22/11/2022

Giuseppe Acerbi - A Questão dos "Três Dilúvios" na Tradição Helênica

 por Giuseppe Acerbi

(1998)

Na cosmologia helênica, fala-se basicamente de dois Dilúvios: um talvez mais arcaico, o Dilúvio ogigiano; e um talvez mais recente, o de Deucalião e Pirra. Platão também fala do Dilúvio atlante, que tem paralelos nos relatos dos aztecas mexicanos, dos maias costarriquenhos e dos incas peruanos. De fato, as tradições ameríndias mais explicitamente colocam um Dilúvio no final de cada era cíclica, cujo contorno lembra inequivocamente - além de algumas variantes indígenas importantes - as cosmologias arcaicas do Velho Mundo.

A Mesopotâmia, por sua vez, lida com o mito do Dilúvio na Epopeia de Gilgamesh, quando o herói epônimo encontra Utnapištîm, o Velho que vive em uma ilha além do Oceano da Morte. Ele é conduzido por Uršanabi, uma figura de "timoneiro" - nos moldes de Caronte - que Gilgamesh só conhece depois de deixar o "Jardim das Delícias" para trás. Utnapishtîm relata a ele a história do Dilúvio, sendo o Herói em busca do segredo da Imortalidade; um segredo misteriosamente escondido, como entenderemos mais tarde, em uma "Planta" escondida chamada "Velho, Rejuvenesça!" e crescida no "chão do Oceano". As andanças e os encontros míticos de Gilgamesh; acontecem, como nos ensina o Gaster, de acordo com a conhecida fórmula dos contos de fadas "Velhos, mais velhos, muito velhos". Normalmente, este tipo de narrativa - também encontramos narrativas semelhantes nos contos de fadas celtas de nosso folclore - é uma vulgarização de histórias iniciáticas sobre viagens a vários locais paradisíacos (palácios, ilhas, montanhas, jardins, etc.); expressões na realidade de destinos que têm um valor não apenas espacial, mas também temporal. Ou, para dizer mais claramente, o viajante (ou seja, o iniciado, buscador do segredo da Imortalidade) acaba sempre no curso de suas andanças chegando ao Paraíso Terrestre e, às vezes, a um destino mais elevado e extramundano; ou, até mesmo, ao Paraíso Celestial. Assim, sua viagem é, na verdade, dirigida para trás no tempo, cada lugar de descanso representando assim um período cíclico particular que já passou.

No caso de Gilgamesh, porém, a história é bastante complexa, e não é fácil entender suas nuances mais sutis dentro da Epopeia. Lá, no entanto, é recontado, no que nos diz respeito aqui, que "a ilha no meio do Oceano da Morte" está localizada no extremo oeste, na "confluência de dois oceanos". O episódio do Dilúvio, por sua vez, se desenrola segundo as linhas habituais: um deus (neste caso Ea, Senhor das Águas, bem parecido com o Zeus helênico) adverte um velho sábio (cf. Funcionalmente, Utnapishtîm com Noé, Decalião ou o Manu Satyavrata indiano) para construir uma Arca (um símbolo hermético que indica o Zodíaco) a fim de se salvar da inundação iminente (que em linguagem alquímica representa as influências maléficas, ou seja, as chamadas "Águas Corrosivas" da Mente). E estes, navegando sobre as "Águas do Dilúvio", à maneira de um iogue navegando sobre o Mar Íntimo das Paixões, eventualmente conseguem se salvar e alcançar uma montanha; depois disso, a Terra será repovoada novamente, ou seja, metaforicamente falando, a alma desta pessoa será regenerada no Espírito.

