segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A TERCEIRA ROMA

'Para nós o império de Roma é um “eón” , uma constante através dos tempos, como frente a ela Babel é a constante da dispersão dos homens, Roma é a da sua unidade. Carlos Magno, Sacro Império, e a sua maneira Napoleão, são revelações desta constante'.
Eugenio D´ors

“É evidente que no hemisfério do Consumismo a vida é mais tolerável, e não deixa de haver aqui certo ar de liberdade, embora as eleições costumem estar condicionadas pela sedução das massas, que alcançou um perfeição técnica irresistível, e que esta aparência de liberdade falta no hemisfério comunista. Porem não é menos certo que a deterioração humana do Consumismo, ao ser mais prazerosa e insensível, resulta por isso mesmo muito mais letal que a brutal disciplina do Comunismo. Este pelo menos, pode produzir mártires, enquanto que o Consumismo não gera mais que hereges e pervertidos.


HÁ AINDA UMA VANTAGEM NO LESTE que não costumamos a levar em conta, porem que me parece muito importante: o Leste não sofreu a corrupção protestante, com sorte, debaixo da larva marxista, se esconde ainda um cristianismo, embora possa ser cismático, menos contaminado que o do Oeste, corrompido pela Reforma Protestante. Se algum dia essa larva marxista pudera ser eliminada, quiçá seria do Leste de onde haveríamos, outra vez, que esperar a Luz: Ex Oriente Lux! E sobre o quiçá Mito de Moscovia como A TERCEIRA ROMA não sabemos se pulsa ainda uma verdade misteriosa que o futuro nos possa revelar. Porem o futuro somente pertence a Deus, e nós homens não podemos prever-lo sem uma graça especial para isto.


Em definitiva, pode haver uma guerra mundial ou pode esta não ser necessária, porem, em todo caso, essa NOVA ORDEM somente pode vir pela “violência de Deus”, a theou bía que diziam os gregos... As vitorias implicam sempre violências: PARA UMA NOVA ORDEM, UMA NOVA VIOLENCIA.”.


“La Violencia y el Orden”. Tratado de Teología Política, 1986. Álvaro D’Ors

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.