05/09/2024

Aaron Beltrami - Gênese das Raças Extintas

 por Aaron Beltrami

(2000)


De vez em quando, acontece que, estando longe das cidades, passeando pelos bosques ou ao longo das margens de um rio, podem-se ouvir risadas, suspiros ou sons nunca antes ouvidos em outro lugar. Se aquele que é capaz de ouvir essas "vozes" aceitasse seus convites, ele se encontraria percorrendo caminhos ocultos que levam a lugares onde vivem, ou melhor, sobrevivem, seres maravilhosos, mas às vezes também terríveis, que o mundo moderno descartou e esqueceu em favor de um materialismo que tornou o homem obstinadamente cego e insensível.

Os primeiros entre esses seres são as fadas. Frequentemente descritas como mulheres belíssimas envoltas em véus resplandecentes, ou como pequenas jovens com asas de borboleta, as fadas são, contudo, criaturas de natureza mágica, consideradas doces, mas terríveis quando enfurecidas. Uma tradição comum à área alpina, mas também à Ligúria e à planície do Pó, sugere que elas influenciam o destino dos homens. Considerando, de fato, a origem do nome fada, descobrimos que ele deriva do latim fatum, destino, e estava associado a tria fata, nome com o qual eram chamadas as Parcas (ou Moiras), consideradas pelos antigos gregos e romanos como divindades que decidiam o destino dos homens. A essa divindade também se junta a figura das três Nornas, que para os povos nórdicos, acostumados a viver dignamente uma vida marcada por controvérsias das quais não podiam escapar, tinham um significado simbólico análogo ao das mencionadas Parcas. Mais tarde, nas lendas populares e contos de fadas, as fadas são vistas também como ninfas habitantes das nascentes, conhecedoras das artes mágicas e do futuro. No entanto, não devem ser confundidas com as ondinas, espíritos das águas escolhidos pelo próprio Odin para guardar o ouro do Reno, cujas histórias são narradas na Saga dos Nibelungos.

Assim como os espíritos das águas, muitos são os seres divinos ou mágicos que os antigos povos associavam aos fenômenos da natureza. O Caos primordial era representado pelos gigantes, símbolo dos elementos desencadeados. A raça dos gigantes encontra nos cânticos da Edda da tradição viking uma origem mais remota do que a dos deuses de Asgard. Segundo este texto, no início dos tempos, no vazio primordial existiam apenas dois reinos: ao Norte, o primeiro, Niflheim, ou Nifehel, uma região nebulosa e desabitada, constituída por gelos e neves eternas; o segundo, ao Sul, chamava-se Muspell(heim) e era um mundo de fogo onde residia uma horda de demônios liderada por Surtr o Negro (também definido como um gigante, mas cuja origem não encontra documentação), o futuro inimigo dos deuses. Do coração de Niflheim brotaram rios que, afastando-se da fonte, inundaram o vazio entre os dois reinos e se congelaram. Os gelos mais próximos a Muspell derreteram pelo calor dos ventos quentes e as gotas derretidas deram forma a um ser antropomórfico de dimensões colossais chamado Ymir, ligável ao sânscrito Yama, hermafrodita. De fato, sozinho ele gerou, do suor dos pés, um filho monstruoso com seis cabeças, Thrudgelmir, e foi pai e mãe da linhagem dos gigantes do gelo, Thursi da geada, chamados mais tarde de Jötun, de onde vem Jötunheim, nome do reino por eles habitado. Ele foi construído após a morte do gigante Ymir pelos Aesir e localizado ao norte da terra, delimitado pelos oceanos e por cadeias montanhosas, ou "recintos", construídos com as sobrancelhas do próprio Ymir. Jötunheim compreendia também a floresta de ferro, habitada pelas mulheres troll, as fêmeas dos gigantes.

No folclore escandinavo, diz-se que os trolls, criaturas comparáveis em aparência deformada e maligna aos Fomori das lendas irlandesas, podiam agir apenas à noite, pois, se fossem atingidos pelos raios solares, se transformariam em pedra. Uma alegoria que demonstra como as ações dos malvados são realizadas quando a vida adormece e os deuses desviam seu olhar benevolente. No entanto, se no folclore os trolls são descritos como monstros malignos, nos cânticos da tradição eddica podemos ver que muitas vezes as fêmeas dos gigantes são tão belas e dotadas de poderes mágicos que fazem os deuses se apaixonarem e se casarem com elas. Isso também ocorria na mitologia grega (que também representa os gigantes como criaturas descendentes da união de duas potências contrastantes, o céu e a terra, no início dos tempos). Zeus, o pai dos deuses, teve várias esposas entre as titânidas e, da união com elas, gerou as Horas, as Moiras, as Graças e as nove Musas. Comparando essas duas tradições, a greco-mediterrânea e a germano-escandinava, surge um ponto comum: a era dos gigantes precedeu a dos deuses. "Isso talvez significasse que a violência e o mal são forças essenciais e primitivas do Universo, forças que expressam sua essência muito mais e muito antes da sabedoria operosa dos deuses bons e dos homens respeitosos do comando divino". Mas se os gigantes eram vistos como símbolo do Caos e das adversidades, muitas eram as criaturas e os espíritos semidivinos que, associados às forças elementares, agiam na terra. Entre todos os povos do Norte, era difundida a crença nos elfos, embora as fontes eddicas não precisem sua origem. Sabe-se com certeza que aliados dos Aesir eram os Ljosalfar, elfos da luz ou elfos brancos. Eles tinham traços humanos, mas eram muito mais belos que os homens: com corpos graciosos, cabelos de ouro e prata e olhos brilhantes como estrelas, eles emanavam um brilho que reluzia à noite quando desciam à terra para dançar e cantar nos campos floridos, nas clareiras das florestas ou nas colinas, onde deixavam marcas em círculos para testemunhar sua presença. Seu reino, porém, era Alfheim, situado nos céus e ligado à terra pelo grande rio que os homens chamaram de Via Láctea.

