Por Friedrich
Nietzsche
1.
Os senhores me
perguntam o que são todas as idiossincrasias dos filósofos?... Por exemplo, sua
falta de sentido histórico, seu ódio contra a representação mesma do vir-a-ser,
seu egipcismo. Eles acreditam que desistoricizar uma coisa, torná-la uma sub
specie aeterni, construir a partir dela uma múmia, é uma
forma de honrá-la. Tudo o que os filósofos tiveram nas mãos nos últimos
milênios foram múmias conceituais; nada de efetivamente vital veio de suas
mãos. Eles matam, eles empalham, quando adoram, esses senhores idólatras de
conceitos. Eles trazem um risco de vida para todos, quando adoram. A morte, a
mudança, a idade, do mesmo modo que a geração e o crescimento são para eles
objeções - e até refutações. O que é não vem-a-ser;
o que vem-a-ser não é...
Agora, eles acreditam todos, mesmo com desespero, no Ser. No entanto, visto que
não conseguem se apoderar deste, eles buscam os fundamentos pelos quais ele se
lhes oculta. "É preciso que uma aparência, que um 'engano' aí se imiscua,
para que não venhamos a perceber o ser: onde está aquele que nos engana?"
"Nós o temos, eles gritam venturosamente, o que nos engana é a
sensibilidade! Esses sentidos, que por outro lado são mesmo
totalmente imorais, nos enganam quanto ao mundo verdadeiro.
Moral: conseguir desembaraçar-se do engano dos sentidos, do vir-a-ser, da
história, da mentira. História não é outra coisa senão crença nos sentidos,
crença na mentira. Moral: dizer não a tudo o que nos faz crer nos sentidos, a
todo o resto da humanidade. Tudo isto é o “povo”. Ser filósofo, ser múmia,
apresentar o monótono-teísmo através de uma mímica de coveiros! - E antes de
tudo para fora com o corpo,
esta idéia fixa dos
sentidos digna de compadecimento! Este corpo acometido por todas as falhas da
lógica, refutado, até mesmo impossível, apesar de ser suficientemente
impertinente para se portar como se fosse efetivo!"...
2.
Eu coloco de lado,
com elevado respeito, o nome de Heráclito. Se
o povo dos outros filósofos rejeitou o testemunho dos sentidos porque esses
indicavam a multiplicidade e a transformação, ele rejeitou seu testemunho
porque indicava as coisas como se elas possuíssem unidade e duração. Também
Heráclito foi injusto com os sentidos. Estes não mentem nem como crêem os
Eleatas, nem como ele o acreditava - eles não mentem de forma alguma. O que nós
fazemos com seus testemunhos é que introduz pela
primeira vez a mentira. Por exemplo, a mentira da unidade, a mentira da
coisidade, da substância, da duração... A "razão" é a causa de
falsificarmos o testemunho dos sentidos. Até onde os sentidos indicam o
vir-a-ser, o desvanecer, a mudança, eles não mentem... Mas Heráclito sempre
terá razão quanto ao fato de que o Ser é uma ficção vazia. O mundo
"aparente" é o único: o mundo verdadeiro" é apenas um mundo acrescentado
de maneira mendaz...
3.
- E que finos
instrumentos de observação temos em nossos sentidos! Este nariz, por exemplo,
do qual nenhum filósofo ainda falou com veneração e gratidão. Ele é mesmo em
verdade o mais delicado dos instrumentos que se encontram à nossa disposição:
ele consegue constatar diferenças mínimas de movimento, que o próprio
espectroscópio não constata. Hoje não possuímos ciência senão enquanto nos
decidimos por aceitar os
sentidos: por torná-los mais incisivos, por armá-los, por fazê-los aprender a
pensar até o fim. O resto é algo que nasceu abortado e que ainda-não-é-ciência:
Metafísica, Teologia, Psicologia, Teoria do Conhecimento. Ou
ciência-formal, teoria dos signos: exatamente como a lógica e
aquela lógica aplicada, a matemática. Nelas a efetividade não se apresenta
absolutamente como problema nem sequer uma única vez. Elas tampouco se
interessam pela colocação da questão acerca de que valor em geral possui uma
convenção de signos tal como a lógica. –
4.
A outra
idiossincrasia dos filósofos não é menos perigosa: consiste em
confundir as coisas últimas com as primeiras. Eles colocam no início enquanto
início o que vem no fim (infelizmente! pois não devia vir em momento algum!):
os "conceitos mais elevados", os conceitos mais universais e vazios,
a derradeira fumaça da realidade que evapora. De novo, uma tal disposição é
apenas a expressão de seu modo de venerar: o mais elevado não tem
o direito de surgir do mais baixo, não tem
de modo algum o direito de
ter surgido... Moral: tudo o que é de primeira linha precisa ser causa
sui. A proveniência a partir de algo diverso vale como objeção, como
colocação em dúvida de seu valor. Todos os valores superiores são de primeira
linha, todos os conceitos mais elevados, o ser, o incondicionado, o Bem, o
verdadeiro, o perfeito. Nenhum deles pode ter experimentado o vir-a-ser,
conseqüentemente todos precisam ser causa sui. Nenhum
deles pode porém ser ao mesmo tempo desigual entre si, pode estar em contradição
consigo mesmo... É assim que eles descobrem seu conceito estupendo de
"Deus"... O derradeiro, o mais tênue, o mais vazio é posto como o
primeiro, como causa em si, como ens realissimum...
