17/10/2021

Claudio Scabuzzo - O Peronismo Esotérico

 por Claudio Scabuzzo

(2019)


"A metafísica e a cosmogonia religiosa tentaram reduzir o mundo a símbolos ou ideias primordiais" Jorge Luis Borges

Da divindade dos reis ao juramento dos governantes com uma Bíblia, questões religiosas ou quase-religiosas sempre estiveram envolvidas com o poder. Uma aliança que, em algumas ocasiões, funcionou bem para grupos no poder porque eles foram capazes de se perpetuar com a bênção mística, mas não para seus subordinados. A política e a fé cimentaram Estados poderosos, mas às vezes também levaram seus habitantes ao desastre.

Existem religiões massivas, organizadas como um Estado. Existem outras menores descritas como quase religiões ou seitas, mas que compartilham os mesmos ingredientes: Elas têm um fundador, textos sagrados, ritos e crenças baseadas na fé. Seus membros acreditam na existência de um ser superior, seguem um conjunto de princípios religiosos, regras de comportamento social e individual e consideram essa crença um aspecto importante ou essencial de sua vida. Às vezes, estes cultos estão ligados à política de tal forma que se tornam uma única entidade. Alguns descrevem os grupos islâmicos, o fascismo, a máfia italiana, a maçonaria e o comunismo como quase-religiões ou muito próximas a elas.  Não deve ser surpresa que um movimento político recorra a elementos de Fé para alcançar seus objetivos, já que as religiões nasceram com a humanidade como um meio de controle social.

Hoje, no século XXI, encontramos traços de religiões em movimentos políticos que passam desapercebidos por muitos. Juramentos de fidelidade, elementos ou símbolos catalogados como sagrados ligados à nacionalidade, uniformes ostensivos das autoridades civis que os transformam em faraós, atos patrióticos de tipo ritual, obras monumentais com objetivos de perpetuidade do criador e posições de poder próximas ao messianismo. A vida para Deus e o país é um dogma que inflama paixões, entre outras coisas. Grande parte do mundo vive com esta dualidade e não reconhece que parte de seus problemas são antigas tradições doutrinárias de fé que limitam a liberdade individual e o desenvolvimento de uma sociedade igualitária. Confrontá-los é, em alguns lugares, um desafio.

O fanatismo religioso, a devoção ao ocultismo e o desejo de poder levaram algumas pessoas esclarecidas a formar lojas secretas baseadas em diferentes cultos e filosofias, onde elaboraram planos complexos para salvar a humanidade do mal. Iluminadas pelo conhecimento "sobrenatural", suas ideias seduziram as figuras mais eminentes, influenciaram-nas e tornaram-se parte de seu círculo interno. A maçonaria tem uma história de séculos dessas práticas, que foram copiadas por outras lojas com intenções diversas. Assim surgem as lojas dogmáticas que se alimentam de parapsicologia, astrologia, espiritualismo, magia e alquimia, onde os escolhidos e iluminados afirmam ir contra as leis naturais com seus dons especiais e misteriosos.

Quando uma religião ou quase-religião toca um líder político de massa, as consequências são muitas vezes catastróficas. Em uma época, poderosos grupos esotéricos entraram na vida de Juan Domingo Perón com demasiada facilidade. Havia um porquê.

Peronismo Místico

Em meados do século XX, na Argentina, as ciências ocultas (especialmente o espiritismo), que estavam em voga no mundo desde o século anterior, tiveram algum apoio oficial. Na década de 1930 a Faculdade de Psicologia de Buenos Aires tinha um departamento de Psicologia Paranormal. Em 1948, o Partido Justicialista estava no poder e a psicologia foi incluída como matéria do nível secundário, incluindo temas de parapsicologia. Esta pseudociência teve grande apoio no peronismo. Foi precisamente o Secretário de Saúde de Perón, Ramón Carrillo, que criou um Gabinete de Parapsicologia no Instituto de Psicopatologia Aplicada, que incluía Pedro Baldasarre, jurista e parapsicólogo que era um grande amigo do General Perón.

