31/03/2021

Claudio Mutti - Quem são os Antepassados dos Judeus Modernos?

 por Claudio Mutti

(2020)



Hebreus, mas não semitas


No último ano do governo nacional-comunista romeno, após a construção de uma barragem no rio Cuşmed (Küsmöd), a vila Bezidu Nou da Transilvânia (Bözödújfalu) ficou submersa e seus habitantes foram dispersos. Os antepassados da população daquela vila, cristãos unitários (ou melhor, "antitrinitários") desde o final do século XVI, haviam adotado elementos de origem judaica e haviam assumido o nome de sabatarianos; em 1869 eles se converteram oficialmente ao judaísmo rabínico e construíram uma sinagoga [1]. Se os judeus de Bezidu Nou haviam sido o produto da lenta conversão de uma pequena minoria de székely (população de língua húngara e de origem túrquica estabelecida nos Cárpatos Orientais no início do século XI), os judeus de outra cidade da Transilvânia, Sfântu Gheorghe (Sepsiszentgyörgy), afirmam ser descendentes de comerciantes túrquicos judaizados, que, tendo se mudado para aquele lugar para escapar da conquista russa, permaneceriam lá mesmo depois de 1360, quando Luís I da Hungria ordenou a expulsão dos judeus de seus territórios [2]. Ainda na Transilvânia, entre os rios Mureş e Someş, a toponímia húngara inclui Kozárd e Kozárvár, dois assentamentos que devem ser de fundação cazar; mas topônimos do tipo Kozár e Kazár também são encontrados em diferentes áreas da Hungria [3]. Essas e outras indicações levaram muitos estudiosos a acreditar que o elemento cazar representava um importante ingrediente daquela mistura étnica que é a população judaica da Hungria e da Transilvânia: "entre os judeus, aqueles nos quais o componente cazar é mais forte [the most strongly Khazar] são, sem dúvida, os judeus húngaros, descendentes dos últimos cazares que fugiram para a Hungria entre 1200 e 1300, onde foram recebidos por seus antigos vassalos, os reis húngaros"[4].

Esse aceno a uma antiga condição vassalática dos ancestrais dos húngaros é esclarecido à luz dos eventos que antecederam a "ocupação da pátria" (honfoglalás), ou seja, o estabelecimento da horda liderada por Árpád na bacia cárpato-danubiana. Os ancestrais dos húngaros se afastaram dos territórios do império cazar, entre o Cáspio, o Cáucaso e o Mar Negro; tendo contornado o Pântano de Meótida (atual Mar de Azov), eles passaram pela região chamada Lebedia, entre o Don e o Dniester; então, devido à pressão exercida sobre eles pelos pechenegues (outro povo túrquico), eles se mudaram para o sudoeste, ocupando espaço na "Terra entre os rios" (Etelköz), que fica entre o Dniepre e o Baixo Danúbio. Atacados por pechenegues e búlgaros, em 896 o povo de Árpád se dispersou pela planície atravessada pelo Tisza e pelo Danúbio.

Os recém-chegados se organizavam em uma confederação tribal chamada On-Ogur ("Dez Flechas"): além das sete tribos úgricas, entre as quais destacava-se a magiar de Árpád, o grupo também incluía três tribos túrquicas chamadas kabar. Parece que o etnônimo kabar significa "rebeldes", já que essas tribos supostamente se rebelaram contra os cazares: "alguns estudiosos especulam que a revolta dos cabares contra os cazares foi motivada pelo filo-judaísmo do rei Obadias, mas não há nenhuma evidência definitiva que confirme esta opinião"[5]. Outros ainda argumentam que uma das tribos cabares estabelecidas entre o Danúbio e Tisza professava o judaísmo [6].

Como na Hungria e na Transilvânia, assim também na Ucrânia e na Polônia a toponímia revela antigos assentamentos cazares. "Na Ucrânia e na Polônia - escreve Koestler - existem vários nomes de lugares antigos, que derivam de 'cazaro' ou 'zhid' (judeu): "Zydowo, Kozarzewek, Kozara, Kozarzow, Zhydowska Vola, Zydaticze etc. Pode ser que tenham sido aldeias, ou mesmo apenas campos temporariamente ocupados por comunidades cazaro-judaicas em sua longa jornada para o ocidente. Nomes de lugares semelhantes também podem ser encontrados nas montanhas dos Cárpatos e Tatra e nas províncias do leste da Áustria. Acredita-se que até os cemitérios judeus antigos de Cracóvia e Sandomierz, ambos chamados 'Kaviory', podem ser de origem cabaro-cazar"[7].

