25/09/2024

Petr Savitsky - Os Fundamentos Geográficos e Geopolíticos do Eurasianismo

 por Petr Savitsky

(1933)


 

Há motivos significativamente mais fortes para chamar a Rússia de "Estado do meio" (Zhongguo em chinês) do que a China. Quanto mais tempo passar, mais esses motivos se tornarão evidentes. Para a Rússia, a Europa não é mais que uma península do Velho Continente que se encontra a oeste de suas fronteiras. Nesse continente, a própria Rússia ocupa o espaço principal, seu torso. A área total dos Estados europeus, somada, é de cerca de cinco milhões de quilômetros quadrados. A área da Rússia dentro das fronteiras da URSS contemporânea é significativamente maior que 20 milhões de quilômetros quadrados (especialmente se incluir o espaço das repúblicas nacionais da Mongólia e Tuva da antiga "Mongólia Exterior" e a "terra Uryankhay", que atualmente fazem parte da União Soviética).

Com raras exceções, o povo russo do final do século XIX e início do século XX esqueceu-se dos espaços além dos Urais (um dos que se lembravam deles era o gênio químico russo Dmitri Mendeleev). Agora, um novo tempo chegou. Todo o "complexo Ural-Kuznetsk", com seus altos-fornos, minas de carvão e novas cidades com centenas de milhares de habitantes cada, está sendo construído atrás dos Urais. A Ferrovia Turquestão-Siberiana ("Turksib") está sendo estabelecida. Em nenhum outro lugar a expansão da cultura russa é tão ampla e espontânea quanto em outra região além dos Urais, nas chamadas "repúblicas da Ásia Central" (Turcomenistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Quirguistão). Todo o torso das terras russas, o "disparo de Negoreloe à estação Suchan", está ganhando vida.

Os eurasianistas têm seu mérito nesse acontecimento. Ao mesmo tempo, a natureza do mundo russo está se revelando claramente como o mundo central do Velho Continente. Houve momentos em que parecia que, entre a periferia da Europa Ocidental, à qual as terras russas até os Urais pertencem (a "Rússia Europeia" dos antigos geógrafos) e a Ásia (China, Índia, Irã), existia apenas um vazio. A organização eurasianista do presente russo está preenchendo esse vazio com o pulso da vida animada. Desde o final do século XIX, um caminho direto da Europa para a China e o Japão foi estabelecido através da Rússia - a Grande Ferrovia Siberiana. A geografia aponta com absoluta certeza que não há outra maneira de construir estradas da Europa (pelo menos de sua parte norte) para a Pérsia, Índia e Indochina. Mesmo hoje, essas oportunidades ainda não foram totalmente realizadas. A ferrovia transpersa, cortando a Pérsia da direção do noroeste para o sudeste e conectada à mesma rede de rotas que a Índia britânica e a Europa (através do Cáucaso, Crimeia e Ucrânia), estava perto de se concretizar na véspera da guerra mundial. No entanto, atualmente, ela recuou para o reino dos projetos não estabelecidos devido a circunstâncias políticas. Não há conexão entre as ferrovias do Turquestão russo (as "repúblicas da Ásia Central") e a Índia, e as redes ferroviárias russas não estão orientadas para o trânsito Europa-Índia. Mas, mais cedo ou mais tarde, esse movimento se tornará um fato, seja na forma de caminhos ferroviários, linhas de automóveis ou tráfego aéreo. Para este último, as distâncias mais curtas são, digamos, de especial importância para a Rússia. Quanto maior o peso obtido pelo tráfego aéreo com sua propensão e desejo de voar em linhas retas, mais clara se tornará a função da Rússia-Eurásia como o "mundo do meio". O estabelecimento de linhas transpolares pode ainda mais reforçar essa função. No extremo norte, a Rússia é vizinha da América em uma vasta extensão. Com a abertura de uma rota através do polo, ou melhor, sobre o polo, a Rússia se tornará o elo de ligação entre a Ásia e a América do Norte.