Foi o Dr. Baldasarre quem alojou o então tenente-coronel em sua casa em Mendoza quando, em 1941, ele foi designado para o Centro de Instrução de Montanha.  Foi aí que nasceu uma relação que deu ao advogado e ao mentalista acesso aos círculos do Partido Justicialista.

Nessa época, nasceu a Sociedade Argentina de Parapsicologia, e com o apoio do Partido Peronista, a Ordo Rosae Crucis (os rosacruzes) recebeu o status legal e a Escola Científica Basilio recebeu um grande impulso.

Na Escola Científica Basilio se respira peronismo. Foi durante o primeiro e segundo governos do Perón que foram autorizados a utilizar o Parque Luna para seus espetáculos espiritualistas e, como se isso não fosse suficiente, foram registrados no Registro Nacional de Culto sob o número 209, para que pudessem competir em condições de igualdade com a Igreja Católica tradicional.

Este culto espiritualista está agora em declínio, mas recrutou 600.000 seguidores em mais de 40 filiais em todo o país e no exterior. Em um deles vi em 1980, em meio à ditadura militar, como um grupo de médiuns trouxe o espírito de Eva Perón à Terra para dar uma mensagem aos presentes. Uma montagem de alto impacto acompanhada de música de órgão e muito pouca luz.

Durante seu governo, o Presidente Perón não hesitou em receber em seu gabinete figuras controversas e místicas como Menotti Carnicelli e o pastor ´pentecostal americano Theodore Hicks.

Tudo isso pode ter sido gestos para irritar a Igreja Católica, com os quais ele teve um grande confronto político sobre a educação pública, mas mostrou que Perón não desprezava o ocultismo ou as "pseudociências", então o que aconteceu em seguida não foi o resultado do acaso, mas da permeabilidade do líder aos assuntos esotéricos.

Titereiros do Poder

Pelo menos duas Lojas acompanharam Perón até sua morte. A Anael e a Propaganda Due. Elas se alimentaram do poder que emanava do peronismo e de sua grande mobilização de massa. Magia, ritos, profecias rodeavam um Perón ansioso por conhecer o futuro, manipulado por uma comitiva que procurava suceder-lhe.

O ítalo-brasileiro Menotti Carnicelli era um médium e feiticeiro conhecido no Brasil e tinha contatos com Juan Domingo Perón. Dizem que ele fundou a Loja Anael secreta com outros brasileiros e argentinos, alegando receber mensagens de um anjo de mesmo nome.  Alguns até afirmam que a loja foi fundada pelo ditador Getúlio Vargas e pelo próprio Perón, porque seus figuras eram aduladas dentro da confraria.

Esta Loja Anael nada tem a ver com a seita colombiana de mesmo nome, que se inspira na gnose e que chegou aos dias de hoje com seus enganos. A Anael de Menotti Carnicelli continuou por outros caminhos, próximos à alta política.

Getúlio Vargas havia sido deposto em 1945 no Brasil e permaneceu no exílio em sua própria pátria, criando uma rede de influências que o levaria de volta ao poder. Sua filha, Alzira, foi sua aliada nesta operação. O enigmático Menotti Carnicelli foi uma grande influência para ela e a representou em sua viagem a Buenos Aires. O místico se reuniu com Perón para que ele interferisse na libertação de Getúlio Vargas. Lá ele teria iniciado um relacionamento com a Loja Anael que não seria interrompido até sua morte. Mas havia outro membro da loja próximo ao Presidente, Héctor Caviglia, leiloeiro argentino que se tornou conselheiro dos conselheiros de Getulio Vargas, que também se tornou íntimo de Perón durante sua segunda presidência e que se referiu a ele como "o condutor cósmico da Argentina".

Caviglia alegou que Perón levantou seus braços na varanda da Casa Rosada na frente de seus fiéis porque suas mãos voltadas para o céu funcionavam como radares para receber as vibrações das esferas superiores, que depois desciam para o povo através dele. Quando morre, um influente juiz herda a liderança da loja. Era Julio César Urien, um peronista com laços estreitos com burocratas e militares.

