09/01/2022

Geydar Dzhemal - Algumas Palavras sobre Aleksandr Dugin

por Geydar Dzhemal

(2012)

Um dos filmes mais famosos da indústria cinematográfica soviética foi O Destino do Soldado Americano. Neste filme, reflexões muito interessantes giram em torno da vida de um personagem heroico e corajoso que viveu em um ambiente inerentemente medíocre, pacifista e hostil a tudo o que ele representava.

Pode-se dizer que a vida de Aleksander Dugin é o roteiro de um filme chamado O Destino do Intelectual Russo. Especialmente porque na Rússia o intelectual é um soldado, ou seja, um guerreiro cujo Espírito está constantemente lutando contra o mundo material ao seu redor. Dugin é o protótipo deste tipo de intelectual.

Entre todos os intelectuais do passado, somente Dostoevsky foi capaz de descrever este tipo de intelectual genuíno: personagens que de repente param porque são atingidos e atordoados por um pensamento terrível que os separa completamente de sua rotina diária. Isto os leva a perder qualquer contato que tivessem com seu entorno até serem consumidos por este grande e terrível pensamento. Não importa o pensamento que os assalta, o que importa é que é um pensamento profundo e paradoxal que é inaceitável para o mundo exterior ou para o ambiente em que vivem. Os protótipos clássicos deste tipo de verdadeiros intelectuais descritos por Dostoevsky são Shatov e Kirillov. Dugin é muito semelhante a eles. Os verdadeiros intelectuais são aqueles que consideram suas ideias muito mais importantes do que sua existência física.

A vida de Dugin, como a de muitos - embora não de todos - de nós, está dividida em duas partes que são completamente opostas uma à outra: uma vida antes e uma vida depois de 1990. Pode-se dizer que esta divisão nos faz lembrar o famoso ditado russo: "há um tempo para pegar pedras e um tempo para jogá-las". Na realidade, os anos antes dos anos 90 foram uma época em que um grande número de pessoas, que mais tarde se tornaram figuras públicas, apanharam as pedras que mais tarde atirariam a seus inimigos durante os anos de crise que se seguiram.

Conheci Alexander Gelyevich nos anos 80, quando ele mal tinha 18 anos, e devo dizer que ele percorreu um longo caminho nos dez anos seguintes, durante os quais conseguiu organizar, estruturar, alimentar e nutrir seu intelecto a ponto de transformá-lo, por assim dizer, em um enorme telescópio capaz de capturar a "luz das estrelas mais distantes". Ele conseguiu realizar tal tarefa através do estudo constante, sistemático e cuidadoso do tradicionalismo guenoniano. Para realizar tal tarefa, ele teve que dominar os principais idiomas europeus o mais rápido possível, o que ele fez graças à sua capacidade intelectual. E ele conseguiu dominar não apenas o inglês, o alemão e o francês (que eram os idiomas que eu o aconselhava a estudar), mas também o espanhol, o italiano e muitos outros. Ele até aprendeu hebraico e árabe diante dos meus olhos, enquanto nos últimos anos ele começou a estudar turco.

Além disso, sua formação intelectual não se limita às referências estéreis que predominam na academia russa, pois ele está familiarizado com muitos autores diversos devido a sua dramática trajetória intelectual. Graças a nossas conexões, pudemos acessar várias coleções de livros raros, por exemplo, pudemos acessar livros do depósito especial da Biblioteca da Academia de Ciências Sociais em Inostranka, que é uma fonte de informação muito valiosa. Além disso, vários livros nos foram enviados do exterior.

Mas esta é uma questão bastante secundária. O que importa é que Dugin fez um trabalho muito importante durante estes dez anos e isto o levou a dominar uma enorme quantidade de conhecimentos que os tradicionalistas ocidentais nem sequer podem sonhar. Tendo estudado em profundidade a metodologia e a estrutura interpretativa da escola tradicionalista, Dugin pôde aplicar os conhecimentos adquiridos a um horizonte intelectual que vai muito além dos limites estreitos impostos pela metafísica tradicionalista. Além disso, Dugin também mergulhou no estudo das tendências atuais do pensamento acadêmico ocidental contemporâneo e foi capaz de se valer de uma vasta gama de recursos seculares de campos tão variados como sociologia, economia e filosofia, todos eles analisados através do prisma da filosofia perene, ou seja, "filosofia eterna" ou acesso ao conhecimento superior. É certamente este último que diferencia Dugin da maioria dos tradicionalistas guenonianos ocidentais que vivem confortavelmente dentro da estrutura analítica limitada que criaram, como se fossem galinhas à procura de seu ninho apenas para se empoleirar. Ao contrário destas últimas, porém, estes intelectuais nunca porão um ovo dourado porque tal coisa destruiria a esterilidade em que vivem suas vidas.