A localização geográfica da Ilha de Utnapishtim, em qualquer caso, suscita uma comparação com a Atlântida platônica. Mas o relato dos textos helênicos a este respeito (cf., por exemplo, Tîm. - III-XII) é histórico, não mítico de caráter; de modo que a comparação é extremamente perigosa e difícil. Somos ajudados, entretanto, pelo fato de Platão colocar considerações cosmológicas de lado em sua narrativa. Em outro diálogo (Criti.- v. 112/a), o filósofo grego afirma que a enorme inundação, que junto com terremotos e chuvas torrenciais destruiu a Atlântida, "foi a terceira antes da Inundação do Deucalião". À primeira vista, parece lógico dar à frase a sensação de que primeiro ocorreu o Dilúvio atlante, depois outros dois (incluindo o ogigiano, talvez) e finalmente o de Deucalião.

Se este fosse o caso, porém, a doutrina das Sete Conjunções e a doutrina dos Ciclos relacionados a elas - que a Índia chama de "Avataricos" - de 6.480 anos não estaria de acordo com os dados disponíveis para Platão. Ou, mesmo assumindo uma relação direta entre eventos de dilúvio, conjunções de sete vezes e ciclos hexamilenares, o Dilúvio atlante ainda teria que ser movido mais para trás no Aeon; o que é contradito pelo Criti. - III.108 - e, precisamente, por uma passagem da qual se poderia deduzir que as ideias do filósofo ateniense concordavam em princípio com especulações cosmológicas tradicionais indo-europeias e não europeias, à parte alguns pequenos erros de cálculo. A referência cronológica de que Platão fala (9.000 anos antes do milênio de seus contemporâneos - tal seria a distância do evento mencionado) é uma referência genérica, a ser entendida no sentido de que o evento ocorreu 9 milênios antes; isto é, de acordo com a data atual, no 11º milênio a.C. O cálculo astrológico dá a data exata de 10.960 a.C., a data de expiração cíclica do "Dilúvio de Água". O Tîm. - III.23/a-b especifica que os gregos só recordavam em suas memórias o último Dilúvio, de Deucalião e Prra, mas que muitos outros tinham ocorrido em tempos mais distantes. Não apenas isso, mas acrescenta que tal fenômeno teria acontecido "novamente no intervalo habitual de anos", mostrando-nos assim que não se tratava de fábulas - como infelizmente muitos assumiram desde então até hoje - mas de "história verdadeira" (ibid., IV.26/e). Se então nos dermos conta de que a teoria do Magnus Annus (literalmente "Ano Perfeito") e a das Conjunções Planetárias estão expostas em letras claras no mesmo texto (ibid., XI.39/c-e), não é mais permitido duvidar que o Dilúvio atlante foi a última atualização temporal do "Dilúvio de Água" conhecido pela antiga especulação astrológica; isto é, o que precede o Dilúvio de Deucalião e Pirra, e que pode ser situado no 11º milênio a.C.

O que significa então o que foi relatado pela primeira vez (Crit. - v.112/a) sobre a "Terceira Inundação"? Platão, imediatamente após as passagens que acabam de ser analisadas, declara em Tîm. -XII.39/e-40/a que "Quatro Estírias" (uma primeira das quais celestial e divina, uma segunda alada e aérea, uma terceira aquática e uma quarta pedestre e terrestre) foram criadas pela Deidade. Que estas não são questões biológicas é evidente pelo tom do diálogo. Analisemos também a continuação da passagem platônica acima (XIII ss.), na qual se assinala que de Urano vem Oceano, de Oceano Cronos, de Cronos Zeus e destes outros "Filhos Menores" (=Apollo, Artemis, etc.). As 'Estírias' são, nesta circunstância - parece-nos - as principais genealogias divinas, intimamente ligadas à Idade Cíclica. Não há necessidade de se debruçar sobre esta questão. Mas é evidente, se nada mais, que Inundações, Conjunções Planetárias, Idades Míticas e Gerações Divinas são temas absolutamente relacionados.

