27/08/2024

Aleksandr Dugin - Conosco ou Nada

 por Aleksandr Dugin

(1995)


É possível dividir o fenômeno bolchevique em duas partes. Por um lado, o campo doutrinário de vários socialismos pré-marxistas, visões e teorias comunistas que existiram paralelamente e continuaram a existir como motivos intelectuais mesmo depois que o marxismo foi imposto como ideologia oficial. Essa primeira etapa pode ser chamada de "projeto bolchevique". A segunda etapa é a encarnação desse projeto em uma realidade histórica concreta na forma da social-democracia russa, depois no Partido Comunista e, finalmente, na história do Estado soviético e do partido único. A primeira parte é indiscutivelmente mais vasta que a segunda e, como qualquer plano, ultrapassa a segunda. Mas é impossível compreender uma sem a outra. A realidade concreta não tem sentido se não conhecemos o plano, e um plano sem realidade concreta é um plano abstrato, possível de ser concretizado em várias circunstâncias com maior ou menor sucesso.

24/08/2024

Alberto Buela - O Hispano: Seus Sentidos e as Ecúmenes

 por Alberto Buela

(2022)



Em fevereiro de 2022, apareceu a segunda edição do meu livro Hispano-América contra o Ocidente, que foi o primeiro publicado na Espanha lá em 1996. De modo que a maioria dos meus amigos não o conhece. Acrescentei apenas um capítulo final "Notas sobre a Argentina originária".

O livro nasceu de dois fatos: a) uma conferência em 1984 no Palácio de Congressos de Versailles junto com Julien Freund, Alain de Benoist, Guillaume Faye e Pierre Vial, que deu título a este livro e b) uma troca epistolar com don Gonzalo Fernández de la Mora em torno à hispanidade.

Na França, sustentamos que a Hispano-América, ao contrário da Anglo-América, é a continuação do que há de mais genuíno do Ocidente, partindo da noção de ente até a expressão linguística, artística e cultural.

E perante o eminente espanhol, afirmamos que a hispanidade na América não se limita à monarquia e à religião católica, como determinaram pensadores como de Maeztu ou García Morente, mas nos abre para toda a cultura do Mediterrâneo que chega através do hispano.

22/08/2024

Carlos Xavier Blanco - A Hispanidade Segundo Alberto Buela

 por Carlos Xavier Blanco

(2020)


Lá pelo ano de 1996, a editora Barbarroja lançou o livro de Alberto Buela, "Hispanoamérica contra Occidente". Trata-se de uma coleção de ensaios e apresentações que o grande filósofo argentino uniu com um fio condutor: a própria identidade. Neste caso, trata-se da identidade do Hispano-americano. Esperemos que este livro seja republicado mais cedo do que tarde e que os espanhóis de ambos os lados do Atlântico possam ter acesso de forma mais geral aos seus pensamentos ricos e profundos, que são muitos e fecundos.

A própria identidade.