Artigos sucessivos discutirão a aspiração dos eurasianistas de oferecer uma síntese espiritual de elementos orientais e ocidentais. Aqui, no entanto, é importante destacar as correspondências dessa aspiração que são encontradas no campo da geopolítica. Rússia-Eurásia é o centro do Velho Mundo. Se eliminar esse centro, todas as outras partes do Velho Mundo, todo esse sistema de margens continentais (Europa, Ásia Ocidental, Irã, Índia, Indochina, China e Japão) se tornam apenas um mero "templo disperso". Esse mundo que se encontra a leste das fronteiras da Europa e ao norte da Ásia "clássica" é o elo que une a unidade de todas essas partes. Isso é óbvio no presente, e se tornará ainda mais claro no futuro.

A função de ligação e unificação deste "mundo do meio" se fez sentir ao longo da história. Por vários milênios, a dominação política no mundo eurasiático pertencia aos nômades. Ocupando o espaço que se estende da Europa à China, enquanto simultaneamente alcançava a Ásia Ocidental, Irã e Índia, os nômades serviam como intermediários entre os mundos díspares de culturas assentadas em seus estados originais. Vamos lembrar que a interação histórica entre o Irã e a China nunca foi tão próxima quanto na era do domínio mongol (dos séculos 13 ao 14). E treze a catorze séculos antes, apenas através do mundo nômade eurasiático os caminhos das culturas helênica e chinesa se cruzaram, como mostram as últimas escavações na Mongólia. É um fato incontestável que o mundo russo foi chamado a desempenhar um papel unificador dentro dos limites do Velho Mundo. Somente na medida em que a Rússia-Eurásia cumpre essa vocação, ela pode se transformar em um todo orgânico que combina todas as diversas culturas do Velho Continente e remover a confrontação entre o Oriente e o Ocidente. Esse fato ainda não é suficientemente reconhecido em nosso tempo, mas as correlações expressas por ele residem na própria natureza das coisas. As tarefas de unificação resumem-se em primeiro lugar a tarefas de criatividade cultural. Uma nova e independente força histórica, a cultura russa, surgiu no centro do Velho Mundo para cumprir um papel unificador e conciliador. A cultura russa só pode cumprir essa tarefa cooperando com as culturas de todos os povos ao redor. Nesse sentido, as culturas do Oriente são tão importantes para a Rússia-Eurásia quanto as culturas do Ocidente. A particularidade da cultura e da geopolítica russa reside precisamente nessa abordagem simultânea e equilibrada tanto ao Oriente quanto ao Ocidente. Para a Rússia, existem duas frentes iguais - ocidental e sudeste. A visão russa pode e deve se tornar uma que primeiro e principalmente abranja todo o Velho Mundo de forma igual e completa.

Voltemos, no entanto, aos fenômenos de natureza puramente geográfica. Em comparação com o “tronco” russo, a Europa e a Ásia representam as periferias do Velho Mundo. Além disso, do ponto de vista russo-eurasiático, a Europa é, como foi dito, tudo o que está a oeste da fronteira russa, enquanto a Ásia é tudo o que está ao sul e sudeste dela. A própria Rússia não é nem Ásia nem Europa. Tal é a tese geopolítica fundamental dos eurasianistas. Nesta visão, não há Rússia “europeia” ou “asiática”, mas apenas partes da Rússia que estão a oeste ou leste dos Urais, assim como há partes dela a oeste e leste do rio Yenisei, e assim por diante. Os eurasianistas continuam: a Rússia não é nem Ásia nem Europa, mas representa seu próprio mundo geográfico especial. Como este mundo difere da Europa e da Ásia? As periferias ocidentais, meridionais e sudeste do continente diferem significativamente em suas costas e diversidade topográfica. Isso não pode ser dito do principal “tronco” que constitui a Rússia-Eurásia. Esse tronco consiste, antes de mais nada, em três planícies (a Planície do Mar Branco, a Planície da Sibéria Ocidental e a Planície do Turquestão), e nas regiões situadas a leste delas (incluindo os países baixos e montanhosos a leste do rio Yenisei). A composição zonal das periferias ocidentais e meridionais do continente é marcada por contornos “mosaico-fracionados” e longe de serem simples. Áreas florestadas, em seu estado natural, são substituídas aqui em uma sequência bizarra por, de um lado, regiões de estepe e deserto, e do outro lado por áreas de tundra (nas altas montanhas). Este “mosaico” é contrastado nas planícies centrais do Velho Mundo por uma distribuição relativamente simples e “bandeirada” de zonas. Com esta designação, apontamos o fato de que, quando aplicado a um mapa, esta distribuição se assemelha aos contornos das listras horizontais de uma bandeira. Indo de sul para norte, desertos, estepes, florestas e tundras se sucedem. Cada uma dessas zonas forma uma faixa latitudinal contínua. A ampla divisão latitudinal do mundo russo é ainda mais enfatizada pelo estiramento latitudinal das cadeias de montanhas que emolduram as planícies do sul: a cordilheira da Crimeia, o Cáucaso, o Kopet Dag, o Parapamiz, o Hindu Kush, as principais cadeias de montanhas do Tien Shan, as cadeias no norte do Tibete e o Ying Shan na área da Grande Muralha da China. A última dessas cadeias está na mesma linha que limita a planície elevada do sul ocupada pelo deserto de Gobi. Isso está ligado à planície do Turquestão através dos portões dzhungarianos.