Segundo um poema eddico, Alfheim foi dado ao deus Freyr, divindade da fertilidade, da abundância e da luz solar, como presente pelo seu primeiro dente. Por isso, os homens nas áreas rurais, por volta do ano mil, realizavam sacrifícios para agradar aos elfos. A eles eram oferecidos as últimas espigas, os últimos frutos e algumas mãos cheias de linho, para que com a renovação dos ciclos sazonais, os espíritos dos campos e das florestas cuidassem da prosperidade do reino vegetal. Esses cultos também ensinavam a olhar para o meio ambiente com mais respeito: na Noruega e na Dinamarca, por exemplo, hesitava-se em cortar as florestas, pois acreditava-se que os elfos e muitos outros gênios habitavam nas cavidades das árvores e que para fazer lenha era necessário pedir sua permissão. Se esses aspectos fossem negligenciados, os elfos poderiam vingar-se raptando crianças, fazendo os viajantes se perderem ou enlouquecendo os homens. Mais tarde, com a disseminação do cristianismo, essas crenças foram exorcizadas, reduzindo a imagem dos elfos à de bodes, cervos, lobos, porcos ou espíritos malignos que perturbavam e causavam danos aos homens. Esta visão maligna dos elfos, portanto, tem origens mais recentes, embora também os povos nórdicos acreditassem na existência de uma raça de elfos votados ao mal, os elfos escuros ou Dökkalfar, semelhantes ao inglês "darl elf". Provenientes do reino subterrâneo de Svartalfheim, eles tinham a pele escura como piche e eram de natureza ciumenta, astutos, portadores de infortúnios e doenças. Apesar das muitas qualidades negativas, os elfos negros eram hábeis ourives capazes de criar objetos mágicos de grande valor. É precisamente por essa capacidade, pela localização do seu reino e pela descendência de Ymir que eles foram equivocadamente confundidos com os anões. Estes, de fato, eram criaturas que viviam no subsolo das montanhas, em uma morada constituída de túneis e grandes salões, denominada Nidavellir. Como os Dökkalfar, eles nasceram na forma de vermes nas carnes putrefatas de Ymir, o gigante primordial. Apesar da baixa estatura e membros deformados, os anões desempenham um papel de considerável importância no universo viking. Após a criação do mundo, os deuses colocaram quatro anões para sustentar a abóbada celeste: Austri, Vestri, Nordri e Sudri, indicando os pontos cardeais. "Os anões conheciam tão bem o segredo dos tesouros da terra e do fogo primordial que souberam forjar os objetos mais preciosos dos deuses".

De fato, eles eram atraídos pelo fascínio do ouro, com o qual fabricavam brilhantes joias e tesouros de valor inestimável. Às vezes, essa sua cobiça foi fonte de problemas e discórdias, como no caso da Saga dos Nibelungos. Em alguns casos, porém, as lendas populares dizem que um anão, de vez em quando, se revela a uma pessoa de alma pura para conduzi-la até um rico tesouro, exigindo que o beneficiado nunca revele a origem de suas riquezas, sob pena de perder tudo. Nesse aspecto, os anões lembram os gnomos da tradição irlandesa, que realizavam os desejos dos homens com um pote cheio de ouro.

Se os espíritos elementais eram, portanto, tímidos e relutantes em se deixar ver pelos homens, havia outros que se alegravam muito em "cuidar" deles. Esses eram os duendes, seres incorpóreos (o nome deriva da raiz fol, sopro de ar) que viviam no seio das famílias. Eles ficavam escondidos nas casas, observavam as ações daqueles que ali moravam e, julgando-os pelo comportamento, decidiam amá-los, mesmo que indiretamente, ou persegui-los com terríveis travessuras. Muitas são as fábulas ou histórias sobre esses dois aspectos dos duendes: um, incômodo e irritante; o outro, alegre e vivaz. Sabe-se com certeza que, se os homens fossem presunçosos, egoístas ou adotassem comportamentos negativos, as punições dos duendes eram imediatas: brincadeiras, às vezes até perigosas, travessuras e manifestações que faziam perder o juízo. Ao contrário, se as pessoas fossem boas, os duendes viviam pacificamente e, às vezes, decidiam se mostrar a elas. Os espíritos então assumiam as formas mais variadas, dependendo das circunstâncias: uma pedra, um pequeno animal, uma chama, um objeto, mas mais frequentemente sua aparência era a de homenzinhos simpáticos que protegiam a família, seus animais, e realizavam os afazeres domésticos ou os trabalhos pesados, também graças à ajuda de seus poderes mágicos. Nesse sentido, assemelhavam-se às divindades familiares dos antigos etruscos e sabinos, divindades que, como muitas outras, foram combatidas pela religião moderna e substituídas pelas figuras de seus santos. Foram justamente esses cultos impostos que fizeram o homem perder a capacidade de perceber as presenças que ainda habitam o ambiente ao seu redor. Elas ainda estão aqui, entre nós, esperando ou talvez procurando aquele que, conservando o verdadeiro sentido da alegria, da sinceridade e da humildade, possa, mais uma vez, recebê-los na morada que eles mais amam.