O estranho texto A Razão do Terceiro Mundo, o único livro conhecido da Loja Anael, que pode ter sido escrito por Urien, afirma que Perón recebeu um "homem de ligação" da loja que anunciou que "o colaborador efetivo surgirá para ajudar a completar a obra". Isto aconteceu pouco antes de seu exílio. O livro indica que em junho de 1956, o colaborador se juntou à loja e a partir daquele momento "trabalha contínua e silenciosamente".

"A Argentina já está começando a ser o ponto de partida. Esta é a hora crucial. Estamos perto da imposição da nova civilização aqui. Será logo e através de seus melhores homens, e, sobretudo, através da juventude, agora sem esperança ou fé. O destino é a liberdade, mas para alcançá-la, é necessário passar por diferentes etapas". Julio César Urien à revista Panorama, 7 de dezembro de 1972.

Quando o líder da Anael se refere ao colaborador que ele introduziu na comitiva de Perón, talvez ele se referisse ao primeiro secretário "faz-tudo" do General: José Cresto, um espiritualista que fazia parte da Anael e que mais tarde avançaria na estrutura justicialista. Ele teve muito a ver com o encontro de Perón com sua terceira esposa, a dançarina María Estela Martinez.

Diz-se que sua esposa Isabel Zoila Gómez de Cresto era tão importante para María Estela que ela decidiu se chamar Isabel ou Isabelita, como seu nome de guerra. Para ela, José e Isabel Cresto eram seus pais.

Outro membro da Anael entraria na vida do casal Perón com Crestos. Ele era o sinistro ex-policial José López Rega, apresentado a María Estela Martínez em meados da década de 1960. Eles compartilhavam o gosto pelo espiritualismo, que haviam adotado durante seu tempo na Escola Científica Basilio. López Rega veio ao mundo anaeliano através de seu relacionamento com Urien, que ele conheceu na gráfica onde era sócio.

López Rega já tinha uma carreira promissora no ocultismo. Ele havia escrito dois livros e mantido relações com líderes peronistas através da gráfica Suministros Gráficos. Nos círculos esotéricos ele se identificava como "Irmão Daniel" e nos círculos políticos ele se tornaria conhecido como "Lopecito" ou "O Feiticeiro". Não demorou muito para que o ex-policial viajasse para a Espanha com Isabelita e se tornasse o novo secretário particular do "tirano fugitivo", como os militares que derrubaram o general Juan Domingo Perón o batizaram.

A loja se transmutou em uma facção peronista quando foi espalhado que seu nome angelical significava Avanzada Nacionalista Argentina de Liberación, uma forma de disfarçar sua origem mística com uma mentira.

Em qualquer caso, os líderes peronistas da época relativizavam o peso dessas organizações esotéricas fascistas que estavam avançando sobre seu líder. Eles não imaginavam que em algum momento chegariam ao poder para demonstrar sua bestialidade.

A Loja Anael misturava esoterismo com política. Após o suicídio de Getulio Vargas, o projeto focalizou Perón como líder de um movimento hemisférico que estabeleceria uma terceira posição política com justiça social, um "capitalismo nativo". O "homem novo" de Perón (um conceito já utilizado pelo nazismo, comunismo e cristianismo) surgiu das doutrinas da própria loja. Sua saída da Argentina também foi atribuída a ele como uma manobra de "alta estratégia política" como resultado do golpe do "imperialismo anglo-saxão e das oligarquias nativas". Anael pensava que, após o golpe de 55, o governo foi entregue, mas não as massas "que já pertenciam à consciência justicialista". Eles também profetizaram que "ele voltaria como líder da América Latina", e que seria "presidente perpétuo".