Na estrutura zonal do continente do Velho Mundo, também se pode notar características de uma peculiar simetria leste-oeste que tornam o caráter dos fenômenos em suas periferias orientais análogos aos de suas bordas ocidentais e que diferem do caráter dos fenômenos na parte central do continente. Tanto as margens orientais quanto as ocidentais do continente (o Extremo Oriente e a Europa) estão localizadas em latitudes entre 35 e 60 graus norte, naturalmente cobertas por regiões florestadas. Aqui, as florestas boreais tocam diretamente e gradualmente se transformam nas florestas de flora meridional. Nada do tipo pode ser observado no mundo central, onde florestas de flora meridional existem apenas nas regiões de suas periferias montanhosas (Crimeia, Cáucaso e Turquestão) e nunca encontram florestas de flora boreal ou do norte, sendo separadas dessas por um continuum de faixas de estepe-deserto. O mundo central do Velho Mundo pode, portanto, ser identificado como a região da faixa de estepe e deserto que se estende em uma linha contínua desde os Cárpatos até o Khingan, juntamente com sua moldura montanhosa (no sul) e as regiões situadas ao norte dela (zonas de floresta e tundra). É este mundo que os eurasianistas chamam de Eurásia no sentido exato desta palavra (Eurásia em sentido estrito). Isto deve ser distinguido da antiga “Eurásia” de Alexander von Humboldt, que abrangia todo o Velho Continente (Eurásia sensu lato).

A fronteira ocidental da Eurásia corre ao longo da ponte do Mar Negro-Báltico, ou seja, a região onde o continente se estreita entre os mares Báltico e Negro. Ao longo desta ponte e, em geral, na direção de noroeste para sudeste, correm uma série de fronteiras botânico-geográficas indicativas, como, por exemplo, as fronteiras orientais do teixo, da faia e da hera. Começando nas margens do Mar Báltico, cada uma dessas espécies de árvores se estende até o Mar Negro. A oeste dessas fronteiras, ou seja, onde as espécies mencionadas ainda crescem, a extensão da zona florestal é contínua ao longo de todo o comprimento de norte a sul. A leste começa a divisão em zona florestal no norte e zona de estepe no sul. Esta fronteira pode ser considerada a fronteira ocidental da Eurásia. A fronteira da Eurásia com a Ásia no Extremo Oriente corre ao longo das longitudes nas quais a faixa contínua de estepes mergulha ao se aproximar do Oceano Pacífico, ou seja, na longitude do Khingan.