Ah! A humanidade levou realmente a sério as dores cerebrais desses doentes,
desses tecelões de teias de aranha! - E ela pagou caro por isso!...
5.
problema do erro e
da aparência. Outrora tomava-se a transformação, a mudança, o vir-a-ser em
geral como prova da aparência, como um sinal de que algo tinha se apresentado
que necessariamente nos conduzia ao erro. Hoje, ao contrário, vemos até que
ponto o fato de o preconceito da razão nos obrigar a fixar a unidade, a
identidade, a duração, a substância, a causa, a coisidade, o Ser, nos enreda de
certa maneira no erro, nos leva necessariamente ao
erro. Assim, estamos certos de que, sobre a base de uma verificação rigorosa
junto a nós mesmos quanto a esse ponto, o erro está aí. O que se passa aqui,
portanto, não é diverso do que acontece com os movimentos dos grandes astros:
no que concerte a eles, os nossos olhos são os advogados contínuos do erro; no
que concerne ao preconceito da razão, é nossa linguagem.
Segundo seu aparecimento, a linguagem pertence ao tempo da forma
mais rudimentar de psicologia. Inserimo-nos em um fetichismo grosseiro quando
trazemos à consciência os pressupostos fundamentais da linguagem metafísica:
ou, em alemão, da razão. Esse
fetichismo vê por toda parte agentes e ações; ele crê na vontade enquanto causa
em geral; ele crê no "Eu", no Eu enquanto Ser, no Eu enquanto
Substância, e projeta essa
crença no Eu-substância para todas as coisas. - Só a partir daí a consciência
cria então o conceito "coisa"... Por toda parte, o Ser é introduzido
através do pensamento, imputado como
causa. Somente a partir da concepção do "Eu" segue, enquanto
derivado, o conceito "Ser"... No começo encontra-se a grande
imposição do erro: a assunção de que a vontade é algo que atua
- de que a vontade é uma faculdade...
Hoje sabemos que ela é meramente uma palavra... Muito mais tarde, em um mundo
milhões de vezes mais esclarecido, veio com espanto à consciência dos filósofos
a segurança, a certeza
subjetiva na manipulação das categorias da razão. Eles
concluíram que elas não poderiam provir da empiria - toda a empiria já se
encontra para eles em contradição. De onde elas provém então? - E
na índia, tanto quanto na Grécia, cometeu-se o mesmo engano: "é preciso
que já tenhamos estado ao menos uma vez em um mundo mais elevado (ao invés de em
um muito inferior: o que teria sido a verdade!) e que aí
tenhamos nos sentido em casa. É preciso que tenhamos sido divinos, pois
temos a razão!" De fato, nada teve até aqui um poder de
convencimento mais ingênuo do que o erro do Ser - tal como foi formulado, por
exemplo, pelos eleatas: pois ele abarca toda e qualquer palavra, toda e
qualquer frase, que pronunciamos! - Também os oponentes dos eleatas sucumbiram
à sedução de seu conceito de Ser: Demócrito entre outros, quando inventou seu átomo...
A “razão” na linguagem: oh! mas que velha matrona enganadora! Eu temo que não
venhamos a nos ver livres de Deus porque ainda acreditamos na gramática...
6.
As pessoas ficarão
gratas para comigo, se resumir uma visão tão essencial e tão nova em quatro
teses: facilitarei com isso a compreensão e provocarei a contradição.
Primeira
Proposição. Os motivos que fizeram com que se
designasse "este" mundo como aparente fundamentam muito mais sua
realidade. - Um outro tipo
de realidade é absolutamente indemonstrável.
Segunda
Proposição. As características que foram dadas ao
"Ser verdadeiro" das coisas são
características do
não-Ser, do Nada. Construiu-se
o "mundo verdadeiro" a partir da contradição com o mundo efetivo: de
fato, o mundo verdadeiro é um mundo aparente, à medida que não passa de uma
ilusão ótica de ordem moral.
Terceira
Proposição. Criar a fábula de um mundo
"diverso" desse não tem sentido algum se pressupusermos que um
instinto de calúnia, de amesquinhamento, de suspeição da vida não exerce poder
sobre nós. Neste último caso, nos vingamos da
vida com a fantasmagoria de uma "outra" vida, de uma vida
"melhor".
Quarta
Proposição. Cindir o mundo em um "verdadeiro"
e um "aparente", seja do modo cristão, seja do modo kantiano (um
cristão pérfido no
fim das contas) é apenas uma sugestão da décadence:
um sintoma de vida que decai...
O fato de o artista avaliar mais elevadamente a aparência do que a realidade
não é nenhuma objeção contra essa proposição. Pois "a aparência"
significa aqui uma vez mais a
realidade; só que sob a forma de uma seleção, de uma intensificação, de uma
correção... O artista trágico não é nenhum pessimista. Ele diz justamente sim
a tudo que é digno de questão e passível mesmo de produzir
terror, ele é dionisíaco...