por Richard Spence
(2009)
A História certamente não tem falta de irmandades, ordens, lojas e sociedades enigmáticas ou controversas. Os Cavaleiros Templários, por exemplo, são um objeto perene de fascinação e especulação. Se os Templários foram a inspiração para os não menos controversos maçons, um bando de hereges depravados ou as vítimas inocentes de uma conspiração nascida da ganância e inveja, continua sendo um tema de debate animado.
O que ninguém pode contestar, no entanto, é que os Cavaleiros existiram. O início e o fim formal da Ordem podem ser datados com precisão, e os nomes de seus líderes são uma questão de registro histórico. Até uma organização duvidosa como o Priorado de Sião pode ser mostrada como tendo tido uma existência genuína, embora recente, embora suas alegações de séculos de tradição e influência oculta permaneçam não substanciadas. Mas há outros grupos que parecem existir apenas naquela zona cinzenta entre a realidade e a imaginação, cujas origens, número, alcance e propósito permanecem vagos de maneira enlouquecedora.
Uma dessas entidades é a quase mítica Sociedade do Dragão Verde, também conhecida como a Ordem do Dragão Verde ou simplesmente o Dragão Verde. Ela é mais frequentemente mencionada como uma sociedade secreta japonesa, mas isso não é necessariamente toda a história. Outras evidências, ou pelo menos alegações, argumentam que suas verdadeiras origens estão na China ou no Tibete e que sua influência se estendia aos centros de poder da Rússia czarista e da Alemanha nazista. Figuras históricas como o Imperador Hirohito, Adolf Hitler e Rasputin estariam ligadas ao Dragão Verde, legitimamente ou não. As águas foram ainda mais turvas por jogos de interpretação de papéis que combinaram a Sociedade com o Mythos de Cthulhu de H. P. Lovecraft e outros elementos fictícios. Determinar o que é “real” e o que é fruto da imaginação de alguém pode ser complicado.
O que se segue não resolverá o mistério do Dragão Verde, mas tentará separar fato de ficção e explicar de onde vieram as alegações e informações. Ao fazer isso, oferecerá um vislumbre tentador de uma organização misteriosa que pode ter desempenhado um papel significativo na formação da história moderna.
Entrando no Dragão Negro
A explicação mais simples para a Sociedade do Dragão Verde é que ela é uma referência confusa à mais conhecida e definitivamente real Sociedade do Dragão Negro ou Kokuryukai. A Sociedade do Dragão Negro apareceu pela primeira vez por volta de 1901 e foi um desdobramento de outra sociedade secreta japonesa mais antiga, o Oceano Negro ou Genyosha. Como sua matriz, o Dragão Negro era um corpo militante, “ultranacionalista” que trabalhava para expandir a influência do Japão Imperial no continente asiático. A Sociedade do Dragão Negro inicialmente se concentrou em combater os interesses russos na vasta província chinesa da Manchúria. De fato, a Sociedade tomou seu nome do “Dragão Negro” ou Rio Amur, que separava a Manchúria da Sibéria. A rede de espiões e sabotadores do Dragão Negro participou ativamente da subsequente Guerra Russo-Japonesa (1904-05) e os Dragões Negros posteriormente expandiram suas operações e influência por toda a Ásia e Europa e até mesmo pelas Américas.
O fundador nominal e líder do Dragão Negro era Ryohei Uchida, mas o verdadeiro mestre, ou “imperador do lado negro”, era o mentor sombrio e sinistro de Uchida, Mitsuru Toyama, também membro fundador da Genyosha. Ele supostamente estava imerso em “crenças religiosas orientais extremas”. Isso sugere o misticismo e o ocultismo atribuídos à Sociedade do Dragão Verde. Será que o intrigante e discreto Toyama desempenhou um papel orientador em ambas as sociedades?
Os Dragões Negros e Verdes, se não eram a mesma coisa, poderiam ser duas faces da mesma moeda conspiratória? Por exemplo, assim como o Rio Dragão Negro (Amur) delineava o limite norte da Manchúria, mais ao sul, o muito menor Rio Qinglong ou Dragão Verde seguia aproximadamente a linha divisória entre a Manchúria e a China propriamente dita. Se a Sociedade do Dragão Negro era principalmente antirrussa em seu foco, poderia o Dragão Verde ter sido antichinês ou antiocidental? Enquanto o Dragão Negro se concentrava no lado político, o Verde lidava com o reino oculto mais secreto?
Uma referência obscura mas importante que distingue claramente entre as sociedades Negra e Verde aparece nas memórias da “segunda esposa” do homem forte chinês Chiang Kai-shek, Ch’en Chieh-ju. Ela lembra que seu marido contemplava um “sistema completamente secreto de investigadores particulares” e considerava como modelos as “Sociedades do Dragão Verde e Negro do Japão e as sociedades da Tríade de Xangai”. Assim, na mente de Chiang pelo menos, os dois Dragões eram totalmente separados (embora não necessariamente não relacionados), nipônicos, e modelos apropriados para a coleta de inteligência secreta.
Como mencionado, a Sociedade do Dragão Negro estava fortemente envolvida em espionagem e nos domínios afins da propaganda e subversão. Como tal, funcionava basicamente como uma extensão do “órgão especial” do Exército Imperial, o Tokumu Kikan. Para não ficar para trás em nada, a Marinha Imperial Japonesa mantinha seu próprio serviço secreto, o Joho Kyoko. Assim como o Exército utilizava o Dragão Negro para aumentar ou lidar com suas “necessidades especiais”, poderia a Marinha ter usado o Dragão Verde da mesma maneira?
Trevor Ravenscroft e Karl Haushofer
A identificação do Dragão Verde como uma ordem fundamentalmente mística aparece mais evidentemente em "A Lança do Destino" de Trevor Ravenscroft, de 1973. Não é insignificante que Ravenscroft fosse seguidor da Antroposofia e de seu fundador Rudolf Steiner, e seu livro é uma visão nitidamente antroposófica das forças ocultas nefastas por trás de Hitler e seu regime nazista. Ravenscroft conecta firmemente o Dragão Verde ao geopolítico e místico alemão Karl Haushofer, um dos presumíveis mentores espirituais de Hitler. Segundo Ravenscroft, o Professor Haushofer “ganhou... dons extraordinários através da adesão à Sociedade do Dragão Verde do Japão, na qual a maestria do Organismo do Tempo e o controle das forças vitais no corpo humano é o objetivo central dos graus ascendentes de iniciação.” Ravenscroft acrescenta que “um dos testes mais elevados desse tipo de iniciação na Sociedade do Dragão Verde exige a capacidade de controlar e direcionar a força vital nas plantas de maneira um tanto similar aos antigos poderes do povo atlante.” “Apenas dois outros europeus foram autorizados a aderir a esta Ordem Japonesa,” continua Ravenscroft, “que exige juramentos de segredo e obediência de natureza muito mais estrita e intransigente do que sociedades secretas similares no mundo ocidental.”
O maior problema com tudo isso é que as fontes de Ravenscroft são vagas ou inexistentes. Ele provavelmente seguiu uma dica da obra de 1960 de Louis Pauwels e Jacques Bergier, "O Despertar dos Magos". Esses autores afirmam que Haushofer “é dito [por quem?] ter sido iniciado em uma das mais importantes sociedades budistas secretas e ter jurado, se falhasse em sua ‘missão’, cometer suicídio de acordo com o cerimonial tradicional.” Supondo que isso seja uma alusão à Sociedade do Dragão Verde acima, ainda estamos diante da falta de qualquer fonte identificável para a informação dos autores.
Ravenscroft continua afirmando que membros da Sociedade do Dragão Verde se estabeleceram na Alemanha dos anos 1920 e lá se juntaram a um grupo de monges tibetanos chamados “Sociedade dos Homens Verdes”. Estes eram, de fato, os “Adeptos de Agharti e Shamballah” e seu líder era um misterioso “Homem com Luvas Verdes”. Acontece também que os Dragões Verdes e os Homens Verdes estavam “em comunicação astral há centenas de anos.” Os irmãos unidos logo estabeleceram comunicação com o ascendente Herr Hitler.
Outros desde então elaboraram o acima, transformando os Dragões Verdes em uma “cabala interna” tanto da Genyosha quanto do Dragão Negro, e fazendo deles “apenas um posto avançado de uma conspiração muito maior baseada no grupo ainda mais secreto conhecido como os Homens Verdes.” Embora fascinantes, tais afirmações parecem não ter nenhuma base em fatos concretos.
Mas isso não quer dizer que elas não possam ter uma semente de verdade. Por exemplo, havia uma figura oculta na Berlim do final da República de Weimar, às vezes referida como o “Mágico com Luvas Verdes”, que se tornou um vidente de curta duração para Hitler e o Partido Nazista. Ele não era tibetano, mas, de todas as coisas, um judeu que atendia pelo nome de Erik Jan Hanussen. Quando ele se tornou inconveniente ao prever com precisão o Incêndio do Reichstag (ou arranjá-lo), seus ex-amigos nazistas o mataram.
Da mesma forma, pode muito bem haver algo relacionado à conexão Dragão Verde-Tibete. Um dragão verde, ou Zhug, desempenha um papel importante na mitologia tibetana, onde simboliza o "Deus do Trovão... bravura e força invencível."[10] Mais relevante ainda, talvez, é que um monge budista japonês chamado Ekai Kawaguchi fez duas visitas ao Tibete nos anos anteriores à Primeira Guerra Mundial, aproximadamente na mesma época em que Haushofer estava em Tóquio. Superficialmente, Kawaguchi parecia um simples devoto religioso, mas sabe-se que ele teve contato com pelo menos um agente secreto japonês enquanto esteve na Terra das Neves Eternas, Narita Yasuteru, bem como com um agente da inteligência britânica na Índia.[11] Kawaguchi também tinha ligações com Annie Besant e sua seita teosofista, outro grupo acusado de subversão e ações escusas.[12] Mais significativamente, Kawaguchi era um devoto do Zen Budismo.
Em seu livro de 1989, "O Hitler Desconhecido," Wulf Schwarzwaller afirma que Haushofer era um mestre de várias tradições místicas orientais e "tinha se familiarizado com os ensinamentos Zen da Sociedade Japonesa do Dragão Verde."[13] Fontes mais recentes enfatizam a associação íntima do Dragão Verde com o Zen, especificamente sua ramificação Soto, e afirmam que o "Dragão Verde tem uma tradição de propagação secreta," seja lá o que isso signifique.[14]
A conexão budista pode oferecer algumas pistas importantes. O budismo originou-se na Índia e se espalhou para o Tibete e a China, e de lá para o Japão. A doutrina Zen (Cha’an) também teve suas raízes na China. Um dos "santos" budistas mais reverenciados no Japão é Kukai, um místico dos séculos VIII-IX que passou anos estudando na China. Curiosamente, seu principal local de iluminação foi o Templo do Dragão Verde em Xian, onde ele foi treinado em tradições ocultas e tântricas originárias do Tibete. Ao retornar ao Japão, Kukai incorporou essas tradições em sua versão do Budismo da Terra Verdadeira (Shingon).[15] O problema é que Shingon era e é bastante distinto do Zen, então qual deles, se algum, está conectado ao Dragão Verde?
Para complicar ainda mais a questão, há inúmeras referências a uma Sociedade do Dragão Verde chinesa. A maioria está ligada às artes marciais. Sociedades de kung fu do Dragão Verde estão ativas em todo o mundo, mas a maioria parece ser de origem relativamente recente. Curiosamente, durante a década de 1960, a Sociedade do Dragão Verde de Chicago esteva envolvida em uma amarga disputa com a rival Sociedade do Dragão Negro! Uma versão da história do Dragão Verde chinês o aponta como uma sociedade secreta taoísta formada em resposta às perseguições do século XVII lançadas pelo imperador Kiang Hsi, influenciado pelos jesuítas. De acordo com essa versão, a sociedade secreta emergiu da Escola Mística do Pensamento Puro do Tao, e juntamente com um ódio implacável pela Dinastia Manchu, manteve-se dedicada à "prática da Alquimia Taoísta e Técnicas Imortalistas."[16] Isso soa um pouco como o que Ravenscroft descreveu. O Dragão Verde também supostamente operava sob inúmeros pseudônimos e disfarces. Uma Sociedade do Dragão Verde secreta e até mesmo sinistra aparece em pelo menos dois filmes de artes marciais: "A Espada Mortal" (1978) e "Sete Promessas" (1980). Finalmente, uma Sociedade Verde ou Gangue Verde foi (e possivelmente ainda é) uma força importante no submundo chinês.
Então, poderia haver duas Sociedades do Dragão Verde, uma japonesa e budista e a outra chinesa e taoísta? Isso parece claro: a interpolinação do budismo chinês e japonês, e as seitas e sociedades secretas que elas geraram, é antiga. Nesse contexto, quase tudo é possível.
Outros elementos estranhos, que podem ou não significar algo, incluem o fato de que durante seu casamento com outra esposa, Chiang Kai-shek fez uma visita a um mosteiro do Dragão Verde. O falecido estudioso Charles Rice, após vasculhar tudo o que pôde encontrar sobre a Sociedade do Dragão Verde, questionou se poderia ser nada mais do que o clube de caratê da Guarda Imperial do Imperador Japonês![17] O mais estranho de tudo, talvez, seja um artigo de 2004 do South China Morning Post que descreve a recente prisão de três membros do “Culto do Templo do Dragão Verde” sob a acusação de administrar um bordel.[18] As vítimas femininas foram asseguradas um lugar no céu se ganhassem dinheiro suficiente para o culto.
Sete Cabeças do Dragão Verde
Há outra descrição, mais complexa, embora não menos misteriosa, da Sociedade do Dragão Verde que antecede Ravenscroft em quarenta anos e Pauwels e Bergier em quase trinta. É quase certamente a fonte para grande parte do que ele e outros têm dito sobre a Dragão Verde desde então. A obra em questão é “As Sete Cabeças do Dragão Verde” de Teddy Legrand, de 1933. O título evoca o dragão com "sete cabeças, dez chifres e sete coroas sobre suas cabeças" mencionado em Apocalipse 12:3, embora essa besta seja vermelha, não verde. À primeira vista, o livro parece ser apenas uma peça obscura de ficção pulp francesa, embora repleta de pessoas e eventos reais, juntamente com muitos inventados.
Basicamente, o livro apresenta o Dragão Verde ou, mais simplesmente, “Os Verdes,” uma cabala internacional sinistra com o objetivo de dominar o mundo. Um detalhe interessante é que esses conspiradores secretos somam precisamente 72 e eram, presumivelmente, os “72 superiores desconhecidos” da lenda conspiratória.[19] Para alcançar seu objetivo nefasto, o Dragão Verde gera guerra, revolução e caos, e sua mão é o denominador comum invisível em eventos aparentemente díspares, como o assassinato de Franz Ferdinand, a instigação da Revolução Bolchevique, o assassinato dos Romanov, o assassinato do ministro das Relações Exteriores alemão Walther Rathenau em 1922, o sequestro do general russo branco A. P. Kutepov e o aparente suicídio do milionário sueco “Rei dos Fósforos” Ivar Kreuger. Em suma, o Dragão Verde soa como outra versão dos infames Illuminati que assombram tantas teorias da conspiração.
Na época da ação do livro, 1929-30, os misteriosos Verdes estão ocupados facilitando a ascensão do "Homem dos Dois Z’s" sob cujos "esporões afiados" a Europa logo tremeria.[20] Este último é uma referência velada e bastante profética a Hitler, que mal havia chegado ao poder quando o livro foi publicado. Os “Dois Z’s” eram os braços entrelaçados da Suástica.
A figura central de "As Sete Cabeças..." é um agente secreto britânico, o ás do Serviço de Inteligência, James Nobody, que pode ser a inspiração literária original para James Bond. Ele já havia estrelado uma série de romances de espionagem do escritor francês Charles Lucieto, e o mais recente era um esforço para continuar a franquia após a recente morte de Lucieto. Curiosamente, Lucieto era um espião aposentado, tendo servido o serviço secreto francês na Primeira Guerra Mundial. Ele gostava de afirmar que seu Nobody e histórias semelhantes eram romances a chave que revelavam aspectos verdadeiros, embora ocultos, da história recente e eventos atuais. Seus editores mais tarde insinuaram que isso tinha algo a ver com sua morte prematura.
Sem grande surpresa, o sucessor de Lucieto, "Teddy Legrand," era um pseudônimo. De fato, o autor era Pierre Mariel, que se revela ser um sujeito bastante interessante. Nominalmente, ele era um jornalista, mas, como Lucieto, tinha ligações com a inteligência francesa. Isso levou à alegação de que esta "inspirou" ou até mesmo dirigiu seus esforços literários, como fez com seu predecessor.[21] Mais importante, talvez, ele era um autoproclamado especialista em ocultismo. Alguns anos depois, sob o nome de Werner Gerson, ele escreveria um dos primeiros livros sobre o ocultismo nazista.[22] Mariel era também membro da Ordem Martinista e um ex-grão-mestre francês da Ordem Antiga e Mística da Rosae Crucis (AMORC).[23] Curiosamente, em "As Sete Cabeças..." Mariel pinta a Ordem Martinista como uma seita conspiratória que desempenhou um papel nos bastidores da Revolução Francesa e em agitações políticas posteriores, e que pode ter ligações com o misterioso Dragão Verde.[24]
No livro, os irmãos espiões Nobody e Legrand são movidos por sua curiosidade comum sobre o destino da família imperial russa. O principal objeto de fascínio é um ícone de São Serafim, supostamente encontrado no corpo da czarina Alexandra, que traz uma inscrição intrigante, em inglês: "S.I.M.P. The Green Dragon. You were absolutely right. Too late." Eles rapidamente determinam que o primeiro elemento, que é acompanhado por um símbolo “cabalístico” de seis pontas, significa “Supérieur Inconnu, Maître Philippe” [Superior Desconhecido, Mestre Philippe], um místico martinista francês que foi um dos primeiros gurus da czarina Alexandra[26]. Eles também observam a predileção da czarina pelo suástica “tibetana” como símbolo de boa sorte. O restante da história acompanha os esforços da dupla para descobrir quem ou o que constitui o Dragão Verde.
Algum interesse inevitavelmente recai sobre o sucessor de Maître Philippe como guia espiritual real, Rasputin, que aparece como uma ferramenta do Dragão Verde, se não um membro declarado. Legrand/Mariel observa corretamente que durante a Primeira Guerra Mundial, o dissoluto homem santo mantinha comunicação com misteriosos “Verdes”, ou simplesmente “O Verde”, baseados em Estocolmo, que Mariel retrata como outra peça de uma conspiração maior[27]. Curiosamente, o coronel Stanislaus de Lazovert, um dos homens posteriormente envolvidos na trama para matar o dissoluto homem santo, afirmou que Rasputin era membro da “Mão Verde”, uma ordem secreta presumivelmente apoiada pelos inimigos austríacos da Rússia[28]. Mais recentemente e com mais credibilidade, o investigador russo Oleg Shishkin ligou os misteriosos amigos de Rasputin a uma conspiração inspirada em Berlim, que incluía lojas ocultistas alemãe e membros da nobreza báltica de origem alemã. A irmandade secreta deles, Baltikum, usava uma suástica verde como símbolo.
Coincidentemente ou não, um dos antagonistas encontrados por Nobody e Legrand é um barão báltico, Otto von Bautenas, que eles identificam como nada menos que um dos “72 Verdes.” Bautenas acaba por ser uma pessoa real: um ex-aderente do Baltikum, aliado próximo do político lituano Augustinas Voldemaras e líder do movimento fascista Lobo de Ferro.
Mariel também sugere que o líder da Antroposofia, Rudolf Steiner, estava envolvido em toda essa intriga e “política secreta” por meio de suas conexões com sociedades secretas pangermanistas[29]. Ele também menciona os nomes de Gurdjieff e Besant no mesmo contexto obscuro.
Embora a ação do livro permaneça dentro dos limites geográficos da Europa, passando de Constantinopla para a Escandinávia, de Paris para Berlim, há inúmeras referências ao Oriente, especialmente ao Tibete. Legrand e Nobody recrutam a ajuda de um de seus antigos antagonistas, o “espião internacional” de origem judaica I.T. Trebitsch-Lincoln, que se transformou no lama tibetano Dordji Den. Aqui novamente, há pelo menos um grão de verdade; em 1931, o camaleônico Trebitsch foi ordenado monge budista e se tornou “o Venerável Chao Kung.”[30]
A dupla acaba se encontrando em Berlim, na presença do Homem com as Luvas Verdes, um adivinho aparentemente asiático que se estabeleceu de maneira semelhante ao verdadeiro Hanussen. Eles observam uma figura sinistra que parecia ter “domínio completo de seus reflexos.”[31] Seria esse o “controle das forças vitais” mencionado por Ravenscroft? Como uma estátua viva, “nem um músculo em seu rosto se movia” enquanto o estranho vidente conversava em “excelente inglês de Oxford.” Nobody e seu amigo finalmente percebem que estão frente a frente com “um daqueles famosos Verdes.” A descrição levou um autor recente, Christian von Nidda, a concluir que os Verdes eram nada menos que seres “reptilianos!”[32]
No final, Mariel nunca define claramente o que a Sociedade do Dragão Verde é ou não é. Sem dúvida, essa nunca foi sua intenção. Curiosamente, não há nenhuma sugestão de qualquer ligação japonesa. No entanto, como sugere o episódio com o Homem das Luvas Verdes, há o espectro de uma poderosa e misteriosa mão asiática em ação. Ele acreditava que o verdadeiro propósito da Revolução Russa era destruir a barreira oriental da Europa contra a intrusão asiática. Mariel sentiu uma espécie de “conspiração permanente contra a raça branca – contra a civilização greco-latina ocidental – que visa minar, fraturar e abalar o edifício da já instável Europa.”[33] Quando chegasse o momento, os conspiradores “substituiriam-no” [o Homem dos Dois Z’s] como um meio de instaurar uma Nova Ordem.
Também permanece incerto até que ponto Mariel pretendia que Les Sept Têtes... fosse levado a sério. Claramente, isso não impediu alguns de fazê-lo. Verdade, ficção ou alguma estranha mistura dos dois, o pequeno livro de Mariel é, sem dúvida, a inspiração para a maioria das alegações sobre a Sociedade do Dragão Verde que surgiram desde então. Ainda ficamos a nos perguntar se, caso todas as exagerações, confusões, medo supersticioso e mentiras descaradas fossem eliminados, sobraria algo ali de fato. Talvez.
Notas
2. Chieh-ju Ch’en, Chiang Kai-shek’s Secret Past: The Memoir of His Second Wife, Westview Press: Boulder, 2000.
3. Ibid.
4. Trevor Ravenscroft, The Spear of Destiny: The Occult Power behind the Spear which Pierced the Side of Christ, Weiser Books: Boston, 1982, 246-247.
5. Louis Pauwels and Jacques Bergier, The Morning of the Magicians, Avon Books: New York, 1960, 279.
6. Ravenscroft, 256.
7. Ibid.
8. Gil Trevizo, “The Order of the Green Dragons” (2003), odh.trevizo.org/green_dragons.html [15 Oct. 2008]. This and like articles are connected to the Delta Green role-playing games.
9. On Hanussen’s bizarre career, see Mel Gordon, Erik Jan Hanussen: Hitler’s Jewish Clairvoyant, Feral House: Los Angeles, 2001.
10. “Tibet’s Dragon Culture,” courtesy of Charles Rice, August 2006.
11. Alexander Berzin, “Russian and Japanese Involvement with Pre-Communist Tibet: The Role of the Shambhala Legend,” www.berzinarchives.com/web/en/archives/kalachakra/shambhala/russian_japanese_shambhala.html. [10 Sept. 2008]
12. Richard Spence, Secret Agent 666: Aleister Crowley, British Intelligence and the Occult, Feral House: Los Angeles, 2008, 184, 189.
13. Wulf Schwarz waller, The Unknown Hitler: Behind the Image of History’s Darkest Name, Berkley Books: New York, 1990, 100.
14. For a highly critical view of “Green Dragon Zen,” See: groups.google.com/group/alt.philosophy.zen/browse_thread/thread/da7a81921050f728.
15. Trevor Corson, “The Magic of Buddhism,” Kyoto Journal (1 July 2000), www.scrawlingclaw.com/blogs/ArticleArchive/Entries/2000/7/1_The_Magic_of_Buddhism.html [10 Nov. 2008].
16. “The Green Dragon Society & Brotherhood, Chi Tao Ch’uan Gung Fu: A Recent History,” www.orientalherb.com/index.php?cPath=35 [1 Nov. 2008].
17. Charles Rice to author, 3 July 2003.
18. Clifford Lo, “Sex Cult Might Have Lured 30 Women,” South China Morning Post (16 Jan. 2004).
19. Nolan Romy, Les Grandes Conspirations de Notre Temps, Bruxelles, 2002, 35-50.
20. Teddy Legrand, Les Sept Tetes du Dragon Vert, Berger-Levrault: Paris, 1933, 78.
21. Oleg Shishkin, Ubit’ Rasputina, Olma Press: Moscow, 2000, 36-37.
22. Werner Gerson, Le Nazisme: Societe Secrete, Productions de Paris: Paris, 1969.
23. Shishkin, 36.
24. Legrand, 32.
25. Legrand, 30-33.
26. True name: Nizier Anthelme Philippe.
27. Legrand, 39-40.
28. “Stanislaus Lazovert and the Assassination of Rasputin, 29 December 1916,” www.firstworldwar.com/source/rasputin_stanislaus.htm.
29. Legrand, 228-230.
30. Bernard Wasserstein, The Secret Lives of Trebitsch Lincoln, Penguin Books: New York, 1989, 274.
31. Legrand, 243-244.
32. Christian Von Nidda, Our Secret Planet, Lulu Publications, 124-125.
33. Legrand, 132