No que diz respeito à Ucrânia, em particular, os antroponímicos podem ser acrescentados aos dados da toponímia: em Kiev e Odessa é atestado o sobrenome judeu Kazarinsky. A presença dos cazares na Ucrânia remonta ao século VIII, quando o Canato Cazar trouxe suas fronteiras ocidentais para o vale do Dniepre; desde o início do século X, uma grande comunidade de judeus cazares se estabeleceu em Kiev. “Desde a época de Igor - escreveu Solzhenitsyn - a cidade baixa se chamava Kozary; Igor transferiu os prisioneiros judeus de Kertch em 933, prisioneiros judeus da Criméia vieram em 965, cazares de Itil e Semender em 969, de Quersoneso em 989, de Tmutarakan em 1017. Estudiosos mais recentes confirmam a origem cazar do ‘elemento judaico’ em Kiev no século XI"[8]. Ainda em Kiev, o mais tardar em 930, ou seja, quando a cidade ainda estava sob o domínio dos cazares, foi escrita em hebraico a Carta de Kiev, que é o documento cazar mais antigo atualmente disponível [9].

Mais do que legítima, portanto, parece ser a conclusão que Kevin Alan Brook tira desses e de outros dados: “é altamente provável que os judeus modernos da Ucrânia (e outros judeus asquenazes) sejam, até certo ponto, os descendentes [have at least some ancestry] dos judeus originários da Rússia de Kiev, incluindo os cazares (...) As tradições orais do século XIX sugerem que os descendentes dos cazares continuaram a viver na Ucrânia até recentemente" [10].

Por outro lado, Avrakham Garkavi já havia afirmado, na Enciclopédia Judaica publicada em São Petersburgo nos anos imediatamente anteriores à Revolução de Outubro, que o judaísmo russo era formado por "judeus das margens do Mar Negro e do Cáucaso", que adotaram o iídiche apenas no século XVII.

Uma posição semelhante é a expressa por Peter Golden em relação à origem cazar dos judeus da Lituânia e da Bielorrússia: “É muito provável que elementos cazares judaizados, especialmente aqueles que se aculturaram nas cidades, tenham contribuído para a formação das comunidades judaicas eslavófonas da Rússia de Kiev, que foram definitivamente absorvidos pelos judeus de língua iídiche que entraram na Ucrânia e na Bielorrúsia vindos da Polônia e da Europa Central" [11].


A Cazária


"Na Cazária, há uma grande abundância de ovelhas, mel e judeus" (Al-Muqaddasi, Descriptio Imperii moslemici. Bibliotheca Geographorum Arabicorum, III, 3, E.J. Brill, Lugduni Batavorum 1906)

De acordo com os critérios genealógicos de matriz vetero-testamentária, os cazares não pertenciam à linhagem de Sem, nem muito menos à de Cam, mas à de Jafet: a literatura eclesiástica alto-medieval os chama, de fato, "filhos de Magog" ou, de qualquer forma, os localiza "nas terras de Gog e Magog", ao passo que Ibn Fadlan os identifica sucintamente com os Ya'jûj e Ma'jûj do Alcorão [12]. De Teófanes, o Confessor, que os chamou de "túrquicos orientais", até Lev Gumilëv, que viu neles um grupo daguestão, sármata ou alano turquizado, historiadores e etnólogos os vincularam, de uma maneira ou de outra, à família dos povos túrquicos. Alguns acreditam que o nome dos cazares deriva de kaz ("errante") e er ("homem"); Douglas Dunlop lembra o nome chinês para uma antiga tribo uigur, Ko-sa [13]. De qualquer forma, “uma resposta definitiva sobre as origens dos cazares ainda não está disponível. No entanto, é preciso sublinhar que a importância das migrações de leste para oeste é comprovada na formação do povo cazar"[14].

A primeira aparição dos cazares no palco da história não pode ser datada com certeza. Alguns identificam-na um pouco antes de 198 d.C., quando ocuparam uma parte da zona do Cáucaso e das margens a noroeste do Cáspio; de acordo com outros, o grupo cázaro teria aparecido durante a Völkerwanderung provocada em 350 pela vitória dos hunos sobre os alanos; outros ainda identificam sua formação no final do século VI. Mais tarde, "a entidade cázara (...) progressivamente deslocando seu centro de gravidade da área do Cáspio para o Mar Negro, reuniu etnias bastante diferentes e, em particular, elementos de origem túrquica e iraniana (os alanos)" [15], acrescentando em particular um componente étnico iraniano ao elemento túrquico original. "Essa mistura étnica foi certamente consequência da posição do Estado cázaro, fulcro das grandes rotas comerciais que ligavam o Oriente ao Ocidente, o norte ao sul; encruzilhada de tráfego, uma espécie de plataforma giratória, não exerceu sua função apenas na troca de bens materiais, mas também na difusão de ideias e religiões" [16].

Arthur Koestler insiste, em seu famoso livro, no decisivo papel geopolítico e geoestratégico do reino cázaro. "O país ocupado pelos cazares, uma população de origem túrquica, ocupava uma posição estratégica na passagem vital entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, onde as grandes potências orientais da época se enfrentavam. Funcionou como um Estado tampão para proteger o Império Bizantino das invasões das rudes tribos bárbaras das estepes do norte: búlgaros, magiares, pechenegues etc., e mais tarde vikings e russos. Da mesma forma, se não mais importante do ponto de vista da diplomacia bizantina e da história européia, foi a obra eficaz de contenção realizada pelos exércitos cazares nos confrontos com a avalanche árabe nos seus primeiros e mais devastadores estágios, que impediu a conquista muçulmana da Europa Oriental" [17]. Antes de Koestler, D.M. Dunlop havia reivindicado a função de antemurale christianitatis ao reino cázaro: “É quase certo que, se não houvesse os cazares na região a norte do Cáucaso, a própria Bizâncio, baluarte da civilização européia no Oriente, teria se visto cercada por árabes e a história do cristianismo e do islamismo talvez fosse muito diferente daquela que conhecemos" [18].

Independentemente das hipóteses fantástico-históricas, o que pode ser dito com certeza é que a conquista da Pérsia, após as campanhas vitoriosas do califa Omar contra os sassânidas (634-642), ampliou as fronteiras setentrionais do dâr al-islâm para Tiflis e Derbent, de modo que a Cazária constituía o obstáculo que impedia os exércitos muçulmanos de avançar nas planícies meridionais da Rússia, de onde poderiam prosseguir ao cerco do império bizantino. Atravessado o Don, ocupada a Ucrânia atual até o rio Dniepre e boa parte da Crimeia, os cazares se encontrariam na encruzilhada das áreas geopolíticas islâmica e cristã, de modo que sua classe dominante julgou necessário assumir uma identidade religiosa claramente distinta dos povos vizinhos. Solzhenitsyn resume esse momento crucial em sua história nos seguintes termos: “Os líderes étnicos dos túrquicos-cazares (na época idólatras) não aceitavam nem o islã (para não ter que se submeter ao califa de Bagdá), nem o cristianismo (para evitar a tutela do imperador de Bizâncio). Assim, cerca de 732 tribos adotaram a religião judaica" [19].

Na realidade, não é de todo certo que a judaização de uma parte do povo cazar tenha ocorrido logo após a aparição do Califado Abássida, que ocorreu em 750. É verdade que al-Mas'ûdî traça essa conversão nos últimos anos do século VIII, mas "outras fontes orientais declaram a classe dominante cázara - e acima de tudo o khagân - convertida desde 730-31" [20]. A essa conversão se refere uma obra escrita em árabe por volta de 1140 por um intelectual do judaísmo espanhol, Yehudah ben Shemu'el ha-Lewi (ca. 1086-1141), e intitulada Al-hujjah wa'd-dalîl fî nasr ad-dîn adh-dhalîl (Argumentação e demonstração em defesa da religião desprezada). A obra, também conhecida como Kuzârî [21], relata o diálogo que teria ocorrido entre o rei (bek) cazar Bulan e um rabino. O soberano, induzido por um anjo a realizar uma investigação sobre religiões, se volta primeiro para um filósofo, depois para um teólogo cristão, depois para um sábio muçulmano, mas nenhum deles satisfaz suas exigências. Obviamente, será um rabino a convencê-lo da superioridade do judaísmo e a persuadi-lo à conversão.

Contudo, a conversão não deve ter sido muito estável e o povo cazar, já que em 860, induzido pela pressão islâmica a se aproximar de Bizâncio, o bek dos cazares pede ao basileu que enviasse à Cazária um teólogo cristão capaz de "responder aos argumentos dos judeus e sarracenos" [22]. A tarefa de evangelizar os cazares, confiada a um homem instruído e pio, que mais tarde com o nome de Cirilo se tornaria famoso como "apóstolo dos eslavos", não trouxe grandes resultados: os neófitos cristãos não eram mais de duzentos, enquanto o bek e a aristocracia cazar permaneceram fiéis ao judaísmo. Segundo fontes islâmicas contemporâneas, "para obter a paz e pôr fim à luta que os opunha ao califado, os cazares tinham que prometer acolher o credo do islã. (...) E, por outro lado, diminuída a ameaça árabe nas décadas seguintes, os cazares conservaram no poder uma elite impregnada de judaísmo" [23].