O mundo eurasiático é um mundo de “sistemas de zonas tanto periódicas quanto simétricas.” As fronteiras das principais zonas eurasiáticas se conformam com significativa precisão à extensão de certas fronteiras climáticas. Por exemplo, a fronteira sul da tundra corresponde à linha que une o ponto de umidade relativa média anual de 79,5% às 13h (a umidade relativa à tarde é de particular importância para a vida da vegetação e dos solos). A fronteira sul da zona florestal segue a linha que conecta pontos com a mesma umidade relativa de 67,5%. A fronteira sul da estepe (com sua ponta no deserto) é correspondente à umidade relativa uniforme às 13h de 55,5%. No deserto, ela é sempre inferior a esse valor. Deve-se destacar aqui a igualdade dos intervalos que cobrem as zonas florestal e estepária. Essas coincidências e essa distribuição rítmica dos intervalos podem ser estabelecidas de acordo com diferentes índices (veja nosso livro "As Particularidades Geográficas da Rússia - Parte 1, Praga: 1927). Isso dá margem para falar de uma “tabela periódica dos sistemas de zonas da Rússia-Eurásia.” A Rússia-Eurásia é um sistema simétrico, não no sentido da simetria Leste-Oeste que discutimos anteriormente, mas em uma simetria Sul-Norte. A tundra sem árvores do Norte é correspondida pelas estepes sem árvores do Sul. Além disso, o teor de cálcio e a porcentagem de húmus no solo das partes centrais da zona de solo negro diminuem simetricamente ao mover-se nas direções Norte e Sul. Essa distribuição simétrica de fenômenos também pode ser notada em termos de cores do solo, que atinge sua maior intensidade nas mesmas partes centrais da zona horizontal. Movendo-se tanto para o Norte quanto para o Sul, a cor do solo enfraquece (passando por tonalidades de marrom para esbranquiçadas). Em termos de substratos de areia e rocha, também há uma divergência simétrica a partir da fronteira entre as zonas florestal e estepária: entre as ilhas estepárias ao Norte e as “ilhas” de florestas no Sul. A ciência russa define esse fenômeno como “extrazonal.” Os setores de estepe na zona florestal podem ser caracterizados como um fenômeno “de direção sul”, enquanto as ilhas florestais nas estepes são essencialmente um fenômeno “de direção norte”. As formações de direção sul da zona florestal correspondem às formações de direção norte das estepes.

Em nenhum outro lugar do Velho Mundo, uma transição tão gradual em sistemas zonais, com sua “frequência” e simultânea “simetria”, é exibida tão claramente quanto nas planícies da Rússia-Eurásia.

O mundo russo, portanto, possui uma estrutura geográfica excepcionalmente clara. Os Urais não desempenham o papel definidor e divisório nessa estrutura que lhes foi atribuído (e ainda é) pelos “clichês” geográficos. Em virtude de suas especificidades orográficas e geológicas, os Urais não apenas não dividem, mas, ao contrário, conectam estreitamente a Rússia “pré-Ural” e “pós-Ural”, demonstrando mais uma vez que, juntas, ambas geograficamente constituem o “único continente indivisível da Eurásia.” A tundra, como uma zona horizontal, está tanto a oeste quanto a leste dos Urais, assim como a floresta se estende além de um lado e do outro. O mesmo ocorre com as estepes e o deserto (que borda a continuação sul dos Urais-Mugodzhary tanto pelo leste quanto pelo oeste). Não observamos mudanças significativas no ambiente geográfico sinalizadas pela “fronteira” dos Urais. Mais substancial é a fronteira geográfica do “Intermarium”, ou seja, o espaço entre os mares Negro e Báltico de um lado e o Mar Báltico e a costa da Noruega do Norte do outro.

Esta estrutura geográfica distintiva, lúcida e, ao mesmo tempo, simples da Rússia-Eurásia está ligada a uma série de importantes circunstâncias geopolíticas. A natureza do mundo eurasiático é minimamente favorável a qualquer tipo de “separatismos”, sejam eles políticos, culturais ou econômicos. A estrutura “mosaico-fracionária” específica da Europa e da Ásia facilita o aparecimento de pequenos mundos confinados e isolados, oferecendo as condições materiais para a existência de pequenos estados, modos culturais específicos a uma cidade ou província, e regiões econômicas possuindo grande diversidade econômica dentro de um espaço estreito. Mas a Eurásia é um caso bem diferente. A vasta esfera de distribuição zonal “em faixas” não é propícia a nada disso. Planícies intermináveis habituam a largura horizontal e a disseminação de combinações geopolíticas. Dentro das estepes, movendo-se por terra ao longo das florestas e numerosos corpos de água, como rios e lagos, o homem se encontrava em constante migração, mudando continuamente seu local de residência. Elementos étnicos e culturais são atraídos para uma interação intensiva, fertilizando-se mutuamente e misturando-se. Na Europa e na Ásia, às vezes acontecia de alguém viver apenas pelos interesses de seu próprio “campanário.”

Mas na Eurásia, se isso aconteceu de fato, então em termos históricos durou apenas um período extremamente breve de tempo. No norte da Eurásia, há centenas de milhares de quilômetros de florestas entre as quais não há um único hectare de terra arável. Como os habitantes desse espaço podem sobreviver sem contato com as regiões mais ao sul? No sul, nas vastas estepes adequadas para pecuária e parcialmente para a agricultura, não há uma única árvore ao longo de muitos milhares de quilômetros. Como a população dessas regiões pode viver sem interação econômica com o norte? A natureza da Eurásia leva as pessoas à necessidade de associação política, cultural e econômica em um grau significativamente maior do que o observado na Europa e na Ásia. Portanto, não é de se admirar que uma “vida unificada” tenha existido em muitos aspectos, como a dos nômades, em todo o espaço das estepes eurasiáticas, desde a Hungria até a Manchúria, e ao longo da história, desde os citas até os mongóis modernos. Da mesma forma, não é de se surpreender que grandes tentativas de unificação política tenham nascido nas vastidões da Eurásia, como as dos citas, hunos e mongóis (nos séculos XIII-XIV), entre outros. Essas tentativas incluíam não apenas as estepes e desertos, mas também a zona florestal do norte e a “borda montanhosa” mais ao sul da Eurásia. Não é coincidência que o espírito de uma espécie de “fraternidade dos povos” sopre sobre a Eurásia, tendo suas raízes no contato secular e nas fusões culturais de povos das mais diversas raças, desde povos germânicos (os godos da Crimeia) e eslavos até tungusos-manxus com vínculos via povos finlandeses, turcos e mongóis. Essa “fraternidade dos povos” se reflete no fato de que não há oposição entre “raças superiores” e “inferiores”, mas sim uma atração mútua, muito mais forte do que qualquer repulsa, que facilmente desperta uma “vontade de um objetivo comum”. A história da Eurásia desde seus primeiros capítulos até os mais recentes é uma prova sólida disso. Essas tradições foram abraçadas pela Rússia em sua causa histórica fundamental. Nos séculos XIX e XX, elas foram por vezes obscurecidas por um “ocidentalismo” deliberado, que exigia que os russos se sentissem “europeus” (o que, na verdade, não eram) e tratassem os outros povos eurasiáticos como “asiáticos” ou uma “raça inferior”. Tal interpretação não levou a Rússia a nada além de desastres (como a aventura do Extremo Oriente da Rússia no início do século XX). Espera-se que esse conceito tenha sido completamente superado na consciência russa e que os resquícios do “europeísmo” russo ainda escondidos na emigração estejam desprovidos de qualquer significado histórico. Somente superando o “ocidentalismo” deliberado pode-se abrir o caminho para a verdadeira fraternidade entre os povos eurasiáticos – eslavos, finlandeses, turcos, mongóis e outros.

A Eurásia desempenhou anteriormente um papel unificador no Velho Mundo. A Rússia contemporânea, absorvendo essa tradição, deve abandonar resolutamente e irrevogavelmente os antigos métodos de unificação pertencentes a uma era ultrapassada e superada, como os de violência e guerra. No período moderno, a causa é uma de criatividade cultural, inspiração, insight e cooperação. Isso é o que dizem os eurasianistas. Apesar de todos os modernos meios de comunicação, os povos da Europa e da Ásia ainda estão, em grande parte, confinados a seus próprios territórios, vivendo pelos interesses de seus próprios campanários. O “desenvolvimento local” eurasiático impulsiona essa causa comum por suas qualidades fundamentais. Os povos eurasiáticos foram designados para conduzir outros povos do mundo por esses caminhos, dando o exemplo. E então as relações de parentesco etnográfico pelas quais vários povos eurasiáticos estão conectados a várias nações não-eurasiáticas, como os laços indo-europeus dos russos, as relações do Próximo Oriente e iranianas dos turcos eurasiáticos, e os pontos de contato que existem entre os mongóis eurasiáticos e os povos da Ásia Oriental, serão úteis para a causa ecumênica. Todas essas relações podem ser benéficas para a construção de uma nova cultura orgânica para o “Velho” Mundo, que (acreditamos) ainda é jovem, carregando em seu ventre um grande futuro.