Uma Tríplice A, que mais tarde inspirou López Rega a nomear seu grupo paramilitar que assassinou adversários em meio à democracia, tem um significado diferente no livro da Loja, onde ela representa os vértices da geopolítica mundial com três vértices ocupados pela China, Argélia e América Latina com um eixo ligando Lima, Buenos Aires e São Paulo. Estes vértices representam o "novo movimento de massas messiânico, iniciado na antiguidade por Buda, Confúcio, Lao-Tse, Krishna, Jesus, Maomé". Eles imaginavam que faríamos nossa própria revolução "com um selo americano, com as ideias básicas do Nazarenismo e da Justiça Social".

Evidentemente, o ambiente de Perón estava longe de ser o que sua figura merecia. Suas relações com o esoterismo marcariam o destino de seu movimento. A história oficial do líder e de seu partido não aborda estas questões controversas, apesar de terem manipulado os eventos e precipitado a tragédia.

Nem o cadáver mumificado de Eva Perón, que foi devolvido ao seu ex-marido em 1971, nem Juan Perón em seu leito de morte em 1974 foram poupados dos ritos esotéricos de López Rega, alguns na presença de Isabelita, que supostamente seria a receptora dos poderes desses célebres cadáveres. O "Feiticeiro" despertava o medo por suas práticas e crueldade, mas teve que se demitir e mais tarde se exilar, como outros membros de sua organização paramilitar e sectária.

Recentemente, sua segunda esposa, María Elena Cisneros, tentou branquear o passado sombrio de seu marido perante o jornalista Luis Gasulla. Ela disse que ele foi acusado de ser um templário, um maçom e um membro da Ordem Rosacruz. Ele não foi nenhuma dessas coisas. Ele era um simples buscador da verdade. Ele não pertencia a nenhuma loja, ele era um simples trabalhador". Ela também nega que ele foi o fundador da Alianza Anticomunista Argentina, o grupo paramilitar conhecido como Triple A, que foi responsável por mais de 2.000 crimes políticos em meados dos anos 70, durante o governo de María Estela Martínez de Perón.

Porta de Ferro, Lugar Sagrado e o Homem de Mil Faces

Em seu êxodo, o ex-presidente desembarcou em uma importante propriedade em Madri, na Puerta de Hierro, que os esotéricos descreveram como um lugar "sagrado" com energias cósmicas. O lugar não era em nome de Juan Perón, mas de Estela Martínez. A mansão, que foi batizada 17 de Outubro, custou milhões.

Aquele portão era a entrada do Monte de El Pardo, onde o ditador Francisco Franco instalou sua residência. A mansão em Puerta de Hierro foi um lugar de peregrinação do peronismo e um dos destinos do intenso intercâmbio epistolar que Perón manteve com figuras políticas semelhantes de todo o mundo. Lá ele não apenas fortaleceu sua relação com a Loja Anael, mas também aprofundou seu compromisso com a Loja Propaganda Due, ou P2, quando os dois eram simpáticos.

A Puerta de Hierro se reflete em um monumento com um arco onde Licio Gelli, líder da Loja P2, realizou um rito iniciático com Juan Domingo Perón, o "orecchio del maestro" (ao ouvido do mestre), para incorporá-lo à loja maçônica que ele conduzia.

"O homem de mil faces" ou "o titereiro", Licio Gelli, teve que se refugiar na Argentina entre 1944 e 1960 para escapar dos julgamentos por crimes cometidos pelo fascismo, ao qual aderiu na Espanha como membro da Falange Espanhola e na Itália com os Camisas Negras. Durante seu refúgio em nosso país, ele se tornou amigo de Perón, que até lhe concedeu a Grande Cruz da Ordem do Libertador Geral San Martín em 1973 por "serviços prestados ao país".

A Loja Propaganda Due, P2, uma cisão dos maçons, foi implicada em um dos maiores escândalos italianos, a falência do Banco Ambrosiano em 1982. Esse banco estava ligado ao Vaticano e Gelli, seu chefe visível, dirigia uma organização dedicada à lavagem de dinheiro e venda de armas composta por políticos, magistrados, oficiais militares e empresários europeus e argentinos.

