terça-feira, 18 de outubro de 2016

A Arte de Vsevolod Ivanov

por Marcos Victor

A sessão de posts sobre arte começou pois a "arte moderna" é um verdadeiro veneno para o espírito, e também para demonstrar que ainda existem artistas contemporâneos que transmitem em sua arte valores que estão relacionados ao um tipo de ser humano sã, valente, belo, equilibrado, trabalhador, atlético, bélico, dourado e elevado espiritualmente. 

O artista presente nesse artigo é o russo Vsevolod Ivanov (não confundir com o escritor soviético morto em 1963) do qual há poucas informações, no entanto, é sabido que nasceu em Carélia, a região finlandesa da Rússia e que em suas obras estão repletas de ecos daquilo que os gregos chamaram de Hiperbórea (e os romanos de Thule): uma suposta civilização mítica que forma parte do coletivo do povo europeu. Há diversas referências aos mitos antigos de seu povo e sua arte emana um sentimento particular, como se fossemos transportado para uma outra vida que tivemos.

Tal como o próprio artista diz, ele pinta "períodos antigos roubados do caminho histórico de nossos ancestrais russos". A história da Rússia medieval inspira Ivanov e acrescenta que "a arte do pintor russo tem de ter funções emocionais, além, de se opor firmemente à 'globalização da arte'".

Clique nas imagens para ampliá-las.



































 

 




Um comentário: