16/01/2022

Pietro Missiaggia - Nick Land e a Atualidade do Iluminismo Escuro

 por Pietro Missiaggia

(2021)


O filósofo britânico Nick Land, nascido em 1962, conhecido como o pai dessa tendência filosófica nascida nos anos 90, na época da crise das ideologias, e frequentemente chamado de aceleracionismo, é pouco conhecido na Itália e nos países da Europa mediterrânea; somente nos últimos dois anos duas de suas obras foram traduzidas para o italiano: Colapso. Escritos 1987-1994 editado pela Luiss University Press, e O Iluminismo Escuro traduzido e editado pel Gog Edizioni. Gostaríamos de analisar alguns aspectos deste último trabalho, que representam as teorias inovadoras da Land e são muitas vezes úteis para a compreensão de nossos tempos.

O Iluminismo Escuro é um texto publicado pelo pensador britânico em 2013 em "episódios" em um dos muitos blogs da Internet frequentados pelos membros da chamada "direita alternativa" ou Alt-Right. O livro de Land tem sido frequentemente definido, por muitos comentaristas mais ou menos ignorantes, de boa ou má fé ou simplesmente politicamente corretos (um erro também cometido pelos editores da Gog), como um texto inspirador de supremacia branca, fortemente apologético em relação à eugenia e considerado a soma de um pensamento irracional, agressivo, anti-igualitário e cerebral. Neste pequeno texto analisaremos trechos do texto de Land para tentar compreender objetivamente seu pensamento e o que nele pode ser útil para nossa era, que é uma era de dissolução.

Comecemos dizendo que Land é altamente crítico aos movimentos que se referem ao supremacismo branco, ao supremacismo negro, etc., e que veem a história como um fenômeno de luta entre as raças (racismo), assim como é crítico à nostalgia fascista e nacional-socialista e aos apologistas do politicamente correto. De acordo com Land:


"É extremamente conveniente, ao construir estruturas pseudo-capitalistas de terceira via, manifestamente corporativistas, de direção estatal, desviar a atenção das expressões iradas de paranoia racial branca, especialmente quando estas são decoradas por insígnias nazistas desajeitadamente modificadas, capacetes com chifres, uma estética Leni Rienfenstahl e slogans emprestados liberalmente do Mein Kampf. Nos EUA - e, portanto, com um tempo de espera reduzido, também internacionalmente - dos lençóis brancos a vários títulos pseudo-maçônicos completos com cruzes em chamas e cordas suspensas - eles adquiriram um valor teatral comparável" (op. cit., Roma 2021, p. 68).


Para Land, a paranoia racial dos supremacistas brancos é extremamente prejudicial não só para a criação de um sistema alternativo, mas também para si mesmos; de fato, para o autor "o Übermensch racial é um absurdo" (ibid., p. 130) e acrescenta que "por mais extremamente fascinante que os nazistas possam ser [...] eles colocam um limite lógico na construção programática e no compromisso da política identitária branca. Tatuar uma suástica em sua testa não muda nada". (ibidem). Os supremacistas brancos do mundo anglófono, mesmo que não percebam, alimentam o sistema em sua idiotice e teatralidade por falta de uma linha política coerente e estando destinados, para Land, a sucumbir como nosso mundo em direção à exaustão. Para Land, como ele especifica na p. 129 de seu manifesto, sacrificar a modernidade por causa da raça equivale a se desmodernizar; mais do que se desmodernizar, é jogar nas mãos da própria modernidade, alimentando-a com o que ela gostaria de ver como paranoia racial, que resulta em formas duplas: a paranoia racial do supremacismo e a paranoia antirracial típica do pensamento politicamente correto. Para Land, de fato, a constante referência a um bicho-papão que vê no Terceiro Reich o mal absoluto é deletério, mas é também a força da modernidade que a partir da segunda metade do século XX faz "a força política do mundo globalizado jorrar exclusivamente da cratera incinerada do Terceiro Reich" (p. 72). Esta tendência leva, para nosso autor britânico, a deixar a racionalidade para trás pela irracionalidade; isto não é surpreendente: há poucos homens racionais, especialmente em uma época como a nossa, caracterizada pelo emocionalismo e pela falta de análise: "Qualquer tentativa de nuance, equilíbrio e proporção no caso moral contra Hitler é interpretar mal o fenômeno" (p. 75). De fato, o hitlerismo e o totalitarismo nacional-socialista são frequentemente interpretados não como um fenômeno político ligado a um período histórico específico com seus próprios pressupostos, mas como algo eterno com tons religiosos abraâmicos: o Anticristo representando o mal absoluto. Isto é o que Land critica, como fica claro em suas palavras:

"Embora abraçar Hitler como um Deus seja um sinal de deplorável confusão político-espiritual (na melhor das hipóteses), reconhecer sua singularidade histórica e seu significado sagrado é quase obrigatório, já que todas as pessoas de boa fé o consideram um complemento preciso do Deus encarnado - o Antimessias percebido, o Adversário - e essa identificação tem a força da verdade evidente. (Alguém já se perguntou por que a falácia lógica da reductio ad Hitlerum funciona tão bem?)" (p. 77).

A crítica de Nick Land ao rude e ultrapassado racismo biológico típico de certos círculos da direita alternativa americana e do mundo anglófono em geral, bem como das tendências à reductio ad Hitlerum do politicamente correto em todos os seus disfarces, é bastante clara; não é necessário nenhum esclarecimento adicional para entender que Land critica severamente o racismo biológico, bem como seu oposto, o antirracismo ilusório.

Examinemos agora o que Land quer dizer pelo Iluminismo Escuro e por que o conceito que ele propõe pode ser considerado profundamente inovador. Land propõe o Iluminismo como o verdadeiro nome da modernidade (p. 17) e considera implicitamente como seu digno herdeiro o Iluminismo liberal que no decorrer do século XX triunfou sobre os dois totalitarismos que competiam com ele pela supremacia: comunismo/socialismo e nacional-socialismo/fascismo, como Aleksandr Dugin também disse em sua Quarta Teoria Política (NovaEuropa Edições, Roma 2018). Para Land, "um Iluminismo Escuro coerente [é] desprovido de qualquer entusiasmo russeauniano pela expressão popular" (p. 23) e "onde o Iluminismo progressista vê ideais políticos, o Iluminismo Escuro vê apetites" (ibid.).

Land vê a democracia como um câncer incurável e o mesmo quanto a expressão popular e os vários populismos. A democracia não é um ideal, ela é a manjedoura dos políticos. Para Land, o modelo natural seria um Estado que permite grande liberdade econômica e a gestão privada da própria vida, como as tecnocracias asiáticas, com particular referência a Hong Kong, Cingapura, Taiwan, etc., onde a democracia está frequentemente ausente e estes Estados são baseados em um modelo conhecido como neocameralismo, o chamado Estado empresarial (Land definiria o modelo natural do homem como o asiático). Segundo Land, na esteira de dois outros pensadores considerados libertários americanos (quase anarcocapitalistas, segundo a opinião popular): Hans Hermann Hoppe e Curtis Yarvin (também conhecido como Moldbug) e na esteira do decisionismo de Hobbes, ele entende que "o Estado não pode ser suprimido, mas pode ser curado da democracia" (p. 27).

Um verdadeiro liberarismo segundo Land, no entanto, deve propor destacar, na esteira tipicamente anglo-saxônica, a superioridade da liberdade sobre a democracia: é necessário poder optar por uma saída livre. Quem o quiser deve poder ser deixado livre para criar seu próprio sistema e ser deixado sozinho, algo que a democracia moderna não faz, com sua caça às bruxas e seu politicamente correto, com suas guerras humanitárias pela democracia e com sua retórica sobre direitos humanos. Direitos humanos que nem sequer são respeitados pelas mesmas democracias que trovejam alto a paródia do progressismo e da liberdade... Quando a única liberdade da democracia é a da voz, ou seja, o protesto para ganhar mais direitos e pão, mas que na realidade só leva a nada. Nenhuma voz, mas livre saída é o lema Land. O que fazer com a democracia? Para nosso autor, ela alimenta "uma população amplamente infectada pelo vírus zumbi que cambaleia em direção ao colapso social canibalista, a opção preferida deveria ser a quarentena" (p. 39).