Investigações recentes mostraram que foi Gelli quem negociou com Lanusse o retorno de Perón, quem nomeou Cámpora para presidente e quem escolheu Massera como chefe da Marinha no governo peronista. Como se isto não fosse suficiente, até mesmo a Guerra das Malvinas nasceu deste plano maçônico secreto. A P2, com ligações bem lubrificadas com a Anael, transcendeu qualquer governo.

"Isabel Perón foi para a casa do Major Alberte em Yerbal 81, no bairro Caballito. Ela estava acompanhada pelo jovem doutor Pedro Eladio Vázquez, um líder justicialista e também um estudante de ciências ocultas. Na casa, Isabel conheceu o chefe da Loja Anael, o Dr. Júlio César Urien 'Finalmente conheço o famoso Dr. Urien', disse-me Isabel, recorda Urien. 'Perón falou bem de você'. E então me disse: 'Doutor Urien, quero pedir-lhe que assuma a Secretaria do Partido Justicialista'. Eu disse que não. Eu não tinha ambição de ser secretário. Quanto tempo eu poderia durar como secretário? Três ou quatro meses. Eu tinha outra missão. Minha ideia era trabalhar pela unidade da América Latina, esperar pelo retorno do Perón e fazer um grande movimento nacional. E que Perón voltasse como Líder da América Latina. Ele seria uma espécie de Mao Tsé-Tung, um Grande Timoneiro, um filósofo, um conselheiro, um velho sábio, e nós dirigiríamos o governo a partir daqui", explica Urien. (Marcelo Larraquy, Jornalista e historiador, Infobae)

O Fanatismo Religioso Perdura por trás dos Extremismos de Fé 

Movimentos cristãos como a Ação Católica foram a forja na qual o grupo peronista subversivo Montoneros foi forjado. Foi também o local de nascimento da seita Silo, fundada pelo mendocino Mario Rodríguez Cobos, o "Messias dos Andes", em 1969. O siloismo se alimentou do movimento hippie de paz e amor, confrontando a Anael com sua concepção militante, seus ritos espiritualistas e astrológicos. A esquerda e a direita no campo das seitas indígenas coexistiram na era mais escura do século XX. Para Silo, Anael era seu verdadeiro inimigo e ele até temia ser assassinado por eles.

A seita de Silo se tornou um partido político nos anos 90 sob o nome do Partido Humanista e Partido Verde. Hoje, ela sobrevive com cursos de meditação para recrutar membros com o desejo de ser membro de uma massividade que nunca chega.

As seitas estão entrelaçadas com o poder político e a partir das sombras aplicam sua ideologia sectária, fascista e regressiva. A busca pelo poder pode incluir o misticismo, mas também o assassinato. 

*
O velho General Juan Domingo Perón voltou ao país em 1973, quando a ditadura do General Agustín Lanusse permitiu o início de um novo ciclo democrático. Foi um retorno sangrento, como nos anos vindouros. O líder morreria um ano depois, deixando a Loja Anael como herdeira.

Como reconto na trilogia Somos La Rabia, quando Perón morreu, sua esposa, María Estela Martínez de Perón, assumiu, acompanhada por José López Rega e uma comitiva de membros da ultradireita que confrontou a esquerda com outro grupo armado clandestino: a Tríplice A.

O governo democrático foi transformado em um Estado terrorista, e suas vítimas não eram apenas os Montoneros, mas aqueles que pensavam de maneira diferente. Eles se tornaram a escola que os ditadores seguiram mais tarde para aniquilar a subversão. Os Montoneros continuaram com sua tarefa e colaboraram na queda do governo isabelino. O poder de López Rega e a fraqueza de Isabelita eram evidentes. O "Feiticeiro" não podia alinhar os planetas para se perpetuar, nem mesmo com toda a magia que irradiava com seus ritos na Quinta Presidencial de Olivos, enquanto sua força-tarefa assassinava os adversários.

Com o golpe contra Isabel, a ascensão da ditadura militar, a fuga de Lopecito e vários membros do peronismo, a Loja Anael parecia desvanecer-se. Suas profecias não previam tal resultado. Sua essência secreta não permite que seus passos sejam documentados, mas há alguns traços que sobreviveram até os dias de hoje. O caso da Loja P2 foi diferente, pois continuou por vários anos com ligações bem lubrificadas com os golpistas militares (o Almirante Massera e o General Suarez Mason tinham uma relação próxima com Gelli) e até mesmo um evento chocante atribuído a ele que tocou as fibras íntimas do peronismo.

Carlos Manfroni, autor do livro "Propaganda Due" descreve uma rede de bancos tecida pelos membros da loja, que envolveu inclusive o banco do Vaticano, dirigido por Paul Marcinkus. "O objetivo final para a Argentina era levar Massera ao poder, alienar a Argentina do mundo desenvolvido e transformar o país em uma plataforma para o crime organizado", explicou Manfroni. A queda de graça de Gelli e sua Loja foi graças a um conhecido juiz dos Estados Unidos nos últimos anos: Thomas Griessa. Em 1980, ele processou o banqueiro Michele Sindona pela falência do Franklin National Bank em Nova Iorque. Sindona era um membro da loja.

As Mãos de Perón

Em um evento chocante, em 1 de julho de 1987, as mãos de Juan Perón foram arrancadas de seu túmulo no cemitério Chacarita, junto com outros objetos (um anel, uma capa, um sabre militar e uma carta de Isabelita). Como recontei no artigo La Sociedad de los Muertos vivos, o motivo da profanação nunca foi conhecido; e os itens nunca foram recuperados.

Houve um dilúvio de acusações e suspeitas: alguns peronistas incluíam cubanos, montoneros, ingleses, maçons e espiritualistas entre os possíveis suspeitos; eles foram à procura de culpados no resto do mundo,

A CIA e os Estados europeus acabaram se interessando por um caso tão estranho de necrofilia e profanação, o que encorajou versões de feitiçaria, esoterismo e bruxaria. Precisamente, a carta de Isabelita foi rasgada em dezenas de pedaços que foram enviados aos líderes peronistas com uma nota anônima que dizia "Hermes Iai e os 13", e eles também pediram 8 milhões de dólares para o retorno dos membros.

Na perplexidade de um caso tão estranho, os juízes e a polícia consultaram cartomantes, magos, bruxas e clarividentes, que afirmavam ter imagens de sonhos premonitórios e que a qualquer momento podiam ver onde estavam as mãos. Elas nunca foram encontrados.

Em 2016, o jornal Clarín publicou um artigo citando o livro A Segunda Morte, publicado por Planeta, pelos jornalistas David Cox e Damián Nabot. Eles argumentam que a assinatura da carta anônima envolve o mistério e mergulham em um mundo subterrâneo para traçar seu significado.

Essa profanação envolta em tantos mistérios e até mortes inexplicáveis poderia ter sido o último ato da Loja P2 em sua relação íntima com o peronismo.

Consultaram livros esotéricos, vasculharam através da mitologia egípcia antiga para delinear as características do ritual que os profanadores tentaram - ou melhor, conseguiram. Em sua busca encontraram: que "Hermes" é o deus dos mortos na mitologia egípcia, que "Iai" significa rebelião na transição entre a vida e a morte, e que "13" são as partes em que o corpo está dividido, segundo as crenças ancestrais, no momento de ir para o outro lado.

"A mutilação do corpo de Perón foi um crime ritual", argumenta o livro, e narra um testemunho perdido no volumoso processo judicial sobre o caso, feito meses após a profanação, por Leandro Sánchez Reisse, um dos poucos que naqueles anos ousaram culpar Licio Gelli e vinculá-lo a "aqueles rituais". Sánchez Reisse não tinha credibilidade devido ao seu passado como repressor e membro da inteligência militar durante a ditadura. Mas na Europa ele havia compartilhado um calabouço com Gelli e o conhecia bem.