Fornece-nos algumas notícias sobre essa elite a Resposta do Rei José, enviada por volta de 955 por um soberano cazar ao judeu cordovês Hasdai ibn Shaprut, que lhe havia escrito para confirmar as notícias sobre a existência de um reino judaico. Depois de recordar a conversão de seu antepassado Bulan, o rei cazar José escreve: “Dos filhos de seus filhos surgiu um rei chamado Obadias. Era um homem íntegro e justo. Reorganizou o reino e estabeleceu a religião de maneira correta e irrepreensível. Construiu sinagogas e escolas, trouxe muitos israelitas eruditos e os honrou com ouro e prata, e eles lhe explicaram os vinte e quatro livros [da Torá], a Mixná, o Talmude e a ordem das orações dos Khazzan" [24]. Obadias seria sucedido por uma série de soberanos com nomes bíblicos: Ezequias, Manassés I, Hanukkah, Isaac, Zebulone, Manassés II, Nisi, Arão I, Menaém, Benjamim, Arão II, José. Parece razoável supor que essa aristocracia judaica respondeu à atividade evangelizadora de Bizâncio promovendo suas próprias iniciativas missionárias, destinadas a converter grande parte da população cazar ao judaísmo.

A chamada Crônica de Nestor (Povest 'vremennych) também testemunha a subjugação de algumas tribos eslavas pelos cazares. Em meados do século IX, os cazares atacaram os eslavos do médio Dniepre, os polanos, e impuseram o pagamento de um tributo. "Os polanos, - lê-se na parte inicial, sem data, da Crônica - depois de se consultarem, deram uma espada por habitação e [as espadas] levaram os cazares ao seu príncipe e aos anciãos" [25]. E numa correspondência do ano 859 ("Ano 6367"), recorda-se que os cazares coletavam o tributo não apenas dos polanos, mas também de outras tribos eslavas: "dos severianos e dos viatiques coletavam moedas de prata e peles de esquilo por cada habitação" [26]. Vinte e cinco anos depois, no entanto, o príncipe Oleg, filho do fundador dos príncipes de Rus, venceu os severianos "e não lhes permitiu pagar tributo aos cazares" [27]; proibição semelhante foi imposta aos radimiques. Em 965, Svyatoslav se moveu contra os cazares; tendo suspeitado disso, os cazares foram ao seu encontro liderados por seu príncipe Kagan, entraram em confronto e, na batalha, Svjatoslav derrotou os cazares e conquistou a cidade de Belaja Vezha" [28], ou seja, Sarkel, no Don. "Em 969 - escreve ainda Solzhenitsyn - os russos ocupavam toda a bacia do Volga, junto com Itil (capital da Cazária), e navios russos podiam ser vistos perto de Semender, na costa de Derbent" [29].

Derrotados em campo, os cazares recorreram à arma religiosa. Em 984, "no contexto de intensos câmbios entre as terras eslavas e o Oriente islâmico, numa época em que o Volga era o eixo de comunicação primário [e] numerosos muçulmanos habitavam em Kiev ao lado de cazares judeus e ricos comerciantes latinos ou bizantinos” [30], uma delegação cázara foi a Kiev a fim de converter o príncipe Vladimir, que havia assumido o trono quatro anos antes. Por sua vez, a Rússia de Kiev se encontrava frente a necessidade de uma escolha geopolítica e religiosa de campo de atuação entre Bizâncio, o Ocidente romano-germânico, a área islâmica e o império cazar.

"É a mesma cerimônia da conversão de Bulan" [31], mas desta vez a escolha é diferente. Rejeitadas as propostas de adesão ao Islã feitas pelos búlgaros do Volga (e “reflita-se sobre o que poderia ter acontecido se o primeiro Estado russo tivesse se voltado para o Islã: o advento de uma verdadeira potência eurasiática cujo longo período de 'jugo' tártaro teria ancorado ainda mais à Ásia") [32], o príncipe Vladimir rejeitou igualmente os pedidos da delegação católica de rito latino. Então deu audiência aos embaixadores cazares, que o convidaram a abraçar o judaísmo. A Crônica de Nestor registra a resposta do príncipe: “Como vocês instruem aos outros se vocês mesmos foram rejeitados por Deus e dispersados? Se Deus tivesse amado vocês e sua fé, então não teriam sido dispersos por terras estrangeiras. Ou vocês querem que o mesmo aconteça conosco?" [33]. No final, como é sabido, Vladimir aceitou o batismo segundo o rito grego e se casou com uma irmã de Basílio II, abrindo assim a Rússia à civilização bizantina.