Antes de chegarmos a uma conclusão sobre a utilidade em nossa era histórica atual do pensamento de Land, é necessário esclarecer o que nosso autor pensa sobre a eugenia. Land define o homem como desigual, no sentido de que cada homem é diferente e a igualdade completa nunca existirá, mas isto não deve ser visto como um fenômeno negativo, não como supremacia do forte sobre o fraco, mas sim, para usar uma fórmula marxista como "cada um segundo suas habilidades e cada um segundo suas necessidades", o ideal para o autor britânico seria uma sociedade baseada na hierarquia. Esta hierarquia, entretanto, não deveria se tornar, como disse Julius Evola, um hierarquismo, mesmo partindo de premissas muito diferentes; ela deveria consistir em apoio mútuo com base em uma espécie de Estado orgânico. Land de fato conclui seu texto afirmando que "os nacionalistas raciais estão preocupados que seus netos sejam parecidos" (p. 149) e que quando se vê a realidade "a partir do horizonte biônico, tudo o que emerge da dialética do terror racial cai vítima de banalidades. É hora de ir além disso" (p. 150). Ou seja, para Land é necessário ir além dos meios grosseiros da eugenia e do racismo biológico. Segundo ele, é necessário criar uma nova elite, utilizando também os meios tecnológicos da máquina e, aos seus olhos, os meios antigos são banais e obsoletos, além de serem sinônimos de estupidez. O que pode e deve ser criticado e repreendido em Land é que ele, como bom anglo-saxão, leva o QI em consideração como sinônimo de juízo, mas como um pensador objetivo ele reconhece seus limites.

Tendo esclarecido a estupidez de julgar Land como um pensador racista ou como um ideólogo da chamada alt-right, passemos para o bem que podemos tirar de Land. Primeiro de tudo, em seu encerramento com o horizonte biônico, ele propõe que a única maneira de cavalgar o tigre da pós-modernidade é usar a mesma técnica, mas tomando cuidado para controlá-la, e como Carl Schmitt disse em seu Diálogo sobre o Poder (Edizioni Adelphi), a técnica não é nem boa nem ruim, mas neutra. O homem deve usá-la sem perder o controle dela, caso contrário, como disse também o bom Theodore Kaczynski em sua Sociedade Industrial e seu Futuro, se o homem não controlar a técnica e a tecnologia que dela deriva, ficará completamente insatisfeito e incapaz de satisfazer suas necessidades. Isto no sentido de que ele não se sentirá satisfeito com a técnica e a tecnologia que se segue e suas conclusões, mas completamente e perpetuamente insatisfeito, incapaz e frequentemente frustrado, e isto o levará a um estado de exaustão nervosa. 

Nick Land nos ensina a pensar por nós mesmos, a rejeitar o estilo paranoico do sistema como um todo: ou seja, em seus delírios, tanto os de seus inimigos que só o alimentam quanto os do próprio sistema. É o Lixo sublime, como diria o esloveno "Zizek". O que fazer ao fim de nossos dias? Como Evola e o Jünger do Tratado do Rebelde já nos ensinam, devemos nos conduzir até lá onde se defende e se ataca segundo a situação, colocando raízes e referências estáveis no cambaleante navio da modernidade que se aproxima da pós-modernidade para aguardar uma esperada saída livre do sistema, o que, como Land crê, acontecerá porque o sistema está se alimentando a ponto de explodir não apenas por causa de seus problemas dados pelo substrato socioeconômico, mas sobretudo por causa de sua eterna idiotice, sua esquizofrenia, em suma: por todo o lixo que produz. O sistema, em resumo, é um grande meme. Land disse: "O meme está morto. Viva o meme!". A isto devemos responder que o sistema ainda não está morto, mas morrerá e não nos importamos quando, vivemos de nossa livre individualidade e poder porque somos simplesmente baseados!