Segundo Cox e Nabot, a profanação cumpriu um rito destinado a privar um cadáver de alguns de seus membros, para que a alma do morto não pudesse completar "seu trânsito para a vida após a morte" em paz. Este rito, dizem eles, está de acordo com as crenças da Loja P2. Para isto, eles acessaram o arquivo pessoal de Gelli, que em fevereiro de 2005 doou toda sua biblioteca para sua cidade natal de Pistoia, na Toscana. Lá eles encontraram livros de Cagliostro, Franck Ripel e outros especialistas em esoterismo e rituais ancestrais. Eles até encontraram uma carta de Gelli para Ripel, o descobridor do significado da palavra "Iai".

O Retorno de Anael

José Cresto era um membro importante dessa organização secreta e o citamos ao lado de Perón no exílio. Seu filho, o historiador Juan José Cresto, estava vinculado ao governo justicialista de Carlos Menem. Ele foi o promotor do motonauta Daniel Scioli para lançá-lo na arena política, seu verdadeiro mentor. Cresto, seu filho, foi no final dos anos 90 e no início dos anos 2000 Diretor do Museu Histórico Nacional e a Anael no século XXI parecia ainda estar viva e bem. No reino da especulação e das conspirações, alguns apontavam para ele como "Irmão João" e Scioli como um suposto "iniciado" na loja.

O Irmão Joã sofreu alegações de discriminação e maus-tratos às mulheres (na loja fascista eram todos homens) e durante seu período de permanência no museu, diz-se que inúmeros artefatos históricos desapareceram. O jornalista Jorge Boimvaser se pergunta: "Por que os mestres das lojas precisam do relógio Belgrano, por exemplo? Para ritualismos, supostas transferências de energia e barbáries similares que parecem excêntricas para o povo comum,  mas para os membros da Anael elas são sagradas".

Em 2014, o jornal Clarín publicou que "O bastão e a faixa presidencial do ex-presidente Arturo Frondizi foram roubados da vitrine do museu Casa Rosada em 2009". Em agosto de 2007, do mesmo lugar, o relógio chalequero e um relógio de pulso de ouro dos presidentes Nicolás Avellaneda e Agustín Pedro Justo desapareceram. No mesmo assalto, a caneta de ouro de outro ex-presidente desapareceu: Roberto Marcelino Ortiz. Na categoria de peças históricas roubadas também aparece o relógio de Manuel Belgrano, que desapareceu do Museu Histórico Nacional".

A Argentina ocupa o primeiro lugar em bens culturais roubados, segundo a Interpol. Mais de 2.800 objetos desapareceram dos museus entre 2008 e 2015. Além disso, uma poderosa gangue dedicada a roubar livros e mapas antigos de bibliotecas ao redor do mundo tinha um argentino como membro.

O site chequeado.com acrescenta: "O sistema de justiça argentino está investigando pelo menos dois casos que ligam um ex-assessor ao partido governista PRO e um dos principais empresários do kirchnerismo com o lado sombrio do colecionismo. Por um lado, há o caso de Matteo Goretti Comolli, ex-assessor do presidente da Nação, Mauricio Macri, e investigado porque 59 peças arqueológicas que haviam sido roubadas de um museu na província de Córdoba apareceram em sua casa; e, por outro, o caso do amigo e empresário da construção civil da ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner, Lázaro Báez, investigado por suposta lavagem de dinheiro e do qual as autoridades apreenderam uma valiosa coleção de 312 livros históricos, entre os quais alguns incunábulos.

A Argentina é um dos maiores epicentros da propriedade cultural na América Latina: possui 100.000 peças artísticas, históricas ou documentais de caráter público, consideradas insubstituíveis, registradas no banco de dados de Coleções Nacionais Argentinas do Ministério da Cultura. Além dessa herança, há inúmeras obras de arte de coleções privadas e familiares que foram alimentadas graças à migração e ao dinheiro que chegou à Argentina como o "celeiro do mundo" no início do século XIX. (chequeado.com)

Deslocado de seu posto, Juan José Cresto permaneceu na comitiva de Scioli, o frustrado candidato a presidente do kirchnerismo, que não descarta a possibilidade de ocupar esse posto no futuro.