De um ponto de vista simbólico, Dugin me lembra a figura de Adam Kadmon que tem uma mão apontando para cima e uma mão apontando para baixo. Uma das mãos de Dugin se estende para cima em direção ao horizonte da filosofia, enquanto a outra se estende para baixo para resvalar no campo da política e da sociologia. É como se ele deixasse as correntes energéticas do intelecto fluírem através dele, passando do campo da pura especulação metafísica para o campo do pensamento prático. Em qualquer caso, Dugin nunca se trancou em uma "torre de marfim", ao contrário de um de seus professores mais respeitados e influentes, Evgeny Golovin, que sempre manteve uma atitude guenoniana que o manteve afastado de eventos políticos. Comecei dizendo que a vida de muitos de nós estava dividida em duas partes: antes e depois de 1990, mas uma das pessoas às quais isto não se aplica é o Golovin. Golovin experimentou tudo o que aconteceu antes e depois de 1990 da mesma maneira: ele só estava interessado em sua própria pesquisa e desprezava todo contato com o mundo cotidiano.

Entretanto, nem todos os tradicionalistas são assim, e Julius Evola é um caso em questão: ele nunca parou de lutar na linha de frente do campo de batalha, seja esta luta de caráter espiritual (figurativo) ou literal (armado). Evola foi um verdadeiro guerreiro do Espírito, sendo ferido em 1945 e passando assim o resto de sua vida em uma cadeira. A vida de Dugin é muito mais parecida com a de Evola do que com a do falecido Evgeny Golovin, um dos homens que ele mais amava e respeitava.

O legado científico de Dugin é sem precedentes na história do pensamento russo contemporâneo. Na verdade, eu diria que é impossível encontrar algo parecido no passado. Só o trabalho de Dugin é equivalente a tudo o que um instituto científico produziu no seu melhor. Isto porque a visão de Dugin, ou seja, o pensamento que atravessa sua alma e seu cérebro, é o resultado de todas as tendências do pensamento científico, filosófico e sociológico contemporâneo. O escopo de seu trabalho é inigualável e simplesmente não foi assimilado. Talvez apenas as gerações futuras sejam capazes de apreciar a vastidão de seu trabalho.

O trabalho de Dugin é ainda mais surpreendente porque surgiu no meio de um deserto intelectual: Dugin está completamente sozinho! Tudo o que encontramos ao seu redor são os restos decadentes do antigo academicismo pós-soviético, que rapidamente degenerou em uma espécie de "bobok" (balbucio). Ninguém dentro do meio acadêmico e intelectual pode dialogar ou entender o que Dugin está fazendo. Além disso, esses "boboks" (que não são nada além dos restos balbuciantes da velha escola de humanidades soviética) já haviam caído na especialização e no entorpecimento quando ainda eram jovens e criativos. Por outro lado, há muito tempo eles haviam se curvado à disciplina que lhes era imposta pela ideologia dominante; mas no momento em que essa ideologia se dissolveu e deixou de ser o estímulo e o guia de suas vidas, eles simplesmente deixaram de pensar, de saber o que pensar ou fazer e se contentaram em repetir, com cuidado e autocensura o tempo todo, os fragmentos de reflexões que fizeram há trinta ou quarenta anos. E é no meio desta floresta seca, árida e sem vida que se encontra a obra de Alexander Dugin com todo seu incrível aparato de erudição.

Eu diria mesmo que Dugin realizou um imenso feito intelectual, especialmente porque isto não se limitou a ele, mas ele até tentou reunir sob sua responsabilidade toda uma plêiade de intelectuais dos quais ele é seu professor e com os quais pretende criar uma escola. Isto colocou Dugin em contato com muitos jovens talentosos que se tornaram intoxicados por este novo pensamento. É a eles que ele pretende transmitir uma ampla metodologia que vai da contemplação metafísica à análise concreta da sociologia e da etnologia.

Talvez a única coisa que possa prejudicar um trabalho tão heroico e luminoso - que Dugin chamaria de "trabalho em branco" - seja o apego excessivo que ele próprio teve à realidade política russa e as expectativas excessivas que muitas vezes depositou em certas tendências da vida política de nosso país durante os últimos vinte anos. Essas expectativas não foram cumpridas e Dugin está bem ciente disso.

Entretanto, a dissonância deste fracasso não é nada em comparação com a força de atração da personalidade de Dugin e sua incrível atividade, que é fruto de sua capacidade de trabalho e de sua surpreendente acuidade em prestar atenção às ideias que surgem no reino do pensamento.

Dugin não tenta reduzir o pensamento a um "simples mercado de ideias", porque para ele o mundo das ideias é um palco dramático onde cada ideia é um personagem trágico.