Assim começou uma diáspora que difundiu por toda a Europa centro-oriental os resíduos do judaísmo cázaro.

Notas

[1] Raphael Patai, The Jews of Hungary: History, Culture, Psychology, Wayne State University Press, Detroit, 1996, pp. 157 e 159-160.
[2] Kevin Alan Brook, The Jews of Khazaria, Rowman & Littlefield Publ., Lanham-Oxford, 2006, p. 169.
[3] Hansgerd Göckenjan, Hilfsvölker und Grenzwächter im mittelalterlichen Ungarn, Franz Steiner, Wiesbaden, 1972, pp. 40-41.
[4] Monroe Rosenthal – Isaac Mozeson, Wars of the Jews: A Military History from Biblical to Modern Times, Hippocrene Books, New York, 1990, p. 224.
[5] K. A. Brook, The Jews of Khazaria, cit., p. 164.
[6] István Herényi, A magyar törzsszövetség törzsei és törzsföi [Le tribù e i capi tribali dell’alleanza tribale magiara], “Századok”, 116, 1 (1982), pp. 68-70.
[7] Arthur Koestler, La tredicesima tribù. Storia dei cazari dal Medioevo all’Olocausto ebraico, UTET, Torino, 2003, p. 115. Cfr. K. A. Brook, The Jews of Khazaria, cit., p. 172.
[8] Aleksandr Solgenitsin, Due secoli insieme. Ebrei e Russi prima della rivoluzione, Controcorrente, Napoli, 2007, vol. I, p. 15.
[9] Norman Golb – Omeljan Pritsak, Khazarian Hebrew Documents of the Tenth Century, Cornell University Press, Ithaca, 1982.
[10] K. A. Brook, The Jews of Khazaria, cit., p. 177.
[11] Peter B. Golden, An Introduction to the History of the Turkic Peoples, Otto Harassowitz, Wiesbaden, 1992, pp. 243-244.
[12] Cfr. Claudio Mutti, “… berranno le acque del Tigri e dell’Eufrate…”, “Eurasia. Rivista di studi geopolitici”, a. IV, n. 4, ott.-dic. 2007, pp. 25-34.
[13] Douglas Dunlop, The History of the Jewish Khazars, Schocken, New York, 1967, pp. 34-35.
[14] K. A. Brook, The Jews of Khazaria, cit., p. 6.
[15] Francis Conte, Gli Slavi. Le civiltà dell’Europa centrale e orientale, Einaudi, Torino, 1990, p. 412.
[16] Y F. Conte, op. cit., pp. 412-413
[17] Arthur Koestler, La tredicesima tribù. Storia dei cazari dal Medioevo all’Olocausto ebraico, cit., p. 5.
[18] D.M. Dunlop, The History of the Jewish Khazars, Princeton University Press, Princeton 1954, p. x.
[19] Aleksandr Solgenitsin, Due secoli insieme. Ebrei e Russi prima della rivoluzione, cit., vol. I, pp. 13-14.
[20] F. Conte, op. cit., p. 413.
[21] Yehudah ha-Lewi, Il re dei Khàzari, Bollati Boringhieri, Torino, 1991.
[22] F. Dvornik, Les légendes de Constantin et de Méthode vues de Byzance, Prague, p. 168.
[23] F. Conte, op. cit., pp. 414-415.
[24] Letter from Rabbi Chisdai to King Joseph, in: Yehuda HaLevi, The Kuzari: In Defense of the Despised Faith, Jason Aronson, Northvale, 1998, p. 349.
[25] Racconto dei tempi passati. Cronaca russa del secolo XII, Einaudi, Torino, 1971, p. 10.
[26] Racconto dei tempi passati. Cronaca russa del secolo XII, cit., p. 11.
[27] Racconto dei tempi passati. Cronaca russa del secolo XII, cit., p. 14.
[28] Racconto dei tempi passati. Cronaca russa del secolo XII, cit., p. 37.
[29] A. Solgenitsin, op. cit., p. 14.
[30] F. Conte, op. cit., p. 412.
[31] Aldo C. Marturano, Mescekh. Il paese degli ebrei dimenticati, Atena, Poggiardo, 2004, p. 162.
[32] F. Conte, ibidem.
[33] Racconto dei tempi passati. Cronaca russa del secolo XII, cit., p. 50.