24/04/2023

Aleksandr Dugin - Heartland Distribuído: Rumo a uma Geopolítica Multipolar

 por Aleksandr Dugin

(2019)


Hoje devemos começar a discutir um problema geopolítico que, em minha opinião, é central para a construção de um mundo multipolar. Quem conhece geopolítica, sabe que uma das principais leis ou conceitos de geopolítica é a noção de Heartland. Todas as escolas clássicas de geopolítica - incluindo os modelos de Mackinder, Spykman, Haushofer, Brzezinski, etc. - reconhecem um profundo dualismo entre o Heartland - o Continente, a Civilização da Terra - e a Civilização do Mar, encarnada hoje no mundo anglo-saxão, antes de tudo os EUA e sua política marítima. A Civilização do Mar, ou Potência Marítima, tenta cercar Heartland - o Continente, Eurásia - a partir do mar e controlar seus territórios costeiros. A Potência Marítima esforça-se para impedir o desenvolvimento do Heartland e, assim, realizar seu domínio em escala global. Como disse Mackinder, "quem controla a Europa Oriental, controla o Heartland, e quem controla o Heartland, controla o mundo". Esta ideia foi posteriormente desenvolvida por Spykman: "Aquele que controla a Rimland (a zona costeira da Europa até a China e o Sudeste Asiático), controla o Heartland, e aquele que controla o Heartland, controla o mundo".

16/04/2023

Aleksander Bovdunov - Em Defesa do Eurasianismo

 por Aleksander Bovdunov

(2023)



A campanha antieurasiana que foi lançada na mídia social por nacionalistas russos (que coincide com o aniversário do Professor Alexander Dugin) despertou meu interesse (embora eu não goste muito do que está acontecendo). É claro que o eurasianismo não tem nada a ver com nacionalismo e, na verdade, ambas as ideologias se criticam mutuamente. Entretanto, é necessário ter um diálogo que não só esteja à altura da tarefa, mas também seja respeitoso. Algo que não está acontecendo.

Apesar do fato de o eurasianismo ter completado seus primeiros cem anos desde sua fundação, podemos dizer que ele continua sendo a "besta desconhecida" de que Pushkin falou: muitos dos que o rejeitam consideram-no algo completamente estranho ao pensamento russo e preferem se livrar dele das formas mais aberrantes. É claro que os nacionalistas russos não estão interessados no eurasianismo e tudo o que eles fazem é "atacá-lo". Curiosamente, a esquerda e os liberais russos o vêem como uma espécie de "fascismo", enquanto os nacionalistas não-russos o vêem como uma forma de "nacionalismo" russo.

13/04/2023

Timofey Konstantinov - Yegor Letov: A Face de uma Outra Rússia

 por Yegor Letov

(2023)


Yegor Letov ocupa um lugar único na cultura russa. Ele foi o fundador e único membro permanente da banda Grazhdanskaya Oborona [russo para "Defesa Civil", muitas vezes abreviado como GrOb, russo para "caixão"], uma das mais influentes bandas punk pós-soviéticas.

Nos anos 80, Letov foi o artista mais popular do punk siberiano. Ele também foi um anticomunista e uma vítima da psiquiatria punitiva soviética. No entanto, após o colapso da URSS, ele se juntou ao Partido Nacional-Bolchevique, posteriormente banido, e apoiou políticos pró-comunistas. Sua canção do final dos anos 80 "Tudo está acontecendo conforme planejado" tornou-se um sucesso entre guitarristas amadores que lhe deram o significado oposto. Não mais vista como devaneios de consciência do homem soviético em tempos de estagnação, ela se tornou um hino a uma era perdida. Nos anos 2000, Letov não era mais uma figura marginal, e se tornou um dos principais intérpretes do rock russo, um gênero definido por seus ouvintes adultos.

Após a morte prematura de Letov aos 43 anos, o interesse por seu legado cresceu, particularmente entre os adolescentes que não tinham memória nem da União Soviética nem da primeira década instável da Federação Russa.