia estar sabendo que a insatisfação popular com o establishment dominante significava que ele poderia ser eleito presidente.

Nós não saberemos o que esperar até vermos quem serão os Secretários e Secretários-Assistentes. Se for a equipe "de sempre", saberemos que Trump foi capturado.

Um resultado duradouro feliz dessa eleição é o descrédito total da mídia americana. A mídia previu uma vitória fácil da Hillary e até o controle do Senado americano pelo Partido Democrata. Ainda mais importante para a perda de influência e credibilidade da mídia, apesar do ataque midiático virulento contra Trump ao longo de todas as primárias presidenciais e da campanha presidencial, a mídia não teve efeito fora das costas nordeste e oeste, os palcos do 1%. O resto do país ignorou a mídia.

Eu não achava que a Oligarquia permitiria uma vitória de Trump. Porém, parece que os oligarcas foram enganados pela propaganda de sua própria mídia. Certos de que Hillarya venceria, eles não estavam preparados para pôr em prática planos de roubar a eleição.

Hillary caiu, mas não os Oligarcas. Se Trump for aconselhado a ser conciliador, a estender a mão e levar o establishment para seu governo, o povo americano será desapontado novamente. Em um país cujas instituições foram tão completamente corrompidas pela Oligarquia, é difícil conquistar mudança real sem derramamento de sangue.