Nossa hipótese, então, é que o "Terceiro Dilúvio" antes do Dilúvio do Deucalião deve necessariamente ser interpretado como o cataclismo, obviamente de origem astral de acordo com o conhecimento tradicional, que se diz ter abalado o globo no final do Quarto Grande Ano (cf. Mahâyuga); este cataclismo coincide perfeitamente com aquele através do qual, segundo a doutrina cosmológica hindu, o oitavo ciclo avatárico teria terminado, o qual, sendo de 6.480 anos (exatamente metade de 12.960, que é a duração de todo um Mahâyuga), constitui sua segunda ou última seção. Em resumo, com o evento que marcaria, segundo a doutrina hindu (purânica), o fim do Ciclo Balarâma; uma figura mítica quase coincidindo, do ponto de vista avatárico, com a de seu irmão Krishna como Gopâla ("Pastor de vacas"). Veja no Vi.P.-v.10-1 ff. a elevação do Monte Govardhana por Krishna, a fim de proteger os pastores do Dilúvio desencadeado por Mahendra, por despeito contra eles por terem abandonado o culto deste deus em favor do culto do próprio Krishna.

Ainda temos que entender, no entanto, sobre a "Terceira Inundação" do Crítias platônico, as verdadeiras motivações para esta definição. Parece, em primeira instância, interpretar o Dilúvio intermediário entre o atlante e o deucalioniano como um evento menor. Mas, sinceramente, confessamos que a hipótese não nos convence de modo algum. Neste momento, além disso, não temos melhor explicação a oferecer. Estamos, entretanto, pessoalmente convencidos de que Platão, ou os informantes destes, a respeito da definição do "Terceiro Dilúvio" fizeram uma certa confusão entre o verdadeiro Dilúvio atlante, conhecido como tal apenas de fontes egípcias, mas que, em nossa opinião, corresponde na verdade ao Dilúvio noeico, e o posterior Dilúvio de Deucalião. As três hipotéticas "Inundações" de fato parecem ser distintas, à primeira vista, no sentido tradicional; no entanto, é discutível que devem ser reduzidas a duas em nível cronológico, a menos que invertamos a ordem que Platão assumiu entre a "Segunda" e a "Terceira Inundação" (ou seja, entre os Dilúvios Atlante e Ogigiano). Pelo contrário, podemos assumir, e esta é nossa opinião pessoal, que: a) o Dilúvio atlante foi o evento que encerrou o 8º "Ciclo avatárico" e ocorreu na Ecúmene Ocidental, o que quer que se queira chamar esta misteriosa Terra Atlântica; b) o evento ogigiano foi o que selou o "9º Ciclo", ligado à Ecumene Norte-Ocidental.

A pesquisa de Vinci, se realmente tem uma base histórica, que o próprio autor nos convida a encontrar, parece apoiar indiretamente a segunda hipótese que formulamos. Neste caso, os Dilúvios de Ogígio e Deucalião seriam duplicatas uma da outra; isto poderia ser inteiramente possível, dado que as tradições épicas da Índia falam de um cataclismo simultâneo que ocorreu em Bhâratavarsha (a "Terra de Bhârata, ou seja, a pátria) e cujo epicentro foi Dvârakâ, a ilha principal de um arquipélago mítico no Mar Arábico (o lar original de Krishna).

Tentamos mostrar em outros lugares como a mencionada Inundação de Dvârakâ constitui um paralelo indiano - com confirmações na mitologia sumério-mesopotâmica - do Dilúvio egeu-cretense de Deucalião. É provável, portanto, que o Dilúvio de Ogígio represente a versão heroica aqueia, de origem norte-atlântica de acordo com as conjecturas de Vinci, da mesma catástrofe cíclica registrada no Mediterrâneo Oriental e na zona ocidental do Oceano Índico. Não há, acreditamos, outras explicações mais razoáveis a oferecer. Mesmo o Dilúvio noéico, e talvez até o de Gilgamesh, parece confirmar esta nossa suposição pessoal, pois eles traçam claramente em suas características, de um ponto de vista cronológico e direcional, o Dilúvio que teria causado o fim da Atlântida de acordo com o testemunho egípcio, coletado por Sólon e transmitido à posteridade por Platão.