É precisamente este questionamento de Boimvaser que me leva ao fato de que documentos históricos apareceram na posse da ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner. Em 2018, durante uma rusga ordenada pela juíza Bonadío em conexão com os casos de corrupção contra ela, uma carta de 1835 do general José de San Martín dirigida a Bernardo O'Higgins e um documento referente ao ex-presidente Hipólito Yrigoyen foram encontrados em sua propriedade em El Calafate. Especialistas afirmam que eles vêm do mercado negro (embora a ex-presidente tenha escrito que a carta lhe foi entregue pelo presidente russo, Vladimir Putin, que a havia comprado em Nova Iorque). Pergunto-me se tudo isso tem a ver com as questões místicas que envolvem objetos históricos no mundo de lojas como a Anael. Quem sabe.

Há quem diga que a Anael sobrevive em certos institutos educacionais e autoridades públicas. Que existe uma "seita de economistas" ligada aos Cavaleiros da Ordem do Fogo, à qual López Rega e Celestino Rodrigo também aderiram, cujos resultados não foram deslumbrantes.

Moon

Desde os anos 80 até os dias atuais, outra seita invadiu o mundo político e empresarial. A Igreja da Unificação ou seita Moon. Fundada pelo anticomunista coreano Sun Myung-Moon, ela se espalhou pelo mundo e especialmente naqueles territórios onde poderia fazer negócios lucrativos.

O pensamento religioso da Igreja da Reunificação é um mistério total Moon afirma que na Páscoa de 1935, Jesus Cristo apareceu a ele enquanto ele rezava em uma montanha. Ele tinha 16 anos de idade quando afirmou ter recebido de Jesus o comando para continuar sua obra inacabada. Em 1954, Moon fundou a Associação do Espírito Santo para a Reunificação do Cristianismo Mundial. 

A doutrina de Moon está expressa em seu livro Princípio Divino. Segundo este texto, Adão e Eva não cumpriram o ideal de Deus de formar uma família, e Jesus, por sua vez, não se casou e foi crucificado. Assim, era necessário o advento de um novo messias, nascido na Terra, como Adão e Jesus, chamado a se casar e estabelecer uma "família ideal", e a viajar pelo mundo para estabelecer o Reino do Céu na Terra. (Revista Proceso, México)

Em 1995 Moon foi recebido pelo Presidente Carlos Menem, mas antes disso ele havia seduzido a ditadura militar. Anos antes, ele havia sido recebido até mesmo pelo ditador chileno Augusto Pinochet e já estava progredindo com múltiplos negócios no Uruguai.

A seita até publicou um jornal em Buenos Aires, Tiempos del Mundo, cuja inauguração contou com a presença do próprio presidente dos Estados Unidos, George Bush. Em 2000 eles estabeleceram uma sede em Corrientes, em uma grande propriedade às margens do rio Paraná. Eles até nomearam o famoso Juan Carlos Blumberg como embaixador da paz.

A seita Moon tem vínculos com as indústrias de mineração e armas, estaleiros, bancos, fazendas, hotéis, cassinos e a mídia. Eles cobram de seus seguidores "que saiam do inferno". Com suas coleções e negócios eles movimentam muito dinheiro, seduzindo os poderosos.

O lado negro


Dizem que as lojas e seitas não abandonam aqueles que atraem maiorias, eles escrevem o futuro para eles, eles os lisonjeiam. Eles reavivam mitos para persuadir povos inteiros, mas também fazem seus suculentos negócios com a memória emocional de figuras épicas. Sem dúvida fizeram parte do peronismo e talvez sejam hoje, para conspirar como os únicos escolhidos, abençoados por um povo disposto a segui-los e dar-lhes poder.